18/02/2018

Feira: Unamacs retoma atividades na próxima terça-feira, 20

 

As atividades promovidas pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (Unamacs), cuja sede está localizada no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, serão retomadas na próxima terça-feira, 20, das 9h às 11h, com a Reunião de Planejamento em Ações de Educação Socioambiental, destinada para os membros do Condema, (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), representantes de instituições públicas e privadas, associações, sociedade civil e demais interessados.

Contudo, neste sábado, 17, a partir das 14h, a Unamacs dará apoio à realização do Workshop Orientação na Bahia com o Curso de Mapeador Ambiental. Entre os assuntos a serem abordados “A nova cultura do traçador de percursos” e “Adoção de padrões de traçados de percursos”.

As atividades na sede da Unamacs prosseguem nos dias 22 e 23 de fevereiro, quando será ministrado um curso para professores da rede municipal de ensino com o tema “Sustentabilidade na Escola”, das 8h às 17h. Já no dia 27, haverá a Reunião de Formação do Colegiado do Fórum de Desenvolvimento Sustentável, que será aberta ao público. A atividade vai transcorrer das 8h ao meio-dia.

Em março, conforme o cronograma do primeiro trimestre, a Unamacs vai promover seis atividades, entre cursos, conferência e oficinas. A primeira delas será o curso Crimes Ambientais, nos dias 01 e 02, das 8h às 12h, também aberto ao público. Ainda neste mês, haverá os cursos sobre Licenciamento Ambiental: Passo a Passo (08 e 09/3 e 15 e 16/03); Oficina de Horticultura (19/03); Conferência Infanto-Juvenil da Água (22/03); Oficina Cultura da Paz para Prevenção de Acidentes (26/03) e o Curso de Apicultura (27/03).

Já em abril, nos dias 5 e 6, haverá o Curso de Primeiros Socorros para Ciclistas, das 8h às 12h; Oficina de Segurança Alimentar e Meio Ambiente, no dia 9; minicurso Sementes Ecobairro, dia 12; Curso de Estratégias em Educação Socioambiental, dia 16, e dia 17 Oficina de Esporte de Orientação, cujo público alvo será soldados do Exército.

Os interessados em participar das oficinas deverão se dirigir ao Departamento de Educação Ambiental, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde deverão preencher uma ficha de inscrição, ou enviar email para o endereço eletrônico: unamacs.semmam@pmfs.ba.gov.br. As atividades da Unamacs são gratuitas. Mais informações: (75) 3322-9318.

UEFS inscreve graduandos para intercâmbio

Prosseguem, até 28 de fevereiro de 2018, as inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, destinado a estudantes de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O objetivo é a participação de mobilidade internacional em instituições de ensino superior estrangeiras.

Para inscrição, os documentos relacionados em edital devem ser entregues na Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri), localizada no Prédio da Reitoria, andar térreo, Ala B. O atendimento é feito das 9 às 11h e das 15 às 17h.

São oferecidas 23 vagas para o segundo semestre letivo de 2018. O candidato deve estar regularmente matriculado em curso de graduação da UEFS e não estar com a matrícula trancada ao longo do processo seletivo, além de ter integralizado, no mínimo 30% e no máximo 75% da carga horária total do curso de graduação, no ato da inscrição.

Todo o procedimento referente ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional está disponível no Edital 10/2017 da Aeri.

Escola Pública de Trânsito entrega Carteiras de Habilitação

A Escola Pública de Trânsito (Eptran), cumprindo seu objetivo de oportunizar às pessoas de baixa renda o acesso à primeira habilitação, concluiu na sexta-feira (16) mais uma etapa com a entrega das carteiras de habilitação (CNH) para os alunos.

