21/03/2018

Feira: Abertas inscrições para o Ouro Negro para 2018

 

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) abre inscrições para o Projeto Ouro Negro Feira de Santana 2018, destinado a agremiações de matriz africana das categorias Afro, Afoxé, Samba e Reggae, para a realização de desfiles na tradicional Micareta de Feira de Santana, que este ano acontece entre os dias 19 e 22 de abril. Apenas serão aceitas inscrições presenciais, nos dias 21 a 23, 26 e 27 de março, no Centro de Cultura Amélio Amorim (Av. Presidente Dutra, n. 2222, Capuchinhos, Feira de Santana), das 14h às 17h.

As entidades carnavalescas interessadas em participar do processo de credenciamento devem checar a relação de documentos exigidos no edital e garantir a regularidade de todos. Os documentos devem ser entregues no ato da inscrição em envelope fechado. A lista do credenciamento será divulgada com base na soma da pontuação decorrente dos critérios específicos para cada categoria. Os critérios também estão disponíveis no edital. É vedada a participação de entidades carnavalescas que não façam parte do macro território norte, território de identidade Portal do Sertão.

Sobre o projeto

O projeto Ouro Negro oferece importantes subsídios para o apoio de agremiações de matrizes africanas e tradicionais dentro dos circuitos do Carnaval de Salvador e na Micareta de Feira de Santana. Desta forma, é promovida a preservação e valorização da presença destes blocos, com o desfile em alas e roupas tradicionais, assim como a maior participação da juventude, transmitindo o legado para as novas gerações. Dentro de suas comunidades, estas entidades contribuem para o desenvolvimento social através de projetos que estimulam a construção de uma cultura cidadã.

Feira: TRT condena Atento por impedir funcionária de usar banheiro

A empresa de call center Atento foi condenada por impedir uma funcionária de ir ao banheiro. A 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) obrigou a empresa, localizada em Feira de Santana, a indenizar uma operadora de telemarketing em R$ 10 mil por danos morais.

De acordo com ação, a funcionária só poderia ir ao banheiro com autorização do supervisor. Ela afirma que era humilhada, tratada com palavras ofensivas e ameaçada de demissão em razão de não ter cumprido as metas e por “ultrapassar mais de cinco minutos quando necessitava de ir ao banheiro para fazer suas necessidades fisiológicas”.

Ainda diz que sempre tinha controlados os seus horários e quantas vezes usava o sanitário, inclusive, sendo negado o uso. A reclamação, na 6ª Vara do Trabalho de Feira de Santana, foi julgada improcedente. A trabalhadora recorreu da decisão.

Para a 5ª Turma, “a restrição do uso do banheiro ofende a dignidade do trabalhador e a sua integridade física e psíquica, visto que não se pode controlar a periodicidade da satisfação de necessidades fisiológicas de cada pessoa”.

O acórdão lembra que a testemunha do processo afirmou já ter presenciado a reclamante ser impedida de ir ao banheiro, e que também já tinha passado por essa situação algumas vezes. A empresa não apresentou defesa.

O acórdão destaca que a Norma Regulamentadora (NR) 17, do Ministério do Trabalho proíbe o controle ou restrição por parte da empresa para uso do banheiro, pois  extrapola o poder diretivo do empregador. Da decisão ainda cabe recurso.

Inscrições para vestibular da Uefs ficam abertas até 9 de abril

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para Acesso ao Ensino Superior (Prosel 2018.2) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O prazo vai até 9 de abril, e a inscrição custa R$ 110. Este é o último vestibular a ser realizado pela instituição devido à adesão pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de 2019.

Nesta última edição, 1.007 vagas são disponibilizadas para 28 cursos, das quais 56 destinadas a membros de grupos indígenas e/ou quilombolas, incluindo a seleção anual para Medicina, Farmácia e Música. As provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de junho. Os inscritos poderão consultar os locais da realização do processo seletivo a partir de 29 de maio.

No primeiro dia de avaliação, os candidatos farão provas de Redação, Língua Estrangeira, Português, História e Geografia. Já no segundo, serão as questões de Matemática, Física, Química e Biologia. Para efetuar a inscrição e consultar o edital, o candidato deve acessar o site da Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) da Uefs.

Uefs celebra acordo internacional com universidade cubana

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e A Universidad de la Habana (UH/Cuba) assinaram convênio de  cooperação internacional que tem como característica fundamental envolver todas as áreas do conhecimento de ambas instituições. O desenvolvimento será em forma de Termos Aditivos: projetos específicos entre as Unidades Acadêmicas e de Pesquisas.

Cada termo aditivo prevê a execução de "Instrumentos de Cooperação", que envolvem intercâmbio acadêmico, intercâmbio científico, incluindo estadas para desenvolver pesquisa, cursos de graduação e pós-graduação, elaboração de projetos bilaterais, desenvolvimento de eventos internacionais no Brasil e/ou em Cuba para promover os resultados da cooperação.

O departamento de Física da Uefs, através de gestões realizadas pelos professores doutores Milton Souza Ribeiro e Juan Leyva Cruz, está viabilizando um termo aditivo na elaboração de projeto de intercâmbio científico para desenvolver pesquisas na área de Ciências de Materiais com o Centro de Pesquisa da Faculdade de Química da Universidade de la Habana. Inclusive já foi feita uma visita técnica da instituição.

