07/01/2018

Salvador: Museu do Carnaval preserva história da maior festa de rua

 

Muita coisa já foi dita sobre o Carnaval de Salvador: maior festa de rua do mundo; folia que arrasta multidões. Muita coisa já foi mostrada sobre o Carnaval de Salvador, em fotos, vídeos, documentários e filmes. Mas pouca coisa tem sido preservada da história desta grande festa que transformou o cenário musical baiano e brasileiro. Pelo menos, até agora.

Esta ausência de um espaço próprio sobre a memória de uma festa que mobiliza milhões de pessoas – que movimenta e economia e já virou tese de inúmeras pesquisas – está com os dias contados. Dia 5 de fevereiro será inaugurado o Museu do Carnaval.

O espaço vai funcionar na Casa do Frontispício, ao fundo da Catedral Basílica e bem ao lado do Plano Inclinado Gonçalves, no Centro Histórico.

O prédio de quatro andares foi totalmente restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para abrigar o acervo de vídeos, fotos, instrumentos, indumentárias e pesquisas relacionadas ao Carnaval.

"É uma dívida que a cidade tem com essa grande festa e que agora começa a ser paga", avalia o professor Paulo Miguez, doutor em cultura contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e um dos maiores estudiosos do assunto.

Uma equipe com cerca de 300 pessoas trabalha nos ajustes antes da inauguração. "Queremos que seja um espaço de convivência de tudo o que o Carnaval e a música podem representar", afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco. Segundo ele, o museu servirá, ainda, para impulsionar a requalificação urbana da área.

Curadoria

O Museu do Carnaval tem curadoria do artista, designer, cenógrafo e diretor de arte Gringo Cardia, que não esconde o entusiasmo. "Vamos contar a história do Carnaval por uma linha do tempo mostrando a transformação da música. O conceito é mostrar a criatividade e diversidade desta festa única no Brasil. O Carnaval como palco da liberdade individual. Isso é mágico", afirma.

No hall de entrada do prédio, o visitante vai se deparar com dois painéis feitos pelo artista J.Cunha. O da parede tem mais de cinco metros de altura e retrata os foliões de rua. Outro, no teto, tem 9,5 x 6m, com a temática dos blocos de índio, e vai ser bordado de paetês. No térreo funcionará a Sala Origens do Carnaval, onde o visitante poderá escolher entre 18 vídeos com temas diferentes sobre a festa e acompanhar as narrativas em português ou inglês.

Um espaço de leitura está sendo montado com apoio do professor Paulo Miguez e da Ufba. "O objetivo é tornar o museu um centro de referência para quem estuda a festa", afirma Cardia. O espaço vai guardar teses, livros e documentos relativos à festa. "A ideia é que este acervo seja ampliado permanentemente, inclusive com a contribuição de coleções particulares", define Miguez.

Interatividade

O segundo andar vai abrigar duas salas de projeção, com capacidade para receber 30 pessoas, cada No local serão exibidos 11 vídeos, de 10 a 15 minutos, que falam sobre os ritmos e artistas que embalam a festa.

O ator Lázaro Ramos explica sobre o Filhos de Gandhy, Caetano Veloso fala das cantoras baianas, Carlinhos Brown, de Luiz Caldas, considerado o "pai da axé-music". Além desses, há depoimentos de Márcia Short, Gerônimo, Orlando Tapajós e outros artistas. A engenharia e organização também são abordadas.

Mas tudo termina em festa. As exibições são acompanhadas por dançarinos-atores que, ao final, convidam todos a aprender e dançar alguma coreografia que fez ou faz parte do Carnaval, como a icônica Fricote, de Luiz Caldas. "Depois de conhecer sobre os Filhos de Gandhy, as pessoas ouvem a música Patuscada de Gandhy, de Gilberto Gil. Cada um vai receber um xequerê e ser convidado a entrar no ritmo do afoxé. No vídeo sobre o Chiclete com Banana vão ser distribuídas mamães-sacode", conta Gringo Cardia.

O subsolo vai abrigar a administração e no último andar vai funcionar o Terraço do Samba, um café-bar todo decorado no estilo das antigas festas de largo, com mesinhas de madeira, banquinhos e bandeirolas coloridas, além de outro painel de J.Cunha com a imagem de pontos turísticos de Salvador, como Elevador Lacerda e Farol da Barra.

