31/01/2018

Feira: coquetéis molotov são jogados em garagem de empresa de ônibus

 

Na manhã desta terça-feira (30), foram arremessados três coquetéis molotov na garagem da empresa de ônibus Rosa, em Feira de Santana. Os artefatos são compostos químicos, líquidos e inflamáveis, que podem causar explosões e incêndio. Não há informações sobre quem jogou os coquetéis na garagem, localizada no bairro Novo Horizonte, informa o site Acorda Cidade.

O clima na cidade está tenso em razão da licitação do transporte alternativo. Um carro transportando vários pneus também foi conduzido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o complexo de delegacias. O secretário municipal de transportes e trânsito, Saulo Figueiredo afirmou que só através de investigações será possível identificar os autores. Segundo ele, ainda não é comprovada a relação dos protestos com a questão da licitação do alternativo.

Colbert defende Hartung candidato à Presidência da República

Apesar de uma possível debandada no MDB na Bahia, o vice-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, afirmou ao bahia.ba que continuará na legenda e defendeu que o partido lance, inclusive, candidato à sucessão de Michel Temer.

“Acredito que o nome do governador Paulo Hartung, do Espírito Santo, é um nome que vamos defender na nossa convenção em março. Muita gente no MDB pensa como eu. É preciso que quem tem a chance de estar à frente do poder não fique a reboque de ninguém”, declarou o vice-prefeito.

Hartung, por sinal, também já foi defendido pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), como possível candidato a presidente.

Para Colbert, a possível pulverização de candidaturas ao Planalto favoreceria um candidato do MDB à Presidência da República. Ao assegurar sua permanência na sigla, Colbert defendeu que o partido “corrija o que tem de problema” e “volte a ser o MDB de Ulysses [Guimarães]”.

Sobre os rumores de que o prefeito de Feira, José Ronaldo (DEM), vá compor a chapa de Neto, Colbert evitou opinar: “Acho que ele [Zé Ronaldo] tem capacidade para o que pretender, mas é uma decisão absolutamente pessoal. Acho que as decisões só vão acontecer no final de março”.

Colbert atualmente está no comando do Executivo feirense, devido a uma viagem do democrata aos Estados Unidos. Zé Ronaldo reassumirá a prefeitura na próxima segunda-feira (5).

Alarme para mulher sob medida protetiva acionar polícia, ideia vencedora do Hackathon Feira

Um dispositivo semelhante ao de um alarme de carro, que no mercado chinês custa em torno de 5 dólares. Com ele, a mulher sob medida protetiva, determinada pela Justiça, poderá acionar as autoridades policiais a qualquer momento. Essa é a síntese da ideia vencedora do Hackathon Feira de Santana, que reuniu mais de 60 pessoas que atuam na programação de softwares e aplicativos para buscar soluções, exclusivamente, para a segurança pública.

Considerado uma maratona de mais de 30 horas de trabalho ininterrupto entre profissionais e estudantes de tecnologia, o Hackathon, aconteceu no sábado e domingo, nas dependências do Sesi. A iniciativa foi da Prefeitura Municipal através da Fundação Municipal da Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa. Além do Sesi, foram parceiros da Fundação neste evento instituições como Sebrae, Câmara dos Dirigentes Lojistas e Associação Comercial de Feira de Santana.

A equipe Temet, vencedora do Hackathon Feira de Santana – Segurança Pública, é de Salvador. Seus quatro integrantes foram premiados com smrtphones. Isis Ribeiro, que faz parte do grupo, disse que o enfrentamento à violência contra as mulheres pode se tornar mais simples a partir do uso do dispositivo. Diferentemente de quase todas as propostas apresentadas ao final dos trabalhos, a ideia dela e dos seus parceiros David Mete, Wesley Ribeiro e Rafael Marcelino não utiliza um aplicativo de smartphone. Foram necessárias cinco horas de trabalho para desenvolvimento do protótipo.

De acordo com a equipe, o dispositivo será monitorado via satélite por uma empresa de comunicações através do método GSM. Diante de uma ameaça por parte do agressor, a vítima vai acionar o equipamento de maneira simples, onde quer que esteja, e o seu alerta vai chegar as autoridades. O sinal será identificado e a polícia vai saber de quem se trata aquele pedido de socorro.

