29/03/2018

Fórum de Comunicação acontece em Feira de Santana

 

A 5ª edição do Fórum de Comunicação da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) acontece no dia 4 de abril, das 14h às 22h, na própria instituição de ensino e contará com a participação do presidente da Associação Brasileira de Agências de Propaganda - Bahia (ABAP-BA), Americo Neto, na mesa de debates com o tema O mercado publicitário na experiência digital.

Organizado por estudantes do oitavo semestre do curso de Publicidade e Propaganda, o evento irá focar em assuntos emergentes na área de Comunicação, a exemplo da chamada “experiência digital”, que diz respeito à convergência entre o mundo físico e o mundo digital. O evento é direcionado a estudantes das áreas de Comunicação (Publicidade, Relações Públicas, Jornalismo), profissionais, pesquisadores e demais interessados.

Para o representante da ABAP, que participa do debate às 19h40, ao lado de Lucas de Ouro, da agência Tuppi Criatividade, e Filipe Ratz, da agência Califórnia, fóruns como esse promovem o engajamento do segmento publicitário. “É uma oportunidade para difundir conhecimento, atualizar o mercado e contribuir com a capacitação de futuros profissionais baianos”, considera Americo Neto.

A estudante Lorena Moraes, uma das organizadoras do evento, acredita que o evento é importante para aproximar a faculdade e o mercado. “Trazer profissionais reconhecidos em suas áreas, como Americo, para discutir temas emergentes na área de Comunicação e de Convergência Digital é bastante relevante. Estamos muito empolgados”, conta. Os ingressos para participar do fórum custam R$ 20 e podem ser adquiridos clicando aqui. O valor arrecadado será utilizado para ajudar nas despesas com a formatura da turma organizadora do evento.

Uefs sedia workshop sobre gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde

Debater a importância do gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde para o controle dos danos aos profissionais, usuários dos serviços e ao meio ambiente. Esse é o principal de objetivo do 1º. Workshop Interdisciplinar sobre gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde que será realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) nos dias 5 e 6 de abril, no auditório 2, localizado no módulo 1 do campus universitário.

O evento é organizado pela comissão de formatura de Enfermagem 2018.2 da Uefs, em parceria com as professoras Valesca Silveira Correia e Elaine Guedes Fontoura que ministram a disciplina Gerência de Enfermagem em Serviços de Saúde do curso de Enfermagem da instituição.

A programação envolve debates interdisciplinares com profissionais e docentes das áreas de química, biologia, saúde e engenharia sanitária e ambiental. Além da promoção de práticas contemporâneas de gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde através de oficinas com temáticas específicas, afim de que possa acontecer um incentivo a criação de práticas sustentáveis no manejo dos resíduos de serviços de saúde.

O valor para estudantes é R$20,00 e para profissionais 40,00. No caso das oficinas, as inscrições serão realizadas no momento do credenciamento, tendo cada participante o direito de participar de uma oficina por dia, já que elas acontecem simultaneamente.

Seminário de mobilização do COAPES acontece na Uefs

Discutir os desafios e as perspectivas de consolidação da integração educação-trabalho em saúde no estado da Bahia, é o objetivo do 1º. Seminário de Mobilização do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). O evento está sendo promovido pelo PET-Saúde/GraduaSUS, programa implementado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana e a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.

O COAPES é um dispositivo ofertado aos atores do SUS e da Educação Superior (gestores, trabalhadores, usuários, docentes e estudantes) que propõe operacionalizar os processos de negociação, tomada de decisão e contratualização de ações que materializam a integração ensino/serviço/comunidade.

O público alvo são dirigentes, docentes e estudantes dos cursos da área de saúde da Uefs e de outras IES locais; gestores da SMS, da SESAB/ESP-BA e dos serviços públicos de saúde de Feira de Santana; membros da Residência de Medicina Geral e Saúde; integrantes dos grupos tutoriais PETSaúde/GraduaSUS da Bahia.

O evento está programado para o dia 3 de abril, a partir das 14h, no auditório 3, localizado no módulo 4 do campus da Uefs. As inscrições podem ser feitas aqui.

  • PROGRAMAÇÃO

14:00 - Mesa de Abertura

Representantes: Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTS/Ministério da Saúde.

Pró-reitoria de Graduação da Uefs;

Pró-reitoria de Extensão;

Departamento de Saúde da Uefs;

Coordenação do PET-Saúde /GraduaSUS;

SMS de Feira de Santana-BA;

Escola de Saúde Pública da Bahia Professor

Jorge Novis (SESAB);

Debate:

- Coordenadora: Profª Iraildes Juliano

14h30 - Coapes: com a fala, o DEGES.

Representante do DEGES/SGTES/MS.

15h15 Desafios e perspectivas de consolidação da integração educação-trabalho em saúde no Estado da Bahia e os caminhos para a formalização do COAPES em Feira de Santana-BA.

