09/03/2018

Feira: Realiza Semana de Tratamento do Consumidor Endividado

 

Durante toda a semana, do dia 12 a 16 de março, o Procon estará realizando em sua sede, a Semana de Tratamento do Consumidor Endividado. O órgão identificou as empresas que mais apresentam queixas de consumidores em relação à não resolução de problemas de endividamento e as convidou para viabilizar o pagamento dessas dívidas: ou em forma de quitação em parcela única ou num parcelamento mais viável, com menos juros. O intuito é dar apoio ao consumidor.

Como se trata de questões de endividamento, todos os parceiros estarão envolvidos, desde instituições financeiras – a exemplo de Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc. – a administradoras de cartões de crédito e lojas de departamentos que tem cartão próprio – como Riachuelo, C&A, etc. Além de empresas de telefonia – Claro, Vivo, Tim, Oi. “Todas em que há relação de consumo, que pode desenvolver uma dívida, estão sendo convidadas. Mas ainda não há confirmação da presença de todas”, informa a superintendente do Procon, Suzana Mendes. O funcionamento da instituição é das 8h às 17h.

Diversas atividades em alusão ao Dia Mundial do Consumidor

Tendo em vista a chegada do Dia Mundial do Consumidor, no próximo dia 15, o Procon de Feira de Santana irá realizar uma série de atividades em alusão à data. A programação será aberta à noite na Câmara dos Dirigentes Lojistas, situada na Praça da Matriz, com uma palestra voltada a estudantes de direito, para tratar sobre direitos do consumidor, gratuita e destinada a 250 pessoas.

Também durante a semana, em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o órgão irá realizar fiscalizações nos postos de gasolina de Feira de Santana. "Serão fiscalizados uma série de quesitos nos postos. A exemplo do teste de qualidade dos combustíveis e aferir se os preços estão de acordo com a média da cidade. Por exemplo, se a média do preço em Feira é de R$4,18 e um posto está vendendo a R$4,35, nós podemos multa-lo", afirma Suzana Mendes (foto).

A programação da Semana de Tratamento do Consumidor Endividado terá apoio da Secretaria da Municipal de Saúde, enviando profissionais para realização de aferição de pressão durante os atendimentos.

Abertas inscrições para encontro de empreendedorismo dirigido a vendedor de acarajé

Vendedores de acarajé, abará e outros quitutes que tornam a culinária baiana de tabuleiro diferenciada e atraente aos paladares mais distintos, têm até o dia 16 para se inscreverem no 1º Encontro de Empreendedorismo focado nesta categoria profissional, realizado em Feira de Santana.

Os interessados deverão procurar o Departamento de Turismo, no primeiro andar do MAP (Mercado de Arte Popular) e lá se inscreverem. O encontro será no dia 19, às 8h, e será totalmente gratuito.

“Conhecimento nunca é demais, mesmo que estas pessoas já estejam neste setor há anos, mas verão que sempre tem alguma coisa para ser melhorada, principalmente no tocante à apresentação para os turistas e visitantes”, diz a diretora do Departamento de Turismo, Graça Cordeiro. “E passarão a oferecer um serviço ainda mais qualificado o número de clientes tenderá a aumentar”.

Eles passarão a ter visão mais ampla sobre o que é ser empreendedor, diz Graça Cordeiro. “Eles já agem naturalmente como empreendedores, pois gerem seus negócios. O que se pretende é que todos ampliem a visão sobre o seu nicho e o transforme em uma atividade ainda mais lucrativa”.

A iniciativa é resultado de parceria com a Geração Empreendedora, Aliança, entre outras instituições. Também participarão técnicos da Vigilância Sanitária de Feira de Santana e do Senac, que os orientarão sobre manipulação de alimentos.

Feira tem serviço de coleta de pneu, o amigo do aedes aegipty, basta telefonar

Conscientizar a população, que em sua maioria, desconhece a maneira correta de armazenar e descartar pneus (além de reaproveitar e reciclar esse material). Este foi um dos focos, talvez o principal, da I Feira de Ação e Saúde, realizada nesta quarta-feira, 7, no estacionamento da Prefeitura, centro da cidade.

O evento foi iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Ecoponto (Local de entrega de produtos recicláveis). O pneu é um dos principais agentes de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças.

“As pessoas costumam jogar pneus usados em terrenos baldios, borracharias, entre outros locais, de forma aleatória. Nós estamos aqui hoje para informar a população que é importante entrar em contato conosco (0800-286-6656) e solicitar o recolhimento”, diz o coordenador do Setor de Endemias, Edilson Matos. Segundo ele, diariamente, três carros da equipe de endemias percorrem ruas da cidade fazendo o recolhimento de pneus usados e abandonados.

Em 2017, coletados 120 mil pneus; Exército usa material em estruturas de treinamento

Só no ano de 2017, foram coletados 120 mil pneus em Feira de Santana. O material é encaminhado inicialmente para o Ecoponto. Depois é disponibilizado para órgãos parceiros, a exemplo do Exército, que utiliza os pneus para construir pistas e estruturas de treinamento. "Nós temos essa parceria muito importante.Construímos estruturas de pneus, nas quais simulamos pequenos ambientes confinados, para que a nossa tropa possa treinar e aumentar seu nível de adestramento", informa o sargento do 35º Batalhão de Infantaria, Samuel Lima (foto). Ele observa que a corporação dispõe de uma estrutura de 600 metros quadrados e 1,80 metro de altura, onde preenche os pneus com barrote e areia para evitar que água seja acumulada.

