04/04/2018

Feira: Presidente da Câmara crítica indecisão de Neto

 

A suposta indecisão de ACM Neto (DEM), o prefeito de Salvador, sobre candidatura ao governo do estado tem gerado reações contrárias em aliados.

Entre os políticos que podem marchar ao lado do democrata nas eleições deste ano, o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, José Carneiro (PSDB), afirmou que a postura de Neto não condiz com a de um líder.

“Líder para mim não espera acontecer, faz acontecer”, declarou, em tom de indignação. Para o presidente, a estratégia de deixar o anúncio da decisão para o prazo final, em 7 de abril, prejudica os aliados.

Comparado a ACM Neto, Carneiro lembra que o prefeito de Feira, José Ronaldo (DEM), já tomou a decisão de que aceitaria ser vice ou candidato a senador na chapa democrata. Caso ACM Neto já tivesse assumido publicamente se vai ou não disputar a governadoria, observa Carneiro, a essa altura seria possível estar pedindo votos para os candidatos da oposição.

“Até que dia vamos esperar? Até 7 de abril, para saber em quem vamos votar para governador da Bahia?”, questionou Carneiro. Segundo a coluna Expresso, Neto disse a interlocutores que as chances de disputar governo são de 50%.

Feira do Semiárido: inscrições prorrogadas para submissão de trabalhos

Foram prorrogadas até o dia 8 de abril, próximo domingo, as inscrições para submissão de propostas de participação nos Grupos de Trabalho (GTs) da 11ª Feira do Semiárido da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que será realizada entre 23 a 25 de maio. A apresentação de propostas de participação nos GTs pode se dar por meio de quatro modalidades: pôsteres simples, pôsteres interativos, comunicações orais e relatos de experiência.

O resumo deverá ser enviado por meio de formulário eletrônico disponível na Página de Divulgação do Evento, em que deverá ser indicado o Grupo de Trabalho escolhido e os dados de autoria. No caso de pôsteres e comunicações orais, os trabalhos podem ter no máximo cinco co-autores(as). Cada autor(a) pode apresentar no máximo três trabalhos, sendo que apenas um como autor(a) principal. Em todas as modalidades, são aceitas propostas em português e espanhol.

Museu Casa do Sertão expõe manuscritos femininos

“A escrita feminina em cadernos goiabada” é o tema da exposição que está em cartaz no Museu Casa do Sertão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Composta por manuscritos apresentados em conjuntos de folhas pautadas em formato de brochuras ou espirais, escritos por mulheres, os “cadernos goiabada”, denominação da escritora Lígia Fagundes Telles, é uma referência ao hábito de mulheres em colecionar receitas. Os exemplares que integram a mostra têm origem sertaneja, oriundos dos municípios de Tanquinho, Riachão do Jacuípe e Serrinha, escritos entre os anos 20 aos 50 do século XX.

A historiadora Cristiana Oliveira, responsável pela mostra, acrescenta que esses manuscritos fazem parte da “literatura pessoal feminina”, espécie de registro particular voltado para si, sendo possível flagrar, nesses documentos, fragmentos do cotidiano, focalizando a atenção para as relações de gênero, escrita e leitura femininas. Destaca, também, o ineditismo dos documentos apresentados na exposição, por se tratar de uma fonte manuscrita pouco conhecida do grande público.

Os exemplares que integram a mostra foram classificados como ‘álbuns’ (registros de confidências, notas de cartas e músicas, além de miscelâneas) muito comuns no processo de organização da escrita feminina, com extenso conteúdo literário e registros do dia a dia dessas mulheres. O outro grupo que compõe a exposição são os ‘cadernos de receitas e orações’, vinculados às atividades associadas à vida feminina, estabelecidas como normas do papel social da mulher na condução da economia doméstica, bem como do exercício de piedade, voltados para as orações diárias e manifestações da religiosidade.

Os cadernos em exposição formam os acervos privados de Luiz Cleber Moraes Freire, com doze exemplares, Nilzete Barbosa de Oliveira, com três, e um do acervo da Biblioteca Setorial Monsenhor Galvão. A exposição fica em cartaz até o dia 14 de dezembro, na Sala do Couro Eurico Alves Boaventura. Contatos pelo telefone (75) 3161-8750 ou e-mail museucasadosertao@uefs.br.

