07/02/2018

Itacaré: Carnaval 2018 resgata a cultura local

 

Considerado como um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil, Itacaré vai realizar no período de 10 a 13 de fevereiro um dos maiores carnavais de todos os anos, com grandes atrações nacionais, bandas locais que já estão conquistando o cenário regional e ainda resgatando a tradição dos antigos carnavais. Tudo isso sem contar com os tradicionais trios elétricos que puxarão os blocos e os foliões pipocas, sempre a partir das 11 horas da manhã, para que todos possam curtir a alegria da maior festa popular do Brasil.

Na lista de grandes atrações, o carnaval de Itacaré terá bandas como Revelação, Edson Gomes, Guig Ghetto, Bandana, Thaine e Tainá, Lordão e diversas grupos regionais. A realização é da Prefeitura de Itacaré, com o apoio do Governo do Estado da Bahia. E para garantir a segurança da festa, já que o carnaval de Itacaré é sinônimo de paz e tranquilidade, um grande esquema já está sendo elaborado pelas polícias Civil e Militar, além de seguranças contratados que atuarão dentro e fora do circuito. Também já está sendo implantado um sistema de monitoramento com câmeras espalhadas em diversos pontos da cidade.

O carnaval de Itacaré começa oficialmente no sábado, mas desde quinta-feira blocos infantis, tradicionais e também da Secretaria de Desenvolvimento Social já estarão nas ruas fazendo a alegria dos foliões. Durante os quatro dias de festas acontecerão desfile de blocos, bailes infantis e da melhor idade, desfile dos tradicionais caretas, além da criatividade e a da irreverências dos foliões que não dispensam as suas fantasias. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que todas as providências já estão sendo tomadas para que os foliões, itacareenses e turistas, possam curtir o carnaval com muita alegria, paz, animação e segurança.

RESGATE – Um dos pontos altos do carnaval será o resgate da cultura e da tradição das antigas festas. Para isso estão sendo montados dois grandes bailes, um infantil e outro da melhor idade, no Clube Pirajá, além de uma exposição fotográfica com as memórias dos antigos carnavais de Itacaré. O baile infantil acontecerá no dia 11 de fevereiro, domingo, a partir das 17 horas, com muitas música, animação e brincadeiras. Já o baile da melhor idade será no dia 12, segunda-feira, a partir das 19 horas, também à fantasia, trazendo o melhor das músicas qur animaram os antigos carnavais. A entrada é gratuita e aberta a todas as pessoas que desejam rever o melhor dos velhos carnavais.

Mascarados são cadastrados para o Carnaval de Itacaré

Uma das marcas do carnaval de Itacaré é a tradição dos blocos de mascarados, os chamados caretas, onde a comunidade se fantasia com roupas e pierrô e máscaras assustadoras e saem pelas ruas da cidade. O objetivo da brincadeira é curtir o carnaval sem ser reconhecido, passando por amigos e familiares pregando peças engraçadas. E depois o momento é de muita alegria e confraternização.

E para garantir a tradição e promover ao mesmo tempo a segurança dos foliões, a Prefeitura de Itacaré está realizando o cadastramento dos mascarados. Os interessados em sair fantasiados de caretas devem procurar a Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, na Praça do Canhão, até esta quinta-feira, dia 08, das 8 às 12 horas, e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4.

Cada mascarado receberá um crachá com um número, onde as informações ficarão registradas na Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura e com a Polícia Militar. Os caretas também terão um horário determinado para sair nas ruas e retirar suas máscaras. O objetivo é que a tradição dos mascarados permaneça viva em Itacaré, atraindo crianças, jovens e adultos, mas que possa garantir também a segurança de todos.

Além de toda a tradição dos caretas, blocos independentes e dos bailes infantis e da melhor idade, o carnaval de Itacaré também terá bandas como Revelação, Edson Gomes, Guig Ghetto, Bandana, Thaine e Tainá, Lordão e diversas grupos regionais. A realização é da Prefeitura de Itacaré, com o apoio do Governo do Estado da Bahia.

