18/01/2018

Feira: Inscrições abertas para a 11ª edição do FENATIFS

 

As inscrições para a 11ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS), que tem sua data marcada entre os dias 1º a 12 de outubro de 2018, ficam abertas até o dia 15 de março de 2018 para que grupos de todo o Brasil possam se inscrever. O FENATIFS tem o intuito de valorizar, movimentar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude, consolidando a Bahia como polo fomentador do teatro infantil brasileiro e para tanto busca, também propostas diferenciadas para o grande público, assim como propostas direcionadas a poucas pessoas que possam ter contato com a arte de forma inusitada. Será concedido a todos os grupos participantes o Troféu Biribinha, uma homenagem a Teófanes Silveira, grande incentivador do FENATIFS que, como Palhaço Biribinha, ator, diretor e produtor, reúne em experiência mais de 50 anos de vida artística adquirida em herança da família Silveira, família tradicional de circo do nordeste brasileiro.

O 11º FENATIFS tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Nº 25/2016 Eventos Culturais Calendarizado 2017-2019. O festival tem como organizadora a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia - Cia. Cuca de Teatro e apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA.

De caráter não competitivo a 11ª Edição do FENATIFS compreenderá as seguintes atividades: apresentações dos espetáculos da Mostra Nacional; apresentações dos espetáculos da Mostra Interior do Nordeste; apresentações dos espetáculos da Mostra Jovens Talentos (categoria institucional e de grupo); apresentações dos espetáculos convidados e atividades paralelas que são constituídas de ações culturais compostas de debates, avaliações dos espetáculos apresentados, oficinas, palestras, workshops, mesa redonda e uma Mostra de Talentos Mirins com participação de grupos que encenam espetáculos feitos por crianças na faixa etária de 07 até 12 anos, exclusivamente do Município de Feira de Santana – BA, seus distritos e dos Municípios que compõem o Território Portal do Sertão. Poderão participar das oficinas, debates e painéis, pessoas ligadas à cultura ou interessadas, integrantes ou não dos grupos inscritos.

  • Período de inscrição: De 15 de janeiro a 15 de março de 2018.

Os Editais e fichas para inscrição nas Mostras do 11º Fenatifs estão disponíveis no site www.ciacucadeteatro.com.br conforme especificações abaixo:

EDITAL Nº 001/2018 - MOSTRA NACIONAL - 11ª Edição

FICHA DE INSCRIÇÃO - MOSTRA NACIONAL 11º FENATIFS

Participação: Grupos de todo o Brasil que encenem espetáculos destinados ao público infanto-juvenil e que, preferencialmente, sejam inéditos no município de Feira de Santana-BA.

EDITAL Nº 002/2018 - MOSTRA INTERIOR DO NORDESTE 11º FENATIFS

FICHA DE INSCRIÇÃO - MOSTRA INTERIOR DO NORDESTE 11º FENATIFS

Participação: Exclusiva para Grupos do interior do Nordeste que encenem espetáculos destinados ao público infanto-juvenil e que, preferencialmente, sejam inéditos no município de Feira de Santana-BA.

EDITAL Nº 003/2018 - MOSTRA JOVENS TALENTOS 11º FENATIFS

FICHA DE INSCRIÇÃO - MOSTRA JOVENS TALENTOS 11º FENATIFS

Participação: Grupos e instituições de todo o Brasil que encenem espetáculos com temas voltados não só para a infância como também para a juventude, cujo elenco do espetáculo seja composto por, no mínimo, 70% de adolescentes e jovens na faixa etária de 13 até 29 anos. A Mostra Jovens Talentos é dividida em duas categorias: Categoria Grupo, para grupos independentes que tenham, no mínimo, 01 (um) ano de trabalho comprovado e Categoria Institucional, para instituições sociais públicas ou privadas que trabalhem com teatro e/ou com Projetos teatrais no âmbito social.

Universidade Aberta do Meio Ambiente retoma as atividades em fevereiro

As atividades de 2018 programadas para a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (UNAMACS), estarão abertas para o público, a partir de fevereiro, quando os funcionários responsáveis pelo setor retornarem das férias.

Com apenas seis meses inaugurada pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, a UNAMACS já desenvolveu nove cursos junto à comunidade com ações de educação socioambiental. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Carneiro, neste período foram ofertados cursos de Capacitação em Resíduos Sólidos: Destino e Reuso; Extensão em Ações Estratégicas em Educação Socioambiental; Extensão em Licenciamento Ambiental; Formação sobre Capacitação em Recomposição Ambienta; uma Oficina de Compostagem; Curso de Extensão em Direito Ambiental; e um Curso de Formação com tema “Organizando Ações de Educação Socioambiental.

Matrícula para oficinas culturais do Programa Arte de Viver encerra dia 22

Foram mais de 3 mil inscrições nas 20 oficinas gratuitas de arte-educação, para um total de aproximadamente 2.500 vagas. Os interessados, que foram selecionados, tem até o dia 22, próxima segunda-feira, para fazer a matrícula. As informações são referentes ao programa Arte de Viver, iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Egberto Costa.

