12/01/2018

Maracás: Estudantes desenvolvem carrapaticida alternativo

 

Para combater os carrapatos em animais bovinos, um grupo de estudantes do curso técnico em Agropecuária, do Colégio Estadual Edilson Freire, no município de Maracás (centro sul), desenvolveram um carrapaticida alternativo à base de plantas encontradas na região, como o nim, a aroeira e a babosa. A solução de baixo custo é resultado do projeto de pesquisa chamado “Niarbs – carrapaticida alternativo”, que busca auxiliar os produtores rurais.

Juliana Meira Silva, 18, que conclui recentemente o curso, juntamente com as demais integrantes do grupo, destaca os benefícios do carrapaticida. “Fizemos várias pesquisas para chegar a este produto natural que, por não conter nenhum composto químico, não agride os animais, os produtores rurais e nem o meio ambiente”.

Sua colega Gleice dos Santos, 19, destaca as propriedades das plantas utilizadas. “Pesquisamos e estudamos sobre as composições de cada uma das plantas para encontrar a melhor combinação que apresentasse o resultado esperado. O nim possui propriedades antissépticas, curativas, anti-inflamatória e inseticida. A aroeira também é anti-inflamatória e a babosa é antimicrobiana, antioxidante, cicatrizante, anti-inflamatória e hidratante”.

Para a obtenção do Niarbs, os estudantes maceraram 150 gramas de folhas de nim com 100 gramas de folhas de aroeira e adicionaram 800 ml de água. Ao sumo adquirido e coado foi acrescentado 200 ml de babosa, que é um gel obtido por meio do corte e escoamento da planta. Depois de pronta, a solução foi colocada em um aplicador improvisado e aplicada no dorso e nas áreas afetadas do bovino de uma fazenda da localidade. Após a aplicação, foi observada a diminuição progressiva dos carrapatos.

A professora e orientadora do projeto, Jucimara Queiroz de Oliveira, ressalta a importância da iniciativa para os estudantes. “Participando do projeto, eles passaram, de fato, a entender que a pesquisa está para além da investigação. Assim, o projeto contribuiu de forma significativa para o aprendizado e crescimento pessoal dos alunos”.

Jaguaquara: Curso de Gestores de Ligas de Futebol beneficia 21 municípios da região

A partir desta sexta-feira (12), o município de Jaguaquara recebe o penúltimo encontro do Curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol. As atividades acontecem na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a partir das 18h. A qualificação é um projeto da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Ministério do Esporte.

Este é o 22º encontro dos 23 previstos a receber o curso envolvendo pessoas de 21 municípios do Território de Identidade do Vale do Jequiriçá. Além de Jaguaquara, serão envolvidos com o Curso os municípios de Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayette Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaíra.

Durante esta etapa, gestores de ligas de futebol e profissionais da área dos municípios que compõe o Vale do Jequiriça serão beneficiados com a qualificação, que tem por objetivo dotar as entidades com estrutura compatível ao mercado do futebol amador e profissional.

A próxima e última parada será realizada entre os dias 19 e 21 de janeiro, no município de Juazeiro. O curso, que iniciou em 2017, já percorreu por diversas cidades, beneficiando centenas de pessoas, dos quatro cantos da Bahia.

  • Confira a programação:

12 /01 - Sexta-feira - Local: Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer - Rua Min. Ilmar Galvão, 69 Centro

18h00 – Credenciamento

19h00 – Abertura

19h30 às 22h00 – Mesa Redonda

Tema: Teoria Geral da Administração – Políticas Setoriais do Esporte, Gestão do Futebol

Participantes: Prof. Elias Dourado (Sudesb), Prof. Rogério Araújo (Ministério do Esporte), Ednaldo Rodrigues (FBF), Sinval Vieira (Sudesb), Audival Sena Junior (FBDP).

Mediador: Prof. Ney Santos (Sudesb e DEF/Faced/UFBA)

13 /01 – sábado - Local: Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

08h00 às 10h00

Tema: Direito Esportivo – Lei do Passe, Estatuto do Torcedor, Direito Federativo e de Imagem

Palestrante: Manfredo Lessa (FBF)

10h00 às 12h00

Tema: Formação de Equipes - Gestão de Escolinhas de Futebol e Trabalhos com Fundamentos

Palestrante: Ederlane Amorim (Ex Atleta Profissional e Presidente do Vitória da Conquista)

Mediador: Sinval Vieira (Sudesb)

14h00 às 16h00

Tema: Marketing Esportivo – Cases, Relatos de vivências e Plano de Mídia e Merchandising

Palestrante: Marco Costa (FBF)

16h00 às 19h00

Tema: Elaboração e Gestão de Projetos

Elementos de um Projeto e Oficina de Elaboração de Projetos Esportivos

Palestrante: Prof. Enrique Carlos (FBDP)

Facilitador: Wilton Brandão (SUDESB)

14/01 – domingo - Local: Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

08h00 às 11h00

Tema: Relações Interpessoais e Ética: Relacionamento entre dirigentes, atletas, público, arbitragem, empresários e imprensa.

Palestrante: Cláudia Pedral (Clínica Encontro)

11h00 – Encerramento com entrega de Certificados

JAGUAQUARA: EX-PREFEITO ADEMIR MOREIRA ROMPE COM BASE DE RUI PARA APOIAR ACM NETO

O ex-prefeito de Jaguaquara, Ademir Moreira, que é considerado a maior liderança política da cidade, decidiu abandonar a base do governador Rui Costa (PT) e declarar apoio a ACM Neto (DEM).

Ademir Moreira é amigo pessoal do vice-governador João Leão (PP), e a articulação para apoiar ACM Neto teve papel importante do deputado estadual Sandro Regis (DEM). E contou com a participação local da vereadora Sara Helen (DEM). Na articulação o ex-prefeito vai apoiar Sandro Regis (DEM) para deputado estadual, já Leur Lomanto (MDB) será o candidato a deputado federal.

Essa articulação tem um peso grande na região, já que Jaguaquara é uma cidade importante no Vale do Jiquiriçá.

Cadastramento biométrico não é obrigatório para as eleições de 2018 em Caculé

Os eleitores da 93ª Zona Eleitoral em Caculé estão enfrentando filas para fazer o cadastramento biométrico que será obrigatório para as próximas eleições em mais da metade dos municípios brasileiros.

Na Bahia, no entanto, essa obrigatoriedade somente será para 52 municípios. Para os eleitores de Caculé, assim como os demais municípios que fazem parte da Comarca: Ibiassucê, Guajeru e Rio do Antônio, o cadastramento só será obrigatório em 2020.

Segundo o Cartório Eleitoral, os eleitores que estão tirando o título pela primeira vez ou que estão transferindo ou alterando algum dado, automaticamente já estão sendo incluídos no sistema biométrico.

Já aqueles que estão com o documento em dia, poderão votar normalmente nas eleições de outubro sem que seja necessário o cadastramento biométrico este ano.

 

Fonte: Ascom Educação/Ascom Sudesb/PSB/Achei Sudoeste/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!