03/04/2018

Feira: Ibametro convoca taxistas para verificação de taxímetros

 

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), inicia nesta segunda-feira (2), a verificação anual de taxímetros da frota de veículos-táxi do município Feira de Santana. O serviço, coordenado pela Agência Regional do Ibametro em Feira, vai até o dia 05 de maio.

A verificação metrológica tem caráter obrigatório, conforme a Portaria do Inmetro nº 201/2002. O motorista que não comparecer deverá justificar a ausência junto ao Ibametro.

“A verificação dos taxímetros traz benefícios para todos os envolvidos neste tipo de relação comercial porque verifica se o equipamento está funcionando corretamente, sendo uma garantia da cobrança justa pelo serviço tanto para o consumidor quanto para o taxista”, explica o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

O taxímetro permite o controle metrológico preciso da relação entre a distância percorrida e o custo da corrida feita pelo consumidor usuário do táxi. Com o serviço de verificação, o Ibametro cumpre a sua missão de promover o equilíbrio na relação de consumo.

Agendamento pelo site

Os taxistas devem programar a data para a realização do serviço, via portal do Ibametro: www.ibametro.ba.gov.br, ícone PSIE – Portal de serviços do Inmetro nos Estados. O próprio site dá acesso ao boleto, que deve ser impresso para pagamento. Só depois dessa etapa, o condutor se dirige à unidade do Ibametro, no seguinte endereço: Av. Sudene s/n – Feira de Santana.

  • Na ocasião, o taxista deverá apresentar como documentação:

- O certificado de verificação do ano anterior (2016)

- Licenciamento do veículo atualizado

- Vistoria aprovada da prefeitura

- O selo do gás natural veicular, no caso da utilização desse tipo de combustível.

Entre os pontos inspecionados na verificação de taxímetros estão: A checagem da integridade do selo lacre amarelo que impede o acesso a regulagem do aparelho e também a existência do selo marca de verificação subsequente do Inmetro, que indica a validade da última aferição do Ibametro.

Caso o usuário do serviço desconfie de alguma irregularidade em taxímetros, deve denunciar para a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-0711888, informando o número do alvará de veículo.

Simpósio sobre Autismo reúne especialistas no campus da Uefs

Para celebrar o 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 2008, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promove nesta segunda-feira (2) e terça-feira (3), o 2º Simpósio sobre Autismo, com a realização de palestras, mesas-redondas, relato de experiência e debates. O evento, aberto ao público, acontece no Auditório Central do campus universitário, com atividades nos turnos matutino e vespertino.

Ao saudar os presentes e parabenizar os organizadores pela iniciativa, a vice-reitora da Uefs, professora Norma Lúcia Fernandes de Almeida, disse que eventos como esse são muito importantes para a troca de informações e experiências. “Enquanto educadores precisamos provocar os poderes públicos para que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possam ter todo o acompanhamento necessário, o que ainda não ocorre; que as pesquisas que buscam as causas sejam financiadas, assim como o tratamento e acompanhamento dessas pessoas, por esses poderes”.

De acordo com Cíntia Souza Machado Ferreira, coordenadora-geral da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae) e membro da organização do Simpósio, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo de autismo. Portanto, “é muito importante que a sociedade conheça melhor o que é Autismo, seja no âmbito familiar, escolar e no mercado de trabalho, pois as crianças portadoras do transtorno se tornarão adultos e precisarão ser incluídas no mercado de trabalho”.

A conferência de abertura teve como tema “Traços, características e sinais do TEA”, proferida por Nayara Argollo, professora de Neuropediatria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), doutora em Medicina e Saúde com pós-doutorado em Psicobiologia. Para a professora Nayara “cerca de noventa por cento das causas do Autismo são de ordem genética, os dez por cento restantes estão ligados ao ambiente; de 1.000 a 1.500 genes estão associados ao TEA, e que é importante estar atento à linguagem verbal e não verbal e aos interesses individuais no diagnóstico de pessoa com TEA”.

O autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo. Estima-se que no Brasil existam aproximadamente dois milhões de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Em muitas situações estas pessoas são discriminadas culturalmente e recebem atendimentos inadequados.

A organização do Simpósio é da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae) com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Educação Especial (Gepee) e do Núcleo de Acessibilidade Universitária (NAU). O evento conta com 800 participantes inscritos.

Vereador ressalta comemoração da II Semana Olhares Sobre o Autismo

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta segunda-feira (02), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) abordou a abertura da II Semana Olhares sobre o Autismo, realizada nesta manhã em Feira de Santana.

“Hoje tenho o prazer em falar do Dia Mundial do Autismo e dizer que participei nesta manhã da abertura da II Semana Olhares Sobre o Autismo, onde contou com a presença deste vereador, do vereador Roberto Tourinho, do deputado Ângelo Almeida, dos secretários municipais Denise Mascarenhas e Ildes Ferreira e do renomado neuropediatra Clay Brites, palestrante e especialista em autismo, que apresentou dados da ONU em relação às fases do autismo, da necessidade de evoluir e produzir conhecimentos. Foi apresentado técnicas e estruturas para melhor acolher os autistas, bem como suas famílias através, inclusive, de políticas públicas. Foi lembrado ainda sobre o trabalho realizado por ONGs e suas formatações que produzem evolução do tratamento”, relatou Cadmiel.

