14/03/2018

Monte Santo promove feira de saúde, educação e cidadania em Mandaçaia

 

A prefeitura de Monte Santo continua trabalhando a favor dos interesses dos moradores da cidade. Na quarta-feira da semana que vem (21), a equipe de governo irá realizar a feira de saúde, educação e cidadania no povoado de Mandaçaia. Durante todo o dia, os moradores de Mandaçaia e região irão ter acesso a uma série de procedimentos de saúde, cantinho da leitura, serviços de beleza, atendimento jurídico e emissão de documentos.

De acordo com o chefe do executivo, Prefeito Vando, a realização desta é uma das formas que o Governo da Reconstrução encontrou para oferecer uma série de serviços aos cidadãos.

"Sempre é muito gratificante ver o sorriso e a satisfação de nosso povo com a realização de uma feira como esta. Um detalhe é que oferecemos os serviços essenciais e que são direitos assegurados aos cidadãos pela Constituição Federal",  afirmou Vando.

As atividades serão realizadas a partir de oito horas da manhã com previsão de encerramento às 16 horas no CRAS, na escola Municipal e no Posto de Saúde do povoado de Mandaçaia.

"Esta feira ficará marcada na memória dos moradores de Mandaçaia. O público presente terá acesso a atendimento com psicólogo, pediatra, ginecologista, nutricionista, iremos disponibilizar uma série de exames e, para ser atendido nos serviços de saúde, basta levar a identidade e o cartão do SUS. Aqueles cidadãos que não tiverem o cartão do SUS, faremos na hora", destacou o Secretário Municipal de Saúde, Danniel Dias.

Os atendimentos com médico clínico, nutricionista e fonoaudiólogo serão realizados para os pacientes que já passaram por uma triagem prévia. Os demais atendimentos, serão oferecidos mediante senhas que serão entregues no dia da feira.

Outra secretaria que está bastante envolvida na realização desta feira, é a de educação. O público presente irá contar com stands com atividades educativas e com um cantinho da leitura.

"Acreditamos na educação como ferramenta de transformações sociais. Nada mais que justo participar desta feira e disseminar a importância de campanhas e ações educativas", declarou o Secretário Municipal de Educação, Elizeu Tolentino.

Além das atividades de saúde e campanhas educativas, a feira será uma boa oportunidade de emissão de documentos como carteira de identidade, cartão do idoso, cartão do SUS entre outras ações de cunho social.

Para o Secretário Municipal de Assistência Social, Aroldo Salgado, esta é uma forma do Governo da Reconstrução levar uma série de serviços às comunidades.

"Na verdade é uma maneira de nos aproximarmos e levarmos os diversos tipos de serviços aos moradores dos povoados de nossa cidade que muitas vezes podem não ter acesso, por uma série de dificuldades e até mesmo por falta de conhecimento de seus direitos. E os serviços que iremos oferecer são direitos de todos, mas estavam sendo negados", afirmou Aroldo.

"Desde que assumimos a Gestão da cidade, estamos trabalhando para assegurar todos os direitos dos cidadãos montesantenses, e continuaremos trabalhando nesta perspectiva", concluiu Vando.

Bahia Produtiva firma convênio para fortalecer caprinovinocultura de comunidade rural de Euclides da Cunha

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), firmou, nesta segunda-feira (12), um convênio que prevê o fortalecimento da caprinovinocultura do Território de Identidade Semiárido Nordeste II.

O convênio, no valor de R$208 mil, foi celebrado com a Associação Comunitária de Pequenos Produtores da comunidade de Pinhões, no município de Euclides da Cunha, e prevê a entrega de oito matrizes de caprinos, veículo reboque, uma máquina forrageira, além de um plantio de Palma.

A presidente da associação, Dália Maria de Jesus, afirmou que a expectativa para a implantação do convênio é grande. “Na época de estiagem, os animais sobrevivem de ração e nossa renda vem desses animais. Os benefícios, que vão chegar pra gente, vão ajudar a manter esses animais, e a nos manter”.

Estiveram presentes também o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, e o deputado estadual José Nunes.

Estudantes de Juazeiro representam a Bahia na etapa nacional da maior competição escolar do mundo

Dois estudantes da rede estadual de ensino representarão a Bahia na etapa nacional da Gymnasiade, considerada a maior competição escolar disputada no mundo. Isabel Cristine Alves, 16 e Ederson Luiz Carvalho, 16, ambos do 2º ano do Colégio Modelo de Juazeiro, localizado em Juazeiro (a 504 quilômetros de Salvador), viajarão para São Paulo, no dia 12 de abril, juntamente com os demais integrantes da Seleção Baiana de Judô Escolar, da qual fazem parte.

Eles foram convocados após participarem da seletiva estadual da Gymnasiade ocorrida no mês de fevereiro, na cidade de Lauro de Freitas, onde competiram com estudantes de toda a Bahia. Na etapa nacional, na capital paulista, os jovens irão competir entre os dias 13 e 16 de abril, com estudantes de várias regiões do Brasil. A etapa internacional da Gymnasiade acontecerá no dia 2 de maio, em Marrakech, no Marrocos.

