09/01/2018

Euclides da Cunha: Caravana da Música promove show e oficinas

 

As tradições nordestinas revisitadas na interpretação do Bando Velho Chico chegarão à Euclides da Cunha no sábado (13), na Praça Duque de Caxias, com apresentação única às 20h. A iniciativa integra as ações do projeto Caravana da Música, realizado pela Maré Produções Culturais, com patrocínio da Vivo e Governo da Bahia, por meio do Fazcultura, programa de incentivo fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e apoio da Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município.

Além do show, os integrantes do Velho Chico ministrarão uma oficina na Casa da Cultura João Siqueira Santos, com os temas Vivências Pedagógicas e Musicais, num compartilhamento do conhecimento e experiência do grupo. A atividade é aberta a estudantes, músicos, produtores culturais e pessoas interessadas e será ministrada das 13h30 às 16h30. Para participar, as pessoas interessadas deverão enviar email, com dados (nome completo, RG, idade) para contato@mareproducoes.com.br até sexta (12).

Realizado pelo segundo ano, o Caravana da Música é uma iniciativa voltada para garantir a circulação de bandas baianas entre municípios, alcançando novos públicos e difundindo a diversidade da produção musical dentro do próprio estado. Já foram realizados shows em espaços públicos em Lauro de Freitas, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Vitória da Conquista, Lençóis, Itacaré e Ilhéus. Ainda este mês, o projeto se encerrará em Cachoeira e Santo Amaro, com Grupo Botequim e Raimundo Sodré.

Bando Velho Chico

Nascido em Ibotirama, às margens do Rio São Francisco, o Bando Velho Chico revisita as tradições musicais nordestinas por meio da sonoridade do autêntico forró é a proposta do Bando Velho Chico. A formação com músicos oriundos das mais diversas regiões da Bahia confere estilo muito particular, pois agrega sotaques, gêneros e ritmos diversos. O Bando é marcado pela força do canto de todos os seus integrantes, pela preservação da cultura ribeirinha e difusão do forró pé-de-serra. Os arranjos vocais dos integrantes do Grupo em harmonia com instrumentos musicais típicos da tradição nordestina também é um diferencial na performance.

O Bando Velho Chico apresenta composições próprias sobre temas diversos da tradição musical brasileira, com ênfase na cultura nordestina. Apresenta repertório amplo que inclui os principais clássicos do forró, como samba-baião, xote, xaxado, arrasta-pé, dentre outros gêneros musicais que compõem o conhecido estilo. Inspirado em grandes mestres, como Jackson do Pandeiro, Gordurinha, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca, o Bando expressa uma sonoridade autêntica e oferece ao público grandes espetáculos.

Interiorização

Segundo o superintendente de Promoção Cultural da Secult, a iniciativa valoriza a produção baiana e divulga a nova geração de músicos. “O Fazcultura tem como propósito patrocinar a cultura, viabilizar os novos e também os atores já consagrados no meio cultural local. Os patrocinadores têm a oportunidade de investir em atividades dos mais diversos formatos e tamanhos. É uma grande oportunidade para as empresas ter seus nomes alinhados com produtos e eventos de qualidade”.

  • Serviço

Caravana da Música ano II - Edição Euclides da Cunha

Data: Sábado (13)

Local: Praça Duque de Caxias, Euclides da Cunha

Horário: 20h

Inscrição até sexta (12)

Atração: Bando do Velho Chico

Oficina Vivências Pedagógicas e Musicais

Horário: 13h30 às 16h30

Local: Casa da Cultura João Siqueira Santos

Santa Terezinha: Assistência técnica fortalece agricultura familiar

As comunidades rurais do povoado de Serra Grande, no município de Santa Terezinha, estão driblando as adversidades climáticas de uma terra árida e aparentemente infértil graças à persistência e dedicação dos agricultores familiares e da assistência técnica do Governo do Estado. Atualmente, mais de 140 mil famílias de comunidades rurais do Estado da Bahia são contempladas com o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), cuja ação é executada pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Em Serra Grande, o plantio de hortaliças, legumes, frutas e plantas medicinais mudou a realidade da comunidade. É o caso da agricultora Edineuza Carvalho que, antes do atendimento técnico, só plantava coentro. Ela conta que, como não chovia na região, sempre perdia a produção e, por isso, chegou a comprar água para conseguir colher, mas não tinha lucro: “Eu comprava água, semente, adubo e trabalhava para produzir. Eu pedia ajuda a Deus e veio o programa de Governo com a cisterna de produção para o reservatório de água. Depois, com o crédito do programa Agroamigo, comprei a bomba para puxar a água do poço, por isso, hoje, a gente tem água para poder plantar e, também, como no meu caso, criar caprinos e galinhas caipiras”, revela.