Segundo Juan Leyva, “hoje em dia a cooperação internacional é um requisito presente nas grandes Universidades para a promoção da ciência moderna e de qualidade.

O QS World University Ranking coloca a Universidade de la Habana (UH) na posição número 59 na lista das melhores Universidades de América Latina. A UH é uma das primeiras universidades criadas no continente americano fundada no ano de 1728, e é constituída por 16 faculdades e 14 centros de pesquisa em diferentes campos do conhecimento. No total, são mais de 25 especialidades regulares na universidade. Atualmente conta com 4.081 docentes e 24.247 estudantes.

Hospital da Mulher inaugura primeira Residência Médica municipal da Bahia

Com especialização médica voltada para área de obstetrícia, o Hospital da Mulher, gerido pela Fundação Hospitalar Inácia Pinto dos Santos, inaugurou, na manhã desta terça-feira, 20, a primeira Residência Médica municipal, na Bahia.

Na oportunidade também foram inauguradas as obras de restauração do ambulatório do Hospital da Mulher, o lançamento do Projeto de Fisioterapia Pélvica, a restauração do setor de Fisioterapia Pediátrica, inauguração da brinquedoteca, e o atendimento de novos serviços e especialidades materno-hospitalar.

Um serviço de excelência

O Hospital da Mulher é uma referência estadual, na área de atendimento materno-hospitalar, contabilizando mais de mil consultas/mês. De acordo com Gilbert Lucas (foto), presidente da Fundação Hospitalar, o ambulatório do equipamento funciona com 100% da sua capacidade de atendimento, “um serviço de grande importância para a demanda de Feira de Santana e da região”.

Ao ressaltar a importância da implantação da Residência Médica no Hospital da Mulher, a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, elogiou à direção da unidade de saúde pelos avanços que vem implementando na unidade hospitalar.

Com atendimento no turno da noite, Prefeitura inicia Mutirão de Especialidades Médicas

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam na fila de espera para consultas com as especialidades de angiologia, endocrinologia, reumatologia, dermatologia e endocrinologia começam a ser atendidos nesta terça-feira, 20, no Ambulatório do Hospital D. Pedro de Alcântara. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde visa realizar até três mil consultas para estes pacientes.

 

Conforme agendamento feito na Unidade de Saúde da Família ou na Unidade Básica de Saúde, os usuários serão atendidos entre o horário das 18h às 22h. Para tanto, é necessário ter em mãos o documento de identidade com foto, cartão SUS, cartão de saúde da família e comprovante de residência.

“Serão aproximadamente 500 consultas somente para este fim do mês de março”, informa a secretária de saúde, Denise Lima Mascarenhas, ressaltando que a otimização do serviço irá diminuir a fila de espera.

Pacientes receberão todas orientações no local de atendimento

Outra novidade, é que os usuários terão seus exames autorizados no próprio local do mutirão. Segundo o coordenador médico, Rodrigo Matos (foto), a SMS irá disponibilizar equipe de profissionais no local para fazer todas as orientações, tanto do encaminhamento para exames, como da marcação de consulta de retorno.

As pessoas que ainda aguardam na lista de espera, tem até o dia 26 de março para se dirigir a Unidade de Saúde e confirmar o agendamento.

Mulher deve ter cuidado com reposição hormonal, um dos fatores de risco do câncer

Além do histórico familiar, a mulher, quando não tem filho ou passa por uma gravidez tardia, usa anticoncepcional, faz doses altas de reposição hormonal, deve considerar que se encontra sob fatores de risco, em se tratando do câncer de mama e do colo de útero. A advertência é do oncologista Samuel Fonseca. Ele palestrou sobre o assunto em uma capacitação para profissionais de saúde no encerramento da programação alusiva ao Mês da Mulher, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em Feira de Santana.

Os profissionais foram advertidos, pelo oncologista, de que a menarca precoce e a menopausa tardia também são fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Segundo o médico, isto é decorrente do tempo de contato que a mulher tem com o estrogênio.

Igualmente, o consumo de álcool ou o uso do cigarro colocam a mulher em uma situação de risco para o desenvolvimento de câncer de mama e do colo de útero, de acordo com o médico. “Não fumar, não beber álcool, praticar exercícios físicos e se proteger do sol reduz em 50% o risco de qualquer tipo de câncer”, disse Samuel Fonseca, para o público reunido no Auditório Dr. João Batista Cerqueira, na sede da Secretaria de Saúde.

Homens representam 1% dos pacientes atendidos na Unacom

Homens também correm o risco de desenvolver câncer de mama. O oncologista Samuel Fonseca informa que na Unacon, clínica especializada no tratamento de câncer vinculada a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, há cinco pacientes do sexo masculino  em tratamento deste tipo de câncer, mais comum entre as mulheres. “Esse número  representa 1 por cento do total dos casos atendidos no equipamento, o que já é um motivo para ficarmos atentos”, afirma.

Doenças começam no corpo espiritual, afirma terapeuta holístico

“As doenças tem início no corpo espiritual, se projetam na mente, refletem nas emoções e por fim se instala no corpo físico”, diz o mestre em terapias holísticas Ney Silva, que também palestrou durante a programação de encerramento do Mês da Mulher, na Secretaria Municipal de Saúde. Mestre em Reiky, ele falou sobre os benefícios dessa e de outras terapias reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, as terapias holísticas tem a função de “organizar as energias”.

 

Fonte: Ascom SecultBa/BN/Ascom UEFS/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!