10/02/2018

Atrações musicais marcam o Carnaval em Boipeba, Gamboa e Cairu

 

O arquipélago de Tinharé, no Baixo Sul, terá uma programação carnavalesca marcada por manifestações populares, bloquinhos e atrações musicais, promovida pela Prefeitura Municipal de Cairu. A partir desta sexta-feira, até terça (13), Boipeba vai sediar o 2º Boipeba Folia. Em Cairu, o destaque é para a 36ª Lavagem da Revessa, no domingo (10).

Já em Gamboa, a tradicional Carnagamboa acontece a partir deste sábado (10), com minitrio, charanga e apresentações folclóricas pelas ruas da comunidade, prosseguindo até terça (13). A expectativa da prefeitura municipal é que, no período, Cairu, Gamboa e Boipeba tenham uma ocupação turística de 95%

Um dos destinos mais concorridos na região, Boipeba será palco de uma folia que enaltece a cultura local, com apresentações e premiações; escolha do Rei Momo; atrações musicais; fanfarras; lavagem do beco principal, bloquinhos carnavalescos com marchinhas de carnaval e concurso de fantasias, entre outras atividades. A abertura acontece nesta sexta-feira (9), às 19h, com a entrega das chave ao Rei Momo segundo o A Tarde.

Já a Lavagem da Revessa, em Cairu, foi inspirada em uma brincadeira de amigos e tornou tradição na sede do município com o banho de mangueira, que acontece no domingo (10). A segunda carnavalesca (11) vai começar com festa para a criançada, com o bloco infantil Bananeiras, que desfila pelas ruas da cidade, acompanhado pelo grupo de sopro e percussão Sabor de Álcool.

Morro de São Paulo

Após o Carnaval, a festa continua em Morro de São Paulo para quem quer curtir a ressaca. Entre as festas privadas destaque para a Feijoada do Santa Villa, que acontece a partir das 14h30 do dia 17/10. O evento é realizado há 15 anos no Hotel Villa das Pedras e seus organizadores têm a expectativa de receber, este ano, 400 pessoas. A animação fica por conta dos Dj’s Russel & Kirkovics e Thiago Galeano e Banda. O evento custa R$ 140 por pessoa e não inclui bebida.

Natureza e folia atraem turistas para o Carnaval da Praia do Guaibim em Valença

No Carnaval, a natureza não será o único motivo para visitar a Praia do Guaibim, a 16 km de Valença, cidade a 260 km de Salvador. Localizada na Costa do Dendê, a praia é conhecida pela prática de esportes radicais, cultura e tradição que dividirão espaço com shows e desfiles de blocos de carnaval independentes, como ‘As Piriquitas’, e outras atrações que prometem animar os foliões a partir desta sexta-feira (9/2) até a Quarta-feira de Cinzas, dia 13 a partir das 19h.

A Prefeitura de Valença já divulgou a grade do Carnafolia, que tem como as principais atrações as bandas Karamba na Kara, Flor do Reggae e Maria Chic. Mas, não para por aí. Ainda vão animar visitantes,  turistas e moradores Samba SD, Tomaki, Se futuca mexe, Baiano & Cia, Leo Oliveira, Kebra Bahia, Ramon e Mendyolla, Beto Amazonas e Urminino.

Será uma mistura de música boa, belezas naturais e muita animação. Equipes da secretaria de Saúde e de Trânsito estarão à disposição dos turistas e moradores. Além disso, equipes das polícias militar e da Guarda Municipal serão um reforço durante os dias de folia.

O Carnafolia é organizado pela Prefeitura de Valença e conta com  o apoio do Governo da Bahia através da Secretaria de Turismo do Estado.

Governo publica edital para reforma da BA-026 entre Amargosa e Santo Antônio de Jesus

Foi publicado no Diário Oficial da Bahia, nesta sexta-feira (09), o edital Nº007/2018 para licitação da empresa que realizará a recuperação da BA-026 - estrada que liga Amargosa a Santo Antônio de Jesus. O serviço será realizado no trecho de cerca de 45 quilômetros da rodovia e englobará a restauração total da estrada, incluindo, além da pavimentação, a drenagem de águas pluviais e o trabalho de reestruturação da sinuosidade em alguns trechos.

O prefeito Júlio Pinheiro comemorou a publicação a aproveitou a ocasião para agradecer ao governador Rui Costa. “Fico muito feliz com o compromisso que o governador tem assumido com o povo de Amargosa e toda a região”, disse. “Essa obra é muito importante e aguardada por todos nós, e agora será realizada com a qualidade que o nosso povo merece” concluiu o prefeito.

