13/01/2018

Irecê: Festival de teatro reunirá grupos brasileiros e europeus

 

Vai acontecer nos auditórios da Escola Cultural (Colégio Modelo de Irecê) e da Praça CEU, entre os dias 19 e 27 de janeiro, a curadoria do IV Festival de Teatro da Caatinga, fruto da análise de 50 propostas inscritas em Edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O diferencial deste ano é que além de grupos da Bahia, o evento, que movimenta o mundo artístico em pleno semiárido baiano, vai contar com grupos teatrais de outros estados do Brasil, da Espanha e da Bélgica.

As montagens selecionadas foram: Teodorico Majestade, com o Teatro Popular de Ilhéus; Sobejo, da Outra Cia de Teatro; Dubididum Taratatá, do Comboio de Teatro, do Rio Grande do Norte; O Outro Lado de Todas as Coisas, do Atelier Voador; Os Javalis, do Grupo Teatro Nu; Mós ai Quê, do Grupo Finos Trapos de Vitória da Conquista; La Novia del Viento, com Companhia Abrego Teatro, da Espanha, e Cyrculando, com a artista Pauline Zoe, da Bélgica.

Além das propostas selecionadas, o evento realizou uma oficina de formação de atores em Irecê. As inscrições ocorreram em dezembro, e os contemplados participaram de oficinas com o diretor artístico Paulo Atto. O resultado é um espetáculo baseado em obras de Guimarães Rosa.

Em conversa com o site Cultura&Realidade, com exclusividade, Paulo ainda ressaltou os desafios da curadoria. “Diante da qualidade dos espetáculos e da diversidade de propostas cênicas, sejam nos temas abordados e linguagens adotadas, nosso trabalho precisou ser bastante cuidadoso e minucioso”. Sobre os temas abordados nas propostas apresentadas, complementou: “Muitos dos espetáculos propostos apresentaram uma temática ligada à realidade do sertão, suas tradições e seu imaginário, exibindo falares, prosa poética e imagens sertanejas, fato que agrega significativo valor ao nosso evento”, salientou o diretor teatral.

O IV Festival de Teatro da Caatinga acontece em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Irecê, com apoio financeiro do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Secretaria da Fazenda do Governo do Estado da Bahia, sendo vencedor do Edital Nº 22/2016 – Setorial de Teatro da Funceb.

Prefeitura de Itaetê anuncia processo seletivo com 102 vagas temporárias

A prefeitura municipal de Itaetê, na Chapada Diamantina, anunciou nesta sexta-feira (12) a seleção pública para o provimento de vagas temporárias no quadro do órgão. O processo seletivo será aberto no município com intuito de preencher 102 vagas sob regime temporário e realizado pela Fundação de Administração. As oportunidades são para profissionais com escolaridade de Nível Médio e Superior.

Estão sendo ofertados cargos de professor nível I /Nível Médio-Magistério (20); professor nível II da educação infantil e fundamental/ Pedagogia (20); professor nível II/ Letras (8); professor nível II /Matemática (4), professor nível II/ Biologia (1), professor nível II/Geografia (1), professor nível II/ História (3), monitor de creche/ Nível Médio-Magistério (10), assistente administrativo / Nível Médio-Técnico (15), técnico de enfermagem/ Técnico em Enfermagem (20).

As inscrições devem ser realizadas pessoalmente no período de 15 a 19 de janeiro de 2018, na Secretaria Municipal de Administração, localizada na Travessa Arthur Pinto, Nº 99, Centro, em Itaetê, das 8h às 12h, 13h às 17h. Para confirmar a participação neste certame o candidato deve pagar a taxa equivalente a sua escolaridade sendo ela de R$ 60,00 para Ensino Médio e R$ 80,00 Superior. As provas objetivas estão previstas para o dia 18 de fevereiro de 2018. Mais informações podem ser adquiridas por meio da página oficial do município ou por meio da página da fundação www.fundacaoadm.org.br.

Itaberaba: Combate ao Aedes Aegypti é intensificado após confirmação de caso de febre amarela

Com a confirmação do caso de febre amarela de um turista que passava por Itaberaba, município da Chapada Diamantina, esta semana, foram intensificadas ações de combate ao mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, e vacinação da população. A Secretaria Municipal de Saúde do governo ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), mudou a estratégia e agora as ações terão abrangência em todo o município. Na manhã dessa sexta feira (12), todos os postos de saúde começaram a ministrar a vacina contra a febre amarela.