O professor de Educação Física Aritano Alan Ferreira Moura, também viajará com os estudantes e atuará como técnico da seleção baiana. “Estou muito contente de ver dois estudantes meus participando e representando a Bahia em um campeonato importante como esse, no qual também serei técnico deles na seleção baiana. Nós treinamos no colégio duas vezes na semana e os dois se dedicam muito ao esporte. Além disso, o suporte que o colégio nos dá também é muito importante”, destaca.

A estudante Isabel Cristine Alves conta que já está na expectativa para participar da competição. “Esta é a primeira vez que vou viajar de avião e vou conhecer São Paulo. Vai ser uma grande experiência para a gente, porque nós vamos competir com estudantes de outros estados do país. Já estou ansiosa para o dia da viagem”, afirma entusiasmada.

No ano passado, os dois jovens participaram dos Jogos da Juventude, em Brasília, quando Ederson foi campeão da equipe baiana. Além desta competição, Isabel participou da Copa Bahia Open de Judô, onde foi campeã interestadual, recebendo medalha de ouro.

CÂMARA CONSULTIVA REGIONAL DO CBHSF REALIZARÁ REUNIÃO ORDINÁRIA EM JUAZEIRO

A Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai realizar a primeira reunião ordinária de 2018 na próxima quinta-feira (15) na cidade de Juazeiro, localizada no norte do Estado da Bahia. As reuniões fazem parte do cronograma das CCRs e visam atender as demandas internas, além de aproximar o CBHSF da população apresentando as principais ações e debates sobre a preservação e revitalização do Rio São Francisco.

A reunião será realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade a partir das 8h às 17h pautando a realização do Fórum Mundial das Águas e o Fórum Alternativo Mundial das Águas – FAMA que acontecem nesta semana, a partir do dia 18, em Brasília. Além disso, serão abordados temas sobre a cobrança da Agência Nacional de Águas (ANA) pelo uso da água; programas de monitoramento de processos erosivos e projetos de conservação e recuperação de Áreas de Preservação Permanente – APP na Bacia do Rio São Francisco.

O encontro é aberto ao público e devem participar também os membros da CCR, representantes de diversos órgãos e entidades do submédio São Francisco. No período da tarde, a reunião será direcionada às deliberações aprovadas na XXXIII Plenária Ordinária realizada em dezembro de 2017 na cidade de Paulo Afonso-BA sobre apresentação de projetos hidroambientais e abertura de editais específicos e projetos.

A OAB Seccional Juazeiro – BA fica localizada na Travessa José Guerra de Santana, s/n, Bairro: Alagadiço.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

CBHSF é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas.

As atividades político-institucionais do Comitê são exercidas, de forma permanente, por uma Diretoria Colegiada, que abrange a Diretoria Executiva (presidente, vice-presidente e secretário) e os coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais – CCRs das quatro regiões fisiográficas da bacia: Alto, Médio, SubMédio e Baixo São Francisco.

O Comitê é vinculado ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH, órgão colegiado do Ministério do Meio Ambiente, e se reporta ao órgão responsável pela coordenação da gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos no país, a Agência Nacional de Águas – ANA.

CHUVAS CONTINUAM CAINDO NO VALE DO SÃO FRANCISCO

As chuvas continuam caindo na região e devem continuar nesta quarta (13) e quinta feira (14) em toda a região, segundo dados do instituto Climatempo. A chegada das chuvas no Vale do São Francisco e regiões próximas tem sido um alento para criadores em regiões mais distantes do Rio São Francisco e esperança para quem habita nas margens dele.

Em cidades como Remanso e Sento-Sé as chuvas que caíram nos últimos dias, na sede e interior, provocou cheia de barragens e aguadas, além de provocar transtornos nas áreas urbanas, como mostram os vídeos que circulam nas redes sociais. A previsão para hoje e amanhã são de continuidade das chuvas, com mais ou menos intensidade a depender do município.

A previsão aponta Uauá como o município onde as chuvas terão maior intensidade hoje, com previsão de 7mm para esta terça e quarta-feira (14). Em Juazeiro as previsões apontam para 2 mm de chuvas hoje e 6mm amanhã.

Para Remanso os indicativos são de 2mm nos próximos dois dias, o mesmo índice para Curaçá. Para Sento-Sé a previsão é de 3 mm hoje e 4mm amanhã. Para Sobradinho a previsão é de 2 mm hoje e 5 mm amanhã e Casa Nova deve receber 3mm nos próximos dois dias. A Barragem de Sobradinho continua recebendo água e já chega a casa dos 26% de armazenamento neste dia 13 de março. Como a defluência continua inalterada ainda não é possível ver uma mudança á jusante do Rio São Francisco, deixando o cenário ainda bastante desolador.

 

Fonte: Ascom PMMS/i9 Comunicação/SDR/Ascom Educação/Ascom CBHSF/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!