12/01/2018

Itacaré: Obras do Centro de Canoagem ganham forma

 

As obras de construção Centro de Canoagem de Itacaré de Itacaré seguem em ritmo acelerado e a previsão é de que seja inaugurada ainda nesse primeiro semestre de 2018. O serviço está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), numa parceria com a Prefeitura de Itacaré, que cedeu o terreno para a construção da unidade.

O Centro de Canoagem de Itacaré está sendo construído no bairro da Passagem, ao lado de onde também será construído o Estádio Municipal. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância da construção da unidade como forma de incentivar o esporte, preparar ainda mais os atletas itacareenses que já são destaque em competições no Brasil e em outros países, além de despertar novos talentos.

O investimento para a construção dos equipamentos esportivos é de cerca de 900 mil reais. Pelo projeto, o Centro de Canoagem de Itacaré contará com salas de fisioterapia e troféus, além de cozinha, academia, vestiários, garagem para canoas, passarela e deck de madeira. A previsão é que, nos primeiros meses de funcionamento, sejam oferecidas 150 vagas para crianças e adolescentes, com prioridade para estudantes de escolas públicas e de baixa renda. Serão inseridas nas atividades crianças com idade a partir de oito anos.

Antônio de Anízio vem acompanhando de perto cada etapa da concretização da obra, desde a solicitação, a apresentação dos projetos, lançamento do edital, assinatura do contrato pelo governador Rui Costa e agora com as fases dos serviços. De acordo com ele, a construção do Centro de Canoagem é a concretização de um sonho de muitas crianças e jovens do município, já que Itacaré hoje é uma referência na canoagem no mundo.

Prova disso, explica o prefeito, são as muitas medalhas conquistadas pelos atletas locais em diversas competições no Brasil e em outros países. Além do incentivo ao esporte, o secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, também alerta para a questão social, já que a canoagem é um instrumento que tem retirado adolescentes e jovens de situação de vulnerabilidade e reinserido na sociedade como verdadeiros campeões.

Prefeitura Itacaré desvirtua festa religiosa ao S. do Bonfim c/ shows

O distrito de Água Fria, em Itacaré, estará comemorando entre os dias 19 a 28 de janeiro a tradicional festa em louvor ao Senhor do Bonfim, padroeiro da localidade. Além das atividades religiosas em louvor ao santo, a festa terá também shows nos dias 27 e 28 com as bandas Raneychas, Pancadinha, Marzinho, Zé da Véia, JP no Capricho e Kuarto Light. A realização é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura.

De acordo com a programação, no sábado, dia 27, a festa começa às 21 horas com a banda JP no Capricho, seguindo às 23 horas com Raneychas e encerrando a primeira noite de festas com Pancadinha. No domingo, dia 28, os festejos começam mais cedo, às 17 horas, com Marzinho, seguindo com Zé da Véia e Kuarto Light. A proposta é de realizar uma grande festa, garantindo a tradição e promovendo a alegria e muita paz.

RELIGIÃO

Os festejos religiosos em louvor a Senhor do Bonfim em Água Fria começa no dia 19  com o tradicional novenário na igreja local, com celebrações diariamente às 19 horas, até o dia 27 de janeiro. No domingo, dia 28, os festejos serão iniciados com a tradicional alvorada, seguindo de missa celebrada pelo Padre Ednaldo Cardoso e procissão, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Itabuna: Prefeito não paga servidores e nem dá previsão

A Prefeitura não tem previsão de quando pagará os salários de dezembro ao funcionalismo. Na manhã de quarta houve protestos no Centro Administrativo Firmino Alves pedindo uma definição da atual gestão.

Para a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv), Wilmaci Oliveira, os atrasos “tornaram-se uma prática do governo Fernando Gomes”.

De acordo com a sindicalista, há atrasos todos os meses no fornecimento de vales transportes e tíquete alimentação. “No mês passado, houve atraso no pagamento da segunda parcela do 13º salário”.

Segundo Wilmaci, apenas setores da Educação e da Saúde pagaram salário de dezembro. Em meio ao protesto, os manifestantes foram recebidos pelo sobrinho do prefeito, o secretário Dinailson Oliveira, que prometeu pagar até sexta.

Os servidores ocuparam corredores e tiveram audiência com o secretário no gabinete do prefeito, que passou pelos manifestantes, mas não os recebeu em audiência.

Fernando se dirigia a uma emissora de TV onde durante entrevista voltou a queixar-se de herança maldita deixada por ex-gestores, embora cumpra o quinto mandato nos últimos 40 anos e seja responsável pela maior parte dos débitos.

