24/02/2018

Casa Nova: CODEVASF vai entregar obras de quase 20 milhões

 

Acompanhados da Diretora do SAAE, Dagmar Nogueira, do Engenheiro Chefe da Construtora MRM, Hilton Cock, do Fiscal da CODEVASF, Luiz Claudio, do Engenheiro Helder Arraes, o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres e o Superintendente da 6ª SR da CODEVASF, Elmo Nascimento, fizeram, nesta quarta-feira (21/02), uma visita técnica às obras dos sistemas de abastecimento de água que estão sendo concluídas no interior do município.

São três sistemas, sendo o menor deles o Sistema Luis Nunes, captação flutuante, estação de tratamento na localidade e reservatório com capacidade para 30 metros cúbicos. O sistema de Lagoado, previsto inicialmente para atender a 569 pessoas, com captação flutuante na localidade Sítio Mandacaru, equipada com 2 conjuntos motor bomba, com capacidade para bombear 8.532 litros por hora, possui uma estação de tratamento, 11 reservatórios elevados com capacidade entre 5 e 10 metros cúbicos e altura de 10 a 12 metros.

O maior, Sistema Serra Branca, distante 90 quilômetros da sede, que atenderá 2.657 pessoas, têm instalada a captação na localidade de Baraúnas, com três elevatórias já construídas ao longo do percurso da adutora principal que, em conjunto com a rede de distribuição, terá 160 quilômetros. Foram construídos 16 reservatórios com capacidade variando de 5 a 70 metros cúbicos.

“Estes sistemas de abastecimento farão uma enorme diferença para a população beneficiada. A CODEVASF é uma grande parceira. ” – Diz o prefeito Wilker – “São obras que se iniciaram em 2013 e agora temos a garantia que serão concluídas e entregues às comunidades”.

“Houve atraso por causas alheias à CODEVASF” – explica Helder Arraes – “A seca, que afastou substancialmente as localizações das captações, aumentando o custo e alterando o orçamento é a principal. São obras que se iniciaram em junho, julho de 2013, mas agora com recursos garantidos e 98% das obras executadas, não há possibilidade de mais atrasos”.

Já foram concluídas as adutoras e as três estações de tratamento. Com 98 por cento das obras concluídas, os reservatórios, as captações e a extensão da rede elétrica, devem ser finalizados entre março e abril, entrando em fase de testes, para serem entregues no início de maio de 2018.

O valor do investimento da CODEVASF é de 18,7 milhões.

PGE inaugura novas instalações do núcleo regional em Juazeiro

Nesta segunda-feira (26), a Procurador Geral do Estado (PGE) inaugura no município de Juazeiro, no norte da Bahia, as novas instalações do núcleo regional do órgão, que conta agora com uma área ocupada de 120,11 metros quadrados. O evento acontece às 18h , na Rua Coronel Aprígio Duarte, 3, centro da cidade, com do procurador geral Paulo Moreno Carvalho. A unidade, vinculada à Procuradoria do Interior, passou por uma reforma no espaço físico, com o objetivo de reestruturar as salas de trabalho, copa, banheiros e fachada. Os serviços foram executados em 90 dias em parceria com a Superintendência de Patrimônio da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Supat).

Com a obra, a unidade agora possui quatro postos de trabalho para procuradores do Estado, espaço para reunião, sala técnica, arquivo e 17 postos de apoio administrativo/estágio. Além da parte de infraestrutura, foram feitos investimentos também na compra de móveis e equipamentos e na ampliação da rede de internet. A reforma busca, entre outros aspectos, oferecer melhores condições de trabalho aos procuradores e servidores administrativos que atuam pela PGE no município de Juazeiro e fortalecer a presença da Procuradoria no Interior do Estado.

Junto com a recém inaugurada sede, em Feira de Santana (centro norte), e as novas dependências no município de Vitória da Conquista (sudoeste), a inauguração das instalações em Juazeiro faz parte de um programa que vem sendo desenvolvido pelo órgão com o propósito de reestruturação dos núcleos regionais da PGE e a consolidação da Procuradoria do Interior, instituída pela Lei Complementar 43/2017. Em breve deve ser entregue a nova sede do núcleo regional do município de Teixeira de Freitas (extremo sul).

