15/03/2018

Paulo Afonso recebe o 1º Festival de Repente do Território Itaparica

 

O 1º Festival Nacional de Repente do Território Itaparica é um grande evento gratuito que conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da FUNCEB, através do Edital Setorial de Música. O projeto tem como premissa a oferta de um grande festival relacionado às culturas populares no Território Itaparica, visando trazer artistas de vários lugares do Brasil para desafios de repente, além de oferecer aos participantes interessados a oportunidade de aprendizado, através de palestras, oficinas, exposições, recital de poesia, com alusão ao Dia Nacional da Poesia, nesta quarta-feira (14).

O evento acontece no espaço do CORETO, entre os dias 16 e 18, e surge como proposta inovadora e desafiadora para o território, estimulando a percepção sobre a importância e grandiosidade do Repente, da Poesia e da Cultura Popular. Com atividades motivadoras e contagiantes, o projeto atinge a juventude e também o público mais experiente, e é uma tentativa de evidenciar que o repente e a cantoria podem trazer divertimento e entretenimento, juntamente com as outras linguagens artísticas.

Além do Festival que acontece à noite, a partir das 19h, estão previstas também duas oficinas de Cordel e Xilogravura, com dois oficineiros com vasta trajetória na área, Luiz Natividade, xilógrafo da capital baiana, e o poeta e escritor Romildo Alves, de Feira de Santana. As oficinas abordam "O Cordel e produção de poesia popular", e acontecerão, no Espaço Raso da Catarina, na sexta-feira (16) e no sábado (17), nos turnos da manhã e da tarde.

Na noite do domingo (18), acontece o encerramento do evento com a apresentação da peça teatral “O Auto da Compadecida”, pelo Grupo de Teatro CIZARTE, além de um recital de poesia, com a presença de poetas, cantadores, pessoas da comunidade e interessados que queiram participar. Para fechar a noite e o grande festival, acontece o show de encerramento com o forró "pé-de-serra" de Sálvio Emanuel e TRIO ZÉ MADRUGA, fazendo o público dançar ao som do forró tradicional e de várias músicas autorais.

Estarão presentes, nomes como Jeferson Silva e Jairo Silva de Iguatu-CE, Paulo Pereira e Genaldo Pereira de Patos de Espinharas-PB, Ismael Pereira e Acrízio de França vindos de Lavras da Mangabeira-CE, Gilmar de Oliveira e José Filho de Cajazeiras-PB, Raulino Silva e Felipe Pereira de Caruaru-PE, Vem-vem do Nordeste e João Bezerra, Marlon Torres e Cícero Romário, Edvaldo Zuzu, Rafael Neto, Arnaldo Pessoa, Airton Alves, entre outros grandes nomes. Quem apresenta o festival é o ilustre Iponax Vila Nova.

O projeto conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA), através do edital Setorial de Música, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

  • SERVIÇO

1º Festival De Repente do Território Itaparica

Local: Praça do CORETO

Data: 16 a 18 de março de 2018

Horário: Festival – 19h | Oficinas no espaço Raso da Catarina – das 8H às 11:30 e 14h às 17:30

Gratuito

Setur realiza cursos para dinamizar turismo religioso em Curaçá

Para fortalecer a cadeia produtiva do turismo no município de Curaçá, no Vale do São Francisco, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) realiza cursos de qualificação nesta quarta (14) e quinta-feira (15). Localizada a cerca de 550 quilômetros de Salvador, a cidade tem celebrações religiosas entre alguns dos seus principais atrativos. As ações tiveram início com palestra sobre noções conceituais, quando foram apresentados aspectos fundamentais, como as definições de fluxo turístico, sazonalidade, cadeia produtiva e segmentação turística, dentre outros.

Nesta quarta (14), a qualificação inclui também discussões voltadas especialmente para o segmento do turismo religioso, que tem como principais ícones em Curaçá as festas de Nossa Senhora Aparecida (outubro) e São Benedito (dezembro), além da Missa do Vaqueiro, realizada em julho, responsável pela atração de mais de 10 mil visitantes. Entre os itens discutidos, desafios para o desenvolvimento do turismo religioso, benefícios, aspectos históricos e experiências de sucesso no Brasil e em outros países, como Aparecida, em São Paulo, e Aparecida (Portugal).