CANAVIEIRAS: CARNAVAL TERÁ GRANDES ATRAÇÕES

O carnaval de Canavieiras, que acontece entre os dias 08 a 13 e 15 a 17 de fevereiro, contará com grandes  atrações que prometem animar a festa momesca.

Entre as atrações estão Babado Novo, Chiclete com Banana, Ju Moraes, Sinho Ferray, Fabrício Pancadinha e muitos outros.

Além das bandas,  será montada uma tenda mix com músicas eletrônicas e Djs.

O carnaval de Canavieiras terá abertura na próxima quinta-feira (8) com a lavagem do beco da Brasília.

Cassado os direitos políticos dos prefeitos de Eunápolis e Cabrália

Os prefeitos de Eunápolis e Santa Cruz Cabrália, Robério Oliveira (PSD) e Agnelo Santos (PSD), respectivamente, foram condenados à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco anos e ao pagamento de multa civil de 10 vezes a remuneração do cargo público que ocuparam.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (5).

Os dois foram acusados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por improbidade administrativa referente a infrações cometidas em 2005 – Robério estava em seu primeiro mandato e Santos ocupava o posto de ex-secretário municipal de Finanças de Eunápolis.

De acordo com a ação, os dois remanejaram ilegalmente verbas orçamentárias, sem autorização do Legislativo. "Acrescenta que, posteriormente, visando dar legalidade aos remanejamentos, os réus editaram a Lei Municipal nº 551/2005, que passou a permitir remanejamento, transposição e transferência de dotações orçamentárias de maneira genérica, independente de autorização legal específica", diz um trecho do processo.

O MP-BA sustenta que o montante desviado supera a marca de R$ 58 milhões entre janeiro e junho daquele ano.

Tanto Robério quanto Júnior negam que tenha ocorrido qualquer ato improbo. Mas o TJ-BA considerou que "as penas solicitadas são compatíveis com a gravidade da conduta praticada pelos demandados".

Do cargo de prefeito, os dois já estavam afastados em decorrência da Operação Fraternos, deflagrada em novembro do ano passado.

Eles e a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD) foram envolvidos no processo que envolve organizações que teriam sido "virtualmente montadas" para fraudar licitações e "desviar os recursos públicos destinados à contratação dos serviços licitados"

Itamaraju: Prefeito recebe líderes do MST para tratar sobre ações para 2018

O prefeito Marcelo Angênica e alguns membros de seu governo recebeu no período da tarde de segunda-feira (05), membros do Movimento Sem Terra (MST), que apresentaram um planejamento de ações 2018.

Dentre as ações, estão as melhorias na educação reforma e plano de ensino voltado a agricultura, para atender os assentados de várias comunidades.

A equipe do prefeito apresentou planilhas e debateu sobre cada item, demonstrando que muitas das cobranças estão em prática e outras apresentam previsões para serem implantados para melhor atender as comunidades. Também foi demonstrado que parte dos problemas somente não foram superados devido à redução nos repasses do governo federal referente ao FNDE e outros programas governamentais.

Dentre os assuntos de interesse de todas as comunidades que abrangem o território de Itamaraju, reforma de escolas e PSF através da sec. de Obras saúde, transporte, estradas vicinais que abrangem o nosso território, agricultura familiar e demais assuntos de interesses das comunidades. Numa reunião proveitosa com os dirigentes do MST (Leandro, PC, Maristela é demais amigos), vereadores Isaque Super Gil e Som de Nova Alegria.

Participaram da reunião o vice-prefeito Téa Pires, Juciara Pereira (sec. de Educação), Antonio Charbel (sec. de Obras), Ivan Favarato Filho (sec. de Agricultura) e líderes do movimento

 

 

Fonte: PSB/Jornal Bahia Online/BN/O Sollo/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!