12/01/2018

Maragogipe: Licença concedida deve dinamizar ações no estaleiro

 

Um grande passo foi dado para a volta mais intensa das atividades do Estaleiro Paraguaçu, localizado na cidade de Maragogipe, no Recôncavo Baiano e que desde 2015 vem passando uma crise histórica, quando já estava com 82% das suas obras concluídas e acabou fechando. Nesta quarta, o governo do Estado publicou, no Diário Oficial (DOE), uma portaria do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inema – nº 15.495/2018) na qual concede uma licença prévia de três anos para a empresa Enseada Indústria Naval S.A., responsável pelo projeto do equipamento.

Essa concessão vai permitir a implantação de um Terminal de Líquidos e Granéis, destinado à recepção, armazenamento temporário e distribuição de combustíveis como óleo diesel, gasolina, biodiesel, álcool hidratado e álcool anidro. A capacidade de estocagem desses combustíveis será de quase 40 toneladas. Uma boa notícia, que pode trazer mais renda e emprego a um local que, há três anos, tinha pouco mais de sete mil postos de trabalho ocupados.

Em comunicado, Enseada Indústria Naval S.A informou que a Licença de Instalação conquistada ontem pela empresa faz parte do esforço da companhia em otimizar a utilização do seu ativo, o Estaleiro Paraguaçu, implantado no município de Maragogipe, no Recôncavo baiano.

“Nos últimos 18 meses, a Enseada vem trabalhando intensamente para dinamizar seu moderno parque industrial, mas até o momento não existe previsão de retomada das operações. A obtenção da Licença potencializa a atração de investidores e clientes. Em 2014, quando alcançamos o pico da implantação do estaleiro e o início das operações industriais, o empreendimento chegou a empregar mais de 7 mil trabalhadores, sendo 80% das cidades do seu entorno”, disse a empresa.

Quem comemorou a informação foi o presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-BA), Irailson Warneaux. “Eu vejo esse ato do governo como importante, principalmente por que isso irá possibilitar a otimização daquele espaço. Até então, era apenas a construção de um estaleiro para a fabricação de navios, mas, com essa licença, isso possibilita mais empregos”, comentou.

Warneaux, que foi um dos coordenadores da região à época em que ocorriam as obras, espera que essa retomada também signifique um maior desenvolvimento econômico para o entorno como um todo, a exemplo do recôncavo, o sul e o baixo-sul do estado.

“Muita gente deixou suas atividades principais de sobrevivência, como a pesca, para se juntar àquele empreendimento. Aquele espaço também vai servir como logística para algumas empresas quanto ao armazenamento de produtos. Isso faz com que a economia local e a do Recôncavo volte a aquecer, não apenas para os que trabalham no equipamento, como também os que investiram em hotéis e pousadas”, desejou.

Cachoeira: Estado libera reforma de Delegacia

As dependências da Delegacia de Polícia da cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano encontram-se em total reforma. O Governo do Estado liberou a tão sonhada obra.

O local passa por uma grande transformação, que deve ser concluída nos próximos 30 dias. A instituição terá mais qualidade na estrutura para que possa atender melhor a comunidade.

Conforme o Voz da Bahia, a delegacia aguarda a nomeação de um novo delegado que deve ocorrer em breve.

Com a exoneração do delegado Eduardo Coutinho do Rêgo, a substituição ocorre temporariamente com o delegado de Muritiba, João Mateus.

UFRB abre seleção para professor substituto de Matemática para atuar em campus de Feira

Foram abertas na última segunda-feira (08) as inscrições para processo seeltivo simplificado que visa o preenchimento de uma vaga temporária para professore substituto de matemática na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Feira de Santana. Podem participar da seleção candidatos que tenham titulação de Licenciatura em Matemática.

O salário varia entre R$ 2.236,30 a R$ 3.377,45, dependendo do grau de especialização do candidato. As inscrições devem ser feitas presencialmente Gerência Técnica Administrativa do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), que fica na Avenida Centenário, Nº 697, SIM - Feira de Santana.

As inscrições seguem abertas até 19 de janeiro. O atendimento é feito nos dias, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h. O candidato selecionado atuará nas disciplinas Pesquisa em Educação Matemática e Matemática na Educação Básica II, na área de conhecimento Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. A carga horária é de 20 horas semanais, podendo a jornada de trabalho ser cumprida nos turnos diurno e/ou noturno.