8ª edição do projeto Quinta na Praça começa dia 11 na Praça Dom Jackson Berenguer Prado

A 8ª edição do projeto Quinta na Praça, realizado pela TV São Francisco, afiliada Globo, em parceria com a Prefeitura de Paulo Afonso, será aberta nesta quinta-feira, 11/1. Depois de sete anos na Praça das Mangueiras, o projeto terá como novo cenário a Praça Dom Jackson Berenguer Prado, na Avenida Getúlio Vargas (próximo à Igreja de Nossa Senhora de Fátima). A ideia da organização do evento é fazer com que o local se torne um ponto de encontro da família em todas as suas gerações.

O Quinta na Praça é um projeto de cunho musical e cultural que tem como objetivo valorizar os artistas pauloafonsinos, apresentando a boa música e as culturas voltadas para a dança, teatro, artesanato e muitas outras, levando alegria e diversão durante as quintas-feiras, no mês de janeiro, nos dias 11, 18 e 25; e no dia 1º de fevereiro. O horário da programação é das 19h a 00h.

Em todas as quintas-feiras, o público poderá conferir a presença das barracas e o trabalho dos artesãos do projeto Praça do Turista, bem como outros artesãos da cidade e da região. Lá, eles estarão expondo e comercializando seus trabalhos.

  • Confira a programação:

11 de janeiro

Bosco Humorista, apresenta Seu Joaquim;

Son Barros (MPB);

Muzenza Capoeira, apresentando roda de capoeira e maculelê;

Soldado Fantasma (Heavy Metal).

18 de janeiro

Zé Arteiro (intervenção artística);

Lekinho (Samba Raiz);

CIA de Artes Os Três Poderes (teatro);

Lorena (POP nacional e internacional).

25 de janeiro

CIA de Teatro Amadores (teatro);

S.O.O.M (Stoner Rock);

Escola de Dança Ballet e CIA (dança);

Salvio Emanuel (Forró Raiz).

1º de fevereiro

Effect Dance (dança);

Igor Gnomo e Convidados (MPB, Bossa Nova, Jazz);

CIA de Dança Filhos da Terra (dança, teatro e música);

Barro Verde (Reggae).

Em sessão extraordinária, vereadores aprovam Projeto do REFIS, em Paulo Afonso

Na sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (05/1), os vereadores aprovaram por unanimidade, o projeto de Lei P Nº 601/18, do Executivo, que institui o Programa de Recuperação Fiscal de Paulo Afonso, destinado a promover a regularização de créditos municipais, inclusive dos débitos de IPTU, Taxa de Poder de Polícia Administrativa e ISSQN, dentro de regras estabelecidas no projeto, como exclusão ou redução de juros. O presidente Marcondes Francisco dos Santos (PSD) apontou que o projeto será encaminhado para o Poder Executivo, para ser sancionado.

O projeto visa facilitar, aos contribuintes e demais devedores, o pagamento de dívidas junto ao fisco municipal, com redução de multa e juros. "Muito contribuintes que estão com dívidas, poderão se reorganizar e começar 2018 com o nome limpo", comentou o Marcondes.

O principal objetivo do programa é promover a regularização de créditos do Município decorrentes de débitos de pessoas físicas e jurídicas garantindo ao contribuinte, até o dia 29 de março, o refinanciamento para quitar dívidas com 100% de desconto em multa e juros.

Pessoas físicas e jurídicas com débitos devem procurar atendimento no CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão, no prédio da Prefeitura, Avenida Apolônio Sales, no 925, de segunda a sexta-feira das 7h às 13h até o dia 29 de março de 2018.

Jeremoabo: Escanteado, Chaves não se pronunciou sobre preferência de Tista e Anabel

O prefeito interino de Jeremoabo, Antonio Chaves (PSD) não se pronunciou sobre não ter sido convidado pelo seu líder e compadre Tista de Déda e a ex-prefeita Anabel de Sá Carvalho Lima a uma visita ao meio rural no último domingo, 7.

Chaves deve estar estranhando ter sido trocado pelo vereador Kaká de Sonso e o secretário de Infraestrutura, Marcelo. Mesmo com “prazo de validade vencido”, é de se admirar a coragem de Chaves de enfrentar uma eleição sem o apoio dos seus principais líderes e da maioria dos colegas vereadores, mas depois do governo do interino, Jeremoabo passou a andar de lado feito caranguejo.

 

Fonte: Secom Bahia/A Tarde/Ascom PMPAPA 24 hs//Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!