28/03/2018

Feira: Após críticas de vereadores, Rui troca diretor do NRE - 19

 

Após críticas de vereadores governistas, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), trocou a direção do Núcleo Regional de Educação de Feira de Santana (NRE-19).

Conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (27), Ivamberg dos Santos Lima foi exonerado, a pedido, do cargo.

No lugar, o chefe do Executivo baiano nomeou Waleska Santos Cordeiro de Lima, “até ulterior deliberação”.

Na semana passada, o vereador Ron do Povo (PTC) lamentou, em pronunciamento na tribuna na Câmara de Feira, o fechamento da Escola Estadual Menino Jesus de Praga, no bairro Gabriela, em Feira de Santana, e convocou o Ivamberg Lima para prestar esclarecimentos.

A crítica foi seguida pelo edil Cadmiel Pereira (PSC). De acordo com eles, “a primeira [a ser fechada] foi a Escola Menino Jesus de Praga e mais quatro serão fechadas dentro em breve”.

Feira: TRE-BA suspende cotas do fundo partidário para PT e PROS

O juiz eleitoral Júlio Gonçalves da Silva Junior, 154ª zona eleitoral, determinou a suspensão do repasse de novas cotas do fundo partidário ao Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS), em Feira de Santana. A decisão levou em consideração o julgamento das contas do partido em setembro de 2017, relativas à eleição de 2016. As contas foram consideradas como não prestadas.

O edital 011/2018, que trata do PT, reforça a necessidade de levar a conhecimento do partido, considerado omisso, a decisão da Justiça Eleitoral. A suspensão deverá ser mantida enquanto o partido não se manifeste.

O PROS, por sua vez, teve a suspensão das contas do fundo partidário pelo período de 12 meses, contado a partir de 3 de março de 2017, data do trânsito em julgado da decisão da desaprovação das contas do partido.

Zé Ronaldo mira três partidos para integrar chapa de ACM Neto

Se o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), renunciar o cargo no dia 7 de abril e for candidato ao governo da Bahia, o gestor feirense Zé Ronaldo deve deixar o Democratas e se filiar a outro partido para integrar a chapa do chefe do Palácio Thomé de Souza.

Segundo apurou o bahia.ba, três legendas estão hoje na mira de Zé Ronaldo: PRB, PTB e PR. A última sigla é com chance menor, já que o deputado federal José Rocha (PR) deve participar da composição, como candidato à vice.

Caso ACM Neto decida permanecer na prefeitura, Zé Ronaldo será escolhido para ser o candidato oposicionista ao Palácio de Ondina. Neste cenário, o prefeito feirense continuaria no DEM.

Instituto dos concursos explica contrato de trânsito com prefeitura de Feira

pós matéria do BNews sobre uma licitação que teve como vencedor um instituto especializado em realizar concursos públicos para atuar no trânsito de Feira de Santana, o Instituto de Estudos Pesquisas e Desenvolvimento Municipal (IEPDM), enviou nota ao aite e explicou o contrato.

Segundo a nota, "o IEPDM vem exercendo as suas atividades a 25 anos, sendo que, os serviços licitados , integram as atividades da empresa, conforme se pode verificar na sua constituição".

Ainda conforme o instituto, o processo licitatório transcorreu dentro da normalidade e das mais absolutas transparência, em todas as sua fases, com integral cumprimento pelo estabelecimento no edital tendo sido comprovada a capacidade técnica e operacional da empresa, cujo responsável técnico possui vasta experiência nas atividades previstas no referido processo licitatório.

"A empresa IEPDM não recebeu e não receberá qualquer transferência financeira advinda do município.Ao contrario pela característica da contratação, a partir dos valores arrecadados com a atividades, a contratada devera repassar o município contratante, percentual de repasse nos parâmetros apresentados na abertura das propostas", diz a nota.

O IEPDM explicou ainda que não responde a qualquer processo que a desabone, se constituindo em instituição idônea e capacitadas para a execução dos serviços licitados.

De acordo com a ata à qual o BNews teve acesso, o instituto será responsável pela remoção, leilão, guarda e liberação dos veículos apreendidos no município. O IEPDM está ligado à Superintendência Municipal de Trânsito de Feira de Santana.

A ata foi registrada no dia 5 de outubro de 2017. A reportagem buscou entender o porquê de um instituto que realiza concursos públicos ter participado desta licitação, cujas atividades não convergem com as que a empresa executa. O valor do contrato e a vigência também foram questionados.

A prefeitura enviou um documento no qual é possível verificar que dentre as atividades realizadas pela empresa constam, como atividades secundárias, serviços de reboque, estacionamento de veículos, entre outros.

O valor da contratação é um valor estimado de R$ 55.680,87 por mês, segundo a prefeitura.

Câmara aprova Moção de Repúdio acerca da suspensão do fornecimento de água para o HEC

Na manhã desta terça-feira (27), a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou Moção de Repúdio, de iniciativa do presidente do Legislativo feirense, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), pela suspensão do fornecimento de água para o Hospital Estadual da Criança (HEC), “fato esse que fere o Princípio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana, bem como o direito a saúde plena”.