O edil afirmou que os profissionais da saúde e educação de Feira de Santana estão se dedicando para melhor atender os autistas e seus familiares. “Estas crianças precisam ser inseridas no mundo infantil. Quero aproveitar para parabenizar o prefeito, pois junto com as secretarias, garantiu a realização desta Semana, bem como ao Shopping Boulevard, que abriu as portas para o ensaio fotográfico. A comemoração da Semana contará ainda com palestras, futebol, caminhada alusiva e mais”, pontuou.

Para finalizar, Cadmiel lembrou do desafio de ser mãe de uma criança autista. “Quando as mães descobrem que os filhos são autistas, muitas vezes não sabem como conviver, tratar, se perdem no financeiro, no contato familiar porque o filho precisa muito dela e mais. É mesmo um teste de fé e resiliência, precisam da estrutura dada por Deus, da força de ser mãe de criança especial. Não é fácil ser mãe de uma criança especial nos dias de hoje. Parabéns para todas as mães que estão nesta luta mediante os que amam. Quero lembrar que esta Casa aprovou um Projeto de Lei que via reconhecer a prioridade das mães de crianças autistas em tratamento”, findou.

Feira: Ronaldo não acredita ACM Neto fora da disputa ao governo

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), em entrevista ao Bahia Notícias, na manhã desta segunda-feira (2), afirmou que não enxerga a possibilidade de um plano B da oposição para candidatura ao governo.

Pré-candidato ao Senado, o gestor precisa se desincompatibilizar da prefeitura até sexta-feira (6). “Sempre comentei esse desejo [de ser candidato ao Senado]. A gente tem trabalhado nessa linha. Não enxergo essa hipótese [de ACM Neto não ser candidato ao Palácio de Ondina]. Se isso ocorrer [de ele não ser] todos os partidos aliados precisam se reunir para tomar uma decisão política até quinta”, afirmou.

Oficina capacita técnicos no combate aos transmissores da zika e chikungunya, na UEFS

A Universidade Estadual de Feia de Santana (Uefs) sedia, no período de 3 a 5 de abril, a 1ª Oficina de Captura e Identificação de Culicídeos de Importância em Saúde Pública. Os culicídeos, popularmente conhecidos como muriçocas, são transmissores de doenças causadas por vírus, genericamente chamados como arboviroses, que são de grande importância e impacto em saúde pública, destacando-se a Chikungunya, a Zika e a Febre Amarela.

As atividades serão dirigidas para a formação de pessoal da secretaria de Saúde de Feira de Santana, bem como de servidores técnicos da Uefs, que auxiliarão nas atividades de diagnóstico e controle das arboviroses no município. Na terça-feira (3), às 9 horas, ocorrerá a abertura do evento no Museu de Zoologia da Uefs, com palestras sobre culicídeos e arboviroses pelos professores doutores Eduardo Oyama Lins Fonseca (Senai-Cimatec) e Artur Gomes de Lima (Uneb).

Na quarta-feira (4), serão realizadas práticas de campo, com uso de armadilhas para captura de culicídeos, quando será testada uma nova armadilha desenvolvida por Artur Gomes e a equipe do Senai-Cimatec; na quinta-feira (5), serão desenvolvidas as práticas de identificação dos culicídeos e treinamento dos técnicos nessas atividades.

A oficina acontece no Museu de Zoologia e Laboratório de Entomologia, no campus universitário, durante todo o dia. A realização é do Grupo de Pesquisa em Zoonoses e Saúde Pública da Uefs, com participação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Feira de Santana e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Vigilância da Saúde.

Zé Ronaldo: Sérgio Carneiro será único secretário a deixar prefeitura

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), disse, na manhã desta segunda-feira (2), que Sérgio Carneiro (PV) será o único secretário a deixar a prefeitura até o próximo sábado (7) para disputar a eleição deste ano.

“Sérgio está com a ideia de ser candidato a deputado federal. Ele me transmitiu essa hipótese”, afirmou o democrata feirense, em entrevista ao bahia.ba.

Zé Ronaldo reafirmou que também deve deixar o cargo até sábado para concorrer ao pleito. “As possibilidades de sair são grandes. Só precisa saber de que maneira isso vai acontecer”, ressaltou o gestor municipal, que deve integrar a chapa do prefeito de ACM Neto (DEM) ao governo, como candidato ao Senado.

O prefeito feirense reafirmou o desejo de ser postulante pelo DEM. “Minha ideia é ficar no partido. Meu desejo é ser candidato pelo partido. Mas Neto sendo candidato e havendo a necessidade de outro partido, eu posso analisar”, salientou.

Especula-se que Zé Ronaldo estuda três partido hoje: o PR, o PTB e PRB.

 

Fonte: Ascom  Ibametro/Ascom UEFS/Ascom CMFS/BN/Bahia.ba/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!