A relação dos selecionados pode ser vista na internet bastando acessar o link https://goo.gl/r77Cju. Quem não comparecer e apresentar a documentação exigida no prazo estabelecido perde o direito a vaga.

As oficinas, nas mais diversas atividades culturais, serão realizadas no primeiro semestre de 2018, no Centro de Cultura Maestro Miro e nos três CEU’s (Centros de Artes e Esportes Unificados) localizados nos bairros Cidade Nova, Aviário e Jardim Acácia.

Os inscritos selecionados podem efetuar a matrícula no próprio Centro de Cultura Maestro Miro, das 8h ao meio dia e das 14 ás 18h. É necessário levar a via original do RG, CPF e comprovante de residência. O telefone do Maestro Miro, para contato, é o 75 3614 8410. Se você não sabe como chegar ao equipamento, click aqui e trace sua rota: https://goo.gl/8ssVkV

Inscrições deram um salto de 600 para mais de três mil

O Programa Arte de Viver, realizado pelo Município através da Fundação Egberto Costa (Funtitec), saltou de cerca de 600 inscritos para mais de três mil. “Estamos em crescimento e com praticamente nossa capacidade esgotada”, diz o Diretor de Atividades Artísticas da Funtitec, Luiz Augusto Oliveira (foto). Segundo ele a intenção é, futuramente, expandir o número de vagas e locais de realização do Arte de Viver.

Nova Fonte dos Milagres, na Gabriela, vai ser inaugurada nesta quinta-feira, 18

Uma das nascentes mais importantes de Feira de Santana, tanto em termos históricos como espaço de lazer, a nova Fonte dos Milagres, localizada na Gabriela, será inaugurada nesta quinta-feira, 18, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. O evento está marcado para as 18h.

A fonte passou por um amplo processo de reestruturação, que vai garantir a sua revitalização. Ganhou uma praça – dotada de parque infantil, bancos de madeira à sua volta. Em março de 2017 foi o local escolhido para o plantio de árvores pela Rede Internacional de Plantio Global.

A reestruturação da APP (Área de Proteção Permanente), localizada entre as ruas Pantanal e Flamengo e a Travessa Casarão levou a Prefeitura a tomar medidas legais que garantirão a preservação da fonte como espaço de uso comum, como a recuperação de áreas da APP que estavam invadidas.

Audiências públicas para elaboração da LDO 2019 começam dia 27 de fevereiro

A Secretaria de Planejamento divulgou o cronograma de audiências públicas, com a participação da sociedade civil organizada, para a elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2019.

O Projeto da LDO estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento.

Cronograma segue até o dia 6 de março

Os eventos serão iniciados no dia 27 de fevereiro, sempre nos dois períodos. Pela manhã, no distrito de Jaguara, na sede da Casa da Prefeitura, e à tarde no distrito de Maria Quitéria, no Posto do CRAS, à rua Padre Epifânio.

No dia 28, pela manhã na Biblioteca Municipal de Humildes e à tarde na Unidade de Saúde da Matinha. As audiências públicas nos distritos de Tiquaruçu, no Centro de Desenvolvimento Comunitário José Gregório, pela manhã e no Governador João Durval Carneiro, Creche Maria de Lourdes Almeida Machado, à tarde, serão realizadas no dia 1º de março.

No dia 2 daquele mês, o evento acontecerá no distrito de Bonfim de Feira, na Escola Municipal Álvaro Pereira Boaventura, pela manhã, e à tarde em Jaíba, na Associação Comunitária de Jaíba.

No dia 6, participarão os representantes das Regiões Administrativas I, II e III, pela manhã, e à tarde as Regiões Administrativas IV e V, ambas da sede, no auditório da Secretaria de Saúde. O secretário de Planejamento, Carlos Brito, diz que a participação ativa é importantes. “Assim, a administração fica conhecendo as demandas da sociedade”.

Centro de Atenção Psicossocial prioriza, este mês, os grupos terapêuticos

A psicoterapia em grupo, com foco em alertar as pessoas sobre transtornos mentais que possam estar enfrentando, é uma das ações desencadeadas, este mês, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD), em Feira de Santana. As atividades em grupos terapêuticos são alusivas ao “Janeiro Branco”, campanha nacional com o objetivo de intensificar os cuidados com a saúde mental, durante o período.

Os participantes de atividades em grupos terapêuticos aprendem a pensar de forma mais analítica e externar o que sentem, diz o psiquiatra Tito Germano (foto). “O método ajuda no tratamento de qualquer paciente identificado com algum tipo de transtorno na mente”, observa o especialista.

Atualmente, o Caps AD, órgão da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Feira de Santana, conta com mais de 6.500 pacientes. A demanda é espontânea e o atendimento é gratuito, basta comparecer a unidade com documento de identidade e comprovante de residência. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h e fica localizado na Rua Prudente de Morais, nº 170, Ponto Central. O telefonem para contato é 3625 3378.

Semanalmente são realizadas oficinas de música, artesanato, jogos de memória, atividades físicas com esportes como o futebol, para o paciente e também o familiar. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagoga, técnico de enfermagem e educador físico.

 

Fonte: SecultBa/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!