Município se dispõe a ajudar na busca de recursos para colocar ideia em prática

“Os resultados foram melhores do que esperávamos, no tocante à qualidade. Iniciativas como esta fazem Feira ser vista como cidade inovadora”, afirmou o prefeito em exercício, Colbert Filho. Entusiasta do encontro de tecnologia, ele acompanhou a apresentação de todas as propostas das 13 equipes participantes – cada uma dispôs de três minutos, mais dois para responder a questionamentos do corpo de jurados.

Em princípio, diz o prefeito em exercício, os trabalhos apresentados “não apenas são interessantes, sob todos os pontos de vista, mas simples e executáveis”. Caso alguma dessas propostas possa ser colocada em prática (isto vai ser definido após análise mais detalhada de viabilidade pelas autoridades da segurança pública), o município se dispõe a tentar através da busca de parceiros, recursos para viabilizar o investimento.

Melhores propostas agora vão ter análise mais aprofundada

Agora as ideias vencedoras do Hackathon Feira de Santana, sobre segurança pública, vão passar por uma análise mais aprofundada, pelos dirigentes da segurança pública em Feira de Santana. Essa avaliação vai ser determinante para se chegar a uma conclusão quanto a sua aplicabilidade.

Os trabalhos do foram analisados pelo professor da UEFS, Ângelo Lola, o secretário de Prevenção à Violência, Pablo Roberto, o jornalista Glauco Wanderlei, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, Marcelo Alexandrino e Edmundo Gomes, do Sebrae. Este grupo atribuiu notas as propostas e definiram as vencedoras.

Prevenção contra furto e roubo de veículos, ideia vice-campeã

A equipe Ragatonga, vice-campeã do Hackathon Feira de Santana sobre Segurança Pública, propôs um aplicativo para ajudar na prevenção contra furtos e roubos de veículos. Seus integrantes foram premiados com bicicletas. A terceira colocada, a equipe Coders, criou um sistema para troca de informações entre os organismos policiais. Cada membro da equipe receberá cursos gratuitos ministrados pelo Sebrae.

Micro e pequenos empresários têm até quarta-feira, 31, para renegociar dívida com a Receita Federal

Termina nesta quarta-feira, 31, o prazo para a renegociação da dívida tributária de micro e pequenas empresas, junto à Receita Federal, sob pena de serem excluídas do Simples Nacional.

A informação é do secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, ao enfatizar que a exclusão do Simples acarretará para os empresários com este perfil, um aumento de até 32 por cento nos encargos.

Já que a micro e pequenas empresas ficaram de fora do Novo Refis, por conta do veto do presidente Michel Temer, Borges Júnior esclarece que os empresários atingidos devem aderir ao Refis antigo para não ficar fora do Simples.

"A Frente Nacional dos Prefeitos, junto com o Sebrae, está lutando no Congresso Nacional para a derrubada do veto, a partir da reabertura dos trabalhos, em 19 de fevereiro, para que a micro e pequenas empresas possam renegociar suas dívidas sem juros e sem multas", disse o secretário.

Comissão Tripartite de Emprego e Renda apresenta balanço na Casa do Trabalhador

Responsável pela discussão da política de geração de emprego e renda para o Município, a Comissão Tripartite de Emprego e Renda de Feira de Santana, reunida na Casa do Trabalhador, na manhã desta terça-feira, 30, avaliou o convênio mantido com o Ministério do Trabalho, o índice do emprego e a produção de atendimento do posto de serviço.

De acordo com o levantamento apresentado pelo secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC), Antônio Carlos Borges Júnior, a Casa do Trabalhador – administrada pela sua pasta – realizou 67.351 atendimentos, no exercício de 2017.

Dentro deste universo, considerado bastante produtivo por Borges Júnior, estão contidos procedimentos de cadastros e pesquisa de vagas, colocação no mercado de trabalho, encaminhamentos para entrevistas, e entrada na liberação do benefício Seguro Desemprego.

Na oportunidade, o diretor da Casa do trabalhador, Arlindo Amaral Marque foi conduzido à presidência da Comissão Tripartite, para o biênio 2018/2019, sucedendo à gestão de Hamilton Ramos, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Feira de Santana.

Participaram da reunião Natália Alves Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Feira de Santana (SINTRAFS), Antônio Geraldo Moraes Pires, do Centro das Indústrias (CIFS), Geórgeton Nery Rios, chefe de Gabinete da SETTEC, Délcio Mendes Barbosa, presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Feira de Santana (SECOFE).

 

Fonte: BNews/Bahia.ba/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!