10/02/2018

Folia na Chapada Diamantina promete muita animação

 

Municípios da Chapada Diamantina estão preparados para as festas de Carnaval de 2018. A partir desta sexta-feira (9) os foliões de Palmeiras, na Chapada Diamantina, poderão curtir atrações musicais, blocos de carnaval, além dos famosos pontos turísticos. A intenção é fazer um dos melhores carnavais da Chapada até a terça (13).

Os artistas que comandarão a festa lá serão Orquestra Muvuca, Coração Cigano, Geff, D’Look, Lordão, Papazoni, Dubiram, Neide Vital, Filarmônica Santa Cecília, Banda Energia, Chequerê da Bahia, Mania de Luxo, Swing do Ita, D’Kebrada, DJ Ricarlle, Dj Babita, Dj Kinho Souza, Patati e Patatá e Kit Vaidade. Isso sem falar dos blocos como ‘As Diamantinas’, ‘As Casadas’ e o ‘Galera do Mandaca’.

Rio de Contas

Esse ano a folia em Rio de Contas tem o tema ‘Viva essa Alegria’, também inicia nesta sexta e vai até terça-feira (13), com uma grade diversificada de atrações. A expectativa é de reunir cerca de 15 mil pessoas por dia, vindas de toda parte da Bahia e do Brasil. O prefeito democrata afirmou que esse ano, a batalha foi para valorizar os artistas regionais, resgatando o tradicional carnaval com as marchinhas e bandas de sopro.

Também na edição deste ano, o público infantil ganhou espaço no carnaval de Rio de Contas. Entre as atrações deste ano estão as bandas Nairê, Guig Ghetto, Kart Love, Luxuria, Dog Monstro, Pancadeixxon, Pharaó – Ex Banda Mel, Abrakadabra, Novo Kit, Chris Pimenta, Axé Gandaia, Renan Moreira, Binho Oliveira e Banda, Bandeira Branca, Ely Pinto, Amigos de Rosalino, Som de Frevo, Banda Leva/AFF Maria, Seca Gás, Afrosamba e Neide Vital.

Oliveira dos Brejinhos

Pelo segundo ano consecutivo a Secretaria Municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer do município de Oliveira dos Brejinhos busca resgatar o famoso carnaval de rua, que foi destaque entre as décadas de 1950 a 1980, através do segundo Carnacultura 2018.

A proposta, segundo o coordenador de cultura Alan Klinsman, é reunir adultos, jovens e crianças durante o cortejo pelas ruas da cidade nos próximos sábado (10) e domingo (11), para diversão única ao ritmo das marchinhas e frevos tradicionais. A programação é gratuita e estendida para todas as idades. “Queremos que a população volte a ter seu carnaval no seu mais puro significado de comemoração e descontração em um ambiente sadio voltado para a família brejinhense”, concluiu Klinsman.

Piatã

Os festejos de Carnaval serão animados na cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, a partir drdte sábado (10) até terça-feira (13) atrações musicais variadas levam alto astral para a folia. O primeiro dia conta com a apresentação de DJ’s na Tenda Eletrônica.

No dia seguinte é que começa a programação com trio-elétrico passeando pelas ruas da cidade até parar na Praça Castro Alves. Tudo começa com a Matinê com a Turma da Disney, às 16h, depois apresentação de Celso Silva, às 17h, Orquestra Bandeira Branca, às 20h, e depois das 22h se apresentam KZ da Sogra, DJ’s, Elétricaz do Axé e Renan Moreira.

Na segunda (12) também acontece a matinê com a Turma da Disney e Turma do Bilu. E às 22h será dado início às apresentações da banda ‘Pra Vc’, dos cantores Kiko Luz e Allan Lió, além de DJ no palco. Para finalizar, além da mesma matinê do dia anterior, acontecem os shows de Célio Silva, Adão Negro, Mega Vip e Chris Pimenta.

Clima na folia do Momo será de temperatura elevada, mas com possibilidade de chuvas fracas na Chapada

Já é carnaval, e grande é a expectativa do folião de como vai ficar o tempo durante esse período. Aqui na Bahia, não são esperadas mudanças significativas, pelo menos nos primeiros dias, ou seja, continua a instabilidade causada pelas temperaturas elevadas e pela umidade vinda da região amazônica e do Oceano Atlântico. Com isso, o predomínio deverá ser de céu encoberto e chuvoso em grande parte do Estado.

Na Chapada Diamantina e no norte do estado o tempo é influenciado pelos elevados índices de umidade e temperatura, embora com menos intensidade. Com isso, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Por outro lado, nas regiões do Recôncavo e Nordeste, onde a massa de ar quente e seco, mesmo enfraquecida, ainda continua influenciando o tempo, o predomínio será de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas.

O tempo quente poderá contribuir para intensificar essas chuvas em algumas localidades, principalmente no Oeste e São Francisco, onde as temperaturas máximas deverão variar entre 33°C e 36°C, aumentando assim as chances de ocorrer trovoadas.

Vale lembrar que, a instabilidade causada pela umidade vinda da região amazônica está associada à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é o sistema meteorológico responsável por trazer umidade dessa região, formando uma extensa faixa de nebulosidade, com chuvas mais intensas, se estendendo desde a Amazônia, passando pelas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro, até o Oceano Atlântico.