Quem tem entre 9 meses a 59 anos deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, com RG, o cartão do SUS e o cartão de vacina. A Base Operacional de Saúde (BOS) no Barro Vermelho, a Escola Paroquial e a Secretaria de Saúde na feira nova também funcionarão como postos de vacina. Quem já tomou a vacina pode ficar tranquilo, pois já está imunizado, não é necessária uma nova dose. “Receberemos todas as doses de vacinas do Estado, e queremos em 15 dias vacinar as 40 mil pessoas restantes dentro do público alvo”, afirmou o secretário municipal de Saúde, João Rodrigues.

Todas as unidades de saúde estão aptas para administrar a vacina, com exceção apenas da unidade de emergência (UPA 24hs) e o Hospital Municipal HGI. Na zona rural, o Expresso Saúde continua com o cronograma, nessa sexta (12), estará na Vazante. “Além dos postos de saúde, a BOS também vai ofertar a vacina. Já estamos com um carro fumacê circulando, e logo chegam mais dois, para alcançar todo o município. A Escola Municipal Paroquial continua como sala de vacinação e a Secretaria de Saúde também vai ofertar a vacina em frente à feira nova”, disse o secretário.

Segundo suas informações, foi criado um grupo composto por vários segmentos do governo municipal, estadual e controle social para monitorar e desenvolver as estratégias diariamente. “O primeiro dia de vacinação foi intenso, 1.140 doses foram ministradas só na Escola Paroquial”, disse o coordenador Municipal de Vigilância Epidemiológica, Van Macedo. Ele tranquilizou a população afirmando que o Governo do Estado, através do Núcleo Regional de Saúde garantiu que as vacinas estão asseguradas.

Eleitores de Nova Redenção não precisarão fazer recadastramento biométrico

Conforme aviso do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) à prefeitura de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, o recadastramento biométrico não será necessário no município. Segundo a administração municipal, o eleitor não sofrerá nenhum tipo de dano, como perda de título ou corte de benefícios se não o fizer. O TRE-BA afirmou que os atendimentos para o primeiro título, de jovens a partir de 16 anos, e transferências poderão ser feitos até 9 de maio. Em outras localidades, onde é preciso fazer o recadastramento, o prazo termina no dia 31 de janeiro e o TRE diz que não será estendido.

A corte do órgão vai decidir o que fazer com eleitores que não comparecerem para realizar o procedimento e tiverem o título cancelado por conta da ausência. Em todo o estado, mais de 2,7 milhões de pessoas já realizaram o recadastramento biométrico nas 52 cidades onde o procedimento é obrigatório, 1,6 milhão ainda precisam se apresentar para fazer o procedimento. Na cidade de Salvador, que está incluída entre os municípios onde a biometria é obrigatória, o número de pessoas já submetidas ao processo é de mais de 1,1 milhão, mais de 800 mil ainda precisam se recadastrar.

“Apesar das propagandas, as pessoas deixaram o procedimento para fazer na última hora e agora encontram dificuldades”, disse o presidente do TRE-BA, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. Caso tenha o título cancelado pelo não comparecimento para a realização da biometria, o eleitor fica impedido de se inscrever em concurso público, tomar posse de cargo público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Dia 9 de maio também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade e, ainda, para que presos provisórios e adolescentes internados possam regularizar a situação eleitoral a fim de votarem nas eleições de 2018. Os eleitores nessas condições que ainda não tiverem feito o recadastramento até 31 de janeiro poderão regularizar a situação e, como consequência, fazer o recadastramento. Entretanto, os cidadãos que após o dia 31 de janeiro só tiverem como pendência o recadastramento biométrico deverão aguardar a decisão da corte do TRE-BA para saber como proceder.

‘Encontro dos Fenômenos’ acontece na cidade de Mairi no mês de fevereiro

O evento ‘Encontro dos Fenômenos’ agitará a cidade de Mairi, na Chapada Diamantina, no dia 24 de fevereiro. A festa acontece na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), a partir das 22h.

A programação contará com a presença da dupla de arrocha Naldinho e Léo Rios, com canções do seu novo disco ‘Arrocha da Nova Geração’, lançado em dezembro do ano passado.

Além deles, se apresentam a banda Sem Retoque, e o cantor Ciel Rodrigues. Celso Nascimento fará uma participação especial durante o Encontro.

Carnaval de Rio de Contas será de 9 a 13 de fevereiro

Para quem pensa em passar o carnaval na Chapada Diamantina já pode ir se programando. Ao menos em Rio de Contas já se sabe que terá festa momesca com muita folia, conforme prometido pelos organizadores desde o ano passado. As atrações ainda não foram divulgadas, mas a expectativa é de mais uma festa com força para manter a tradição e envolver a comunidade chapadeira e turistas de diferentes partes do mundo.

