08/02/2018

Ilhéus: Hemodinâmica do HRCC em fase final de teste

 

A confirmação de que até o final do mês, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Sul da Bahia terão acesso a um dos mais importantes exames de prevenção a doenças cardiovasculares foi anunciada nessa terça-feira (6). Em entrevista ao programa Médico da Família, comandado pelo jornalista Ramiro Aquino, na Morena FM (Itabuna), o diretor técnico do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), Cláudio Moura Costa, afirmou que as providências para que o serviço de Hemodinâmica comece a ser ofertado ainda em fevereiro, estão sendo tomadas.

“A equipe contratada já está sendo treinada para que até o final do mês, o serviço funcione de forma definitiva”, declarou Cláudio Costa. O HRCC será uma das unidades de saúde da rede pública da região Sul do Estado, a oferecer o exame, um dos mais modernos e eficientes, que permite um diagnóstico completo do funcionamento do sistema cardiovascular, com o máximo de prevenção e rapidez.

De acordo com Moura Costa, o processo de preparação técnica da equipe, denominado ‘application’ já está na fase final. O diretor técnico do HRCC destacou a eficiência e maior celeridade no diagnóstico, através do novo exame, fatores fundamentais para o êxito do tratamento de doenças cardiovasculares. “Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, mais eficiente será o tratamento”, ressaltou.

O equipamento de Hemodinâmica disponibilizado pelo HRCC representa o que há de mais moderno no mercado da saúde, permitindo procedimentos e diagnósticos de altíssima precisão. Com investimentos no que há de melhor, o HRCC oferece aos usuários serviços cada vez mais acessíveis.

“É uma satisfação ver que a região foi privilegiada com um investimento tão importante, que beneficia a 67 municípios, oferecendo serviços de saúde que não existiam ou que as pessoas tinham difícil acesso. É um prazer fazer parte dessa gestão e contribuir para que haja maior controle na assistência à saúde da população, finalizou.

Ilhéus: Ateliê Literário cria novas formas de produzir arte e estimular a leitura

O ‘Ateliê Literário Horizontina Conceição’ é o novo nome da antiga biblioteca do Colégio Vitória, em Ilhéus. A mudança não é apenas de denominação, mas também de metodologia do trabalho desenvolvido no espaço, na sede da escola, no Alto da Conquista. “A escolha tem relação com o termo francês, que significa estúdio, onde são realizados encontros de construção para estimular a leitura e diversas outras formas de comunicação, através das artes e da escrita”, explica a coordenadora de projetos da instituição, Elisa Oliveira.

A coordenadora explica, ainda, que a necessidade de mudar o método de ação atende à proposta de formação de leitores, criando situações para que a leitura se incorpore à vida do aluno, tornando-o um leitor para toda a vida. O Ateliê terá oficinas temáticas semanais, com duração de cinco semanas ou segundo a necessidade, com atividades como sarau, teatro, produção de livros, cenários e figurinos, vídeo, diário de bordo, feira de troca de livros, rodas de conversa com pais, escritores e artistas, mural de personas, grupos de leitura, ciranda de livros, debates sobre obras, confecção de bonecos e campanhas de arrecadação de livros e brinquedos.

Afinado com o tema gerador escolhido pelo Colégio Vitória para 2018 - “As relações humanas e a ética” –, o projeto selecionou livros com a mesma proposta que permitam uma reflexão sobre as relações e levem a uma mudança de atitude. O Ateliê tem projetos para o Infantil, Fundamental I e II e ações para o Ensino Médio. O acervo é composto por obras de literatura que atendem aos quatro segmentos, além de professores, funcionários e famílias.

Portas abertas

O Ateliê Literário Horizontina Conceição iniciou suas atividades, esta semana, com a contação de histórias para os alunos do Infantil. A historinha escolhida foi “A Arca de Ninguém”, de Mariana Caltabiano, texto no qual a autora reflete sobre a necessidade de conviver com os outros. “Tratamos da importância de perceber que cada um tem seu jeito, seu temperamento, e que a gente pode aprender a conviver respeitando o espaço do outro”, explica a educadora Ana Fragassi.

Cada aluno tem, no espaço, um kit de cinco livros que serão trabalhados nas oficinas e em casa, com a família. Além dos exemplares do Ateliê, haverá os livros do projeto Ciranda Literária. Outro projeto que foi renomeado e permanecerá, este ano, é o ‘Ateliê Literário Itinerante’, atrelado ao ‘Transformar’ que é um conjunto de ações colaborativas sociais, éticas e de civismo, em diferentes espaços da comunidade, promovendo melhorias físicas e humanas.

