17/01/2018

Jaguarari: Prefeito alega perseguição política da Câmara

 

O prefeito de Jaguarari, Everton Carvalho Rocha (PSDB), declarou que as decisões do legislativo do município da região do Itapicuru têm sido norteadas por objetivos políticos pessoais.

A Câmara Municipal aceitou uma denúncia de infração político-administrativa contra o prefeito.

A decisão foi tomada por 12 votos favoráveis contra apenas um negativo, em sessão plenária realizada na última quinta-feira (11).

Everton declarou, em nota, que foi acusado por uma licitação que foi extinta antes mesmo de ter o contrato assinado e sem a aprovação do orçamento de 2018 na Câmara.

“Isso é uma acusação manipulada para atender interesses políticos das forças do atraso, que não param de agir em oposição à escolha do povo”, rebateu o político.

Rocha ainda acusa a Casa de acobertar denúncias contra o presidente Márcio Gomes (PSDB), que teria “implantado um esquema de contratação de funcionários fantasmas”.

Segundo a nota de resposta que pede “dois pesos e duas medidas”, a acusação contra Márcio Gomes foi engavetada pelos 12 colegas de vereança que rejeitaram o pedido de abertura de inquérito contra o presidente.

“Enquanto livraram o colega das acusações gravíssimas com provas documentais, decidem acatar injustamente a denúncia por algo que foi extinto antes mesmo de se concretizar e nem chegou a ser assinado pelo Prefeito”, destacou a nota.

Curso de Qualificação de Ligas de Futebol chega ao município de Juazeiro e região

Entre os dias 19 e 21 de janeiro, representantes de dez municípios que integram o Território de Identidade do Sertão do São Francisco estarão reunidos em Juazeiro para participar do último encontro do curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol. A iniciativa é uma realização da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e tem por objetivo dotar as entidades com estrutura gerencial compatível com o mercado do futebol amador e profissional da atualidade.

Totalmente gratuito para o público interessado e, até então, inédito na região, o curso acontece de sexta a domingo (19 a 21), a partir das 18h, no auditório da APLB – Rua Cícero Simões, 166, com palestras abrangendo temas administrativos, gestão de projetos, marketing esportivo e relações interpessoais.

Este será o 23º e último encontro realizados pelo projeto, iniciado pela Sudesb no mês de junho, em Salvador, quando reuniu municípios da capital e da região metropolitana. Em Juazeiro, a qualificação terá as presenças do diretor geral da Sudesb, Elias Dourado; do assessor da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor/Ministério do Esporte; Paulo Oliveira, dentre outras autoridades.

Estão sendo mobilizados, para este encontro gestores de esporte e dirigentes de Ligas de Futebol dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. O projeto tem suporte financeiro do Ministério do Esporte e está sendo executado pela Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP), com apoio da FBF e da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

  • Programação

23ª Etapa - Território de Identidade: Sertão do São Francisco

Município Sede: Juazeiro

Período: 19 a 21 de janeiro de 2018

Local: Auditório da APLB - Rua Cícero Simões, 166 – Alagadiço

Municípios envolvidos: Campo Alegre de Lourdes - Canudos - Casa Nova - Curaçá - Juazeiro - Pilão Arcado - Remanso - Sento Sé - Sobradinho – Uauá.

Paulo Afonso: 18 de janeiro tem Quinta na Praça

A 8ª edição do projeto Quinta na Praça, realizado pela TV São Francisco, afiliada Globo, em parceria com a Prefeitura de Paulo Afonso, teve início na quinta-feira, 11/1. Depois de sete anos na Praça das Mangueiras, o projeto foi deslocado para a Praça Dom Jackson Berenguer Prado, na Avenida Getúlio Vargas (praça da Igreja de Nossa Senhora de Fátima).

O secretário de Cultura e Esporte, Jânio Soares explica que a mudança do local foi para preservar a Praça das Mangueiras, onde já é realizado o Natal Social, e também para utilizar outros pontos da cidade que possuem espaços mais amplos e estrutura suficiente para abrigar eventos dessa natureza.

O Quinta na Praça é um projeto de cunho musical e cultural que tem como objetivo valorizar os artistas pauloafonsinos, apresentando a boa música e as culturas voltadas para a dança, teatro, artesanato e muitas outras, levando alegria e diversão durante as quintas-feiras, no mês de janeiro, nos dias 11, 18 e 25; e no dia 1º de fevereiro. O horário da programação é das 19h a 00h.

Nas noites das quintas-feiras, são montadas barracas para exposição e venda de artigos artesanais confeccionados por artesãos da cidade e da região. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Agentes de Trânsito e SAMU garantem a segurança do público que prestigia o projeto Quinta na Praça.

