17/01/2018

Conheça as praias que se destacam no verão brasileiro

 

Neste período do ano, os estrangeiros chegam para conhecer os principais cartões-postais do Brasil. Os brasileiros também se organizam e vão às praias com a família ou em grupo de amigos.

O Ministério do Turismo destaca as areias de Jericoacoara, no estado do Ceará, e Maragogi, em Alagoas, como alguns dos destinos mais procurados por turistas nas operadoras de viagens da América Latina.

  • Conheça as cinco praias mais visitadas neste verão:

Jericoacoara (CE)

A 300 km de Fortaleza, a antiga vila de pescadores preserva as ruas de areia e tem protegidas suas dunas douradas, seus mangues e suas lagoas de águas transparentes. A região é vista como uma das melhores do País para os praticantes de esportes náuticos, que chegam em passeios de bugue ou jardineira.

Maragogi (AL)

A 130 km de Maceió e de Recife, Maragogi faz parte da maior Área de Proteção Ambiental (APA) da Marinha do Brasil, a Costa dos Corais. Nas praias, os densos coqueirais, as águas esverdeadas e límpidas, além dos peixes coloridos, são atrativos especiais. Não deixe de visitar as galés, deslumbrantes piscinas naturais que se formam a 6 km das praias.

Porto de Galinhas (PE)

A 63 km de Recife, o balneário proporciona mergulhos em piscinas naturais com peixes tropicais. O turista pode também se aventurar em trilhas e fazer compras na Vila dos Pescadores. “A região é muito preparada para receber visitantes. Os postos de atendimento e de saúde funcionam 24h”, destaca o agente de viagens Anderson Rodrigues.

Ilhéus (BA)

A 310 km de Salvador, a cidade recebe, no verão, grande parte dos turistas em suas praias do Sul. Amplas, encantam com areia fina e clara, cabanas, sombras de coqueiros e boas ondas para surfistas. O acesso é descomplicado, possível tanto com carro particular quanto com transporte público.

Fernando de Noronha (PE)

O arquipélago foi destaque na revista Forbes, uma das mais importantes publicações no exterior, que colocou a Baía dos Porcos como a 6ª melhor praia do mundo. A limitação de visitantes diários e os atrativos da ilha chamam a atenção. Ali, a preservação ambiental é alinhada com o mergulho, o ecoturismo, a contemplação de aves e animais marinhos.

Saiba quais são os três destinos brasileiros mais procurados no verão

Os brasileiros devem realizar mais de 74 milhões de viagens até o final do verão no País, em fevereiro, um aumento de 0,8% em comparação com a alta temporada de 2017, de acordo com o Ministério do Turismo.

O principal destino dos brasileiros nesta temporada é a cidade de São Paulo, que deve receber mais de 3 milhões de viagens, de acordo com pesquisa iniciada em dezembro. Na sequência, Florianópolis e Rio de Janeiro, com mais de 2 milhões de viagens cada.

Segundo o empresário e turismólogo, Jefferson Pedrosa Filho, além de movimentar a economia, o turismo tem grande importância para as regiões do País. “O turismo é uma indústria, movimenta os três setores da economia, traz divisas, e movimenta e desenvolve os destinos”, destaca.

São Paulo

Sinônimo de negócios e entretenimento não apenas para o Brasil, mas para a América Latina, a cidade de São Paulo é formada por uma população com mais de 70 diferentes nacionalidades e descendências. O sanduíche de mortadela do Mercado Municipal, as compras da Rua 25 de Março, a programação do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e a altura impressionante dos edifícios da Avenida Paulista são apenas alguns dos atrativos para os turistas.

Florianópolis

A ilha encanta pela beleza do verde, pelas possibilidades de trilhas e esportes radicais. Na praia de Jurerê, com mar sem ondas, as festas são durante o dia e durante a noite. No centro histórico, o visitante pode chegar à Catedral de Nossa Senhora do Desterro, criada em 1908. Tradição também se encontra no Mercado Municipal, destino certo para quem quer encontrar o mais variado comércio popular.

Rio de Janeiro

Para explicar o título de “maravilhosa”, a cidade do Rio de Janeiro une belezas naturais, povo acolhedor e passeios para não esquecer. No alto do morro do Corcovado, o Cristo Redentor pode ser acessado por trem ou por vans autorizadas. Inaugurado em 1984, o Sambódromo recebe visitantes o ano inteiro. E o futebol, paixão nacional, leva o turista ao Maracanã, aberto para visitas até quando não há jogos.

