13/01/2018

Feira: Uefs sedia evento nacional de Psicologia

 

No período de 14 a 21 de janeiro a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai sediar o “30º Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia (Enep)”. O evento, que terá como tema "Territorialidades e Controle social: A psicologia fora das grades da graduação", vai reunir estudantes, profisionais e pesquisadores de vários estados do Brasil.

Promover não apenas o conhecimento científico, mas também vivências e experiências de vida capazes de mudar perspectivas e fortalecer a empatia, importante objeto da prática da psicologia, é o objetivo principal do Encontro. Palestras, mesas-redondas e atividades culturais fazem parte da programação do evento.

O Enep é promovido pela Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia (Conep) em parceria com uma Comissão Organizadora formada por estudantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Faculdade Anísio Teixeira (FAT) e da Uefs. As atividades desse ano vão comemorar o 30º aniversário do Encontro, já realizado em várias instituições do país.

Inscrições para oficinas de artes do Cuca estão abertas

Dança, teatro, yoga, piano e violão são algumas das oficinas oferecidas para o público pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Até o dia 26 de janeiro estão abertas as incrições online para participação do sorteio eletrônico das vagas para o semestre 2018.1. Os interessados devem fazer inscrição pelo programa Casys, no Site do Cuca .

Quem for contemplado no sorteio terá seu nome divulgado, em primeira chamada, no dia 01 de fevereiro, no site do Cuca. No dia 16 de fevereiro será divulgada a lista de segunda chamada para as vagas remanescentes. As matrículas dos sorteados serão feitas, presencialmente, no Cuca nos dias 5 e 6 de fevereiro (1ª chamada), e 19 e 20 de fevereiro (2ª chamada). Os alunos não matriculados no prazo, automaticamente, perderão as vagas.

Para matrícula em cada oficina, os sorteados devem pagar taxa única de R$ 120, referente ao semestre inteiro. Servidores e alunos residentes são isentos. Cônjuges e dependentes de servidores, bem como alunos não residentes da Uefs têm isenção parcial.

O atendimento para matrícula ocorrerá das 8h às 12h e das 14 às 17 horas. O Cuca funciona na rua Conselheiro Franco, 66, Centro. Mais informações através do telefone (75) 3221-9611 ou pelo e-mail cuca@uefs.br.

Obras de arte são expostas ao ar livre na avenida Presidente Dutra

Os pequenos painéis coloridos com temas diversos e frases de efeito amarrados às palmeiras entre a praça Jackson do Amaury e a rua Castro Alves, em ambos os sentidos da avenida Presidente Dutra, tem o objetivo de levar transeuntes e motoristas à reflexão sobre o cotidiano e seus problemas.

Ninguém se passa indiferente ao trabalho do poeta Luciano dos Anjos, feito com portas de armários encontradas no lixo. As pinturas, a reciclagem, sem temas definidos, são produzidas há cinco anos.

As 35 telas foram colocadas na avenida e na praça no mês passado e ali ficarão até o dia 20, quando serão levadas para as avenidas Maria Quitéria, Fraga Maia, Getúlio Vargas e Noide Cerqueira. Apenas uma foi depredada. “Sempre passo aqui para ver como estão”.

Exposição nômade, classifica o artista e poeta Luciano dos Anjos

É uma exposição nômade que passa períodos onde as pessoas circulam. Mesmo que apressadamente. “Comecei colocando os painéis nas árvores da minha rua onde moro e, agora, estou levando às avenidas”, diz o poeta, que também é artista plástico.

Ele explica que não tem um processo definido de criação, mas se inspira na vivência e nas reflexões do dia-a-dia. “Qualquer situação gera uma tela, uma frase que pode ser canal de conscientização”. Uma delas: “Sem cinto, sinto muito”, relacionada à necessidade do uso do cinto de segurança por parte dos motoristas.

Para ele, a arte que faz está fazendo o caminho inverso ao ser colocada nas ruas e avenidas. “Assim, as pessoas estão tendo acesso às artes”. Segundo ele, cada um dos quadros leva, em média, um dia para ser produzido.

Feira: Prefeitura entrega Unidade de Produção no povoado do Caroá

"Um sonho que se torna realidade e que vai garantir a geração de renda para muitas famílias que vivem do campo". As palavras de dona Raimunda Pereira são de emoção ao acompanhar a inauguração da Unidade de Produção da Agricultura Familiar do Povoado do Caroá, localizado no distrito de Ipuaçu, na noite desta quinta-feira, 11. O ato foi conduzido pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Equipado com máquinas e equipamentos industriais, a exemplo de fornos elétricos, fogão industrial, freezer e diversos itens considerados indispensáveis na fabricação dos produtos alimentícios, a unidade foi implantada através do projeto Feira Produtiva, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

No local serão produzidos compotas, sequilhos,  bolos, doces, polpas de frutas, geléias, beijus, entre outros produtos, que poderão atender o mercado e serem comercializados, inclusive, na sede do Feira Produtiva, que está localizada na Praça do Tropeiro.