Na Bahia, esta Zona, normalmente, atua no final da primavera e parte do verão, contribuindo para a ocorrência e intensificação das chuvas, sobretudo na faixa centro-sul e oeste do Estado, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos dias.

Açude em distrito de Jacobina rompe após chuvas que caíram na região

O Açude João de Neném, no distrito de Lages do Batata, em Jacobina, município da Chapada Norte, se rompeu na manhã da última sexta-feira (9) com as chuvas dos últimos dias. Em contato com a Rádio Jacobina FM, moradores mostraram insatisfação com a prefeitura municipal, que deveria ter feito a conclusão de um serviço no açude, iniciado em 2016 pela gestão anterior.

Segundo um morador, em Lages do Batata choveu 50mm, já no Riacho das Lages, choveu 75mm, tendo as águas desembocando no Açude João de Neném e causando o prejuízo. As chuvas devem continuar de forma isolada na região da Chapada Diamantina.

Polícia Militar reforça policiamento na Chapada Diamantina durante folia

Os 28 municípios baianos de responsabilidade da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada) terão reforços no policiamento, por conta do início da operação de carnaval, a partir da sexta-feira (9), que contará com o emprego máximo do efetivo, viaturas e equipamentos. De acordo com informações enviadas ao Jornal da Chapada, o reforço do efetivo empregado será possível graças ao investimento do governo do Estado no pagamento de horas extras aos policiais que estavam na folga.

As viaturas realizarão patrulhamento 24h, apoiando o policiamento convencional nas cidades que terão carnaval na Chapada Diamantina, bem como estarão atuando no combate aos crimes contra instituições financeiras, tráfico de drogas e armas. “Estaremos atentos a qualquer movimentação suspeita na região da Chapada, dando segurança aos turistas e moradores que escolheram passar o carnaval na nossa região”, disse o major Ricardo Passos, comandante da Cipe-Chapada.

Irecê: Prefeito e empresários avaliam ações e discutem parcerias

Na manhã de terça-feira (06), o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, participou de um encontro na Casa do Comércio com diversos empresários e dirigentes de entidades do terceiro setor. Na ocasião, o gestor fez um breve balanço das ações em 2017, destacando a extinção de esgotos como uma das principais marcas do seu primeiro ano de gestão.

Na pauta de discussões, o Abatedouro Público, Mercado do Produtor, nova Rodoviária, nova Estação de Transbordo, Sesc/Senac, abertura de novas avenidas, Zona Azul, Guarda Municipal, alterações no Código Tributário, entre outros assuntos.

"Para construir uma cidade melhor, precisamos do apoio e parceria dos nossos comerciantes, que geram empregos e renda, fortalecendo nossa economia. Inclusive, já está na Câmara Municipal o PPP (Plano Público-Privado), que vai nos permitir implantar projetos em parceria com os setores públicos e privados”, explicou Elmo.

SÃO JOÃO

Segundo o prefeito, este ano haverá uma redução pela metade dos gastos com a festa. “A verdade é que os recursos hoje não são suficientes para fazer tudo como manda o figurino. Vamos economizar com a contratação de bandas, porque temos outras prioridades”, disse.

Prefeito anuncia primeiras atrações do São João e São Pedro 2018

O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, adiantou algumas atrações para os festejos juninos deste ano.

Na Praça do São João, Dorgival Dantas, Targino Gondim, Adelmário Coelho, Alcymar Monteiro e Luan Estilizado. No Mercadão, Erasmo Carlos e Gilliard vão embalar sucessos das antigas. Já no São Pedro da Boa Vista, Beto Barbosa vai comandar a festa.

MUDANÇAS

Ainda em relação aos festejos juninos, Elmo Vaz anunciou duas mudanças. A primeira foi a mudança de local do palco de show no circuito do Mercadão. A estrutura, que ficava no fundo do Barbosa, agora ficará no sentido oposto, ampliando o espaço para os forrozeiro. A segunda novidade é a mudança de horário do São Pedro da Boa Vista, que agora será realizado durante o dia.

PARCERIAS

No encontro, o prefeito também abriu um diálogo com a Câmara de Dirigentes Lojistas, no sentido da entidade levantar patrocínio para contratação de uma banda de renome nacional. “É uma possibilidade muito viável. E vale lembrar que teremos também um patrocínio do Governo do Estado para outra atração de peso”, disse.

Na oportunidade, Elmo Vaz ainda sugeriu a CDL colocar um circuito da Feira Gastronômica ao longo da Avenida Caraíbas, entre a Praça do São João e o Mercadão. A primeira edição da feira foi realizada em dezembro, no Parque de Exposições, oferecendo uma diversidade de sabores da culinária nordestina ao público. 

Lei 123

O diretor e ex-presidente da CDL, Adalvo Martins, pediu ao prefeito uma atenção especial para implantação da Lei Complementar nº 123/2016, que garante tratamento diferenciado às Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). O gestor entregou a missão ao secretário da Indústria e Comércio, Pedro Sodré. “Você, mais do que ninguém entende do assunto e sabe como fazer. Está determinado, é para fazer”, disse o prefeito.

 

Fonte: Jornal da Chapada/Irecê Reporter/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!