09/02/2018

Queimadas: Barragem transborda trazendo alivio para a População

 

Após fortes chuvas que caíram na região do sisal desde o decorrer do inicio da semana, a barragem da leste que fica próxima do município de Queimadas transbordou no inicio da tarde desta quarta- feira (07).

Após as chuvas era visível a felicidade dos moradores, visto que estavam carentes de chuva na região, e que o sofrimento era grande em todo o município de Queimadas e cidades vizinhas que vinham utilizando água abastecida por carros pipa da Barragem da Leste.

A Barragem da Leste que abastece os municípios de Queimadas e Santaluz, estava no nível preocupante.

COMUNIDADES SÃO BENEFICIADAS COM MAQUINÁRIOS DE PRODUÇÃO DE FORRAGEM EM JUAZEIRO

Com o objetivo de melhorar as condições de vida da população da zona rural, a prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) em parceria com o governo do estado, realizou na manhã desta quinta-feira (08), na sede da ADEAP, a entrega de dois maquinários de produção de forragem para as associações comunitárias e agrícolas das comunidades de Manga (Salitre) e de Papagaio (Massaroca).

Na ocasião o prefeito Paulo Bomfim falou da satisfação em proporcionar melhorias ao homem do campo. “Sinto-me honrado em fazer parte, juntamente com o governo do estado, de uma ação tão importante para as comunidades do interior. Acredito que esses equipamentos irão facilitar o acesso dos criadores às forragens pronta para o consumo. Todos estão de parabéns”, declarou.

Segundo Edineide da Silva Neres, presidente da Associação Comunitária de Papagaio, distrito de Massaroca, o equipamento irá beneficiar 32 famílias da comunidade. “Agora, além de plantar palma forrageira e outras culturas para alimentar os nossos rebanhos, podemos produzir a nossa própria forragem, é uma grande conquista”, enfatizou.

Já o representante da Associação Comunitária e Agrícola de Manga (Salitre), Neilton Valentin dos Santos, declarou que a sua comunidade já almejava o maquinário há tempos “e hoje a população agradece ao governo do estado e à prefeitura de Juazeiro pela concretização dessa ação”, destacou.

De acordo com o chefe do programa Pró-Semiárido e representante da CAR Sérgio Luís Amim, esse é um momento de grande relevância, em que os governos estadual e municipal dão concretude às suas ações. “Os dois maquinários entregues hoje é muito importante para a vida de uma comunidade, principalmente nesse período de chuva em que a caatinga floresce, facilitando a vida dos pequenos agricultores familiares, que poderão preparar a ração e armazenar para um período mais crítico de seca”, afirmou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, essa é uma estratégia do governo Paulo Bomfim para fortalecer a cadeia da caprinovinocultura do município.  “Ao longo desse mandato a gente já implantou mais de 37 unidades de palmas nas comunidades da zona rural e agora estamos realizando essa ação, que visa potencializar a produção de forragem. Esses equipamentos possibilitarão o corte e a trituração da forragem, resultando na produção do alimento pronto para o consumo final”, explicou.

Vale destacar que além dos 37 quintais produtivos de palmas forrageiras, a ADEAP também tem ofertado assistência técnica aos produtores do interior. O evento contou com a presença da equipe do governo municipal, vereadores, representantes institucionais e membros da sociedade civil.

Publicada licitação para construção da Policlínica Regional de Paulo Afonso

Com a publicação, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6), de Aviso de Licitação para construção de Policlínicas Regionais em mais cinco municípios baianos – Vitória da Conquista, Paulo, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina – o Governo do Estado dá mais um passo para o alcance da meta proposta, que é chegar ao final do ano com 17 policlínicas já construídas ou em construção. Já estão em funcionamento as policlínicas de Teixeira de Freitas (extremo sul), Irecê (centro norte), Jequié (centro sul) e Guanambi (sudoeste) Ainda nesse semestre serão inauguradas as unidades regionais de Santo Antônio de Jesus, Valença, Feira de Santana e Alagoinhas.

Cada policlínica representa um investimento médio de R$ 24 milhões, entre a construção e equipamentos, que será assumido integralmente pelo Governo do Estado, enquanto a manutenção será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios consorciados,  que vão cobrir os 60% restantes, proporcionalmente à sua população, além de oferecerem deslocamento entre as cidades consorciadas e a cidade-sede da policlínica.

Com a implantação das Policlínicas Regionais, Governo e municípios se unem para atender melhor a população, indo além da atenção básica, reforçando o propósito de ampliar a oferta de serviços de média complexidade e descentralizar a assistência à saúde na Bahia. Para o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, um destaque na iniciativa é a cooperação entre prefeituras e o governo estadual, tendo em vista que o modelo de consórcios agrega municípios e, pela primeira vez na Bahia, agrega também a participação do Governo do Estado, cofinanciando parte dos custos.

