13/01/2018

Ilhéus: Mais cruzeiros marítimos estarão chegando

 

Os segmentos envolvidos no turismo de Ilhéus voltam a se reaquecer com o retorno de dois transatlânticos que trazem visitantes de diferentes partes do Brasil e do mundo. Para o dia 17 está programada chegada do MSC Prezioza.

No dia 18, ocorre o retorno do cruzeiro marítimo MSC Música. O secretário de Turismo, Roberto Lobão, disse que a temporada de transatlânticos serve como engrenagem para aquecer a economia do setor turístico de Ilhéus nesta época.

Na quinta, o MSC Prezioza trouxe à cidade turistas que visitaram o Museu do Palácio Paranaguá, parte das obras do escritor Jorge Amado, o bar Vesúvio e o Bataclan. Todo o corredor do centro histórico foi visitado, assim como as praias e igrejas.

Na sequência, a temporada de paradas de transatlânticos em Ilhéus recomeça nos dias 24 e 31, com o MSC Preziosa. No dia 1º de fevereiro chega o MSC Música, no dia 7 o MSC Preziosa e, a confirmar, o Balmoral.

No dia 14, o MSC Preziosa e, provavelmente, o The World atracam. No dia 15, o MSC Música; no dia 16 o Veendam e nos dias 21 e 28, o MSC Prezioza, que retorna ainda no dia 7 de março.

PF ainda investiga fraude em Ilhéus

A Polícia Federal continua investigando os desvios de verba na Prefeitura de Ilhéus, no âmbito da Operação Citrus. Nesta semana, ela ouviu vários servidores, tomando os depoimentos e indiciando um deles.

A Justiça já condenou várias pessoas pelo esquema de fraude em licitações, entre elas os ex-secretários de Desenvolvimento Social Jamil Ocké e Kácio Clay Brandão, a 9 anos de cadeia, e o empresário Enoch Andrade Silva, a 11 anos.

Os três são considerados o "núcleo" principal do esquema, que desviou mais de R$ 20 milhões da Prefeitura usando contratos superfaturados, notas fiscais falsas e licitações dirigidas. Mas a investigação continua.

A PF pode indiciar outras pessoas durante a investigação, pedida pelo Ministério Público e deflagrada em março do ano passado. Nesta semana foram ouvidos servidores efetivos e comissionados que trabalhavam na época dos crimes.

Além de Enoch Silva, a investigação inicial do Ministério Público apontou o empresário Noeval Santana de Carvalho como outro integrante do esquema de contratos irregulares com a Prefeitura, neste caso para a merenda escolar.

Puxada do Mastro terá festas e resgate da tradição

O bairro de Olivença, que dista cerca de 20 quilômetros do centro urbano de Ilhéus, terá um final de semana movimentado com a Puxada do Mastro de São Sebastião. O evento com mistura de elementos da espiritualidade medieval e religiosidade cabocla começou nesta sexta-feira (12), a partir das 15 horas, com desfile cultural e às 17 horas está programada a solenidade de hasteamento de bandeiras e acendimento da pira olímpica na Praça Cláudio de Magalhães. No mesmo espaço acontecem apresentações culturais com grupos de capoeira, artistas da localidade e “Os Mascarados”. À noite show musical com a participação de Jane Poeta e Nozinho.

De acordo com a programação divulgada pela Prefeitura e Associação dos Machadeiros de Olivença, no sábado (13), a partir das 18h30min, será realizada a procissão de São Sebastião. Já às 19 horas, está programada missa solene na paróquia de Nossa Senhora da Escada. Já às 21 horas, acontecem nas ruas apresentações do “Boi Estrela” e “As Camponesas”. E à noite o agito fica por conta de show musical a cargo das bandas Violino de Luxo e Pago Funk.

Para domingo (14) pela manhã ocorre alvorada às 5 horas e rituais religioso (bênçãos) e indígena (poraci) em frente da paróquia de Nossa Senhora da Escada organizados por puxadores do mastro. Às 7 horas será oferecida feijoada aos machadeiros e saída deles para a mata do Ipanema, em Olivença, para buscar o mastro.

Ainda no domingo, a partir das 13 horas, os machadeiros participam de feijoada na praia do Sirihyba e, em seguida, eles iniciam a puxada do mastro pelas praias. A partir das 16 horas inicia show musical na Praça Cláudio de Magalhães; e às 17h30min estão programadas a chegada do mastro e a solenidade do arreamento de bandeiras e o apagar do fogo simbólico da pira olímpica, culminando com show musical a cargo das bandas Jah Bless e Batuque Bom. O encerramento da festa acontece à meia-noite.

CANAVIEIRAS: LEVADA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO FOI UM SUCESSO

Mais uma vez Canavieiras manteve a tradição conduzindo o Mastro de São Sebastião com festa, fé e devoção. Agora, segundo o legado cultural, a cidade terá mais um ano de tranquilidade e prosperidade. A Levada do Mastro de São Sebastião foi realizada nesta quinta-feira (11), saindo do Cais do Porto, no Sítio Histórico até a Praça da Capelinha, o cortejo com o Mastro, ou o “Pau de Bastião”, como é comumente chamado pela população, percorreu as principais ruas da cidade, com muita festa, alegria e devoção.

À frente do cortejo, o Estandarte com a foto de São Sebastião, seguido do prefeito Dr. Almeida e autoridades políticas. Logo atrás, uma grande multidão formada pela população e visitantes, por último o Mastro de São Sebastião, levado nos braços dos “carregadores”.

