28/03/2018

Coité: UNEB sediará o III Simpósio Nacional de Rádio

 

De 04 e 06 de abril, a Universidade do Estado da Bahia – UNEB sediará o III Simpósio Nacional de Rádio, durante a VII Semana de Comunicação do Departamento de Educação, Campus XIV, em Conceição do Coité. Este evento reunirá profissionais de todo país, estudantes e sociedade civil, interessados em dialogar sobre o atual cenário radiofônico brasileiro e outros assuntos relacionados com o tema do Simpósio: ’Todos os rádios do Brasil: novas frequências, sintonias e conexões para a democracia’’.

Em um momento em que muito se discute sobre a democracia no nosso país, o tema norteador conduzirá palestrantes e participantes para os debates acerca dos ativismos da contemporaneidade, bem como as mutações na forma de fazer e vivenciar o rádio.

A programação contará com palestras, mostra de produtos acadêmicos, minicursos, oficinas e lançamento de livros. Apesar do avanço tecnológico e da convergência midiática, a região sisaleira da Bahia ainda dispõe de uma adesão significativa ao rádio, especialmente na comunicação comunitária. Além disso, a UNEB Campus XIV possui o curso de graduação em Comunicação Social Rádio e TV, sendo assim são esperados especialistas e pesquisadores durante o evento.

Inscrições e mais informações no site: https://simposioradio2018.wordpress.com

Nova campanha de educação Patrimonial é realizada em Umburanas e Ourolândia

As cidades de Umburanas (BA) e Ourolândia (BA) receberam uma nova campanha do Programa de Educação Patrimonial da ENGIE Brasil Energia. Prevista no Programa de Gestão do Patrimônio Cultural relacionado ao licenciamento da Linha de Transmissão 230 kV SE Campo Largo – SE Ourolândia II do Complexo Campo Largo, o trabalho foi desenvolvido em comunidades rurais e escolas e incluiu rodas de conversa, formações continuadas com professores e oficinas com alunos, entre os dias 10 e 16 de março.

Um dos momentos mais esperados da campanha foi a apresentação do vídeo, Oficio do Vaqueiro, documentário realizado pela empresa Zanettini Arqueologia, nas comunidades Rodoleiro e Barriguda dos Limas, em Umburanas e comunidade São Bento, em Ourolândia.

“O vídeo foi produzido na nossa última campanha, entre os meses de novembro e dezembro de 2017, e partiu da necessidade de dar uma devolutiva à população e documentar aspectos em torno do Ofício do Vaqueiro, um saber de mais de quatro séculos reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia”, afirmou o gestor do Programa, Lucas Troncoso, da Zanettini Arqueologia.

No curta-metragem, os perigos da caatinga, as vestimentas do vaqueiro, os instrumentos de trabalho, as moradias feitas de tijolos de adobe, a feira, a farinha e o gado, entre tantos outros elementos que estabelecem relações com os habitantes da caatinga, são apresentados entre depoimentos de vaqueiros e vaqueiras e a apresentação do aboio, cuja tradição segue perpetuada entre as novas gerações.

“Algo que chamou bastante atenção foi o envolvimento familiar e o repasse de conhecimentos dos mais velhos para os mais novos. Isso está muito presente em todas as comunidades, o que torna a tradição mais forte”, destacou Lucas. 

“A mais linda tradição nordestina é a cultura do vaqueiro . Ter isso na minha família e poder seguir os passos de meu avô e meu pai é motivo de muita alegria”, afirmou o jovem vaqueiro, João Maia Neto.

Mas, para quem acha que o ofício do vaqueiro é apenas para os homens, se surpreende quando escuta o depoimento de Luciene Barros Maia, uma vaqueira da comunidade de São Bento que perpetua a tradição por meio de pesquisas e ensinamentos. “Meu amor pela lida é tão grande que fiz minha monografia sobre a cultura do vaqueiro de São Bento, que envolve sua linguagem, repentes, aboios, vestes, alimentação, entre outros elementos característicos dessa profissão”, disse Luciene.

Para a vaqueira, o vídeo será mais uma oportunidade para divulgar uma cultura tão rica. “Estamos felizes demais com o resultado. É um registro da nossa história, que está sendo compartilhada e que ficará pra sempre viva e lembrada”, declarou.

Para o aboiador Paulo Vitor Leite, ver a tradição de seu povo registrada no vídeo foi motivo de orgulho. “É gratificante saber que ainda há uma esperança de a nossa cultura ser vista e reconhecida, já que ela anda um pouco esquecida”, afirmou Leite.

O vídeo Oficio do Vaqueiro é uma realização da ENGIE com produção da Argos Foto, sob a coordenação da empresa Zanettini Arqueologia.

TCE desaprova contas de convênio da Sesab com Prefeitura de Aporá

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) decidiu, em sessão ordinária desta terça-feira (27.03), pela desaprovação das contas do convênio 279/2003 (Processo TCE/000018/2007), firmado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com a Prefeitura Municipal de Aporá, tendo como objeto a construção de uma Unidade Básica de Saúde.

O gestor responsável foi José Barros Evangelista (já falecido), e de acordo com as inspeções realizadas, a obra não chegou a ser concluída.