Os organizadores e a administração local já estão ansiosos e transmitem essa ansiedade via rede sociais, criando ainda mais expectativa. Funciona até como uma forma de atrair mais visitantes, sem falar que o carnaval em Rio de Contas é tradicional, com fantasias, baile de mascarados e atividades para a criançada se divertir. Para a pedagoga Margarida Sônia, a grade de programação será decisiva para ir ou não à festa.

“Como estou morando em São Paulo e sempre passo o carnaval na Bahia, vou escolher um local que mantenha a tradição do evento, mas vai depender das atrações. Tem de valer a pena!” frisa Sônia, que quer ir com amigos e familiares. Já a servidora pública Eliane Cézar diz que Rio de Contas resgata o que há de melhor na festa momesca, com marchinhas, baile de máscaras e oportunidades para crianças, adultos e idosos se divertirem.

“É importante que a Chapada Diamantina tenha esse poder de resgatar a cultura e se manter no calendário ano de eventos da região. Mais importante ainda é ter uma programação diversificada que atenda a expectativa de todos que vão para o carnaval. É ainda uma oportunidade de conhecer mais da história de Rio de Contas”, salienta Eliane, que é historiadora.

 

Fonte: Cultura&Realidade/Jornal da Chapada/Municipios Baianos

, fruto da análise de 50 propostas inscritas em Edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O diferencial deste ano é que além de grupos da Bahia, o evento, que movimenta o mundo artístico em pleno semiárido baiano, vai contar com grupos teatrais de outros estados do Brasil, da Espanha e da Bélgica.

As montagens selecionadas foram: Teodorico Majestade, com o Teatro Popular de Ilhéus; Sobejo, da Outra Cia de Teatro; Dubididum Taratatá, do Comboio de Teatro, do Rio Grande do Norte; O Outro Lado de Todas as Coisas, do Atelier Voador; Os Javalis, do Grupo Teatro Nu; Mós ai Quê, do Grupo Finos Trapos de Vitória da Conquista; La Novia del Viento, com Companhia Abrego Teatro, da Espanha, e Cyrculando, com a artista Pauline Zoe, da Bélgica.

Além das propostas selecionadas, o evento realizou uma oficina de formação de atores em Irecê. As inscrições ocorreram em dezembro, e os contemplados participaram de oficinas com o diretor artístico Paulo Atto. O resultado é um espetáculo baseado em obras de Guimarães Rosa.

Em conversa com o site Cultura&Realidade, com exclusividade, Paulo ainda ressaltou os desafios da curadoria. “Diante da qualidade dos espetáculos e da diversidade de propostas cênicas, sejam nos temas abordados e linguagens adotadas, nosso trabalho precisou ser bastante cuidadoso e minucioso”. Sobre os temas abordados nas propostas apresentadas, complementou: “Muitos dos espetáculos propostos apresentaram uma temática ligada à realidade do sertão, suas tradições e seu imaginário, exibindo falares, prosa poética e imagens sertanejas, fato que agrega significativo valor ao nosso evento”, salientou o diretor teatral.

O IV Festival de Teatro da Caatinga acontece em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Irecê, com apoio financeiro do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Secretaria da Fazenda do Governo do Estado da Bahia, sendo vencedor do Edital Nº 22/2016 – Setorial de Teatro da Funceb.

Prefeitura de Itaetê anuncia processo seletivo com 102 vagas temporárias

A prefeitura municipal de Itaetê, na Chapada Diamantina, anunciou nesta sexta-feira (12) a seleção pública para o provimento de vagas temporárias no quadro do órgão. O processo seletivo será aberto no município com intuito de preencher 102 vagas sob regime temporário e realizado pela Fundação de Administração. As oportunidades são para profissionais com escolaridade de Nível Médio e Superior.

Estão sendo ofertados cargos de professor nível I /Nível Médio-Magistério (20); professor nível II da educação infantil e fundamental/ Pedagogia (20); professor nível II/ Letras (8); professor nível II /Matemática (4), professor nível II/ Biologia (1), professor nível II/Geografia (1), professor nível II/ História (3), monitor de creche/ Nível Médio-Magistério (10), assistente administrativo / Nível Médio-Técnico (15), técnico de enfermagem/ Técnico em Enfermagem (20).

As inscrições devem ser realizadas pessoalmente no período de 15 a 19 de janeiro de 2018, na Secretaria Municipal de Administração, localizada na Travessa Arthur Pinto, Nº 99, Centro, em Itaetê, das 8h às 12h, 13h às 17h. Para confirmar a participação neste certame o candidato deve pagar a taxa equivalente a sua escolaridade sendo ela de R$ 60,00 para Ensino Médio e R$ 80,00 Superior. As provas objetivas estão previstas para o dia 18 de fevereiro de 2018. Mais informações podem ser adquiridas por meio da página oficial do município ou por meio da página da fundação www.fundacaoadm.org.br.

