10/03/2018

Feira: Encerra no dia 15 as inscrições para o FENATIFS

 

As inscrições para a 11ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de As inscrições para a 11ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS), que tem sua data marcada dos dias 1º a 12 de outubro de 2018, ficam abertas até o dia 15 deste mês para que grupos de todo o Brasil possam se inscrever. O FENATIFS tem o intuito de valorizar, movimentar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude, consolidando a Bahia como pólo fomentador do teatro infantil brasileiro. Para tanto, busca também propostas diferenciadas para o grande público, assim como propostas direcionadas a poucas pessoas que possam ter contato com a arte de forma inusitada.

O 11º FENATIFS tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Nº 25/2016 Eventos Culturais Calendarizados 2017-2019. O festival tem como organizadora a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia - Cia. Cuca de Teatro e apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA.

De caráter não competitivo a 11ª Edição do FENATIFS compreenderá as seguintes atividades: apresentações dos espetáculos da Mostra Nacional; apresentações dos espetáculos da Mostra Interior do Nordeste; apresentações dos espetáculos da Mostra Jovens Talentos (categoria institucional e de grupo); apresentações dos espetáculos convidados e atividades paralelas que são constituídas de ações culturais compostas de debates, avaliações dos espetáculos apresentados, oficinas, palestras, workshops, mesa redonda e uma Mostra de Talentos Mirins com participação de grupos que encenam espetáculos feitos por crianças na faixa etária de 07 até 12 anos, exclusivamente do Município de Feira de Santana – BA, seus distritos e dos Municípios que compõem o Território Portal do Sertão. Poderão participar das oficinas, debates e painéis pessoas ligadas à cultura ou interessadas, integrantes ou não dos grupos inscritos.

Será concedido a todos os grupos participantes o Troféu Biribinha, uma homenagem a Teófanes Silveira, grande incentivador do FENATIFS que, como Palhaço Biribinha, ator, diretor e produtor, reúne em experiência mais de 50 anos de vida artística adquirida em herança da família Silveira, família tradicional de circo do nordeste brasileiro.

Os Editais e fichas para inscrição nas Mostras do 11º Fenatifs estão disponíveis no site www.ciacucadeteatro.com.br conforme especificações abaixo: EDITAL Nº 001/2018 - MOSTRA NACIONAL - 11ª Edição FICHA DE INSCRIÇÃO - MOSTRA NACIONAL 11º FENATIFS.

Grupos de todo o Brasil que encenem espetáculos destinados ao público infanto-juvenil e que, preferencialmente, sejam inéditos no município de Feira de Santana-BA poderão participar no Edital Nº 002/2018, referente à MOSTRA INTERIOR DO NORDESTE 11º FENATIFS.

No EDITAL Nº 003/2018, referente à MOSTRA JOVENS TALENTOS 11º FENATIFS, a participação é exclusiva para Grupos do interior do Nordeste que encenem espetáculos destinados ao público infanto-juvenil e que, preferencialmente, sejam inéditos no município de Feira de Santana-BA.

Grupos e instituições de todo o Brasil que encenem espetáculos com temas voltados não só para a infância como também para a juventude, cujo elenco do espetáculo seja composto por, no mínimo, 70% de adolescentes e jovens na faixa etária de 13 até 29 anos, poderão participar da Mostra Jovens Talentos. A mostra é dividida em duas categorias: Categoria Grupo, para grupos independentes que tenham, no mínimo, 01 (um) ano de trabalho comprovado e Categoria Institucional, para instituições sociais públicas ou privadas que trabalhem com teatro e/ou com Projetos teatrais no âmbito social.

Mais informações sobre o Festival podem ser conseguidas através do e-mail fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com, ou pelo telefone (75) 3491-8992.