Durante a sessão ordinária, a Primeira Câmara ainda julgou, decidindo pela aprovação, outros cinco processos, sendo dois de contas de responsáveis por adiantamentos, dois de recursos estaduais atribuídos a municípios e um de recursos atribuídos a entidades e instituições.

Com chuvas, Juazeiro inicia limpeza de barreiros na zona rural

A Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) está realizando nas comunidades do interior do município, a limpeza de barreiros (reservatórios de água destinados a suprir a necessidade de água dos animais), com o intuito de minimizar os efeitos da estiagem nessas localidades.

Dezesseis comunidades do distrito de Pinhões e quatro do distrito de Itamotinga já foram beneficiadas com os serviços. “Estamos começando um trabalho importantíssimo na zona rural de Juazeiro. Devido à estiagem que assola a nossa região, a limpeza desses reservatórios é muito importante, pois aumenta o fluxo de água, garantindo o recurso por todo ano”, observou o titular da ADEAP Tiano Felix.

De acordo com José Carlos da Silva, produtor da comunidade de Sertãozinho, distrito de Itamotinga, a limpeza do barreiro irá dobrar a capacidade de água do reservatório. “Estamos felizes com esse trabalho realizado pela prefeitura, os animais sofrem muito com a seca a ação tem ajudado a minimizar essa triste realidade. Durante a limpeza é retirada muita lama, folhas e galhos, fazendo com que a quantidade de água duplique. Parabéns a todos envolvidos”, declarou José.

O distrito de Itamotinga possui mais de 15 mil cabeças de caprinos e ovinos, sendo que a região de Sertãozinho possui 3 mil, já o distrito de Pinhões possui cerca de 20 mil cabeças de caprinos e ovinos. “Como homem do campo, sei da necessidade e das dificuldades que a população rural de nosso município enfrenta nos períodos de seca e a gestão do prefeito Paulo Bomfim tem feito muitos serviços para minimizar e/ou sanar esses problemas”, afirmou o produtor Elias Rodrigues da Silva.

Vale destacar que o município de Juazeiro juntamente com as cidades de Remanso, Casa Nova, Curaçá e Uauá concentram 79% do rebanho caprino e 76% do rebanho ovino do território Sertão do São Francisco, considerado o território de maior importância brasileira no setor e que concentra aproximadamente a metade de todo o rebanho da Bahia.

A ação da prefeitura municipal, através da ADEAP, conta com a parceria do Consórcio Sustentável Território do São Francisco (CONSTESF) e irá beneficiar outras comunidades da zona rural do município.

Serra Talhada registra 118 mm de chuva no mês de março e Barragem do Jazido volta a sangrar após sete anos

O município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, registrou, neste mês de março, 118 mm de chuva, conforme dados pluviométricos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Entre domingo (25) e segunda-feira (26), a Capital do Xaxado registrou 37 mm de chuva.

As chuvas torrenciais, nesses primeiros meses do ano, ajudaram a Barragem do Jazido voltar a sangrar, depois de sete anos. Com capacidade de acúmulo de até 15 milhões de metros cúbicos de água, a Barragem voltou a ser utilizada como espaço de lazer nos fins de semana. Desde 2011 o fenômeno não era registrado.

AFOGADOS DA INGAZEIRA

No final da semana passada, Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, registrou cerca de 50 mm de chuva. Segundo o IPA, no mês de março foram 102 mm de chuva.

MAIS DE 7 MIL PESSOAS ASSISTEM A ESTREIA DA PAIXÃO DE CRISTO DE NOVA JERUSALÉM

A estreia da temporada 2018 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no último sábado, foi marcada pela emoção para as mais de sete mil pessoas que estiveram presentes ao evento e também para os artistas convidados que estão tendo a primeira experiência de atuar no maior teatro ao ar livre do mundo.

Para Renato Góes, que faz o papel de Jesus, a primeira apresentação para o público foi muito especial. "Foi incrível, muito emocionante. Para mim é um privilégio poder voltar a Nova Jerusalém para interpretar um personagem tão especial. É um sonho para qualquer um e uma realização na minha vida", destacou o ator.

O ator Kadu Moliterno, que vive o governador Pilatos, disse se sentir muito honrado de estar participando deste espetáculo. "Esse é o dos maiores personagens que já interpretei em minha carreira e fazer isso para um grande público como esse sempre dá um friozinho na barriga", afirmou.

Já Tonico Pereira disse que a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é uma experiência marcante não apenas para o artista, mas também para o público. "É um prazer enorme estar aqui e vivenciar tudo isso. No meu coração, este é o maior espetáculo ao ar livre do mundo".

As cenas realistas e grandiosas intecaladas por efeitos especiais de última geração, o rico figurino e as interpretações marcantes dos artistas, mais uma vez prenderam a atenção do público vindo de vários estados do Brasil e até do exterior.

A temporada 2018 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém vai até o próximo sábado, dia 31. Mais informações: http://www.novajerusalem.com.br.

 

 

Fonte: Calila Noticias/Ascom Engie/Ascom TCE Bahia/Ascom ADEAP/BGJ/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!