28/02/2018

Monte Santo: Município conquista base do SAMU

 

Mais uma conquista importante para Monte Santo. Depois de muita luta e muita persistência, a prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, está conseguindo realizar um sonho antigo da população: O município está sendo contemplado com 2 ambulâncias do Samu, uma UTI Móvel (Unidade Avançada) e uma Ambulância Básica, totalmente equipadas com o que existe de mais moderno para atender as necessidades da população.

A base do SAMU será instalada em Monte Santo mas irá atender também as demandas outros dois municípios: Cansanção e Nordestina.

O Secretario de Saúde de Monte Santo, Danniel  Dias, destaca a importância desta conquista: ''Esta aquisição é resultado de muito esforço e de muito trabalho. Um marco importante na saúde do nosso município. Estamos garantindo mais agilidade, qualidade e eficiência nos atendimentos de urgência", afirmou.

O prefeito Vando também comemorou: ''É com muita felicidade que anunciamos mais uma vitória do nosso Governo. Esta aquisição permitirá que muitas vidas sejam salvas. Este é o resultado de um trabalho sério, responsável e comprometido com a qualidade de vida de nossa gente'', destacou.

''Começamos 2018 com o pé direito e, tenho certeza, que os próximos dias serão ainda melhores. Parabéns povo de Monte Santo, pode comemorar. Esta conquista é nossa'', concluiu o prefeito.

Prefeitura de Monte Santo reabre infocentro do município

A prefeitura municipal de Monte Santo reabriu nesta segunda-feira o infocentro da cidade. O centro de informática e acesso a informação, irá atender todos os moradores da cidade.

De acordo com o Secretário Municipal de Assistência Social, o infocentro irá funcionar com ciclos.

"Este centro irá funcionar por ciclos. Neste primeiro ciclo, iremos beneficiar diretamente 150 alunos que serão matriculados no curso de digitação e informática básica. Além de atender os algunos dos cursos, o infocentro ficará disponível para todos da cidade pesquisar algo na internet", afirmou Aroldo Salgado.

O centro estava fechado há quatro anos. Reaberto nesta segunda-feira(26), o centro irá funcionar de segunda a sexta em horário comercial.

Para o prefeito da cidade, o acesso ao Infocentro, irá contribuir para o processo de inclusão social no município. "Esta é mais uma ação do Governo da Reconstrução. Com a reabertura deste espaço, estamos proporcionando o acesso a inclusão social e cultural em nossa cidade", concluiu Vando.

Paulo Afonso: Câmara aprova pensão vitalícia para ex-prefeitos

A Câmara Municipal de Paulo Afonso aprovou por unanimidade a criação de uma pensão especial vitalícia para os ex-prefeitos do município. O Projeto de Lei Municipal de autoria do prefeito Luiz Barbosa de Deus (PSD) foi apreciado em regime de urgência pelos 15 vereadores da Casa durante sessão realizada nesta segunda-feira (26).

A pensão concede aos ex-gestores um auxílio vitalício que corresponderá a 10% do salário vigente para o cargo. Recebem o benefício os ex-prefeitos com idade mínima de 85 anos com rendimentos próprios líquidos de, no máximo, 2 salários mínimos.

De acordo com o portal Pan Notícias, a pensão beneficia, no momento, o ex-prefeito Abel Barbosa, idealizador da emancipação política de Paulo Afonso.

Para o atual gestor e criador do texto, o pagamento é uma forma de valorizar os políticos da cidade. “Essa foi uma preocupação pessoal minha porque desta forma podemos beneficiar esses grandes nomes da política da nossa cidade, como é o caso de Abel Barbosa”, airmou o prefeito Luiz Barbosa de Deus.

Pessoal e intransferível, o auxílio entrou em vigor já na data de sua publicação.

Incertos sobre votos, governo bota projeto da Embasa na geladeira

Fez-se um enorme alarido nestes dias que precederam a sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira 26, sobre finalmente o governo ter coragem de pautar o projeto de lei que renova a concessão da Embasa, que opera irregular no município há quase dois anos. Contados os votos, deu-se por vencido. Não se pode escapar, contudo, de um fato: quem é o articulador político do governo municipal?, e se ele existe onde atua?

Os vereadores da base estão a esmo, alguns fazem cálculos eleitorais, outros pensam como vão ficar se votarem contra o governo, e a turma que vota de ‘porteira fechada’ não tem votos suficientes nem argumentos para consegui-los. Alguém pode responder que o vereador Leco (PHS), como líder do governo é naturalmente o interlocutor que media as questões da prefeitura.

Não neste caso. Está mais que óbvio. Se o prefeito Luiz de Deus (PSD) não tomar às rédeas da situação e partir para 'a conversa baixinha no ouvido' esta votação não sairá, pois o que está em jogo na cabeça dos parlamentares, mais do que a taxa de esgoto, do que os problemas ambientais, e mesmo a qualidade da água, são os votos que lhes fugirão das urnas em 2020.

Assim nem o governo adianta o seu lado com o Plano Municipal de Saneamento Básico, nem a Câmara se define, e o povo continua pagando a fatura justa ou injusta.

PAVIMENTAÇÃO DE VIAS DE ACESSO BENEFICIA POPULAÇÃO NO SEMIÁRIDO DA BAHIA

Os municípios de Jacobina, Mirangaba, Pilão Arcado, Sento Sé, Umburanas, Morro do Chapéu, Várzea Nova e Campo Formoso, todos no semiárido baiano, serão beneficiados com obras de drenagem superficial e pavimentação em paralelepípedo de vias de acesso. A ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) facilitará o tráfego de pessoas e o escoamento da produção agrícola na região. Serão investidos mais de R$ 3 milhões do Orçamento Geral da União, repassados à empresa por meio de emenda parlamentar.