Feira do Semiárido muda formato e vai ocupar espaço central no campus da Uefs

No período de 13 de março a 2 de abril, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) estará com inscrições abertas para apresentações de trabalho durante a 11ª Feira do Semiárido, que tem como eixo temático “Políticas públicas e desenvolvimento territorial: temos sede de quê?”. O evento será realizado no período de 23 a 25 de maio.

Nesta edição, a Feira do Semiárido assumirá um formato diferente das edições anteriores, especialmente no que diz respeito ao modo de organização e realização da programação acadêmica. Além da realização da Feira de Economia Popular e Solidária e Agricultura Familiar, voltada para os produtos e práticas do Semiárido, em 2018 a programação acadêmica será constituída de quatro eventos distintos, mas conjugados, em formato inédito se comparados com as suas edições anteriores.

O 2º. Seminário (RE)pensar Feira, o 2º. Congresso Internacional de Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local: “como trabalhar e produzir na contramão do empreendedorismo?”, organizado pela Incubadora de Economia Popular e Solidária da Uefs; a 3ª. Semana de Agronomia (SEMAGRO), que tem como tema “O profissional Agrônomo: o desafio de saciar nossas expectativas e a sede do semiárido”, organizado pelo Diretório Acadêmico do Curso de Agronomia da UEFS; e o Encontro Interterritorial de Redes de Comercialização de Produtos do Semiárido.

A Feira do Semiárido se concretiza através da parceria com a sociedade civil, em especial as entidades e movimentos sociais que discutem os problemas do homem e da mulher do semiárido. A programação científica prevê espaços de diálogo, como conferência, rodas de conversa, relatos de experiências, apresentação de comunicações orais, pôsteres e pôsteres interativos; e oficinas temáticas. Além da programação científica lançamento de livros, atividades culturais e clubes de trocas. O evento estará concentrado na Alameda dos Oitis, campus universitário.

O público alvo são agricultores familiares; integrantes de Associações Comunitárias; Movimentos Sociais que discutem e estudam alternativas de convivência com o semiárido; Cooperativas, Associações e iniciativas da economia popular e solidária; incubadoras de iniciativas de economia popular e solidária; Organizações Não-Governamentais – ONGs; professores das Instituições de Ensino Superior da Bahia e da Educação Básica das Redes Pública e Privada; pesquisadores, extensionistas, técnicos, estudantes e gestores públicos interessados nos temas em discussão no evento.

Credenciamento para seleção do Teatro Vai aos Bairros 2018 segue até segunda-feira

As inscrições para credenciamento à seleção de dez espetáculos teatrais, que comporão a grade deste ano do projeto cultural “Teatro vai aos bairros” serão encerradas no final da tarde da próxima segunda-feira, 12. A documentação deverá ser entregue no Teatro Margarida Ribeiro, rua José Pereira Mascarenhas, 409, Capuchinhos, em horário comercial.

Poderão se inscrever pessoa física – grupos formados por profissionais ou amadores residentes em Feira de Santana, e pessoa jurídica.

As propostas serão analisadas por uma comissão de credenciamento observadas os seguintes critérios: clareza das propostas apresentadas e qualidade artística, adequação de sua linguagem cênica a proposta de livre ocupação do espaço público, originalidade e diversidade de linguagem proposta dentro da encenação, totalizando. Para se classificar, deve-se atingir o mínimo de 11 pontos – o máximo será 20 pontos.

A previsão para a realização do projeto são os dias 23, 24, 27, 28 e 31 de março e 3, 6, 7, 10 e 13 de abril. Os espetáculos serão encenados em praças públicas e escolas de bairros e distritos. As propostas serão para as categorias teatro adulto - três, infantil – seis, e de bonecos – uma.  Os valores para cada um dos espetáculos será de R$ 4,5 mil – sem descontos das taxas devidas.

A divulgação do resultado preliminar será até o dia 15 de março e o resultado final será divulgado até o dia 20 de março no site oficial da Prefeitura de Feira de Santana – www.feiradesantana.ba.gov.br, onde também pode ser visto o edital completo da edição deste ano do projeto cultural.