Após se capacitar através de curso, Rita Aparecida vive expectativa de iniciar produção

A lavradora Rita Aparecida é uma das beneficiadas pelo projeto. Ela recebeu treinamento através do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e está apta a produzir. “Aprendi a fazer doces, cocadas, biscoitos e compotas. Graças a Deus ganhamos esse espaço onde vamos poder trabalhar e obter uma renda”, reconheceu. Além dela, mais quinze mulheres da localidade foram capacitadas.

O morador Francisco Rodrigues, conhecido como Dinho do Caroá, falou da importância que esse equipamento representa para o distrito de Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu). “É um equipamento que vai possibilitar as famílias do Caroá e região  a ter mais uma atividade econômica”, considerou.

A Unidade de Produção da Agricultura Familiar será administrada pela Cooperativa de Pescadores e Agricultores Familiares do Vale de Pedra do Cavalo (COOPERLAGO), cujo termo de cessão de uso foi assinado na noite de ontem.

Além desta, outras dez unidades já foram implantadas no município, atendendo a zona rural e a sede. Já são aproximadamente quatro mil pessoas beneficiadas diretamente. Há previsão que outras unidades sejam inauguradas até o final do ano.

Compromisso cumprido junto aos moradores, destacou prefeito

O prefeito falou que esse foi mais um compromisso assumido com os moradores do Caroá e região e, assim como já vem ocorrendo em outras localidades, vai garantir a geração de trabalho e renda.

Além de gêneros alimentícios como biscoitos, doces, bolos e licores caseiros, o Feira Produtiva abrange também a produção de objetos artesanais e até obras de arte. Os beneficiados com o projeto recebem capacitação e acompanhamento técnico prestados pelo município.

Vistoria de veículo que faz transporte escolar começa dia 22, em Feira

Obrigatória, a vistoria dos veículos autorizados a fazer o transporte escolar de Feira de Santana será iniciada no dia 22 e encerrada no dia 2 de fevereiro, na SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito). Será a primeira do ano. O não comparecimento pode resultar em cassação da autorização.

O DAM (Documento de Arrecadação Municipal) será liberado pela Divisão de Concessões e Permissões, localizada na SMTT, entre os dias 15 e 19. O valor da vistoria é de R$ 10.  E será realizada das 9h às 11h30 e das 14h às 14h30, por técnicos da secretaria.

Serão verificados equipamentos obrigatórios e de segurança, pintura de faixa horizontal na cor amarela, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo, lanternas cintos de segurança em número igual à lotação e outros requisitos e equipamentos estabelecidos pelo Contran.

 

Os pedidos de prorrogação de vistoria somente serão considerados se requeridos cinco dias antes do fim dos respectivos períodos devidamente comprovados. Os veículos com pendências terão o prazo de retorno determinado pelo vistoriador da SMTT para saná-las.

Jóia pronto para sediar partidas do Bahia de Feira e do Flu

Mando de campo do Fluminense e do Bahia de Feira no Campeonato Baiano, o Estádio Joia da Princesa está preparado para o certame. A primeira partida a sediar será a estreia do Bahia local contra o Bahia da capital, no dia 21, domingo da próxima semana. O Campeonato Baiano será encerrado em abril.

Segundo o administrador da praça esportiva, João Augusto, a vistoria realizada pela FBF (Federação Bahiana de Futebol) ainda está no prazo de validade. “Alguns dias atrás o pessoal da Prefeitura esteve aqui para ver as instalações elétricas, que passaram por revisão geral e minuciosa".

Estádio receberá partida do Flu pela Copa do Brasil, dia 31

O administrador do estádio afirmou que tudo vai estar pronto dias antes da partida oficial do Baianão. O Joia também será mando do Flu na partida única contra o Santa Cruz, pela Copa do Brasil, no dia 31 deste mês.

Com capacidade para aproximadamente 16 mil pagantes, o Joia, mantido pela Prefeitura de Feira de Santana, é o mais moderno estádio do interior baiano. Um dos seus destaques é o gramado, que recentemente foi totalmente recuperado.

 

Fonte: Ascom UEFS/Srcom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!