O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), Elmo Nascimento, assinou neste mês as ordens de serviço para início das obras. A previsão é que todas sejam concluídas em aproximadamente um ano. No total, serão pavimentados cerca de 50 mil metros quadrados (m²) nos oito municípios.

"A ação possibilitará, de maneira significativa, melhoria na infraestrutura nessas localidades. Será possível promover o desenvolvimento da atividade agropecuária, uma vez que as vias possibilitarão um melhor escoamento da produção, além de benefícios para a saúde da população, que hoje convive com poeira e lama", destaca o superintendente.

Na zona rural de Campo Formoso serão beneficiados os povoados de Baixio, Curral, Caraíba, Lagoa da Roça, Laje dos Negros, Pauzinhos e Torrões – somando 13.085 m² pavimentados. "As obras vão melhorar o deslocamento tanto das pessoas que moram por aqui quanto das que vêm de fora", afirma Rosinaldo Marcionílio Macedo, que mora com a mulher e um filho de quatro anos na rua Beira do Rio, uma das vias que serão calçadas em Laje dos Negros.

"Esses calçamentos também vão melhorar o acesso para três escolas públicas (Escola Quilombola Rural, Colégio Estadual Professora Luzia de Freitas e Silva e Colégio Municipal Rosalvo Luiz Celestino) e um posto de saúde, o que é muito importante para nossa população", completa Rosinaldo. O povoado de Lage dos Negros é uma comunidade quilombola localizada a cerca de 100 quilômetros da sede do município de Campo Formoso. A comunidade é conhecida por ter servido de quilombo há mais de 200 anos e rota de fuga para os escravos daquela época.

Em Mirangaba, na comunidade rural de Volta da Serra, serão pavimentados 3.448 m² de via de acesso. No município de Jacobina serão atendidos os povoados de Olho D'água e Roçado, com a pavimentação de 5.747 m².

Já em Pilão Arcado, as obras de pavimentação serão na comunidade de Lagoa do Padre. Enquanto em Sento Sé, a ação vai melhorar a situação de algumas vias de acesso à sede do município. O calçamento vai facilitar o trânsito dos pequenos produtores do campo até o mercado municipal, onde são comercializados hortifrutigranjeiros. No total, nos dois municípios, mais de 7.933 m² de vias serão melhoradas.

A pavimentação de aproximadamente 7.881 m² de vias em Umburanas vai facilitar o acesso das populações rurais à sede do município. No município de Morro do Chapéu, o calçamento de 5.740 m² vai ligar as comunidades rurais de Fedegoso e Rosa Benta. No município de Várzea Nova, a comunidade rural de Salinas também será beneficiada com a melhoria de 5.720 m² de estradas vicinais.

IPMC REAFIRMA COMPROMISSO EM DIVULGAR A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CANUDOS

A Assembleia anual do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC) que aconteceu no último sábado, dia 24, na cidade baiana de Canudos, serviu não somente para apresentação de relatórios de atividades e prestação contas, mas também, para reafirmar compromisso do instituto em continuar debatendo e divulgando a História da Canudos a partir da experiência de vida, produção e partilha do povo sertanejo.

Com 25 anos de existência e constituído por agentes sociais, pesquisadores, religiosos e pessoas comuns ligadas à história popular de Canudos, o IPMC guarda um importante acervo de objetos e materiais informativos e históricos que ajudam a compreender o que foi o Arraial de Canudos, que em pleno século XIX, reuniu mais de 25 mil sertanejos/as embalados pelo sonho da libertação capaz de construir uma comunidade fraterna e solidária.  Liderada pelo beato Antonio Conselheiro, o Arraial de Canudos acabou destruído violentamente pelo Exército Brasileiro a serviço dos poderosos da época.

Refletindo o contexto de Canudos ontem e hoje, a Assembleia do instituto avaliou não só a situação interna da entidade como também sua missão em continuar buscando meios de divulgar mais ainda o movimento de Canudos na perspectiva do povo unido e organizado e que foi massacrado na Guerra.

A diretoria executiva do IMPC apresentou nessa Assembleia, algumas das ações que em 2017, ajudaram manter viva a missão do instituto como:  promoção e participação em eventos que debateram a História de Canudos, (destacando a Romaria de Canudos), produção de materiais informativos e didáticos, além da ampliação das parcerias com instituições que comungam com o ideal de Canudos. A título de planejamento, o instituto pretende elaborar projetos de captação de recursos que possam ajudar a melhorar suas ações e, principalmente sua missão em continuar fiel à verdadeira História de Canudos na ótica da experiência do povo que acreditou na construção de um modelo de sociedade justa, fraterna e solidária.

Durante os trabalhos da Assembleia, ficou definida para o dia 05 de abril de 2018, a data da próxima reunião que deverá contar com a presença de entidades que apoiam a caminhada do instituto. A entidade admitiu ainda alguns novos membros e elegeu por aclamação: João Batista Filho como vice-presidente e Marineide Rehem, secretária do IMPC. (Raimundo Fábio Bel. em Jornalismo e Multimeios)

 

Fonte: Ascom PMMS/i9 Comunicação/BN/PA4/Ascom Codevasf//Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!