A solenidade contou com a presença do coordenador da 3ª Ciretran, Sílvio Dias, da coordenadora da Eptran, Dilma Pereira e do representante do mandato do deputado Zé Neto, Aurelino Bento. Sílvio Dias discursou sobre a importância da formação de condutores prudentes e com consciência para a transformação de um trânsito mais seguro. O coordenador ressaltou também como os acidentes de trânsito se tornaram o maior problema de saúde pública do estado e destacou o pioneirismo e esforço do governo da Bahia no combate a essa realidade com a implantação do Comitê Gestor de Prevenção de Acidentes de Trânsito e também da Eptran.

Representando o mandato do deputado Zé Neto, o chefe de gabinete Aurelino Bento destacou o esforço e dedicação do deputado no projeto da Escola Pública de Trânsito em Feira de Santana, por entender que apenas com a educação e conscientização conseguiremos alcançar a redução de acidentes e a consolidação de um trânsito mais gentil e consciente.

"O que esperamos é que os alunos da Eptran sejam multiplicadores do bom comportamento, do respeito às leis e principalmente a vida", finalizou o coordenador da 3ª Ciretran, Silvio Dias.

A Eptran ainda não informou quando iniciará a formação de condutores da próxima turma. A previsão é que inicie na segunda quinzena de março.

Com 10 mil vagas a mais este ano, Rede Municipal de Educação inicia matrícula de novos alunos

Com um incremento de 21%, o equivalente a 10 mil novas vagas, começou nesta quinta-feira, 15, a matrícula para novos alunos na Rede Municipal de Ensino. De acordo com a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, as escolas municipais passam a ter este ano a capacidade para atender até 58 mil estudantes, distribuídos na Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. A matrícula segue até o próximo dia 21.

A construção de 32 novas escolas, reforma com ampliação em aproximadamente 50 unidades de ensino, a reorganização da Rede Municipal e ainda resultados mais positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb permitiram a ampliação das vagas.

Já no primeiro dia, muitas famílias fizeram filas em busca de uma vaga nas escolas municipais. Em dezenas delas, há vagas suficientes, mas também há escolas em que a procura tem sido ainda maior que a oferta, apesar do incremento. É o caso, por exemplo, do Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Antonio Carlos Machado, no Feira VII.

Os CMEIS, também chamados pela comunidade de creches, são os mais procurados. Este ano, a oferta de vagas para este segmento, que é a Educação Infantil, cresceu 10,7%, implicando em 1.150 novas vagas para crianças entre 1 e 5 anos. Nos últimos cinco anos, a Seduc construiu e entregou à comunidade 18 novos CMEIS, permitindo um aumento de 35% das vagas -  antes a oferta era de 8.427; subiu para 11.800 vagas. Ainda assim, algumas famílias estão enfrentando dificuldades para matricular as crianças menores, geralmente aquelas que têm entre 1 e  3 anos.

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, explica a necessidade de priorizar a oferta: “A nossa obrigatoriedade, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no seu artigo 6º, é matricular os alunos a partir dos quatro anos. Apesar do incremento bastante significativo nesta modalidade nos últimos anos, a demanda no município é cada dia mais crescente. Portanto, a dificuldade em atender todas as crianças nesta faixa etária e, consequentemente, a necessidade de priorizar a matrícula a partir dos 4 anos”, argumenta.

Conforme a orientação da Seduc, nos CMEIS onde houver vagas remanescentes, estas serão distribuídas para os grupos 3, 2 e 1, respectivamente.

Pais demonstram satisfação ao concretizar matrícula

“Fico feliz por matricular meu filho hoje em uma boa escola pública”, comemora Miraildes Correia dos Santos, mãe de Michel Santos Ferreira, agora aluno do 1º ano da Escola Municipal Antonio Carlos Coelho, no bairro SIM. “Espero que este seja um ano de muita aprendizagem para ele e que aproveite a oportunidade”, diz Miraildes.

“Eu estava na lista de espera e agora consegui matricular a minha filha”, comemora Jussimara Santos Brito, que garantiu a vaga da filha, Lohane Hadassa Santos Silva, no grupo 2 do Centro Municipal de Educação Infantil Irma Rosa de Lima Caribé Amorim, localizado no bairro Santo Antônio dos Prazeres. “Consegui inscrevê-la na mesma creche que a irmã frequenta e ‘tô’ muito feliz”, conta.