Consórcios

As policlínicas regionais são resultado da formação de consórcios de saúde e representam um novo marco da saúde pública na Bahia, planejada e executada de forma coletiva, por cada região, garantindo qualidade de atendimento e rapidez a um custo mais baixo para os municípios, oferecendo serviços em até 18 especialidades, como cardiologia, angiologia e endocrinologia, além de serviços de imagem como tomografia, ecocardiograma, ultrassonografia, endoscopia, dentre outros.

A microrregião de saúde de Paulo Afonso é composta pelos municípios de: Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida, que serão portanto, beneficiados com a construção da policlínica regional.

No dia 15 de março a sirene da Chesf será reativada em comemoração aos 70 anos da Companhia

Um sonido histórico que por décadas marcou os horários de entrada e saída dos trabalhadores que construíram o complexo hidroelétrico da Chesf voltará a ser ouvido em breve.

Desativada há mais de 20 anos, a antiga sirene, patrimônio histórico e cultural de Paulo Afonso, foi restaurada pela Prefeitura e recolocada no seu local de origem, a caixa d’água da Praça das Mangueiras. O retorno de seu funcionamento será no dia 15 de março, data comemorativa aos 70 anos da Companhia Hidroelétrica do São Francisco. Diariamente quatro sinais sonoros de 1 minuto cada serão emitidos no horário comercial: às 8h, 12h, 14h e 18h.

“A sirene é um símbolo da cidade de Paulo Afonso. Ela tem a mesma idade da Chesf e marcou várias gerações, sendo lembrada por ex-alunos da rede de educação da empresa, moradores da Vila Poty e do antigo acampamento, chesfianos que construíram as usinas e que mantém até hoje tamanho patrimônio”, observa o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Regivaldo Coriolano.

Prefeitura de Gloria realiza a maior ação de recuperação e limpeza de barragens da história

Dando continuidade ao Programa Nossa Água, a Prefeitura Municipal está realizando, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a maior ação de recuperação e limpeza de barragens na história do município de Glória.

Com mais de 640 horas de serviços de maquinário, entre retroescavadeira, patrol, pá carregadeira e caçambas, já foram limpas e recuperadas 15 (quinze) barragens públicas.

Seguindo ordem de programação, foram recuperadas as barragens 1 e 2 no Povoado Olhos D´água de Souza, barragem da amizade no Povoado Retiro, a barragem Serrinha, barragem Tercilia, barragem do Ressaco, barragem do Segredo, barragem da Guiné, barragem Vilma, barragem dos Cabaços, barragem da Piçarra, barragem do Capitão, barragem Zé de Cícera, barragem Umbuzeiros dos Caibros e a barragem do Jacó.

A ação, que tem como finalidade minimizar os efeitos da seca ao homem do campo, está sendo realiza com recursos próprios do município e trará inúmeros benefícios para a população das regiões beneficiadas.

LUIZ GONZAGA E A DIVERSIDADE MUSICAL PRESENTE NO CARNAVAL. Por Kyldelmir Dantas

Luiz Gonzaga e o carnaval. Na década dos anos 80 Luiz Gonzaga foi homenageado pela Escola de Samba Vermelho e Ouro. No samba-enredo ele participou da gravação cantando e puxando sanfona. Usando riqueza de ritmo, harmonia e melodia Luiz Gonzaga no início de sua trajetória musical, poucos sabem, divulgou e cantou o ritmo musical Frevo. Em 1946 gravou "Cai no Frevo". Detalhe: usou sua majestosa sanfona. Puxou a sanfona também no Frevo "Quer Ir mais Eu?", este regravado várias vezes até os dias de hoje e executado pelas orquestras de frevos nas ruas e bailes. "Quer ir mais eu vambora, vambora vambora"...

Luiz Gonzaga ainda gravou "Bia no Frevo" e "Forrobodó Cigano". Homenageou o genial Capiba-Lourenço Fonseca Barbosa, tocando o frevo "Ao mestre com carinho" , este genial pernambucano criador da canção "Maria Betânia". Luiz Gonzaga em parceria com João Silva, já no final da carreira,  mistura sanfona e instrumentos metais. Grava "Arrasta Frevo". Ainda Na seara do carnaval o Rei do Baião  participou do primeiro forró trioeletrizado junto com as guitarra do Trioelétrico, gravou a música Instrumento Bom.

Toda esta trajetória faz Luiz Gonzaga atual...basta ouvir a letra de "Eu quero dinheiro, saúde e mulher. É isto mesmo e vice e versa Mulher Saúde e Dinheiro e o resto é conversa. Eu quero ser deputado, senador, vereador. Eu quero ser um troço qualquer para mais fácil arranjar Dinheiro Saúde e Mulher"...Impressionante ele gravou essa façanha em marcha-frevo no ano de 1947.

 

Fonte: Calila Noticias/Ascom Adeap/PA4/Ascom PMPA/BlogdaResenhaGeral/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!