O contrato temporário terá a vigência de seis meses e/ou coincidirá com a data de término do semestre letivo, não podendo ser inferior a 30 dias e em caso de renovação, o mesmo não poderá ultrapassar a vigência de 24 meses. O prazo de validade da seleção será de um ano. Podem se inscrever candidatos que não tenham sido professores substitutos ou que não tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos 24 meses.

O processo seletivo constará de duas etapas distintas: análise de currículo, com peso 3, e prova didática, com peso 7. As provas serão realizadas no período de 5 a 9 de fevereiro, no CETENS. A média final mínima para a aprovação será 7,0, e o candidato que obtiver a maior nota para aprovação será indicado para assumir a vaga para docente por tempo determinado.

O resultado deste processo seletivo será divulgado no site de Concursos da UFRB e internamente no âmbito da Unidade até o dia 26 de fevereiro, fixado no mural da Direção, tendo posterior publicação no D.O.U. Obedecida à ordem de classificação, os candidatos serão convocados para assinatura do contrato e encaminhados ao Centro de Ensino. O edital do processo seletivo pode ser consultado através do site da UFRB.

Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFRB reabre inscrições

O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola (PPGMA) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura, anuncia a reabertura das inscrições para a seleção de estudantes para ingresso no primeiro semestre de 2018. São ofertadas ao todo 11 vagas, distribuídas nas linhas de pesquisa Ecologia e Processos Microbianos Aplicados (3), Ecologia e Manejo de Fitopatógenos (4) e Diversidade Genética e Interações Microrganismo-Planta (4).

As inscrições estão abertas de 11 de janeiro a 02 de fevereiro. Neste período, os candidatos devem encaminhar via postal, por SEDEX, os documentos exigidos em edital para a secretaria do Programa. A homologação das inscrições estará disponível no site do PPGMA a partir de 16 de fevereiro. As provas da seleção serão aplicadas no dia 21 de fevereiro, das 14h às 18h, em Cruz das Almas, podendo ser descentralizada para candidatos que residem a mais de 250 km desta cidade. Na ficha de inscrição, o candidato deverá indicar a cidade escolhida para a prova.

Somente serão aceitas inscrições de candidatos que apresentem Coeficiente de Rendimento no histórico do curso de graduação, igual ou superior a 7,0. A prova de conhecimentos gerais é eliminatória e será constituída por questões dissertativas e/ou objetivas com temas relacionados às linhas de pesquisa do programa e questão de conhecimento básico em língua inglesa, sem consulta ao dicionário. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem pontuação final igual ou superior a 50 pontos.

Os candidatos concorrerão pelas vagas disponíveis do orientador indicado na ficha de inscrição. Das vagas disponíveis, uma vaga poderá ser ocupada por Servidor Docente e Técnico-Administrativo do Quadro Efetivo da UFRB, em atendimento à Resolução 02/2009 do Conselho Universitário.

Conceição do Almeida: Biometria não será obrigatória nas eleições deste ano

Eleitores do município de Conceição do Almeida, no Recôncavo baiano, não precisam ter pressa para realizar o recadastramento biométrico. Por enquanto, no município e em outras cidades da região, como Amargosa e São Miguel das Matas, o processo de revisão biométrica não é obrigatório para estas eleições, mas somente para 2020.

Mesmo assim, após uma audiência realizada entre o prefeito de Conceição do Almeida, Ito de Bêga (PSD), e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador José Rotondano, o prefeito se comprometeu a instalar provisoriamente um posto de recadastramento na sede do município, a partir do mês de março, e o desembargador Rotondano irá viabilizar.

Durante o período do recadastramento, a Prefeitura irá disponibilizar transporte gratuito para os moradores da zona rural. “O objetivo desse posto de atendimento é reduzir o sofrimento do povo que precisa se deslocar até São Felipe ás 3h, 4h da manhã, para tentar um lugar na fila do recadastramento no cartório da cidade”, garantiu o prefeito.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lembra que os eleitores que não fizeram a biometria, poderão votar normalmente nas próximas eleições, desde que o título esteja regular.

 

Fonte: Tribuna/DiariodaNoticia/BlogdoValente/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!