No documento, o edil salienta  que  o hospital supracitado é direcionado ao atendimento de crianças, prestando serviço público de saúde. “A  falta de água induz ao perigo de dano iminente, haja vista a inviabilidade de prestação de serviço de saúde com eficiência e qualidade, o que coloca em risco a assistência de saúde necessária e até vital para crianças de Feira de Santana e região. É imprescindível ressaltar que a atitude é inaceitável, absurda, desumana e fere a princípios constitucionais e legais”.

A referida Moção será encaminhada ao Governo do Estado da Bahia, ao secretário de Saúde do Estado, à direção da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, à direção do Hospital Estadual da Criança e à Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil.

Esquenta de Micareta acontece dia 15 de abril

Um dos eventos pré-micaretescos mais esperados pelos foliões, o Esquenta de Micareta abrirá a contagem regressiva para a festa momesca no dia 15 de abril. A Micareta 2018 será aberta oficialmente na noite do dia 19 e segue até a madrugada da segunda-feira, 23.

A boêmia rua São Domingos, nos Capuchinhos, mais uma vez será o extenso palco para a grande festa que aciona mentalmente o cronômetro entre os foliões. A partir do Esquenta a cidade passa a respirar e a transpirar ainda mais Micareta. Se volta para a festa.

Manifestação popular espontânea

“Mais uma vez teremos uma festa de sucesso e uma manifestação popular espontânea”, afirmou Naron Vasconcelos, diretor do Departamento de Eventos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que promove o Esquenta.

Entende-se por manifestação espontânea a participação de foliões de todas as regiões de Feira de Santana, que formam seus grupos para se divertir. “Iniciativas isoladas de amigos de uma rua, de um baba, que formam seus blocos e caem na folia”, diz o diretor.

É com o espírito de folião que todos os participantes do evento devem se divertir, orienta Naron Vasconcelos. “É uma festa feita pelo povo e para o povo, que deve aproveitá-la do começo ao fim, porque o Esquenta se tornou uma tradição que antecede a nossa Micareta”.

Número de atrações locais inscritas para Micareta chegou a 168

O número de cantores e bandas que se inscreveram para se submeter à seleção que vai definir as atrações locais que se apresentarão na Micareta chegou a 168. A quantidade foi considerada recorde pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que realiza a festa, que acontece de 19 a 22 de abril.

Destes, 30 serão escolhidos para se apresentar no Circuito Maneca Ferreira e outras 20 se apresentarão no Palco J. Morbeck. No espaço também animarão o público quatro atrações entre os nomes já anunciados.

De acordo com o diretor do Departamento de Eventos da Secel, Naron Vasconcelos, a lista completa com os nomes dos inscritos deverá ser divulgada no Diário Oficial do Município – www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br.

“Depois de feitas as devidas observações da documentação, a Secel vai divulgar a lista com os 50 classificados para se apresentar na Micareta”, explicou Naron Vasconcelos. “E mais uma vez tenho a certeza de que os foliões serão animados por um bom time de cantores e bandas”.

80% das estruturas montadas no principal circuito da Micareta estão em fase de conclusão

O Circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, principal palco da Micareta de Feira de Santana, já está ganhando forma com a montagem das estruturas dos camarotes. A festa momesca será realizada no período de 19 a 22 de abril, com a participação das principais estrelas da música nacional de diversos gêneros.

Os equipamentos estão sendo armados em local estabelecido e licenciado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Todos os projetos e documentos foram analisados previamente pelo órgão municipal.

Tudo dentro do previsto; na noite extra oficial já tem festa

O trabalho de montagem da estrutura da festa está sendo acompanhado pela Secel. O diretor de Eventos, Naron Vasconcelos (foto), afirma que a instalação dos equipamentos está dentro do previsto. Segundo ele, 80% das estruturas montadas pela Prefeitura já estão em fase de conclusão.

“Na quarta-feira, 18 de abril, na noite extra-oficial da festa, todo o sítio já estará praticamente pronto”, afirmou. Neste dia vão se apresentar os blocos Unidos pelo Samba, Matilde e o Trote.

ATRAÇÕES

Entre as principais atrações para animar o folião estão: Bell Marques, Tayrone, Devinho Novaes, Timbalada, É o Tchan,  Claudia Leitte, Solange Almeida, Pablo, Saulo, Daniela Mercury, Cheiro de Amor, Edson Gomes, Bailão do Robsão, Netinho e Ninha.

A partir deste ano, atendendo regulamento, a festa será iniciada às 19h e a última atração partirá do pórtico de início à meia noite, no máximo. No fim de semana e feriado, a festa começará ao meio-dia e a última atração ganhará a avenida à meia noite.

 

Fonte: BN/BNews/Bahia.ba/Ascom CMFS/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!