As 23 melhores e mais arretadas praias do litoral baiano

Não estranhe o espanto que acompanha a bela visão das praias baianas. Afinal de contas, a Bahia é a síntese do sossego, da bela combinação de ondas se quebrando na areia, da calmaria e da ótima receptividade de seu povo. Ou seja: felicidade é o que não falta por aqui.

Tendo isso em mente, que tal explorar os belos cenários do litoral da Bahia? Selecionamos as 23 praias mais imperdíveis do estado. Seja pelo sossego ou pela badalação, não deixe de acrescentá-las na sua lista de desejos de viagem!

  1. Vista da Praia do Espelho

Praia do Espelho, Praia do Espelho Existe um bom motivo para essa praia ser considerada uma das mais belas do país: um mar límpido, de tons azuis e esverdeados, casa perfeitamente com as altas falésias e a densa vegetação do cenário. Se escolher visitar a Praia do Espelho nela alta temporada, chegue cedo para não perder o lugar na areia.

  1. Praia de Bainema, na Ilha de Boipeba

Praia Bainema, Ilha de Boipeba A orla já é um atrativo e tanto: dezenas de coqueiros enfeitam as margens de uma praia quase deserta, de águas calmas e transparentes. Na maré baixa, é possível nadar entre as piscinas naturais.

  1. Praia da Cueira, Ilha de Boipeba

Praia da Cueira, Ilha de Boipeba O mar tranquilo dá à praia o título de melhor trecho para banho em toda a Ilha de Boipeba. Ao longo de sua faixa de areia, fica a Barraca do Guido, que prepara a lagosta mais famosa da região. Costões e pedras ocupam as laterais da orla. O mar agitado é muito procurado pelos surfistas.

  1. Praia Moreré, Ilha de Boipeba

Praia Moreré, Ilha de Boipeba Não se engane com seu tamanho compacto e sua pouca infra-estrutura: o trecho de Moreré é um dos mais lindos de todo o país, com uma maré que transforma o cenário a cada subida. Poucas pessoas moram por aqui, o que aumenta a vontade do turista de se mudar para esse lugar, que exala tranquilidade.

  1. Ponta de Castelhanos, Ilha de Boipeba

Ponta de Castelhanos, Ilha de Boipeba Piscinas naturais estão entre os grandes atrativos da praia: nelas, há recifes de corais lotados de peixes. Na maré baixa, durante um mergulho, é possível avistar o navio espanhol Madre de Diós, que naufragou em 1535.

  1. Praia do Encanto (Quinta Praia), em Morro de São Paulo

Praia do Encanto (Quinta Praia), Morro de São Paulo Não estranhe a localização do local: ela é uma extensão da Quarta Praia, o trecho litorâneo mais afastado do centrinho da ilha. Para acessá-la, é preciso enfrentar um trajeto complexo, atravessando um manguezal. O visual compensa o esforço.

  1. Praia de Corumbau, Ponta do Corumbau

Praia de Corumbau, Ponta do CorumbauNa praia mais bonita da região há passeios de barco que encantam os visitantes. Na alta temporada de verão, as águas ganham um tom ainda mais incrível de azul-esverdeado, com manguezais e coqueiros para completar a paisagem.

  1. Praia Barra Velha, na região do povoado de Caraíva

Praia Barra Velha, CaraívaA longa extensão de praia Barra Velha faz parte da reserva indígena Pataxó. Ao longe, do lado direito, é possível avistar a Ponta do Corumbau. A água é verde, cristalina, e o mar, colorido por barcos de pescadores – especialmente os indígenas.

  1. A beleza da Praia do Satu compensa o difícil acesso ao local

Praia Satu, Caraíva, a beleza da praia, que tem uma deliciosa lagoa de água doce, compensa a dificuldade para chegar ali: o visitante precisa cruzar o Rio Caraíva de barco e caminhar pela orla por cerca de uma hora. A Satu é quase deserta – apenas povoada pelo dono do único quiosque que dá nome à praia, o Satu, que mora ali há mais de 30 anos.

  1. A praticamente deserta Ponta de Itaquena, em Trancoso

Ponta de Itaquena, TrancosoMata nativa, areia branca e mar esverdeado compõem o cenário da praia, marcada como uma Área de Preservação Permanente. O acesso por carro é restrito a moradores e surfistas. Para visitar a Ponta de Itaquena, vá de bicicleta, quadriciclo ou faça uma trilhaBusque hospedagens em Trancoso]

  1. Praia do Rio da Barra, em Trancoso, perto de Arraial DAjuda

Praia do Rio da Barra, Trancoso, do lado esquerdo, falésias avermelhadas; do direito, a foz do rio, que forma piscinas naturais de acordo com a variação da maré. O acesso pode ser feito a pé, por uma trilha de 40 minutos a partir da Praia dos Nativos ou de carro pela estrada para Arraial dAjuda.

