03/02/2018

Tucano: com salários em atraso, professores saem em protesto

 

Os professores da rede pública municipal de Tucano saíram em passeada na manhã desta sexta-feira (02) pelas ruas da cidade e fizeram uma manifestação  na frente da casa do prefeito Luiz Sérgio (PSD) para protestar contra o o que chamam de ‘descaso da gestão’ e cobrar imediatamente o pagamento integral do salário de dezembro de 2017.

De acordo com o Site Resenha Local, a Prefeitura havia informado que no último dia 31 seria pago o salário de janeiro e o restante de dezembro. Sem o dinheiro na conta, os professores decidiram realizar a manifestação. Na frente da residência, os professores cobravam a presença do gestor e exigiam a resolução do problema. “Ô doutor Sérgio, cadê você, eu vim aqui só pra lhe ver. Venha logo, doutor Sérgio”, cantava o grupo e tom de protesto.

No dia 30 de janeiro, os profissionais foram até o Ministério Público para falar e pedir celeridade na decisão judicial. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Tucano, José Nilson, informou ao juiz que se tratava de 700 pessoas, pais de família, que estavam sem receber salário e sem previsão.

Nesta sxta, após a nova manifestação, a Prefeitura soltou uma nota de esclarecimento onde informa que mais 58% do salário de dezembro foram pagos, somando até o momento, ao todo, 80% do valor total depositados.

Segundo a nota, “os 20% restante serão creditados na conta dos professores até o dia 10 de fevereiro. Assim, o Governo Municipal lamenta o estado de greve decretado pela categoria, pois tem mantido o diálogo permanente com a classe, além de se esforçar para honrar com todos os compromissos assumidos com os servidores municipais de Tucano”, dizia a nota.

Ainda não há confirmação se o valor, de fato, foi creditado na conta dos profissionais.

JAGUARARI: MANDADO DE SEGURANÇA DETERMINA VOTAÇÃO DA LOA - DECISÃO ESTABELECE MULTA DIÁRIA A VEREADORES AUSENTES

A juíza Maria Luíza Nogueira Cavalcanti Muritiba,  da Comarca de Jaguarari, consedeu medida liminar em mandado de segurança ( 8000038-02.2018.8.05.0139) que tem como réu Márcio Gomes de Araújo (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Jaguarari. Segundo a decisão da magistrada, o réu tem agido "de forma tendenciosa, como se pudesse praticar os referidos atos na condição de Presidente Legislativo de modo pessoal e autoritário".

A decisão determina que ele coloque em pauta Lei Orçamentária Anual (LOA), "em regime de urgência, no prazo de 24 horas, em quantas sessões extraordinárias for preciso designar, até atingir o quorum necessário à votação da LOA". A decisão estabelece multa diária de R$ 10.000,00 aos vereadores ausentes ou que descumpram a convocação. Em sua decisão, a juíza também determinou que "em todas as sessões designadas compareça um Oficial de Justiça atuante neste Juízo e certifique quais os vereadores estão presentes na sessão e nas imediações da Casa para que o Ministério Público possa avaliar a conduta sob o prisma do crime de responsabilidade dos vereadores".

Nos dias 31 e 27 de janeiro centenas de pessoas foram às ruas de Jaguarari protestar contra a ausência da votação da LOA. A Prefeitura esclarece que esta situação esta situação está interferindo na prestação dos serviços públicos à população. Pois a gestão municipal só pode efetuar os investimentos após a votação do orçamento pelos vereadores. É o orçamento que determina os investimentos necessários em áreas como a saúde, educação, ação social.

EM SOLENIDADE BASTANTE PRESTIGIADA É EMPOSSADO NOVO SUPERINTENDENTE DA CODEVASF EM JUAZEIRO

Prestigiadíssima. Foi assim a solenidade de posse do novo titular da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), 6ª SR, em Juazeiro, na manhã desta sexta-feira (02) Elmo Aluízio Vieira do Nascimento, no auditório da empresa, no bairro de Piranga. O evento contou com a presença do presidente da Codevasf Antônio Avelino, dos Deputados Federais Elmar Nascimento (responsável pela indicação) e José Carlos Araújo, dos Deputados Estaduais Tom Araújo e Luciano Simões Filho, dos prefeitos, vereadores e secretários do Norte da Bahia, da região de Campo Alegre de Lourdes à Jacobina, além de empresários, produtores e populares.

O prefeito de Casa Nova Wilker Torres foi convidado à mesa representando os demais prefeitos presentes. O presidente da Codevasf abriu a série de pronunciamentos saindo em defesa da classe política que considera importante na consolidação do desenvolvimento do país e fez uma crítica ao fato de que no organograma do governo federal “não existe um único órgão que possa responder pela irrigação do nosso País. Que se faça estudos para responder porque esqueceram nas reformas feitas deste setor primordial para região Nordeste”. Antônio Avelino ainda saiu na defesa do Canal do Sertão que tem verba de R$ 30 milhões para consolidação da obra na Bahia e prometeu para em breve a inauguração do sistema de abastecimento de água da cidade de Campo Alegre de Lourdes.