IPTU 2018 é encaminhado ao contribuinte com desconto de 20 por cento para quitação até 12 de abril

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos moradores de Feira de Santana já estão sendo encaminhados para seus respectivos contribuintes. Quem efetuar o pagamento até o dia 12 de abril terá desconto de 20% em cima do valor cobrado. Após esse período, acréscimos de 1% ao mês e de 0,33% ao dia, até alcançar 10%, limite máximo. A expectativa é que todos os carnês sejam entregues até o fim de março.

De acordo com o secretário da Fazenda, Expedito Eloy (foto), foram feitas mudanças no que diz respeito à entrega dos carnês de moradores de condomínios. “A gente já observou que há uma quantidade gigante desses carnês não sendo entregues, quando utilizado o serviço dos Correios. O porteiro tenta entrar em contato, às vezes cometem enganos, em outras a pessoa não quer receber. Aí chegam moradores aqui dizendo que não receberam seus carnês. Para evitar esse tipo de situação, a Prefeitura passará a entregar os carnês pessoalmente no caso dos moradores de condomínios”, afirma.

Os contribuintes que se encontram com imposto de anos passados em pendência podem dirigir-se ao Fórum Filinto Bastos e entrar em contato com o Núcleo de Conciliação Tributária, no quarto andar, para tentar resolver suas situações. Nas dependências do Núcleo, eles  poderão analisar caso a caso, ver o que pode prescrever e o que pode ser reduzido, dentre outros fatores. Não só o IPTU, como também assuntos relacionados a outros impostos podem ser tratados lá.

Contribuinte pode checar informações sobre seu IPTU na internet

As informações do IPTU estarão disponíveis na internet. Os contribuintes que desejarem quitar seu débito com antecedência podem encontrar esses dados - tanto sobre o pagamento de 2018 quanto de anos anteriores - sobre seu imposto através do endereço eletrônico: www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br.

O secretário da Fazenda, Expedito Eloy (foto), ressalta a importância de se manter atento nesses casos. “Se o pagamento for efetuado via site, ainda há a probabilidade do carnê ser entregue e, por engano, o contribuinte, ou um parente desavisado, efetuar esse pagamento pela segunda vez. Ainda que haja a total possibilidade de reaver o dinheiro ou de abatê-lo do próximo imposto, é importante fazer o lembrete”, orienta.

Limite sonoro de 110 decibéis, nos trios, será monitorado na Micareta 2018

Durante a Micareta 2018, que acontece em Feira de Santana de 19 a 22 de abril, o som dos trios elétricos será limitado em 110 decibéis, com medição a cinco metros de distância e a uma altura de 1,5 metro. Não apenas os trios, mas também outros equipamentos montados ao longo do Circuito Maneca Ferreira terão suas emissões sonoras controladas, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O objetivo é preservar a saúde auditiva dos foliões. As entidades micaretescas - blocos, cordões, afoxés, trios elétricos, barracas e barracões fixos e similares, obedecerão aos níveis de emissões sonoras definidas para o Sítio da Festa e estabelecidas.

Serão 85 decibéis para clubes, condicionados à liberação de Alvará de Utilização Sonora pela Semmam, medidos a uma distância de cinco metros do limite do local onde se encontra a fonte emissora e 85 decibéis para barracas e similares, medidos no limite.

Nas laterais dos trios deverão ser fixadas advertências aos foliões sobre os perigos de se permanecer por muito tempo ao lado do equipamento devido aos riscos à exposição aos ruídos acima dos limites toleráveis. Cordeiros e seguranças devem usar protetor auricular interno, tipo “plug”.

A multa para que não respeitar os limites sonoros impostos por Lei, a ser aplicada pela Semmam, será de R$ 10 mil – em caso de reincidência o valor será dobrado. O valor arrecadado – se houver – será revertido ao Fundema (Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

Fonte: SecultBa/Ascom UEFS/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!