Segundo o prefeito, não há previsão de pagamento do salário. Ele alegou que estava pagando salário dentro do prazo até novembro, quando houve parcelamento de dívidas com INSS e FGTS, com desembolso cerca de R$ 800 mil mensais.

Porém, em dezembro Itabuna recebeu masi de R$ 1,5 milhão de verba extra liberada pelo governo federal.

TUPINAMBÁS TRANSFORMAM OLIVENÇA NO PALCO DA PUXADA DO MASTRO

Nesse domingo (14), os tupinambás vão transformar Olivença no palco da tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião. O início do festejo está marcado para as 5 horas da manhã, quando os participantes vão buscar o mastro na mata e o levarão até a Igreja de Nossa Senhora da Escada.

Segundo o historiador Erlon Costa, a festa é uma tradição  “intimamente” relacionada com a “história de permanência e resistência dos indígenas tupinambás” no território onde o município de Ilhéus foi erguido.

Desde o ano passado, o primeiro do governo Mário e Nazal, a Prefeitura de Ilhéus assumiu o compromisso de doar e levar mudas de árvores da Mata Atlântica para a cerimônia. A iniciativa faz parte do esforço da gestão municipal em contribuir com a sustentabilidade da festa, pois a tradição exige a derrubada de uma árvore grande que faz as vezes do mastro de São Sebastião.

ILHÉUS: SECULT REALIZA OFICINA DE CREDENCIAMENTO DAS ATRAÇÕES MUSICAIS DO CARNAVAL

A secretaria municipal de Cultura (Secult) realizará na próxima segunda-feira (15), das 17 às 19 horas, uma Oficina de Credenciamento para artistas, bandas, grupos musicais, blocos afros e afoxés para compor a programação artística musical do Carnaval de Ilhéus, em 2018. O objetivo é orientar sobre as etapas dos projetos especialmente para o credenciamento. Os interessados devem comparecer a sede do órgão, situada à Rua Jorge Amado, 21, no centro. O telefone do órgão é 73 3231-7531

“Temos observado que os proponentes têm tido dificuldade no preenchimento de algumas exigências, a exemplo de carta de exclusividade, documentos obrigatórios, portfólio, mapa de palco e até mesmo na obtenção de algumas certidões. O credenciamento não é um processo burocrático, pelo contrário, ele possibilita a contratação de todos os interessados que preencham as condições do Edital”, explica o secretário da Cultura, Pawlo Cidade.

Ainda de acordo com o secretário, em todos os gêneros só poderão participar Pessoas Físicas, Microempreendedor Individual (MEI) e Pessoas Jurídicas do campo artístico musical, com sede ou domicílio em Ilhéus, há pelo menos um ano. O Carnaval de Ilhéus acontece de 10 a 13 de fevereiro, na Av. Soares Lopes, com a participação de entidades carnavalescas, blocos afros e de arrastão da cidade. Os festejos vão acontecer todos os dias a partir das 16 horas à meia-noite. Mais informações www.cultura.ilheus.ba.gob.br

Porto Seguro recebe visita técnica para instalação do curso de Medicina

Porto Seguro recebeu a visita técnica dos médicos e representantes do MEC (Ministério da Educação), Dr. Geraldo Cunha Cury e Dr. José Welington Alves, para conhecer de perto a relação dos serviços cadastrados no sistema como parte integrante do processo de seleção para o curso de Medicina que deverá ser instalado no município.

Durante os dias 9 e 11/1, eles estiveram acompanhados das secretarias municipais de Educação, Cláudia Mello, e Saúde, Edna Alves, em visitas técnicas ao Pronto Atendimento de Trancoso, UPA Frei Calixto, Policlínica Municipal e Hospital Luís Eduardo Magalhães, sendo este um dos pontos mais importantes para o curso.

O prefeito em exercício, Beto Nascimento, também recebeu os representantes e se colocou à disposição para o que for necessário. “Porto Seguro ter um curso de medicina representa um grande avanço para o município e toda região, por isso, estamos muito felizes por recebê-los aqui”, afirmou.

A visita técnica aos estabelecimentos de saúde atende ao disposto no edital número 2, de 7 de dezembro de 2017, de chamamento público de municípios para autorização de curso de medicina. “Estamos muito satisfeitos e otimistas com a inspeção técnica e seguimos confiantes no processo”, completou a secretária Edna Alves.

 

Fonte: Bahia Já/A Região/BlogdoGusmão/PSB/Ascom PMPS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!