O Deputado José Carlos Araújo disse das ações que tem empreendido em parceria com a Codevasf, entre elas, as emendas para concretização do sistema de abastecimento de água Campo Alegre de Lourdes e da pavimentação asfáltica entre Campo Alegre de Lourdes na Bahia e São Raimundo Nonato no Piauí. Araújo foi bastante aplaudido quando citou que como presidente do Conselho de Ética da Câmara cassou “um dos maiores corruptos desta nação”, o ex-deputado Eduardo Cunha.

Na sua fala o Deputado Federal Elmar Nascimento justificou a indicação do irmão para 6ª SR. “Não o fiz por questão de parentesco, mas sim por conhecer a sua capacidade de gestão seja na área empresarial privada, ou como, gestor aprovado de Campo Formoso e plena convicção de que ele está preparado para este novo desafio”.

Em nome de todos os prefeitos o Chefe do Executivo de Casa Nova Wilker Torres aproveitou para a sua fala para solicitar dos deputados presentes e do presidente da Codevasf, mais recursos e ações voltadas para o setor hídrico no Vale do São Francisco.

Coube ao novo Superintendente da Codevasf em Juazeiro Elmo Nascimento encerrar a solenidade. “A Codevasf é uma empresa voltada para o desenvolvimento agrícola, agropecuário e agroindustrial nos Vales do São Francisco, Parnaíba, Itapicuru e Mearim. Como agente de integração e desenvolvimento regional respeitando as particularidades de cada município tem buscado alternativas de vocações locais a exemplo da piscicultura, apicultura e ovinocaprinocultura. A busca pela melhoria social diversas comunidades vêm alcançando resultados muito importantes. Queremos e vamos dar andamento a esses projetos além de outras que terão a nossa maior atenção” disse.

Esteve presente e também foi convidado para compor a mesa o ex-prefeito e ex-deputado federal Joseph Bandeira. E foi sentida as ausências de rpresentantes de Juazeiro. O prefeito Paulo Bomfim, nem seu representante, compareceu, assim como não se fez presente nenhum dos 21 parlamentares que compõem a Câmara Municipal.

PREFEITO DE SOBRADINHO COBRA URGÊNCIA NA REABERTURA DA AGÊNCIA DO BB DO MUNICÍPIO

Na manhã de quinta (1) o Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, esteve reunido com representantes do Banco do Brasil para dialogar sobre a reabertura da agência na cidade, que foi destruída por uma ação de assaltantes no mês de julho do ano passado. O gestor municipal expôs para os prepostos da instituição financeira, os transtornos pelos quais a população vem sofrendo desde que a agência deixou de funcionar e solicitou a reabertura em caráter de urgência.

"O município de Sobradinho não pode mais esperar tanto tempo pela agência do Banco do Brasil. A população clama pela reabertura da agência que aqui congrega um grande número de correntistas. Os comerciantes e demais clientes estão passando por muitas dificuldades para realizar suas operações financeiras. O Banco do Brasil tem, acima de tudo, uma função social e é isso que estamos ressaltando no diálogo com a instituição", informou o prefeito.

O Prefeito também se dispôs a realizar uma parceria com o Banco do Brasil para acelerar a reforma da agência, atendendo a um anseio da comunidade. Presente na reunião o vice- prefeito Paulo Lima, também reforçou o pleito da comunidade e solicitou um atendimento temporário, mencionando o grande prejuízo, principalmente para os comerciantes do município, desde que a agência foi fechada.

Rodrigo Aurélio, Gerente de Governo do Banco do Brasil, reconheceu o atraso das obras e justificou citando os entraves burocráticos para que o processo de reabertura seja finalizado. Segundo ele, a mão de obra que o banco dispõe é insuficiente para todas as demandas e informou que a agência não será reformada e sim reconstruída, seguindo o novo modelo padrão do BB. Rodrigo Aurélio apresentou um dado importante e que sustenta a necessidade da agência em Sobradinho: 95% do total de crédito do município é realizado pelo Banco do Brasil. O Gerente local da agência, Edvaldo Carvalho, garantiu que até o mês de março será disponibilizado um ponto de atendimento para minimizar os prejuízos, até que a nova agência seja entregue a população.

Moisés da Silva Cunha Junior, Superintendente Regional, agradeceu ao gestor municipal a iniciativa de se disponibilizar para uma parceria e reafirmou que esta também é a intenção da instituição. Ele também lamentou a situação do município de Sobradinho e disse que existem em torno de 20 municípios baianos, que estão com o mesmo problema. A boa notícia é que, de acordo com Moisés da Silva, a obra já está autorizada, com previsão de iniciar no segundo semestre deste ano. Ele também garantiu todo empenho para acelerar a obra no município.

"Estamos acompanhando de perto o processo de reabertura da agência e vamos cobrar celeridade na obra e também na ação paliativa de disponibilizar um posto de atendimento para que a população não fique ainda mais prejudicada", garantiu o prefeito.

 

 

Fonte: Calila Noticias/Portal Jaguarari/BlogdoGeraldoJosé/Ascom PMS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!