10/02/2018

Ilhéus recebe condomínio residencial flutuante

 

O Porto de Ilhéus recebe cerca de 10 mil visitantes na semana de Carnaval, embora a festa tenha sido cancelada pela Prefeitura. Três navios de cruzeiro aportaram na quarta-feira, o MSC Preziosa e o Balmoral trouxeram cada um 4.500 turistas.

Eles cumpriram extensa programação com ida às fazendas de cacau, ao Vesúvio e ao Bataclan, além das praias de Ilhéus e Itacaré. No dia 12, o MSC Música chega, enquanto o MSC Preziosa retorna a Ilhéus no dia 13.

Mas desta vez terá que dividir o terminal com The World, o maior navio residencial privado do mundo, que aporta em Salvador no sábado com 203 pessoas da América do Norte e da Europa.

O The World navega, continuamente, ao redor do planeta, a cada dois ou três anos, sendo por isso considerado uma cidade flutuante.

ILHÉUS: MUNICÍPIO ESTÁ ENTRE OS CINCO DESTINOS MAIS PROCURADOS NO CARNAVAL

Um levantamento feito e divulgado pelo Hotel Urbano, uma das principais agências online de viagens do país, revela que Ilhéus está entre as cidades mais buscadas pelos viajantes brasileiros para o período de carnaval. Na Bahia, o ranking inclui Porto Seguro, em segundo lugar, e Ilhéus em quinto lugar, com destaque especial para a região Sul da Bahia.

O ranking divulgado pelo site do Hotel Urbano (www.hotelurbano.com) aponta os 10 principais destinos do país e traz o Rio de Janeiro em primeiro lugar, seguido de Porto Seguro, Região dos Lagos (Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo -RJ), Natal (RN), Ilhéus, Porto de Galinhas, Litoral Norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba-SP), Maceió, Costa Verde (Mangaratiba, Paraty e Angra dos Reis-RJ) e Caldas Novas.

O levantamento coincide com a previsão da AGERBA – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia, de que Ilhéus é um dos destinos mais procurados para o feriadão de Carnaval de acordo com a procura por passagens no Terminal Rodoviário de Salvador, o que revela o interesse dos turistas internos da Bahia pela “Cidade de Jorge Amado.”

Além disso, confirma a expectativa do trade turístico local de que a taxa de ocupação dos hotéis ultrapasse 90 por cento. De acordo com o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Rafael Espirito Santo, o período de carnaval é tradicionalmente de intensa procura pela cidade por parte dos turistas.

INVESTIMENTO NA SAÚDE É “PRIMEIRA RESPOSTA” À FALTA DE CARNAVAL, AFIRMA MÁRIO

Reunido ontem (8) à noite com vereadores, secretários municipais, profissionais da saúde e lideranças da comunidade, no Centro Administrativo da Conquista, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, anunciou a contratação de uma equipe de 20 médicos que passam, de imediato, a atender a população da sede e do interior do município.

Na oportunidade, também anunciou que, com recursos próprios, inicia nos próximos dias a recuperação estrutural de 10 postos de saúde e vai concluir mais sete postos, que estão com obras paralisadas por falta de prestação de contas da administração anterior ao governo federal, “completando, com dinheiro da Prefeitura, o que falta, evitando assim que o município tenha que devolver recursos e ficar sem as obras”.

“Quando cancelei o carnaval, disse à população de Ilhéus que os recursos que teriam que ser destinados à festa, eu iria economizar para aplicar em setores essenciais da cidade. Hoje estou dando a primeira resposta”, disse aos presentes. São mais 20 médicos que reforçarão as Unidades Básicas e o Samu melhorando a capacidade de atendimento da saúde de Ilhéus.

Novo olhar

“O médico da atenção básica é voltado para a família. Da criança ao idoso. Trabalhamos com o tripé promoção, prevenção e tratamento, diminuindo as filas dos hospitais, evitando, por exemplo, que os prontos socorros tem que fazer o papel de controle de pressão arterial ou da diabetes”, explica a médica Beatriz Moraes, uma das contratadas.

“O PSF é uma ideia maravilhosa em que servimos como base para a população não chegue à média e alta complexidade. Somos a base da triagem trabalhando com a medicina preventiva. O que estamos vendo hoje aqui é um avanço importante para a população”, completou a colega ClíciaAdriana Maia, outra médica contratada.

Além da contratação dos profissionais, Mário Alexandre anunciou a recuperação dos postos de saúde da Urbis, Policlínica HalilMedauar, Basílio, Euler Ázaro, Herval Soledade e Olivença. De acordo com o calendário que estabeleceu, todos deverão estar concluídos ainda no primeiro semestre deste ano.

Retomada de obras

Sobre a retomada das obras de construção do Programa Saúde da Família, em convênio com o governo federal, o prefeito explicou que vai complementar recursos e concluir os PSFs da Conquista, Olivença, São José, Esperança, Princesa Isabel, Banco da Vitória e Vilela. Serão dois milhões e 200 mil reais de recursos próprios para as obras serem concluídas, evitando assim que o município devolva recursos que não foram prestados contas na gestão passada.

