10/01/2018

Feira: Vereadores planejam voos mais altos em 2018

 

A cerca de 10 meses da corrida eleitoral para o Congresso Nacional e para as Assembleias Legislativas, vereadores de duas das maiores Câmaras Municipais de cidades baianas começam a ensaiar candidaturas para deputado estadual ou federal nos bastidores.

Em Feira de Santana, pelo menos sete dos 21 vereadores planejam disputar uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados.

É o caso do vereador Lulinha (DEM), aliado político do prefeito José Ronaldo (DEM), que pretende concorrer a deputado estadual para ajudar o partidio na gestão do município.

Sonhando com uma vaga na Câmara, Marcos Lima (PRP) deve deixar de lado seu primeiro mandato como vereador para tentar ser deputado federal em Brasília.

Gerusa Sampaio (PSD) e o vereador Isaías de Diogo (PSC) completam o time de políticos municipais de Feira que planejam se lançar deputados federais.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vereadores podem permanecer no exercício de seus mandatos e concorrerem a qualquer um dos cargos em disputa nas eleições do ano.

Apesar da segurança, no time dos que estão em dúvida sobre a disputa em Feira, Eremita Mota (PSDB) ainda ensaia uma candidatura para deputada estadual.

A vereadora é parte da direção local do seu partido.

Já o vereador Ewerton Carneiro, mais conhecido como Tom (PEN), aguarda a confirmação de apoio da Igreja Quadrangular para pleitear um lugar na Assembleia Legislativa baiana.

Em contato com a igreja, o Bahia Notícias apurou que uma reunião do conselho, em fevereiro, deve confirmá-lo como candidato.

Se a articulação em Feira está a todo vapor, as conversas entre vereadores da Câmara de Vitória da Conquista ainda são incipientes. Dos 21 vereadores, apenas David Salomão (PTC) e Gilmar Ferraz (PMDB) pensam em sair candidatos a deputado estadual. Os vereadores têm até julho, durante as convenções partidárias, para formalizarem suas candidaturas.

Rui autoriza a abertura de concursos para UEFS

Em mais uma edição do "Papo Correria", transmitido em sua página no Facebook, na tarde desta terça-feira (09), o governador Rui Costa (PT) assinou decretos para três concursos públicos: um deles, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), prevê 72 vagas, sendo 22 para analista universitário e 50 para cargo de técnico universitário. O segundo, também na Uefs, abrirá 63 vagas, 33 para professor auxiliar e 30 para professor assistente, em regime de 40 horas.

O terceiro concurso será para a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Serão 32 vagas, sendo oito para analista universitário e 24 para técnico universitário. As datas de abertura das inscrições ainda não foram divulgadas.

Parque do Saber tem programação especial de férias a partir desta quarta

Início de ano é também período de férias. Época em que muita gente está em busca de atividades para aproveitar o recesso. Por conta disso, o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo adaptou a programação para esta época do ano e realiza, entre 10 e 26 de janeiro, a terceira edição da Sessão de Férias.

A programação tem a proposta de levar o público a uma viagem pelo universo através da exibição gratuita de 10 filmes na cúpula do Planetário. As exibições acontecem sempre às 15h, entre quartas e sextas-feiras e também aos domingos às 17h.

Visitantes também podem apreciar exposição fotográfica

“Esta é a terceira vez que realizamos a Sessão de Férias. Uma forma de oportunizar que as pessoas assistam à sessões no planetário e conheçam a importância e funcionamento deste equipamento. A programação geralmente tem cerca de uma hora de duração, e nesta edição o visitante ainda tem a possibilidade de apreciar a exposição do renomado fotógrafo Renato Soares”, disse o diretor do Museu Parque do Saber, Basílio Fernandez [na foto acima].

  • CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 3ª SESSÃO DE FÉRIAS:

10/JAN (Quarta-feira) - Larry Cat  | 15h

11/JAN (Quinta-feira) - A Origem da Luz | 15h

12/JAN (Sexta-feira) - Kaluoka Hinna: o Recife Encantado| 15h

14/JAN (Domingo) - Dois Pedacinhos de Vidro | 17h

17/JAN (Quarta-feira) -De Volta à Lua para ficar | 15h

18/JAN (Quinta-feira)- Explorando o Universo com Galileu | 15h

19/JAN (Sexta-feira) - O Aniversário de Pingo | 15h

21/JAN (Domingo) - Kaluoka Hinna | 17h

24/JAN (Quarta-feira) - O Código do Corpo | 15h

25/JAN (Quinta-feira) - Dois Pedacinhos de Vidro | 15h

26/JAN (Sexta-feira) - ABC das Estrelas | 15h

28/JAN (Domingo) - Explorando o Universo com Galileu | 17h

COMO CHEGAR:

O Museu Parque do Saber fica na rua dos Tupinambás, nº 275, no bairro São João, em Feira de Santana.

Samu abre inscrição de Processo Seletivo Simplificado com 40 vagas para médico

Abertas nesta terça-feira, 9, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado a 40 vagas à função de médico do Samu de Feira de Santana serão encerradas às 23h59 minutos do dia 19 deste mês.

As inscrições, que custarão R$ 50, serão feitas exclusivamente pelo site www.feiradesantana.ba.gov.br . A contratação, por tempo determinado de dois anos, será pelo Reda e prorrogável por igual período.