“Consegui uma vaga para o meu filho, Marcos Santana de Souza, que tem quatro anos, porém não consegui para a minha irmã, de três anos”, relata Joice Santana de Souza, que passa a ter uma relação mais próxima com o Centro Municipal de Educação Infantil Manoel Anchieta Nery de Souza, da Mangabeira. “A gestora da escola me explicou que é obrigatório oferecer o maior número de vagas para alunos a partir dos quatro anos. Apesar de querer muito que minha irmã já estivesse na escola a partir deste ano, não foi possível e entendo claramente esta situação”, atesta.

Responsáveis devem ficar atentos a documentação necessária

Para efetuar a matrícula, os estudantes, pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: histórico escolar (original); cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade; uma foto 3x4; cópia do comprovante de residência atualizado; para as crianças de Educação Infantil também é necessário apresentar cópia do cartão de vacinação atualizado. E, finalmente, para as crianças beneficiárias do Bolsa Família, deverá ser apresentada ainda cópia do cartão em nome do pai, mãe ou responsável. No ato da matrícula, devem ser apresentados os documentos originais para a devida conferência.

CEU começa oficinas de 2018 com expectativa de casa cheia

Um baile pós-Carnaval nesta segunda-feira (19), a partir das 14 horas marcará o retorno das atividades do Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU) do bairro Jardim Acácia em 2018. O equipamento é uma das três praças neste modelo em funcionamento em Feira de Santana e tem como objetivo promover uma série de atividades em artes e esportes, envolvendo desde crianças a idosos, interagindo em comunidade. O CEU fica localizado na Rua Taffarel e abrange os bairros Jardim Acácia, Tomba e adjacências.

Com apoio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Território XII, atualmente o CEU Jardim Acácia oferece uma série de atividades em projetos como Movimente-se no CEU (atividades físicas para mulheres), Brincadeiras no CEU (voltado ao público infantil), Ginástica Laboral (com funcionários do CRAS e CEU), O CEU na melhor idade (voltado para idosos), Baba do CEU (com atividades infanto-juvenis) além dos projetos do Programa Arte de Viver (ballet baby, ballet infantil, teatro, pintura em tela, street dance, dança de salão e aulas de violão), cursos profissionalizantes, em parceira com o CICAF/Feira de Santana, o Corra para o Abraço (em parceria com o Estado) e uma biblioteca a disposição da comunidade.

A educadora física Micheline Castro, que coordena as atividades esportivas no CEU, conta que cerca de 500 pessoas da região de atuação do centro estão envolvidas em todas as atividades. Castro conta que não há mais vagas para estas oficinas, porém adianta novidades para 2018. "Começamos em julho [de 2017] com cinco projetos criados, coordenados e ministrados por mim, que ajudaram a movimentar mais o CEU Jardim Acácia. Novos projetos como o karatê para deficientes, que já está inserido no cronograma de 2018, e cursos profissionalizantes, que ainda serão abertas as inscrições, assim como capoeira, e pintura em tela e karatê para todas as idades [esses últimos promovidos pelo CRAS]", comentou Castro, que avaliou como positivo as atividades realizadas em 2017. Ela conta com dois estagiários para realização das atividades, Wander Henrique Pereira e Maurício Oliveira.

"A expectativa é de um maior número nas atividades propostas", comentou. Para os interessados em participar das atividades com vagas abertas, para a matricula é necessário documentos como RG (identidade), CPF e comprovante de residência. Para menores de 18 anos, a inscrição é efetivada na presença de um responsável. O CEU Jardim Acácia é coordenado por Hemérito Gonçalves Neto e o CRAS XII, por Vera Macedo. As praças CEUs em Feira de Santana são adminstradas pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura (FUNTITEC) Egberto Costa.

 

Fonte: Secom PMFS/Ascom UEFS/AcordaCidade/Folha do Estado/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!