08/02/2018

Brumado: barragem de Cristalândia volta sangrar

 

Após as chuvas que vem atingindo a bacia do Rio de Contas e toda a região, desde a última semana, a barragem de Cristalândia voltou sangrar.

O reservatório - que abastece os municípios de Brumado e Malhada de Pedras - está com sua capacidade total de armazenamento, 17 milhões m³.

Para conseguir ampliar esta capacidade, o município de Brumado vem lutando ao longo dos últimos anos pela ampliação da cota do barramento.

Regiões de Brumado e Caculé comemoram as boas chuvas de verão de 2018

As chuvas de verão têm deixado o sertão baiano em festa nestes primeiros dias de fevereiro, antecedendo o Carnaval.

Na região dos municípios de Brumado, Malhada de Pedras, Guajeru, Rio do Antônio, Caculé e Licínio de Almeida, foram registradas boas precipitações nos últimos dias, o que animou bastante os sertanejos.

Por telefone ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), descreveu que nos últimos três dias o acumulado da chuva chegou a quase 100 mm na microrregião, o que vem ajudando a recuperar um pouco do volume nas barragens do Comocochico e do Truvisco, porém o acumulado está longe de atingir o nível máximo dos reservatórios.

Porém com relatos de chuvas mais volumosas em Licínio de Almeida, subiu significativamente o volume no Rio do Salto, que desagua no Rio do Antônio, o que ajudará na recuperação da Barragem do Truvisco.

O barramento tem capacidade para armazenar mais de 30 milhões de metros cúbicos de água, mas com a seca severa nos últimos anos, o manancial conta com apenas 9 milhões de metros cúbicos de sua capacidade total.

Já em Brumado, o acumulado do ano tem sido bastante comemorado pelos pequenos produtores rurais, que estão empolgados com a boa distribuição de chuva neste início de ano, o que favorece ao plantio.

Em janeiro o acumulado de chuva foi de 40,5 mm, já nesta primeira semana de fevereiro, os dados já apontam quase 100 mm de precipitação, e os serviços de meteorologia preveem mais 49 mm de chuva até o final desta semana.

“Este ano as chuvas estão mais bem distribuídas, isso é ótimo para as lavouras, tomara que continue assim no decorrer do ano, pois aí teremos uma boa safra de grão, frutas e verduras em nossa região. Deus abençoe que assim proceda”, comentou o lavrador Antônio Leite.

Barreiras: Meio Ambiente discute pareceria para recuperação de nascentes

O secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras Demósthenes Júnior, participou nesta terça feira (6) de uma reunião com o diretor-executivo da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) Lidevan Morais e a diretora de meio ambiente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) Alessandra Chaves, para discutir parcerias para o desenvolvimento do Projeto de Recuperação de Nascentes em Barreiras.

O objetivo é a celebração de um acordo de cooperação técnica que tem a finalidade de identificar, mapear e recuperar nascentes localizadas no município de Barreiras, além de incentivar a preservação e conservação das Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) e veredas que protegem a hidrografia.

O projeto prevê ações em parceria público privada (PPP) para a proteção e recuperação de nascentes, além de um trabalho de educação ambiental com foco na conscientização dos moradores, sobretudo em áreas particulares, com a finalidade de restaurar APP’s utilizando técnicas como isolamento de nascentes com construção de cercas e plantio de espécies nativas. Os trabalhos deverão ser iniciados em 25 das 50 nascentes já mapeadas pela SEMATUR.

O secretário destacou a importância da recuperação das matas ciliares para manter a qualidade e o fluxo da água. “Sem mata ciliar, as nascentes podem secar, margens de rios e riachos desabam e a infiltração de água no solo diminui, reduzindo as reservas de água do solo e do lençol freático. Assim como nossos cílios impedem que a sujeira entre em nossos olhos, a vegetação existente no entorno de nascentes, córregos e rios, protege a água”, explicou.

 Para o diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, os produtores têm interesse em investir recursos financeiros para   execução do projeto já implantado nos municípios de São Desidério e Riachão das Neves. “Com a concretização desta parceria os produtores rurais garantem o apoio financeiro para execução das ações que serão coordenadas e executadas pelo município através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo - SEMATUR”.

SÃO DESIDÉRIO: ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE MÚSICA DO PROJETO ENCONTR’ARTE

Desenvolver oficinas de Dança, Fotografia, Música e Teatro é o objetivo do Projeto Encontr’arte idealizado pela Companhia de Teatro Trakinus e aprovado no Edital Calendário das Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). As oficinas tiveram início em novembro de 2017 e seguem até abril com o apoio cultural da prefeitura de São Desidério.

“O Encontr’arte é voltado para a produção criativa e fomento à cultura em nossa cidade, a ideia surgiu para incentivar os jovens a praticarem alguma atividade na área de arte, estamos muito felizes por conseguir a aprovação nesse edital”, comenta a coordenadora da Cia Trakinus, Daniela Pereira.

A primeira oficina realizada foi a de Teatro nos meses de novembro a dezembro. A segunda oficina foi a de Dança. Agora o projeto segue com a oficina de Música, as inscrições estão abertas até dia 15 de fevereiro e são realizadas na sede provisória da Biblioteca Municipal ao lado da Igreja Católica ou pelo link https://encontrarte.wixsite.com/encontrarte. A última oficina será de Fotografia entre março e abril.

PREFEITOS CRITICAM MEIRELLES POR ”SÓ ATENDER AO INTERESSE DE GRANDES BANCOS PARTICULARES”

Ainda sem ter anunciado a decisão sobre se será ou não pré-candidato à Presidência da República, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, parece já ter perdido palanque em alguns municípios – Palmas, no Tocantins, por exemplo.

Prefeitos insatisfeitos com a decisão da Caixa Econômica Federal de suspender empréstimos a governos estaduais e prefeituras reclamaram de Meirelles ao também possível candidato à Presidência, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“A gente vê a atitude do ministro Meirelles. Não parece que ele é possível candidato à Presidência da República, mas parece pré-candidato à presidência da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Ele só atende ao interesse dos grandes bancos particulares em detrimento da Caixa que faz uma operação superavitária e que a gente precisa mais do que nunca”, reclamou o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos e prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), após reunião com Maia.

Reclamação feita, Rodrigo Maia prometeu aos prefeitos tratar do tema diretamente com o presidente da República, Michel Temer, em reunião ainda nesta quarta-feira. “Para que o presidente entenda o que aconteceu e que não existe nenhum motivo para isso”, disse Amastha que foi acompanhado de outros prefeitos.

“Não é possível que processos de financiamentos já aprovados sejam suspensos por uma mudança de regra”.

 

Fonte: Agora Sudoeste/Achei Sudoeste/Dircom PMB/Agencia Estado/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!