CÂMARA DE JAGUARARI DESCUMPRE DUAS DECISÕES JUDICIAIS NUM MESMO DIA

A desordem no legislativo do município de Jaguarari chegou a seu ápice. Com o objetivo político de tirar o atual Prefeito Everton Rocha do cargo a qualquer custa, a bancada de oposição tem cometido uma série de atitudes que contrariam as leis e a Constituição Federal. Prova disso, aconteceu mais uma vez nesta quarta-feira (21) durante a sessão extraordinária onde os vereadores cassaram o mandato do Prefeito descumprindo duas ordens judiciais num mesmo dia.

Na manhã de quarta-feira (21), antes da liminar proferida pelo Desembargador Roberto Maynard Frank, a juíza Maria Luiza Nogueira Cavalcanti Muritiba, solicitou que os vereadores cumprissem a determinação proferida pelo mesmo Desembargador no dia 7 de fevereiro. No despacho o magistrado determinava que a Comissão Parlamentar Processante ouvisse a testemunha de defesa dando assim continuidade ao curso normal do processo. De acordo com a defesa do Prefeito Everton Rocha, a testemunha compareceu a Câmara de Vereadores de Jaguarari no dia 14 de fevereiro, mas os vereadores se negaram a ouvi-lo, desrespeitando a ordem judicial expedida pelo Desembargador baiano.

Agindo às margens do que determina a lei, a Câmara de Vereadores vem provando que seu único objetivo é contrariar a vontade da população de Jaguarari que elegeu democraticamente o Prefeito Everton Rocha. Com os atos ilegais da Câmara, a sessão de ontem onde os vereadores aprovaram a cassação do Prefeito Everton Rocha foi suspensa pelo Desembargador Roberto Maynard Frank, que determinou "a suspensão do processamento da Comissão Processante para que se efetive a garantia do direito de oitiva da testemunha, na forma do quanto já decidido anteriormente", diz o trecho da liminar.

Nas ruas do município, a população se pergunta: até onde vai o poder dos que agem desrespeitando a democracia, as leis e a justiça?

PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM ESTÁ REALIZANDO LIMPEZA DE AGUDAS NA ZONA RURAL

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da secretaria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (SDAF), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), começou na última sexta-feira (16), a limpeza e recuperação de aguadas em todo o município. "A ação tem o objetivo de preparar as aguadas para armazenar o máximo de volume de água possível, deixando os reservatórios abastecidos por mais tempo, principalmente para suportar períodos de secas", disse a secretária de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Damiana Duarte.

No total serão limpas e ampliadas 30 aguadas, em diversas comunidades no interior do município. Confira as localidades que serão beneficiadas nesse primeiro momento: Macambira, Campo do Meio, Pereiro, Caçador, Rancharia, Lagoa do Coxo, Fazenda Picada, Lagoa da Pedra, Baraúna, Tocaia I e II, Tapuia, Sitio da Umburana, Pica Pau, Várzea do Mulato, Quicé (Assudinho e Fazenda Lameiro), Povoado da Pedra, Ipoeiro, Assentamento Jiboia – Agrovale I e II, Fazenda Fojo, Tijuaçu, Campo Cumprido, Caco de Telha, Fazenda Mamão, Fazenda Pebas e Missão do Sahy (Varzinha).

O serviço está sendo realizado com ajuda de uma máquina retroescavadeira e tem como objetivo aumentar a profundidade do reservatório. As aguadas são coletivas e o armazenamento de água vai garantir uma boa dessedentação animal, como também para que as pessoas possam utilizar para uso doméstico.

Os recursos para limpeza das aguadas vieram do Projeto de Mecanização Rural Emergencial do Governo do Estado – Promer, na ordem de R$ 50 mil e, foi fundamental a atuação do deputado Bobô para liberação do crédito.

"Foi uma bênção, este serviço é de extrema importância para comunidade. Há mais de 20 anos não acontecia uma limpeza no tanque de Rancharia", comentou a presidente da Associação dos Moradores de Rancharia, Cleonice Antonieta Oliveira.