Marcele Carneiro Paim (ESP-BA Professor Jorge Novis/SESAB)

Denise Lima Mascarenhas (Secretária de Saúde de Feira de Santana-BA)

17h30—Encaminhamentos e encerramento.

Chocolate inspira aulas de História e solidariedade entre estudantes de Feira de Santana

O período da Páscoa está inspirando os estudantes da rede estadual para o desenvolvimento de várias atividades envolvendo o chocolate. No Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Góes, em Feira de Santana, a 108Km de Salvador, no Centro Norte, os alunos participam de uma oficina denominada “Chocolate – o manjar dos deuses”, com aulas de História durante oficinas de culinárias. Já no Colégio Estadual Horácio de Matos, em Mucugê, a 479 km capital, na Chapada Diamantina, o grêmio estudantil mobilizou os alunos para a arrecadação de alimentos que foram distribuídos para pessoas carentes da comunidade.

Durante as oficinas de culinária, os estudantes do Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Góes, aprendem a receita do ovo de páscoa, algumas dicas de preparação, tipos de chocolate e de como confeccionar as embalagens. A professora de História, Raquel Rabello, falou sobre a iniciativa.  “A ideia da oficina surgiu a partir da aula sobre os povos pré-colombianos. Como o cacau era usado como uma comida sagrada por esses povos, e o chocolate é um assunto pertinente para esta época, então resolvi abordar essa contribuição que eles deixaram para a gente como herança cultural alimentícia e botar a mão na massa. Na oficina, eu abordo desde uma pequena história do cacau, o benefício do chocolate, até o uso dele na Páscoa, com a fabricação dos ovos”, explicou.

A estudante Laís Oliveira, 12, 7º ano, vai aproveitar o que está aprendendo na oficina para economizar durante a páscoa. “Estou gostando e aprendendo muito na oficina. A professora fez um link muito bom entre história e o uso do chocolate nas festas. Vou aproveitar o aprendizado para confeccionar os ovos de Páscoa da família”, comentou. Sua colega, Suzane Pereira, 12, 7º ano, confessa que é amante do chocolate e que não perde um dia da oficina. “Estou aproveitando muito cada dia da oficina. Confesso que fico ansiosa pela hora de experimentar, ao final da aula, os ovos e bombons”, afirmou.

Quem também está participando e se deliciando com todo o chocolate produzido durante as aulas é Enzo Santos, 12, também do 7º ano. Para o estudante, estas atividades estimulam o aprendizado. “A criatividade da professora em produzir uma oficina que fale de história e gastronomia ao mesmo tempo me deixou estimulado a buscar mais informações do assunto. As aulas são bem animadas e conseguem prender a atenção de todos”, comentou.

No Colégio Estadual Horácio de Matos, o sentimento é de solidariedade com a campanha intitulada “Páscoa sem fome”, promovida pelo Grêmio Estudantil Geração Consciente. Os estudantes conseguiram arrecadar vários gêneros alimentícios como açúcar, feijão, macarrão, flocos de milho, dentre outros, que fizeram cestas básicas e organizaram as entregas para pessoas carentes de Mucugê.

Assinado projeto que dispõe sobre Plano de Carreira dos guardas municipais de Feira

A assinatura do Projeto de Lei Complementar nº 002/2018, que “Altera nos dispositivos da Lei Complementar nº 056, de 11 de julho de 2011, que dispõe sobre o Estatuto da Guarda Municipal e institui o Plano de Carreira”, marcou a comemoração dos 125 anos de criação da Guarda Municipal de Feira de Santana, na noite desta terça-feira, 27, em solenidade no Teatro Municipal Margarida Ribeiro.

O projeto de autoria do Poder Executivo foi encaminhado à Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 28, para apreciação dos edis. O objetivo é alterar a forma de admissão nas funções de comando, subcomando, corregedoria e coordenadoria da Guarda, “promovendo possibilidade de acesso a funções de confiança a um maior número de profissionais com perfil condizente com as atribuições específicas, possibilitando o amplo direito dos membros da corporação que não assumem função de confiança de progredirem na carreira”.

A solenidade marcada também pelo anúncio de que a Guarda Municipal ganhará sua própria sede. Uma licitação será realizada em breve para contratar a empresa que ficará responsável pela reforma do imóvel, onde funcionou a antiga garagem da Prefeitura, na rua Santos Dumont, próximo ao Fórum Filinto Bastos, e que vai receber o nome de Marcos Vinícius Alves, em homenagem ao ex-comandante da guarda, assassinado em 2014.

Outra notícia é que o edital para a realização do concurso da guarda já está sendo elaborado e deverá ser publicado dentro dos próximos dias.

 

 

Fonte: A Tarde/Ascom UEFS/Ascom Educação/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!