12/01/2018

Lençóis: Uefs abre inscrição para o Prêmio Pai Inácio de Literatura

 

Se você é residente de Lençóis (BA) e tem obras inéditas escritas nas categorias conto, poesia e crônica, fique atento a essa oportunidade. A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Campus Avançado da Chapada Diamantina (CACD), está com inscrições abertas para o “Prêmio Pai Inácio de Literatura”, que consiste na publicação de obras literárias pela Uefs Editora.

Para concorrer ao processo seletivo, os autores devem se inscrever até o dia 23 de janeiro, presencialmente, na secretaria do Campus Avançado da Uefs, em Lençóis. Outra alternativa é fazer a inscrição pelos Correios, desde que a correspondência seja postada até o último dia de inscrição e tenha carimbo datado comprovando essa exigência.

Para o julgamento das obras serão constituídas comissões específicas que irão avaliar os seguintes critérios: adequação da linguagem, propriedade do gênero literário adotado e grau de literalidade. Após a seleção realizada pelas comissões, o Núcleo Editorial da Uefs publicará, pelo menos, uma obra de cada categoria concorrente, observada a classificação final obtida.

Desafio Mucugê de MTB abre inscrições no dia 15 de janeiro

No próximo dia 15 de janeiro será dada a largada para a sexta edição do Desafio Mucugê de MTB que acontecerá nos meses de maio e setembro na cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina. As inscrições estarão abertas no site http://altoparaguacu.com.br e a expectativa desse ano é de que mais de 700 atletas participem da prova, consolidada como uma das principais do calendário nacional disputada na ‘Meca’ do MTB baiano, local que sediou a maior ultramaratona de Mountain Bike das Américas: o Brasil Ride. A principal novidade desse ano é que o Desafio Mucugê entrou para o seleto grupo de provas da categoria XCM1. Maior pontuação do Ranking Nacional de MTB XCM.

Em 2018 somente quatro provas na Bahia valerão a pontuação máxima para o Ranking Nacional. No dia 20 de maio acontecerá o Desfio Mucugê XCO da Igrejinha, válido pelo ranking Baiano de XCO. E entre os dias 7 e 9 de setembro acontecerá o 6º Desafio Mucugê de MTB com a novidade de três dias consecutivos de prova. No dia 7 de setembro acontece a etapa XCO (Circuito Olímpico) no mesmo percurso onde acontecia o prólogo do Brasil Ride. Um percurso bastante técnico, num terreno misto com rochas, pedras soltas e cascalho, com 5km de distância e quase 100m de elevação por volta.

No sábado, dia 8, começa a prova de XCM com os atletas das categorias não oficiais (Sport e Cicloturismo). Esses atletas percorrerão um percurso de aproximados 49 km com muito singletrack, belas paisagens e todos os ingredientes de superação que a natureza preparou em Mucugê. Já no domingo, dia 9, será a vez das categorias oficiais (PRO) disputarem o pódio e os pontos válidos pelo Ranking Estadual e Nacional de XCM. Ao todo serão quase 80km com trilhas extremamente técnicas, subidas e descidas alucinantes e rockgardens que exigirão toda a habilidade e experiência de cada atleta.

Mais informações

O Desafio Mucugê MTB, edição 2018 é uma realização da empresa Alto Paraguaçu Marketing mobilizando uma equipe de organização de 50 pessoas, assumindo as funções inerentes à melhor estruturação da prova, dentre elas: assessoria de imprensa, equipe médica, fiscais de prova e fotógrafos registrando o que de melhor acontece durante o evento. A natureza criou o cenário. Nós criamos o desafio. Então corra, ou melhor, pedale rápido para garantir sua inscrição, afinal as vagas são limitadas.

Caém: Rui inaugura obras de água, entrega equipamentos e promove ações para agricultura familiar

Nesta sexta-feira (12), às 9h, o governador Rui Costa participa, no município de Caém, de uma série de ações nas áreas de abastecimento de água, saúde e agricultura familiar. O primeiro compromisso do governador na cidade é a entrega de dois tratores para os municípios de Antônio Gonçalves e Serra Preta e três ambulâncias para as cidades de Antônio Gonçalves, Mirangaba e Várzea da Roça.

Durante a solenidade, que ocorre na Praça Manoel Novaes, no centro da cidade, o governador inaugura os sistemas de abastecimento de água que beneficiam as localidades de Monteiro, Bom Jardim e Cedro e autoriza obras destinadas ao abastecimento de água das comunidades rurais de Poções, Várzea do Boi, Várzea da Pedra, Várzea Redonda e Zé da Costa.

Rui também inaugura 39 unidades habitacionais na comunidade de Várzea Queimada, no âmbito do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e entrega 50 mil mudas de palma forrageira à comunidade. Ainda no segmento da agricultura familiar, o governador autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar quatro convênios vinculados aos projetos Pró-Semiárido e Bahia Produtiva.