Azul vai se reunir com governador e prefeito

Uma reunião com a direção da companhia aérea Azul está sendo agendada com o governador da Bahia, Rui Costa e o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, para apresentar alternativas à extinção da rota Ilhéus-Salvador, anunciada recentemente pela empresa, com suspensão prevista para acontecer a partir do próximo dia 19. Após uma reunião ontem em Brasília, que contou com a presença de representantes da Prefeitura e do deputado federal Bebeto Galvão (PSB/Ba), a companhia se comprometeu a apresentar até a próxima sexta-feira (9), uma proposta de manutenção dos voos.

A rota ameaçada de extinção sob a justificativa de readequação da malha, atende a todo o sul da Bahia, com partidas do Aeroporto Jorge Amado, de segunda a sexta, às 13h40, e sábados e domingos, às 10h05. “São voos importantes para a região. A extinção desta rota põe a empresa na contramão das boas perspectivas de negócios previstas para acontecer a partir dos grandes investimentos que estão aportando na região, tal como o Porto Sul, Ferrovia de Integração Oeste-Leste, Zona de Processamento de Exportação e o próprio turismo”, disse o prefeito.

Dentre os temas que serão debatidos entre a empresa e os representantes do Estado e do Município, está uma viabilidade tarifária mais atraente para pousos e decolagens no Aeroporto Jorge Amado. Mário lembra que o governador Rui Costa já assinou o contrato de delegação do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, para o Governo da Bahia. Boa parte dos turistas que visitam a Bahia chega por Ilhéus, onde fica um dos mais antigos aeroportos do estado e o terceiro maior em número de passageiros. Em 2016, o Jorge Amado recebeu mais de 550 mil pessoas. Até abril de 2017, 190 mil viajantes passaram pelo equipamento.

Com a responsabilidade nas mãos do Estado, a programação é lançar licitação para que empresas de aviação civil disputem a gestão. De acordo com o secretário Marcus Cavalcanti, quem ganhar a licitação, além de ampliar o terminal de passageiros, realizar obra de recuperação da pista e a obra de tráfego aéreo, terá como obrigação fazer o estudo de localização, o projeto e o licenciamento ambiental para o novo aeroporto de Ilhéus. "Nós estamos dando o primeiro passo e estamos tendo condição de fazer um investimento pelo setor privado na melhoria de condição daquele aeroporto para atrair mais voos", enfatizou Cavalcanti, com quem Mário Alexandre esteve ontem em Salvador, debatendo o tema.

BARRO PRETO: MUNICÍPIO É CLASSIFICADO PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE

O município de Barro Preto foi classificado pelo Ministério dos Esportes / Governo Federal para implantação do Núcleo do Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC, que tem por finalidade a oferta de atividades de esporte recreativo e de lazer para a população, com qualidade, equidade e universalidade, cumprimento com os preceitos constitucionais de assegurar os direitos sociais fundamentos para a sociedade barropretense.

Segundo o Sr. Arley Soares Silva – Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo – SMECET/BARRO PRETO, o programa tem como público-alvo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos e pessoas com deficiências e o núcleo de esporte recreativo e lazer prevê o atendimento de 400 beneficiários. Acrescenta ainda que, o município já foi aprovado nas duas etapas preliminares de seleção das propostas e, segue para a etapa final (divulgação e homologação da proposta), com previsão para publicação no Diário Oficial da União, no próximo dia 05/03.

De acordo com a assessoria técnica da Educação, a participação do município no processo de Seleção de Propostas para implantação do PROGRAMA ESPORTE E LAZER NA CIDADE – PELC, junto ao Governo Federal – Ministério dos Esportes, só foi possível devido à situação de regularidade do município com as contas públicas e junto ao Sistema de Gestão de Convênios e de Contratos de Repasse – SICONV.

Para a Prefeita Ana Paula, a efetivação desta ação educativa representa o esforço e a iniciativa da atual administração municipal – Governo “Cuidando da Nossa Gente” – em proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer, numa perspectiva de emancipação humana e do desenvolvimento comunitário, valorizando a diversidade cultural e o incremento de políticas públicas intersetoriais de lazer e esporte recreativo, como prevê o programa.

 

Fonte: Ascom HRCC/Jornal Bahia Online/PSB/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!