Morte de peixes no “Lago Azul” levanta suspeita de crime ambiental em Gandu

Diante do fato ocorrido nesta sexta-feira (9), em que a prefeitura de Gandu constatou através da secretaria municipal de Meio Ambiente a mortandade de peixes, no Lago Azul.

A prefeitura esclarece que o fato foi identificado ainda na noite desta quinta-feira (8), pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente Jorge Sarmento, uma mancha de óleo no lago. Todos os indícios apontam que o ato tenha sido praticado de forma criminosa.

Imediatamente após o ocorrido, a polícia foi acionada e a secretaria de Meio Ambiente está realizando análises junto aos órgãos competentes para identificar que tipo de resíduo foi jogado no local.

A prefeitura de Gandu lamenta ocorrido e repudia veementemente esse tipo de atitude, que em nada contribui para o desenvolvimento do município. Desde o início da gestão, o prefeito Leonardo Cardoso e equipe vêm desenvolvendo ações para revitalizar o Lago Azul, cartão postal da cidade e pessoas maldosas tentam a todo custo destruir esse patrimônio que pertence ao povo ganduense.

A prefeitura informa que apesar de tudo isso, não vai parar e as ações em prol do Lago Azul e da comunidade vão continuar.

O prefeito Léo encarou com surpresa e tristeza o fato ocorrido. “É notório que nosso trabalho está incomodando algumas pessoas que nunca fizeram nada por Gandu. Esse tipo de atitude nos entristece, porém não vamos desistir, pelo contrário, vamos continuar cada vez mais fortes para promover o desenvolvimento da nossa querida Gandu. Firmes e fortes!”

Itacaré sacode “nação regueira” com Edson Gomes

Outro destino bastante procurado neste Carnaval é Itacaré, onde a Folia de Momo rola solta de 10 a 13 de fevereiro. A animação fica por conta de grandes atrações nacionais, bandas locais que já estão conquistando o cenário regional e ainda resgatando a tradição dos antigos carnavais.

Tudo isso sem contar com os tradicionais trios elétricos que puxarão os blocos e os foliões pipocas, sempre a partir das 11 horas da manhã, para que todos possam curtir a alegria da maior festa popular do Brasil.

Uma das principais atrações é o cantor de reggae Edson Gomes, que se apresenta dia 13). Mas a lista inclui bandas como Revelação (dia10), Guig Ghetto (11), Bandana (13), Thaine e Tainá (10), Lordão (12) e diversas grupos regionais. A realização é da Prefeitura de Itacaré, com o apoio do Governo do Estado da Bahia.

O carnaval começa oficialmente no sábado, mas desde quinta-feira blocos infantis, tradicionais e também da Secretaria de Desenvolvimento Social já estão nas ruas fazendo a alegria dos foliões. Durante os quatro dias de festas acontecerão desfile de blocos, bailes infantis e da melhor idade, desfile dos tradicionais caretas, além da criatividade e a da irreverências dos foliões que não dispensam as suas fantasias.

Das antigas

Um dos pontos altos do carnaval será o resgate da cultura e da tradição das antigas festas. Para isso estão sendo montados dois grandes bailes, um infantil e outro da melhor idade, no Clube Pirajá, além de uma exposição fotográfica com as memórias dos antigos carnavais de Itacaré. O baile infantil acontecerá no dia 11 de fevereiro, domingo, a partir das 17 horas, com muita música, animação e brincadeiras. Já o baile da melhor idade será no dia 12, segunda-feira, a partir das 19 horas, também à fantasia, trazendo o melhor das músicas que animaram os antigos carnavais. A entrada é gratuita e aberta a todas as pessoas que desejam rever o melhor dos velhos carnavais.

Folia rola até dia 17 em Canavieiras

Fica garantida também em Canavieiras a boa e velha folia, onde os dois circuitos terão nomes como Babado Novo, Ju Moraes, Chiclete com Banana, Diamba e Sinho Ferrari.

Batizada como Ser Humano, a festa segue até o dia 13, com prolongamento de 15 a 17. Na programação, trios elétricos, blocos e várias atividades culturais que animarão a população a partir das 19 horas.

O circuito oficial é o da avenida Dr. Otávio Mangabeira, mas quem gosta de um bom banho de mar, ainda tem a opção da praia da costa.

Para o conforto dos foliões, barracas de bebidas e comidas, baianas de acarajé, churrasco e parques de diversões. Além da comodidade para o público, estas ações ainda fortalecerão o comércio local, a exemplo de restaurantes, bares e lojas em geral. A expectativa da prefeitura é que cerca de 100 mil pessoas passem o Carnaval na cidade.

 

 

Fonte: Infosaj/BlogdoValente/sulbahia1/diariobafia/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!