MATRÍCULAS DO PROGRAMA APROVA JUAZEIRO ACONTECE NOS DIAS 24 E 26 DE FEVEREIRO

Os selecionados no Programa Aprova Juazeiro - que têm o objetivo de viabilizar o acesso de alunos da Rede Pública aos cursos pré-vestibulares e pré-ENEM, deverão realizar as matrículas neste sábado (24), das 8h às 15h e na segunda-feira (26), das 8h às 21h, no Cursinho BioS, localizado na Rua José Petitinga, 5A, bairro Santo Antônio.

O Governo Municipal, através da SEDUC lançou o edital no dia 25 de janeiro de 2018 disponibilizando 120 vagas para estudantes juazeirenses, que estão cursando o último ano do ensino médio ou que já tenham concluído. Nos dois casos é imprescindível que tenham estudado ou estudem em escolas da Rede Pública de Juazeiro.

Foram selecionados 60 candidatos do GRUPO 1 (estudantes que já concluíram o ensino médio) e 60 do GRUPO 2 (estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio), que tiveram a maior pontuação, além de 80 candidatos que estão no cadastro reserva. No dia 16 de fevereiro foi divulgado o resultado dos selecionados.

No ato da matrícula o aluno deve apresentar cópia do RG e CPF. Caso seja menor de 18 anos, precisa estar acompanhado pelos pais ou responsável, que devem apresentar também cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

Mais informações (74) 3611-1139.

Integrantes do MST desocupam sede do Incra em Petrolina e aguardam nova reunião

Nesta sexta-feira (23), o atendimento ao público no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, voltou ao normal. Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desocuparam, no final da tarde da quinta-feira (22), a sede da autarquia, após dois dias de ocupação no local. O grupo reivindica a garantia de assentamento às cerca de 500 famílias que moram no Projeto Pontal Sul, zona rural da cidade.

A decisão pela desocupação ocorreu após reunião entre a gestão do instituto e dirigentes do MST. Em nota enviada à imprensa, o Incra informou que uma nova reunião está prevista entre um representante do movimento e o diretor de Obtenção de Terras, Clóvis Figueiredo, com o objetivo de “tratar da liberação de recursos para aquisição de novas áreas na região”.

De acordo com Florisvaldo Araújo, Dirigente Estadual do MST, o novo encontro será na terça-feira (27) e será para discutir alternativas concretas de garantia de assentamento às famílias.

EMPREENDEDORISMO JURÍDICO SERÁ TEMA DE CURSO NA OAB PETROLINA

No atual cenário econômico, criar estratégias para se manter no mercado e fazer a diferença é fundamental; principalmente, para os profissionais liberais. Assim, com o intuito de ajudar na organização da carreira jurídica dos advogados da região, a Subseccional Petrolina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), está ofertando um curso sobre Empreendedorismo jurídico.

Ministrado pela advogada e presidente da Comissão de Empreendedorismo da OAB PE, Mirella Iglesias Coutinho, o curso vai abordar assuntos relativos à gestão de escritório; nicho de mercado; proposta de valor; fontes de receita; parceiros; custos; planejamento estratégico; marketing jurídico, entre outros temas. A atividade vai acontecer no dia 15 de março das 13h às 22h, na sede da OAB Petrolina, localizada na Avenida José de Sá Maniçoba,180, Centro, próximo ao Hospital Universitário.

De acordo com o presidente da Subseccional, Alexandre Torres, o momento de estudo e debate visa colaborar no desenvolvimento profissional da classe auxiliando os advogados nas questões relativas ao empreendedorismo e gestão no exercício cotidiano do ofício. Alexandre ressaltou que o curso é aberto para todos, mas incentivou a participação da jovem advocacia. “Esse é um tema que interessa a todos os advogados no atual contexto que vivemos, mas, creio, que será de grande ajuda para os novos colegas que estão chegam e precisam se manter no mercado”, pontuou.

Os interessados devem procurar a sede da OAB para fazer as inscrições. As vagas são limitadas e o investimento é de R$50 reais.

 

 

Fonte: Ascom Codevasf/Ascom PGE/BlogdoGeraldoJosé/G1/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!