  • Confira a programação da quinta dia 18;

Zé Arteiro (intervenção artística);

Lekinho (Samba Raiz);

CIA de Artes Os Três Poderes (teatro);

Lorena (POP nacional e internacional)

  • Programação para a quinta 25;

CIA de Teatro Amadores (teatro);

S.O.O.M (Stoner Rock);

Escola de Dança Ballet e CIA (dança);

Salvio Emanuel (Forró Raiz)

  • Programação para a quinta 1º de fevereiro;

Effect Dance (dança);

Igor Gnomo e Convidados (MPB, Bossa Nova, Jazz);

CIA de Dança Filhos da Terra (dança, teatro e música);

Barro Verde (Reggae).

Uninassau promoverá 1º Workshop de práticas empresariais do Vale do São Francisco

Nos próximos dias 20 e 21, a partir das 8h, a Faculdade Uninassau Petrolina, por meio do Núcleo de Consultoria e Treinamento Empresarial (NCT) e em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, realiza o 1º Workshop de práticas empresariais do Vale do São Francisco. O evento disponibiliza 2.500 vagas para mais de 20 oficinas e conta, ainda, com stands de empresas parceiras da Faculdade, que exibirão e comercializarão produtos.

As oficinas abordam noções de gestão empresarial e planejamento estratégico nas áreas de hotelaria, engenharia, agrícola, gestão hospitalar, educação, estética, contabilidade, entre outras. “A Uninassau vem realizando diversos eventos na área de gestão, mas dessa vez, abordaremos o assunto levando em consideração segmentos específicos de empresas, com a participação de profissionais renomados da região. É importante que as pessoas participem e comecem o ano já buscando informações e crescimento profissional”, frisou o coordenador de cursos presenciais, Sérgio Murilo.

O público-alvo do evento são empresários e colaboradores de empresas que podem se inscrever por meio do endereço eletrônico extensao.uninassau.edu.br. A entrada requer um 1kg de alimento não perecível. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3866-0012. A Faculdade está localizada na Av. Clementino Coelho, 714, Bairro Atrás da Banca.

Confira a programação completa das oficinas: 20/01- 08h30 às 11h30 (oficinas nas áreas de Empreendedorismo e Inovação, Gestão para empresas de Educação, Gestão de Farmácias, Gestão no Agronegócio, Fazendas e Empresas Agrícolas, Gestão de Bares e Restaurantes, Gestão de Turismo e Hotelaria, Gestão de empresas voltada para o segmento Beleza e Estética)

20/01 – 13h30 às 17h (Gestão de empresas de Móveis, Eletrônicos, Utensílios e decoração, Gestão de Casas de Construção e empresas de Engenharia, Gestão em Empresas de Transporte – Logística de armazenagem e distribuição, Gestão de empresas de Calçados, Confecção e Acessórios, Gestão Industrial e Produção, Gestão voltada para Escritório de Contabilidade)

21/01 – 8h às 11h30 (Gestão de Padarias, Pizzarias, Lanchonetes e Cafeterias, Gestão Hospitalar e Clínicas de Saúde, Gestão de Serviços – foco na fidelização do cliente, Gestão de Supermercados, Gestão de Atacado e Distribuição, Gestão de Empresas de vendas de peças automobilísticas e serviços mecânicos, Gestão de empresas voltadas para Vendas Automobilísticas e Treinamento para Consultores autônomos de vendas).

FÓRUNS DISCUTIRÃO ECONOMIA SOLIDÁRIA EM ITAÍBA E PETROLÂNDIA 

O sucesso da caravana da Comissão Estadual de Cadastro, Informação e Comércio Justo e Solidário (CADSOL) realizada em Petrolândia, Itaíba e Pesqueira em 2017 já rendeu resultados. No dia 16 de janeiro será constituído o Fórum de Economia Solidária em Itaíba, no agreste pernambucano. O evento acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, às 9h. À tarde, às 14h, haverá uma capacitação sobre o cadastro no CADSOL. Já Petrolândia, no sertão, reativará o Fórum no dia 17 de janeiro, na Câmara de Vereadores, às 9h.

Entre os principais objetivos do Fórum de Economia Solidária estão a discussão das leis referentes ao assunto bem como a comercialização de produtos por parte dos grupos e associações. Em Itaíba, a expectativa é da participação de coletivos nas áreas de artesanato e agricultura familiar. Já em Petrolândia, a maior parte dos empreendedores é de piscicultura, caprinocultura, agricultura familiar e artesanato. O Fórum é constituído por representantes da gestão municipal, empreendedores, entidades de fomento e assistência.

A caravana do CADSOL contou com a participação de representantes da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), da Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco (SRTE/MTE), Universidade Federal de Pernambuco Campus do Agreste (CAA - UFPE) do Comitê do CADSOL, do Pró-Rural e IPA. Na ocasião, em Petrolândia, foi realizada uma oficina com grupos, associações e cooperativas do sertão sobre as políticas públicas de economia solidária e inclusão no CADSOL. O cadastro tem como objetivo o reconhecimento público dos empreendimentos de modo a permitir o acesso às políticas públicas e programas de crédito e de fomento à economia solidária.

 

Fonte: BN/Ascom Sudesb/OANoticias/O Diário da Região/BlogdoGeraldoJosé/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!