23/02/2018

Belezas da Bahia serão apresentadas na Alemanha

 

Entre os dias 07 e 11 de março, as belezas da Bahia como as cachoeiras da Chapada Diamantina, as praias da Costa do Dendê, os cânions do São Francisco, o patrimônio arquitetônico de Belmonte e muitas outras serão apresentas na ITB – BERLIM 2018, na cidade de Berlim, na Alemanha.

“Além das zonas mais conhecidas, vamos também apresentar outros encantos da Bahia como Vale do São Francisco, onde temos excelentes vinhos; Caminhos do Sertão, que conta um pouco da nossa história, a exemplo de cidades como Canudos; e Caminhos do Jiquiriçá, com seu tradicional São João”, disse o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.

O evento, que é mundialmente reconhecido como uma das mais importantes feiras da indústria do turismo, é a principal plataforma de negócios para ofertas turísticas globais. O local reúne profissionais renomados dos mais variados segmentos turísticos para fechamento de negócios, prestadores de serviços de mais de 180 países que apresentam seus produtos e serviços e novos produtos, participantes de seminários e congressos e operadores turísticos.

“Aproveitando o potencial do evento, vamos apresentar as principais atrações do estado. As pesquisas apontam a Alemanha um dos maiores emissores de turista para o Brasil, por isso a importância de investir neste país”, revela a diretora de promoções turísticas, Regina Ahmed.

PINHEIRO ANUNCIA ENCONTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA PARA JUNHO NA BAHIA

O XIX Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação, vai acontecer entre os dias 4 e 8 de junho, em Salvador. O anúncio foi feito pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, durante a aula inaugural da rede estadual, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque.

“Este não é um encontro de tecnologia, mas para que a gente possa entender como é possível, contextualizando a Educação, mas enxergando cada território, promover a transformação social. Sou parceiro deste encontro desde sua primeira edição. No ano de 2015, no México, disputamos sediar o Virtual Educa com a Argentina. Depois, em 2017, na Colômbia, a Bahia já sacramentou o Virtual Educa. Tanto é que encerramos na Colômbia o ritual de passagem para 2018 aqui na Bahia”, disse Pinheiro.

O secretário também anunciou que o encontro vai ser realizado no Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (antigo ICEIA), que está passando por uma ampla reforma. “O ICEIA será o novo modelo de escola em Salvador. Vai sediar o Virtual Educa e vai continuar sendo uma escola. Mas agora, voltando ao passado e contextualizando sua ação para o futuro, o ICEIA vai ser um grande centro de formação para professores, será um espaço para fazer encontros e congressos e para a exposição permanente de obras artísticas dos talentos da nossa Educação. O ICEIA terá seu teatro de volta, o segundo maior teatro de Salvador, que está sendo totalmente recuperado. Para se ter uma ideia, a última artista que se apresentou nesse teatro, antes de ser fechado, foi exatamente Elis Regina”, lembrou Pinheiro.

A mais recente edição do encontro internacional reuniu mais de 29 mil pessoas em Bogotá, na Colômbia, em junho de 2017. De acordo com o secretário geral do Virtual Educa, José María Antón, a Bahia foi escolhida para sediar a próxima edição por diversos fatores preponderantes, a exemplo da diversidade cultural, localização, destaque em projetos educacionais e a vinculação com a África, continente que pela primeira vez participará do programa.

O Virtual Educa é uma iniciativa criada em 2001 com a Organização dos Estados Americanos (OEA), cujo objetivo é promover a inovação na Educação para promover a transformação social e o desenvolvimento sustentável, especialmente na América Latina e no Caribe. O Virtual Educa opera por meio de uma aliança de organizações internacionais, agências multilaterais e instituições públicas e privadas, que reúne os setores público, empresarial, acadêmico e da sociedade civil.

Instalação de Consulado da Guiné-Bissau em Salvador estreita relação do país com Brasil

A fim de melhorar o relacionamento entre a república de Guiné-Bissau e o Brasil, o país africano implantou um Consulado na cidade de Salvador.

Um dos responsáveis pela unidade, que fica no bairro do Caminho dos Árvores, é o diplomata conselheiro especial do Ministério de Negócios Estrangeiros, Comunidades e Coop. Internacional e Cônsul da Guiné-Bissau no Brasil, Adailton Maturino dos Santos.

Para entidade, nos primeiros meses de 2018, a instalação trouxe saldos positivos, com a presença de representantes da Guiné-Bissau em importantes eventos culturais, como a posse do novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o desembargador Gesivaldo Brito.

Outros eventos que contaram com autoridades do país foram a cerimônia de posse do general Marcos André da Silva Alvim, no comando da 6ª Região Militar, e a cerimônia de troca de comando do 6]º Batalhão da Polícia do Exército.

"Nossa intenção é estar sempre presente e fortalecer os laços de Guiné-Bissau, não apenas com a República Federativa do Brasil, mas também com o Estado da Bahia", afirmou o diplomata, que acompanhou o ministro-conselheiro Ruí Baraí durante a estadia dele na Bahia.

Como a parceria já possibilita o intercâmbio entre estudantes dos dois países, a consolidação da sede do consulado na Bahia visa também discutir apoios a esse intercâmbio educacional.

Projeto SVO é apresentado ao grupo CCR

O projeto do Sistema Viário Oeste, que além da construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, prevê uma séria de obras de infraestrutura viária, foi apresentado pelo vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão, na manhã desta quarta-feira (21) a executivos do grupo CCR, que dentre outras atividades são responsáveis pela construção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

De acordo com Leão, a intenção da visita é despertar o interesse da empresa, que mantém uma excelente relação com o Governo do Estado, também por este projeto. “Esse é o maior projeto para investimento no país atualmente e a CCR tem demonstrado muito comprometimento na sua relação com o Governo do Estado, o que nos faz querer ampliar esse vínculo para outros projetos”, explica.