Enfeitado com folhas de mangues, reza a lenda que às pessoas de fé bastam retirar uma daquelas folhinhas e guardar na carteira para que não tenham problemas financeiros durante todo o ano.As folhas também são tidas como miraculosas e “servem” para curar os mais diversos tipos de males que acometem os fiéis.

A prefeitura contratou bandas Gero Lima e Toma Swiingão para animar os festejos, após o mastro ser erguido na Praça da Capelinha.

Galeria do TMI recebe exposição do artista plástico Guido Lima

A Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) abrirá a “Expo Guido Lima” na próxima quinta-feira (18), a partir das 19 horas. A mostra apresenta as obras em pinturas do artista plástico Guido Lima. A visitação é gratuita e fica aberta ao público até o dia 15 de março.

Guido Lima é natural de Salvador e iniciou sua carreira em 1969 expondo na Galeria Le Dome, em Salvador. Durante todos esses anos participou de diversas exposições e salões de arte. Expôs recentemente no Palacete das Artes em Salvador; na Animapop, em Vitória da Conquista; Centro de Cultura Adonias Filho em Itabuna. Já em Ilhéus, Guido expôs no TMI com “Caminho das Cores” e no evento Aleluia Ilhéus, além de ter participado da 1ª Bienal Latino Americana.

Lima é também cenógrafo e figurinista premiado por duas vezes nos Prêmios Martin Gonçalves e SNT. É professor de Arte, diretor e criador de vários programas para televisão, diretor de estúdios do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), coordenador de Cultura da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Estudou na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no curso de Licenciatura em Desenho e Plástica, na Escola de Belas Artes Pintura e Desenho. No momento reside em Ilhéus.

A exposição poderá ser visitada durante a semana das 9 às 22 horas, e, aos sábados, das 9 às 23 horas. No domingo, das 9 às 11 e das 17 às 20 horas.

Ilhéus: Cadastramento biométrico entra em fase final

Uma avaliação do trabalho realizado até o momento e detalhes da logística para esta reta final do Cadastramento Biométrico em Ilhéus, que se encerra no final deste mês, foram debatidos hoje (11) pela manhã entre o vice-prefeito de Ilhéus e secretário municipal de Planejamento e Sustentabilidade, José Nazal Soub, e os responsáveis pela 25º e 26º Cartórios Eleitorais do Município, respectivamente, Sayonara Silva Barbero e Ariston Silveira.

Nos últimos dias, aumentou consideravelmente a procura pelo cadastramento, o que tem gerado filas maiores e a necessidade de uma estratégia especial para atender a atual demanda. Em Ilhéus, dos 138 mil eleitores cadastrados pelo TRE, cerca de 60 mil já regularizaram a situação. Além do serviço de Horário Agendado no SAC, estão sendo disponibilizados atendimentos na Biblioteca Pública, no Centro; na sede do TRE, na avenida Governador Roberto Santos; e na Faculdade de Ilhéus, no Pontal.

Durante o encontro, o responsável pela 26ª Zona Eleitoral destacou o apoio fundamental ofertado pela Prefeitura para a realização do cadastramento biométrico na cidade. Além de disponibilizar espaço físico, ofereceu o apoio de mais de 30 estagiários que estão atuando na operação. O TRE também contratou mais 20 pessoas e colocou toda a sua equipe de servidores à disposição do cadastramento.

José Nazal destacou também o trabalho realizado pela Prefeitura – e autorizado pelo Tribunal Regional Eleitoral – de contribuir com a logística para que os eleitores da zona rural do município, pudessem efetivar o cadastramento na zona urbana.

Sayonara Barbero alerta que encerra no final deste mês o prazo dado pelo TRE para efetivar o cadastramento. Quem não fizer, terá o título eleitoral cancelado e fica sem o direito de votar. No entanto, entre 31 de janeiro e 9 de maio, o Tribunal Eleitoral ainda dará um novo – e definitivo - prazo para a regularização. Em Ilhéus, estão sendo efetuados, em média, 500 cadastramentos por dia, segundo levantamento apresentado durante a reunião. No entanto, em função da proximidade do prazo final, os pontos de atendimento têm registrado sobrecarga no sistema, que está mais lento, aumentando de 15 até 25 minutos o tempo médio de cada atendimento.

ITACARÉ: GRANDES ATRAÇÕES MARCAM A FESTA DE SENHOR DO BONFIM EM ÁGUA FRIA

O distrito de Água Fria, em Itacaré, estará comemorando entre os dias 19 a 28 de janeiro a tradicional festa em louvor ao Senhor do Bonfim, padroeiro da localidade. Além das atividades religiosas em louvor ao santo, a festa terá também shows nos dias 27 e 28 com as bandas Raneychas, Pancadinha, Marzinho, Zé da Véia, JP no Capricho e Kuarto Light. A realização é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura.

De acordo com a programação, no sábado, dia 27, a festa começa às 21 horas com a banda JP no Capricho, seguindo às 23 horas com Raneychas e encerrando a primeira noite de festas com Pancadinha. No domingo, dia 28, os festejos começam mais cedo, às 17 horas, com Marzinho, seguindo com Zé da Véia e Kuarto Light. A proposta é de realizar uma grande festa, garantindo a tradição e promovendo a alegria e muita paz.

RELIGIÃO – Os festejos religiosos em louvor a Senhor do Bonfim em Água Fria começa no dia 19 com o tradicional novenário na igreja local, com celebrações diariamente às 19 horas, até o dia 27 de janeiro. No domingo, dia 28, os festejos serão iniciados com a tradicional alvorada, seguindo de missa celebrada pelo Padre Ednaldo Cardoso e procissão, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento.

 

Fonte: A Região/Jornal Bahia Online/PSB/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!