Pneus são transformados em mesa, poltronas e outros objetos

Durante o evento, foram expostos em estandes algumas maneiras de reaproveitamento, os pneus ganham formas de mesa, poltrona e enfeites para jardim. Tudo feito artesanalmente.

Enfermeira apela às mulheres que digam a verdade, ao procurar atendimento na rede de saúde

Um apelo à sinceridade, está sendo feito pelos profissionais no atendimento a mulheres, em unidades  de saúde da Prefeitura de Feira de Santana. A enfermeira Maria da Conceição Oliveira, da Secretaria  Municipal de Saúde, chama a atenção das mulheres que buscam atendimento na rede pública para a importância de prestar a informação correta, sobre a sua necessidade. Relatos imprecisos podem prejudicar a alguém que realmente precise de um atendimento de urgência, e que deve ter prioridade.

A advertência quanto a importância do atendimento prioritário foi feita durante uma Sala de Espera, evento realizado esta semana na Unidade de Saúde do Novo Horizonte. Maria da Conceição atuou  nesta ação junto com a médica Liliannis Rodriguez. Elas colocaram em prática as orientações recebidas na capacitação realizada para profissionais de saúde, em referência ao Mês da Mulher, realizada na segunda-feira.

"É importante que vocês não mintam para nós sobre a real situação de saúde. Uma vez tenhamos uma informação de quadro grave, sem que isto esteja efetivamente acontecendo, o fato estará prejudicando a quem realmente necessita dessa assistência imediata, colocando-a em uma segunda instância”, recomenda a enfermeira.

Médica pede diálogo dos pais com filhos adolescentes

Enquanto os usuários aguardavam atendimento, a médica Liliannis Rodriguez (foto) falou sobre a importância do uso de métodos contraceptivos, principalmente na adolescência. Para ela o diálogo entre pais e filhos é essencial. “A gravidez na adolescência é um algo muito sério. Tenham um diálogo com suas filhas e filhos; é importante alertar sobre o uso do preservativo, que além de prevenir doenças pode evitar a gravidez”, alerta Liliannis.

Idoso deve receber acompanhamento multidisciplinar, alerta fisioterapeuta

O acompanhamento multidisciplinar, por profissionais de diversas especialidades, é a principal receita, nos dias atuais, para a pessoa idosa, na busca por boas condições de saúde. A recomendação é do fisioterapeuta Ânderson Gomes, que palestrou para o público da terceira idade durante o evento denominado Ação Mulher, realizado na quarta-feira, 7, no Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.

O equipamento e seus diversos serviços é oferecido à comunidade, gratuitamente, pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Acontece ali, neste mês de março, uma programação especial alusiva ao Mês da Mulher.

São prioridades neste trabalho multidisciplinar junto aos idosos, conforme o fisioterapeuta, os cuidados com a visão e a prática de atividade física. “É fundamental o acompanhamento médico regular, para monitorar as condições de saúde dessas pessoas”, diz ele.

Ânderson alerta que as quedas, uma das principais ameaças aos idosos, estão relacionadas não somente ao processo natural de envelhecimento, às mudanças no equilíbrio físico, mas também a questões musculares, daí a importância da atividade física.

Ele chama a atenção também para o uso de pisos, no domicílio das pessoas idosas. Não podem ser inadequados, escorregadios. Tapetes e móveis não podem representar obstáculos e o ambiente deve ser preparado para que essas pessoas possam transitar livremente.

Público desfrutou de vários serviços, durante o evento

A comemoração do Dia da Mulher, no Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, celebrado neste 8 de março, foi antecipada. Na quarta-feira, 7, o  público de terceira idade frequentador do espaço pôde desfrutar ali de serviços de estética, saúde, lazer, cidadania, educação física e palestras. O foco do equipamento, oferecido pela Prefeitura de Feira de Santana administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, é a manutenção da saúde e elevação da autoestima dos assistidos. A iniciativa também contou com a parceria das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).

A nutricionista Cláudia Freire tratou sobre a importância de uma alimentação saudável para garantir qualidade de vida. Os idosos receberam orientações para superarem as dificuldades do dia-a-dia, apresentadas pela psicóloga Thais Borges.

Meta é envolver os idosos em atividades diversas

Envolver as pessoas assistidas nas diversas atividades, para proporcionar uma vida mais saudável aos idosos, é o objetivo da coordenadora do Centro de Convivência Dona Zazinha, a assistente social Cassilda Nogueira Brás, mais conhecida como Tilda Brasileiro (foto da equipe de trabalho).

Após 16 anos em situação de rua, cidadão assistido pelo Centro Pop terá casa própria

Em situação de rua há 16 anos, Andreval Bispo dos Santos, 40 anos, é um dos cerca de 350 cidadãos assistidos pelo Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Elizabete Gomes Martins), equipamento da Prefeitura de Feira de Santana. Ele está se despedindo desta situação. Foi contemplado com uma moradia do programa social Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e, dentro em breve, deve passar a ter moradia fixa.

“Para mim, ter endereço fixo é uma realização que vai possibilitar abrir portas, principalmente conseguir um emprego porque ninguém dá trabalho para alguém que não tem moradia, não tem endereço. Todos veem com muita desconfiança. E esta situação agora vai mudar”, comemora.

A ida para as ruas da cidade, conforme recorda, foi algo que marcou muito sua vida. “Eu me desencontrei no caminho e hoje na rua me encontro. E a dificuldade hoje é encontrar o caminho de volta para o convívio na sociedade. Aqui no Centro Pop estou reencontrando este caminho, me reencontrando, e uma das formas disso tudo acontecer também é através destas aulas de capoeira da qual já estou participando”, revelou.

 

Fonte: Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!