O SVO está orçado em R$7,7 bilhões, dos quais R$1,7 bilhão para os trechos rodoviários no continente e acessos em Salvador. Além da Ponte de 12,4 km, estão previstos viadutos e túneis de interligação com o sistema viário da Capital, a requalificação da BA-001 e a construção de via alternativa para tráfego pesado na Ilha de Itaparica, a duplicação da Ponte do Funil, entre os municípios de Vera Cruz e Jaguaripe, a duplicação das BA-001 e BA-046 até Santo Antônio de Jesus, a requalificação do segmento entre Nazaré e Valença, além da construção de nova estrada entre Santo Antônio de Jesus e Castro Alves e entre Castro Alves e a BR-116.

Nintendo Switch lança segundo jogo brasileiro criado por baiano

Atual, inusitado e divertido jogo de gato e rato, o ‘SpaceCats with Lasers’ é lançado oficialmente para o Nintendo Switch nesta quinta-feira (22), sendo o segundo jogo brasileiro desenvolvido pelo baiano Daniel Nascimento para o novo console. A Bittent Toast Games, empresa canadense criada por Daniel “Snd”, também é responsável pelo primeiro game brasileiro do Nintendo Switch, ‘Rocket Fist’, lançado em agosto de 2017.

Daniel está honrado em ser o primeiro brasileiro a estar nesta plataforma e muito feliz em ver outros brasileiros também se destacando, a exemplo do game Dandara – lançado no início de fevereiro para PS4, Xbox One, PCs, iOS, Android e Switch, desenvolvido pelo estúdio brasileiro Long Hat House, que utiliza referências a Tarsila do Amaral e à arte brasileira. “O Brasil tem muitos jogos bons e fico feliz de ver outros games também conquistando esse reconhecimento, pois existe mercado para todos”, disse .

Desenvolvido inicialmente para realidade virtual, adaptado para PCs e agora para o Nintendo Switch, o ‘SpaceCats with Lasers’ contou ainda com a programação do paulista Guilherme Cunha e a trilha sonora do mineiro Tiago Adamo para compor este game divertido, vinculado à personalização do gato. “O Nintendo Switch tem uma base de jogos menor, sendo mais fácil se destacar. Quero lançar todos os meus jogos nesta plataforma de agora em diante”, completou Daniel.

SpaceCats

Embora pareça uma ideia inimaginável, o ‘SpaceCats with Lasers’ foi lançado para PC desde maio de 2017 e é um game multiplayer com diferentes níveis de dificuldade, onde você controla um fofo bichano que destrói planetas e inimigos com seus poderosos lasers, além de utilizá-los para sobreviver e acumular pontos.

Existem muitos jogos de felinos que caçam ratos, mas nenhum game de gatinhos espaciais com lasers que se defendem do ataque de ratos espaciais inimigos. A história gira em torno de ratos malvados que fazem prisioneiro o último sobrevivente da SpaceCats, o gato. E em se tratando de rixa entre gatos e ratos, não poderiam faltar os cães para completar o triângulo hostil. Cada dez níveis culminam em uma batalha com o chefão que, embora os inimigos regulares sejam todos ratos de várias formas e habilidades, o primeiro grande desafio acontece contra um gigantesco cão robô do mau.

O jogador tem à disposição vários benefícios e poderes para escapar, além de conseguir personalizar seu gato com diferentes itens a serem desbloqueados ao longo do jogo, a exemplo de uma variedade de bichanos e naves alimentícias a serem utilizadas durantes as guerras espaciais. Ganha quem sobreviver por mais tempo e acumular mais pontos.

Seleção pública para formação de Banco de Projetos do Funtrad recebe propostas até 10 de março

A seleção pública para formação de Banco de Projetos do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), realizada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), recebe propostas até o dia 10 de março.

O Funtrad, que tem natureza contábil-financeira, é um instrumento de captação de recursos, proveniente de fontes diversas, exclusivamente destinadas para colaborar de forma subsidiária na implementação de ações de promoção do trabalho decente no estado da Bahia.

O objetivo do Edital 003/2018 do Trabalho Decente é selecionar projetos para o desenvolvimento de ações que estejam relacionadas aos resultados esperados pela Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD) e que atendam à finalidade do Programa Bahia do Trabalho Decente.

Podem participar instituições governamentais e entidades civis sem fins lucrativos, cujas propostas estejam alinhadas com, pelos menos, um dos nove eixos prioritários: Erradicação do Trabalho Infantil; Erradicação do Trabalho Escravo; Saúde e Segurança do Trabalhador; Promoção da Igualdade da Pessoa com Deficiência; Promoção da Igualdade de Gênero e Raça; Trabalho Doméstico; Juventude; Serviço Público; Empregos Verdes.

Além disso, os projetos devem pertencer a uma das categorias apresentadas no edital: Capacitação; Capacitação de trabalhadores; Capacitação de gestores; Educacionais; Pesquisas; Fortalecimento de empreendimentos; Inserção no mundo do trabalho; Reinserção no mundo do trabalho; e Fortalecimento institucional.

A data limite para postagem das propostas com os documentos solicitados é 10 de março de 2018.

 

Fonte: Secom Bahia/Bahia Econômica/BN/Ascom Seplan/Ascom Secti/Setre/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!