Parque Nacional da Chapada Diamantina desenvolve ações para fortalecimento do turismo de Itaetê

O município de Itaetê foi beneficiado com o projeto de fortalecimento ao turismo, em parceria com o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). Com duração de seis meses, o projeto fortalecerá o turismo de base comunitária. “Itaetê possui muitos atrativos turísticos, mas as comunidades rurais não conseguem aproveitar essa fantástica fonte de renda. O projeto pretende preparar algumas destas comunidades para comercializarem roteiros turísticos e prestarem os serviços necessários. Muitos turistas querem contribuir com as comunidades locais mas não sabem como. A ideia é que a renda do turismo beneficie essas comunidades locais”, explica a chefe do PNCD, Soraya Fernandes Martins.

Todas as atividades do projeto serão construídas de forma participativa com a realização de oficinas. Para o vereador e guia turístico Alex Lima, a ação dará “um passo a mais para apoiar o desenvolvimento do turismo na região, valorizando as comunidades e os guias”. Localizado na Chapada Diamantina, Itaetê conta com 16 mil habitantes, belas paisagens naturais, cachoeiras encantadoras, sem falar da beleza do Rio Paraguaçu que abrange a cidade. Entre os principais pontos turísticos estão o Poço Encantado, Lapa do Bode, Cachoeira Encantada e Cachoeira do Herculano.

Exames confirmam febre amarela em paciente de Itaberaba

O caso de febre amarela de um turista que estava em Itaberaba, na Chapada Diamantina, e foi transferido para Salvador esta semana, foi confirmado após exames pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), no início da tarde desta quinta-feira (11). O resultado deu positivo para febre amarela do paciente que foi transferido da UPA 24hs em Itaberaba para o Hospital Couto Maia, centro de referência em doenças infectocontagiosas no estado. A Sesab ofereceu a estrutura para o bloqueio do vírus.

Após a confirmação, a gestão municipal estendeu a vacinação para toda a população, de 9 meses a 59 anos de idade. Vale lembrar que a partir dos 60 anos a vacina só é dada com prescrição médica. A cobertura total de vacinação foi dada pelo governo estadual e todas as unidades de Saúde estão aptas para ministrar a vacina. É importante levar o cartão de vacinação, o cartão do SUS e um documento de identificação.

Quem já se vacinou permanece imunizado, não sendo necessário repetir a dose. Com a confirmação da doença, as ações, que começaram a ser desenvolvidas desde a suspeita, serão intensificadas em toda a cidade. A prefeitura afirmou que o carro ‘fumacê’ já está circulando nos bairros onde o paciente transitou e um novo cronograma está sendo feito pra abranger toda Itaberaba.

A cidade chapadeira não é área de risco para febre amarela, esse é um caso proveniente de São Paulo. A gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), se solidarizou com a família do paciente, e se colocou à disposição.

Chuvas voltam a cair na Chapada Diamantina

Chove na região da Chapada Diamantina. Nesta quarta-feira (10), relatos de trovoadas em alguns municípios foram enviados ao Jornal da Chapada. E a previsão é de chuva para esta semana em boa parte da Bahia e do nordeste brasileiro. Isso mesmo, de acordo com o Inema, as condições do tempo previstas para esta quinta-feira (11), por exemplo, no Nordeste brasileiro, continuarão sendo influenciadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que favorece a ocorrência de chuvas em grande parte dessa região. Então, é bem provável que nesta quinta, dia de caminhada da Lavagem do Bonfim, em Salvador, os devotos peguem em algum momento do dia um pouco de chuva.

Vale lembrar que, VCAN consiste em um sistema de baixa pressão que se forma em altos níveis (aproximadamente 9.000 m de altitude), cujo núcleo é mais frio que a periferia. Quando esse sistema avança para o continente, atingindo o Nordeste brasileiro, há um aumento da nebulosidade e das chuvas nas localidades sob sua periferia e céu claro nas áreas sob o seu centro. Na Bahia esse sistema irá contribuir para deixar o céu nublado a parcialmente nublado em, praticamente, todo o Estado. Além disso, a alta umidade, somada ao calor típico desta época do ano, auxiliará na ocorrência de chuvas em formas de pancadas, sobretudo no extremo oeste e faixa litorânea entre o período da tarde e início da noite.

Quanto às temperaturas, estas permanecerão elevadas em toda a Bahia, com máximas oscilando entre 34°C e 36°C na faixa centro-norte e oeste. Já na faixa leste, estas máximas deverão atingir os 33°C. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, a previsão é de céu com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas fracas e isoladas. As temperaturas na capital baiana deverão variar entre mínimas de 23°C e máximas de 33°C. Na região da Chapada Diamantina, os dias tendem a ser quentes, mesmo com previsão de chuvas de menor intensidade. Essa semana chove bem na região de Andaraí, Mucugê, Ibicoara, Barra da Estiva, Ituaçu e demais cidades da Chapada Sul. Isso acaba contribuindo para a não ocorrência de incêndios florestais.

 

Fonte: Secom Bahia/Jornal da Chapada/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!