Já na quinta (15), os temas apresentados serão qualidade no atendimento ao turista e produção associada ao turismo, apresentada como alternativa para geração de emprego e renda. O objetivo é inserir produtos locais na cadeia do turismo, promovendo o fornecimento de insumos a hotéis, pousadas, bares, restaurantes e lojas de suvenires. As aulas são ministradas por equipe técnica da Diretoria de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur, no auditório Joivan.

Podem participar da qualificação a comunidade religiosa, empresários e trabalhadores de empreendimentos turísticos. A iniciativa tem a parceria da Prefeitura Municipal de Curaçá.

3ª sessão do ‘First Friday’ do Cemafauna Caatinga, dia 06/04

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), situado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina-PE, convida a comunidade local e acadêmica para a terceira sessão de 2018 do projeto científico-cultural 'First Friday', às 16h no dia 06 de abril, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga. O tema proposto é “As aves como bioindicadoras da qualidade ambiental dos Ecossistemas Aquáticos” a ser ministrado pela professora Flávia Martins.

Segundo a conferencista, serão apresentadas, inicialmente as principais diferenças na estrutura e dinâmica dos ecossistemas lóticos e lênticos e a importância da manutenção e conservação desses ecossistemas para a biodiversidade da Caatinga. Resultados preliminares sobre a dinâmica e estrutura da comunidade de Aves em lagoas temporárias, reservatórios e ilhas fluviais serão discutidos, bem como as ameaças que sofrem e as perspectivas futuras de estudos e pesquisas, destacando o papel das aves como bioindicadoras. O objetivo dessa sessão é também discutir o papel das universidades e instituições de pesquisa para auxiliar no manejo e na divulgação da informação e tomada de decisões pela sociedade e órgãos competentes.

Sobre a conferencista

Flávia Martins é licenciada em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília. Atualmente professora adjunta da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina (UPE), vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Geologia e professora colaboradora do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido da UPE. Desenvolve pesquisas com Ecologia e Conservação de Aves, projetos e atividades nas áreas da Didática do Ensino Superior e Didática das Ciências Naturais.

First Friday

Uma vez por mês, o Museu de Fauna fica aberto até as 18 horas para uma discussão científica emocionante seguida de um happy hour e um passeio pelo Museu, onde a pessoa conhecerá o acervo de cerca de 40 peças de animais silvestres taxidermizados, todos do bioma Caatinga. Esse é um programa para um público de todas as idades interessado em discutir de forma dinâmica CIÊNCIA. Com início previsto para as 16 horas, as palestras têm duração mínima de 1 hora. A entrada é limitada em 100 participantes que devem realizar sua inscrição (informando seu nome completo, CPF, telefone e e-mail) no valor de R$ 15,00 até a quinta-feira que antecede o evento na recepção do CETAS Cemafauna.

A coordenação comunica ainda que para receber o certificado é preciso participar do primeiro ciclo das cinco sessões que acontecerão ao longo desse primeiro semestre. Aos participantes também será concedido o transporte para deslocamento do Cemafauna até a Univasf Campus Centro após o encerramento da sessão.

  • Serviço

First Friday - 3ª sessão de 2018

Tema - ‘As aves como bioindicadoras da qualidade ambiental dos Ecossistemas Aquáticos’

Data - 06/04/2018

Horário - 16h

Local - Auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus de Ciências Agrárias da Univasf, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 em Petrolina-PE.

Outras informações – museu.cemafauna@univasf.edu.br

Projeto Ararinha na Natureza convida para curso de 'Ilustração Científica Básica' em Curaçá, BA

Entre os dias 17 a 19 de março, a talentosa Cristine Gardim (https://www.facebook.com/cristiane.gardim.9) estará em Curaçá-BA para ministrar uma oficina de 'Ilustração Científica Básica'.

O objetivo da oficina é aproximar as crianças da espécie ararinha-azul, das formas de seu corpo e de seus hábitos no meio ambiente, a fim de que sejam construídos valores acerca da conscientização para preservação do animal e da natureza.

Podem se inscrever adultos e crianças a partir dos 7 anos. Para realizar sua inscrição entre em contato pelos números (WhatsApp): Wanderly (74 991372118), Cristine (85 999972045) ou procure a direção da Escola Municipal Dr. Scipião Torres.

 

 

Fonte: Ascom SecultBa/Setur/Ascom Cemafauna/Projeto Ararinha na Natureza/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!