O local tem estonteante vista da Baía de Todos-os-Santos e servirá para abrigar lançamentos diversos e para a realização de shows acústicos.

Sarau de Itapuã recebe a final do 4º Festival de Samba Enredo

Para começar a esquentar o clima de carnaval, a próxima edição do Sarau de Itapuã da Casa da Música recebe na próxima segunda-feira (08), às 18h, a final do 4º Festival de Samba Enredo 2018, promovido pela Escola de Samba Unidos de Itapuã. A entrada é gratuita.

O 4º festival traz o tema Bahia de todos os Santos, Encantos e Axé, e tem o objetivo de promover a união dos compositores e intérpretes amantes da música popular brasileira. Desde 2015, o festival, já tradicional no bairro, é promovido pela Escola de Samba Unidos de Itapuã.

“Temos vários músicos e poetas em Itapuã, mas o bairro continua sendo lembrado apenas pelas referências do passado. Precisamos aflorar e tornar conhecidos os novos talentos. Já surgiram outros ‘Vinicius’ e ‘Caymmis’”, diz Pablo Maia, diretor da Escola de Samba unidos de Itapuã.

Esse será o quarto concurso de samba-enredo da escola no formato evento. Nos anos anteriores, os compositores eram convidados a compor. Foi assim que a Escola ganhou sambas como o de Seu Reginaldo de Itapuã, Tom Barreto e Marcos Bandolim.

  • Serviço:

Sarau de Itapuã da Casa da Música

Onde: Centro Cultural Casa da Música - Itapuã

Quando: Segunda-feira, 8, às 18h

Valor: Entrada gratuita

Coreto Hype fará festival de música inédito com itinerância por diversos bairros de Salvador

Realizado desde setembro de 2016 em Salvador, o Coreto Hype promoverá pela primeira vez um grande festival de música, que aportará em vários bairros da capital baiana.

O Festival Coreto Hype, que foi contemplado pelo Fazcultura 2017, podendo captar até R$ 790 mil com patrocinador da iniciativa privada, terá início em abril deste ano e segue até novembro, com oito edições, passando pela Ponta do Humaitá, Jardim dos Namorados, Santo Antônio Além do Carmo, Imbuí, Av. Centenário, Praça São Tomé de Paripe, Farol da Barra e Stella Maris.

“A ideia é que a gente faça um festival dentro do Coreto Hype. Ele vai estar acontecendo simultâneo à feira de economia criativa e também haverá uma Galeria da Música, com a participação de nomes da cadeia produtiva da música, para bate-papos e oficinas”, conta Lídice Berman, uma das idealizadoras do projeto, que terá a participação não somente artistas consagrados, mas também de novos músicos.

“Queremos aproveitar a visibilidade do projeto para artistas que estão começando mostrarem seu trabalho”, acrescenta. Para participar, os interessados devem se inscrever e passar por uma seleção prevista para o início de abril. A escolha dos contemplados ficará por conta de uma curadoria formada por Morotó Slim, Juliana Ribeiro, Eduardo Sepúlveda, Luciano Matos e Isa Lorena.

Além dos shows musicais, um dos destaques do Festival Coreto Hype vai para a Galeria da Música, que segundo Berman será um espaço de troca, no qual os curadores convidarão nomes de destaque de todo o país, que tenham papel relevante na cadeia produtiva da música.

“A gente vai convidar estas pessoas para vir falar um pouco sobre mercado de trabalho, redes sociais, sobre como se posicionar no mercado da música, como apresentar um bom trabalho”, detalha a idealizadora do projeto, contando que dentre as atividades formativas estão oficinas de construção de instrumento musical e comercialização.

“A gente levou pra dentro do festival o forte que o Coreto Hype já desenvolve, que é o empreendedorismo criativo”, explica. Enquanto não chega o evento inédito, e depois de sua participação no Festival Virada Salvador, o Coreto Hype segue com sua agenda. A temporada 2018 começa com uma nova edição animada por Amanda Santiago e Diamba, nos dias 13 e 14 de janeiro, em Stella Maris, com entrada gratuita.

 

Fonte: A Tarde/Bahia Já/BN/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!