Itaberaba: Combate ao Aedes Aegypti é intensificado após confirmação de caso de febre amarela

Com a confirmação do caso de febre amarela de um turista que passava por Itaberaba, município da Chapada Diamantina, esta semana, foram intensificadas ações de combate ao mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, e vacinação da população. A Secretaria Municipal de Saúde do governo ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), mudou a estratégia e agora as ações terão abrangência em todo o município. Na manhã dessa sexta feira (12), todos os postos de saúde começaram a ministrar a vacina contra a febre amarela.

Quem tem entre 9 meses a 59 anos deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, com RG, o cartão do SUS e o cartão de vacina. A Base Operacional de Saúde (BOS) no Barro Vermelho, a Escola Paroquial e a Secretaria de Saúde na feira nova também funcionarão como postos de vacina. Quem já tomou a vacina pode ficar tranquilo, pois já está imunizado, não é necessária uma nova dose. “Receberemos todas as doses de vacinas do Estado, e queremos em 15 dias vacinar as 40 mil pessoas restantes dentro do público alvo”, afirmou o secretário municipal de Saúde, João Rodrigues.

Todas as unidades de saúde estão aptas para administrar a vacina, com exceção apenas da unidade de emergência (UPA 24hs) e o Hospital Municipal HGI. Na zona rural, o Expresso Saúde continua com o cronograma, nessa sexta (12), estará na Vazante. “Além dos postos de saúde, a BOS também vai ofertar a vacina. Já estamos com um carro fumacê circulando, e logo chegam mais dois, para alcançar todo o município. A Escola Municipal Paroquial continua como sala de vacinação e a Secretaria de Saúde também vai ofertar a vacina em frente à feira nova”, disse o secretário.

Segundo suas informações, foi criado um grupo composto por vários segmentos do governo municipal, estadual e controle social para monitorar e desenvolver as estratégias diariamente. “O primeiro dia de vacinação foi intenso, 1.140 doses foram ministradas só na Escola Paroquial”, disse o coordenador Municipal de Vigilância Epidemiológica, Van Macedo. Ele tranquilizou a população afirmando que o Governo do Estado, através do Núcleo Regional de Saúde garantiu que as vacinas estão asseguradas.

Eleitores de Nova Redenção não precisarão fazer recadastramento biométrico

Conforme aviso do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) à prefeitura de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, o recadastramento biométrico não será necessário no município. Segundo a administração municipal, o eleitor não sofrerá nenhum tipo de dano, como perda de título ou corte de benefícios se não o fizer. O TRE-BA afirmou que os atendimentos para o primeiro título, de jovens a partir de 16 anos, e transferências poderão ser feitos até 9 de maio. Em outras localidades, onde é preciso fazer o recadastramento, o prazo termina no dia 31 de janeiro e o TRE diz que não será estendido.

A corte do órgão vai decidir o que fazer com eleitores que não comparecerem para realizar o procedimento e tiverem o título cancelado por conta da ausência. Em todo o estado, mais de 2,7 milhões de pessoas já realizaram o recadastramento biométrico nas 52 cidades onde o procedimento é obrigatório, 1,6 milhão ainda precisam se apresentar para fazer o procedimento. Na cidade de Salvador, que está incluída entre os municípios onde a biometria é obrigatória, o número de pessoas já submetidas ao processo é de mais de 1,1 milhão, mais de 800 mil ainda precisam se recadastrar.

“Apesar das propagandas, as pessoas deixaram o procedimento para fazer na última hora e agora encontram dificuldades”, disse o presidente do TRE-BA, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. Caso tenha o título cancelado pelo não comparecimento para a realização da biometria, o eleitor fica impedido de se inscrever em concurso público, tomar posse de cargo público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Dia 9 de maio também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade e, ainda, para que presos provisórios e adolescentes internados possam regularizar a situação eleitoral a fim de votarem nas eleições de 2018. Os eleitores nessas condições que ainda não tiverem feito o recadastramento até 31 de janeiro poderão regularizar a situação e, como consequência, fazer o recadastramento. Entretanto, os cidadãos que após o dia 31 de janeiro só tiverem como pendência o recadastramento biométrico deverão aguardar a decisão da corte do TRE-BA para saber como proceder.

‘Encontro dos Fenômenos’ acontece na cidade de Mairi no mês de fevereiro

O evento ‘Encontro dos Fenômenos’ agitará a cidade de Mairi, na Chapada Diamantina, no dia 24 de fevereiro. A festa acontece na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), a partir das 22h.

A programação contará com a presença da dupla de arrocha Naldinho e Léo Rios, com canções do seu novo disco ‘Arrocha da Nova Geração’, lançado em dezembro do ano passado.

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!