O processo seletivo terá duas etapas – ambas classificatórias e eliminatórias. A primeira será a avaliação de títulos e a segunda de capacitação inicial, que será de 40 horas.

A entrega dos documentos e titulações, após a efetivação da inscrição, será na Secretaria de Saúde, de 15 a 26 de janeiro, das 9 às 12h e das 14 às 17h.

As 40 vagas foram assim distribuídas, de acordo com a legislação: 26 para a ampla concorrência, 12 para os candidatos que se declararem afrodescendentes e duas para as pessoas com deficiência.

A inscrição será confirmada após o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal ratificarem a operação. Assim, o candidato deverá acessar sua inscrição e gerar o comprovante específico.

O Edital 01-2018, da Secretaria Municipal de Saúde foi publicado na edição desta terça-feira, 9, do Diário Oficial do Município: www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br

Contemplado com vaga nas oficinas do Arte de Viver deve apresentar documentação no CCMM

Os contemplados com vagas nas oficinas do Programa Arte de Viver tem até o dia 22 deste mês para entregar a documentação exigida e, assim, confirmar participação nas atividades neste primeiro semestre.

A entrega dos documentos – cópia da carteira de identidade, do CPF e comprovante atualizado de residência - deverá ser feita no Centro de Cultura Maestro Miro, em horário comercial.

Os nomes dos contemplados podem ser visto no site da Prefeitura de Feira de Santana – www.feiradesantana.ba.gov.br.

Não comparecimento resulta na perda da vaga

O não comparecimento, diz Luiz Augusto de Oliveira, diretor de Cultura da Fundação Egberto Costa, que realiza as oficinas, implica na perda da vaga, que passa para outro interessado. “Por isso, quem se inscreveu não deve perder os prazos porque foram altas as demandas pelas oficinas, principalmente aquelas relacionadas à dança e música”, disse o diretor.

A partir do dia 23, afirmou Luiz Augusto, depois de consolidadas as matrículas, existe a possibilidade de que algumas oficinas de menor demanda abram vagas para alunos já matriculados.

Biometria: cinco verdades sobre o recadastramento de idosos

Na reta final do recadastramento biométrico em cerca de 50 municípios da Bahia, muitos idosos ainda têm dúvidas se devem, ou não, realizar o procedimento. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE-BA), o processo – por ser uma revisão do eleitorado das cidades listadas – é obrigatório para todos, inclusive os eleitores facultativos. Isso significa dizer que todos os eleitores – mesmo os maiores de 70 anos – que não atenderem a convocação da Justiça Eleitoral terão seus títulos cancelados e estarão impedidos de votar nas próximas eleições.

A questão, no entanto, é que para os eleitores facultativos – idosos acima de 70 anos, os maiores de 16 e menores de 18 anos e analfabetos – o cancelamento do título não deverá implicar em outras penalidades, como dificuldade para obtenção de passaporte, empréstimos, benefícios federais e etc. Isso porque desses eleitores (por serem facultativos) não deverá ser exigida a certidão de quitação eleitoral.

  • Entenda:

1. Tenho mais de 70 anos, porém ainda tenho interesse em votar. Devo realizar o recadastramento biométrico?

Sim. Se o eleitor acima de 70 anos tem interesse em votar nas próximas eleições, ele deverá realizar o recadastramento.

2. Tenho mais de 70 anos e não tenho mais interesse em votar. Preciso realizar o recadastramento biométrico?

Não. Se o eleitor acima de 70 anos não tem mais interesse em participar do processo eleitoral, ele não precisa realizar o recadastramento biométrico, devendo estar ciente de que seu título eleitoral será cancelado e, com isso, seus dados deixarão de aparecer nas seções eleitorais.

3. O eleitor acima de 70 anos que não realizar a biometria, tendo seu título cancelado, terá dificuldades com benefícios sociais, passaporte, empréstimos e etc.?

Não. Por ser eleitor facultativo, os maiores de 70 anos – mesmo com seus títulos cancelados – não deverão sofrer outra consequência, além da impossibilidade de participar do processo eleitoral. Deles, nenhuma instituição poderá exigir a quitação eleitoral.

4. Tenho 69 anos. Sou obrigado a fazer o procedimento biométrico?

Sim. Todos os eleitores entre 18 e 69 anos de idade precisam realizar o procedimento biométrico.

5. Tenho 70 anos, não quero perder meu título, mas tenho dificuldade de locomoção para comparecer aos postos da Justiça Eleitoral. Posso pedir para alguém fazer a biometria no meu lugar?

Não. Não é permitida procuração para realização do recadastramento biométrico. Nesse caso, o eleitor idoso/enfermo poderá aguardar o seu restabelecimento para regularizar a situação ou solicitar uma certidão de quitação permanente, que é um documento emitido pelos cartórios eleitorais que certifica a quitação eleitoral por tempo indeterminado em razão da dificuldade, provocada por necessidade especial, de locomoção do eleitor. A solicitação poderá ser feita pelo próprio interessado, por um dos seus familiares, pelo seu representante legal ou por procurador constituído e estará sujeita a análise do juiz eleitoral.

 

Fonte: Por Lucas Arraz, no BN/BNews/Secom PMFS/TRE/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!