  1. Praia de Itapororoca, Trancoso

Praia de Itapororoca, Trancoso Se você procura tranquilidade, sossego e uma boa dose de silêncio, esse é seu destino ideal. A praia é pouco movimentada e, ao longo de sua orla, não há quiosques. As boas ondas atraem surfistas.

  1. Praia de Santo André, Santo André

Praia de Santo André, Santo André Considerada a principal praia do vilarejo baiano, ela concentra a maior parte dos hotéis e das pousadas da região. O cenário, formado por areia clarinha e mar manso, é um convite ao visitante para relaxar.

  1. Prainha, Itacaré

Prainha, Itacaré Prepare-se para um cenário encantador e inesquecível: com uma longa faixa de areia plana, ideal para caminhadas e banhos de sol, a praia oferece um vislumbre dos belos morros cobertos pela Mata Atlântica.

  1. Praia de Itacarezinho

Praia de Itacarezinho, Itacaré Ao contrário da maior parte das praias que marcam a identidade de Itacaré, a praia de Itacarezinho é longa, com 5 km de faixa de areia larga. Belos coqueiros e uma mata ativa imponente também fazem parte da paisagem.

  1. Praia do Havaizinho, Itacaré

Praia do Havaizinho, Itacaré Ao visitar a praia, é preciso ter em mente que ela não é a opção mais ideal para banho: aqui, há muita correnteza, pedras e buracos. Apesar disso, o cenário é um ponto forte que vale a visita, com orla pequena e cercada por costões. É sentar na areia e curtir o momento.

  1. Praia Jeribucaçu, Itacaré

Praia Jeribucaçu, Itacaré Não se deixe intimidar pelo difícil acesso, feito a partir de uma trilha íngreme, escorregadia e não sinalizada. A praia é um verdadeiro oásis para os turistas em busca de um belo cenário: aqui, a faixa de areia branca e fina é cortada pelo rio homônimo – um lugar ideal para esticar a canga e esquecer todo o resto. Aproveite e prove um acarajé em uma das barraquinhas locais.

  1. Praia Engenhoca, Itacaré

Praia Engenhoca, Itacaré Um guia conduz por uma trilha fácil, de aproximadamente 20 minutos, até uma paisagem cercada pela vegetação densa da Mata Atlântica. O mar de ondas fortes é um atrativo para os banhistas. No canto direito da praia, o Rio Burundanga deságua e deixa uma pequena faixa de areia durante a maré baixa.

  1. Praia de Stella Maris, Salvador

Praia de Stella Maris, Salvador Considerada uma das praias mais famosas da capital baiana, a Stella Maris tem boa infra-estrutura e é cercada por resorts e belas casas de veraneio ao longo de sua orla. O lugar tem um mar intenso, de ondas fortes.

  1. Praia Taperapuã, Porto Seguro

Praia Taperapuã, Porto Seguro Em contraste com o mar tranquilo e o cenário relaxante, está a badalação de hotéis e barracas como a Axé Moi, a Barramares e a Tôa Tôa, que promovem shows e aulas de dança na orla da praia.

  1. Praia de Taípe, Arraial dÁjuda

Praia Taípe, Arraial dÁjuda Quem consegue resistir aos encantos de uma praia deserta? Taípe é assim, pura delícia! Ao visitá-la, prepare-se para encontrar uma natureza bem preservada, um mar azul intenso e muito agitado e falésias altas e coloridas, que se tornaram o cartão-postal da região.

  1. Praia de Imbassaí

Praia de Imbassaí, Imbassaí Areia branca, coqueiros e dunas dividem as atenções com as muitas barracas e mesas, que praticamente invadem o Rio Imbassaí. Se for entrar no mar, prepare-se para um mergulho em ondas constantes, de tons esverdeados.

  1. Praia Costa do Sauípe

Praia Costa do Sauípe, Costa do Sauípe A Costa do Sauípe é um dos grandos nomes do litoral norte da Bahia. Na praia homônima, a preservação impressiona, sobretudo com o ponto de desova das tartarugas marinhas. O belo cenário é composto por coqueiros, recifes e ondas que convidam a mergulhos e à prática de surfe.

 

 

Fonte: Ministério do Turismo/Viagem Turismo/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!