“Não tenho dúvida de que vamos melhorar o atendimento e fazer a saúde avançar. Em um ano não deu para resolver todos os problemas da cidade. Mas fizemos muito. E faremos muito mais”, disse o prefeito de Ilhéus. “Não são só médicos. São postos recuperados e um sistema de saúde funcionando. É dever fazer isso e muitos não fizeram. Agora é o momento possível, após desmandos deixados por governos passados”, disse a deputada estadual Ângela Sousa, presente ao ato.

Passo importante

“Hoje damos um passo importante para combatermos um dos mais graves problemas da cidade”, reconheceu o vice-prefeito José Nazal. A secretária Elizângela Oliveira explica que os novos médicos atuarão na Assistência Básica, em especial em distritos e povoados, que estãosem profissional médico há muito tempo. Todos são clínicos gerais, mas caso seja necessária a intervenção de outra especialidade, os pacientes serão encaminhados para a Policlínica da Conquista.

Diretora de Atenção Básica da Sesau, Cláudia Patrícia, afirma que estes profissionais compõem estratégias do Programa de Saúde da Família. “Hoje de 23 equipes de estratégia de Saúde da Família já temos 20 equipes compostas, atendendo Vilela, Basílio, Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II e Banco da Vitória. Em breve, serão compostas equipes nos trechos Inema/Pimenteira, Banco Central e Ponta da Tulha”, assegura. Já Andrea Dickie, coordenadora de média e alta complexidade do Samu, informa que, com as contratações, a cidade passa a contar com um médico regulador (que recebe a ligação do paciente, faz o atendimento e orienta até a ambulância chegar) e outro intervencionista (médico que sai na ambulância), melhorando o serviço prestado à população.

DEPUTADO ACREDITA QUE AZUL NÃO VAI EXTINGUIR VOOS EM ILHÉUS

A companhia aérea Azul anunciou recentemente que pretende extinguir o voo que sai de Ilhéus para Salvador às 5 horas da manhã, além do que faz o percurso de volta à meia-noite.

Depois do anúncio, o deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA) iniciou uma mobilização contra a iniciativa da empresa. Ele acionou o prefeito Mário Alexandre (PSD), o secretário de Turismo da Bahia, José Alves, e a direção da companhia aérea, em busca de uma alternativa à extinção dos voos.

Entrevistado ontem (8) pelo radialista Vila Nova (O Tabuleiro, Ilhéus FM), o parlamentar informou que os voos da Azul atingiram uma médica de quase 90% de ocupação em 2017. Segundo ele, esse dado desmonta o argumento segundo o qual as linhas dariam prejuízo à companhia. Por isso, o deputado não crê no cancelamento, mas, sim, numa mudança dos horários.

Ainda durante a entrevista, Bebeto disse que cresce a possibilidade do Aeroporto Jorge Amado voltar a operar por instrumentos, o que lhe dará condições de receber aviões maiores.

Itabuna: Azevedo e Vane pagarão R$367 mil

Os ex-prefeitos de Itabuna José Nilton Azevedo e Claudevane Leite estão sendo notificados pelo Ministério da Integração Nacional para, em 15 dias contados da publicação do edital, efetuar o recolhimento de R$ 367.656.

O dinheiro corresponde à glosa técnica e rendimentos financeiros, acrescida de correção monetária e juros referentes a convênios com irregularidades.

A notificação refere-se a decisões do Tribuna de Contas da União referente ao convênio celebrado entre o Ministério da Integração Nacional e o Município de Itabuna sem prestação de contas.

O não atendimento ensejará a instauração de Tomada de Contas Especial e a consequente inclusão dos responsáveis no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal - CADIN.

Os ex-prefeitos podem ter vistas ao processo na Coordenação-Geral de Prestação de Contas de Convênios do Ministério da Integração Nacional, em Brasília.

COARACI: PREFEITO PARTICIPA DO IX FÓRUM URBANO MUNDIAL, NA MALÁSIA

O prefeito da cidade de Coaraci, Jadson Albano, está participando na cidade de Kuala Lumpur, capital da Malásia, do 9° Fórum Urbano Mundial, organizado pela ONU, representando os prefeitos brasileiros em preparação para a 5°conferência de Autoridades Locais e Regionais que acontecerá no mês de março, em Brasília, no 8° Fórum Mundial da Água.

Durante a sua apresentação, Jadson destacou as dificuldades que vem enfrentando com a situação hídrica e quais as soluções encontradas junto à iniciativa privada para resolver o problema. No município de Coaraci foi realizada a revitalização de 1,5 Km de perímetro urbano do Rio Almada e a constante manutenção da água e de como o esgoto é o maior responsável pela depreciação do rio.

“Temos trabalhado junto à Mineradora Alpha Concorde para recuperar as nascentes e os afluentes”, destacou o prefeito que foi acompanhado do Subchefe para Assuntos Federativos da Presidência da República e Chefe da Delegação Brasileira, Paulo Câmara.

O prefeito de Coaraci conheceu de perto situações semelhantes que são enfrentadas pelo município e de como foram superadas, como é o caso do Lago Biwako, na Província de Shiga, o maior lago do Japão, altamente poluído anos atrás e hoje possui águas límpidas e cristalinas.

Vários países estão participando do evento debatendo a questão da água.

 

Fonte: A Região/PSB/BlogdoGusmão/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!