Atrações locais da Micareta serão conhecidas nesta semana

As atrações locais que irão se apresentar na Micareta, entre os dias 19 a 22 de abril, deverão ser divulgadas ainda nesta semana. Esta é a previsão do diretor de Eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Naron Vasconcelos.

De acordo com ele, foram inscritas 168 bandas. A lista completa com os nomes dos inscritos deverá ser divulgada no Diário Oficial do Município – www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br.

Além das atrações locais, a festa será abrilhantada por cantores e bandas do cenário nacional. A Micareta será aberta oficialmente, na quinta-feira, 19, com Tayrone, É o Tchan, Chicabana e Duas Medidas. Na sexta-feira, 20, vai passar pelo Circuito Maneca Ferreira, Saulo, Harmonia do Samba, Amanda Santiago, Robyssão e Jammil.

Já no sábado, 21, a Micareta será comandada por Pablo, Psirico, Aline Rosa, Edson Gomes e Banda Eva. E vai encerrar no domingo, 22, com Carla Perez, Tio Paulinho, Timbalada, A La Vontê, Armandinho, Leo Santana e Cheiro de Amor.

Neste ano, a Micareta completa 80 anos de criada e vai acontecer pela 78ª vez – não foram realizadas durante a 2ª Guerra Mundial e logo depois do Golpe Militar.

Hospital da Mulher amplia oferta de exames de raio-x para crianças de 0 a 6 anos

Desde esta segunda-feira, 2, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, disponibiliza agendamento para realização de raio-x a crianças de 0 a 6 anos.

O serviço, antes voltado para os recém-nascidos internados na unidade hospitalar, agora ficará disponível para a comunidade em geral através do ambulatório.

Serão disponibilizadas 5 vagas diariamente no período da tarde, a partir das 14h, para exames de raio-x do abdômen, bacia, braço/antebraço, clavícula, face, fêmur, joelho, mão, pé, perna, punho, tórax e tornozelo. Os interessados devem solicitar o agendamento através da Central de Regulação.

“Vamos atribuir essas marcações aqui no próprio ambulatório de pediatria, que já é uma referência na área, e ampliar a oferta para raio-x de algumas especialidades necessárias”, afirma a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas.

A presidente chama atenção do paciente para, no dia do exame, comparecer à unidade com os seguintes documentos: guia de agendamento (solicitação do médico), o cartão SUS e a identidade (RG).

Finalizado Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Territorial de Feira de Santana

O Município de Feira de Santana terá, em breves dias, o seu Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Territorial. O projeto do PDDU, elaborado pela Fundação Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, órgão especializado contratado pela Prefeitura, está pronto e foi apresentado nesta segunda-feira (2) à imprensa. Na quarta-feira, será encaminhado à Câmara Municipal, para discussão e votação dos vereadores.

Após aprovação do Poder Legislativo, o passo final: a sanção da lei pelo Executivo. Além do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Territorial, também vão ser enviados à Câmara, para apreciação dos vereadores, projetos referentes ao Código Municipal de Obras, Código Municipal de Meio Ambiente e a Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo.

Todos esses dispositivos passaram por uma atualização e foram consolidados a partir dos estudos e debates promovidos pelo órgão responsável. São peças que se complementam junto ao PDDU. O ato de entrega dos documentos no Paço Municipal Maria Quitéria (sede da Prefeitura) contou com a presença de jornalistas, secretários municipais e vereadores, além dos técnicos da Fundação Escola Politécnica.

Os projetos foram elaborados mediante ampla participação popular, de modo a refletir os anseios da população de Feira de Santana. A Fundação Escola Politécnica da UFBA atuou em parceria com o Proap (Programa de Estudos Aplicados em Administração Pública), da Escola de Administração da Ufba, e o GERMEN (Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental). Foram realizadas várias audiências públicas, reuniões temáticas, sessões oitivas, em bairros e distritos, no período de um ano e meio.

Documento vai subsidiar a gestão pública

O coordenador executivo do projeto, Cláudio Mascarenhas (foto), salientou que foi feito trabalho corpo a corpo com os moradores da sede e distritos, assim como foram realizadas reuniões, debates e rodas de conversas com sindicatos, feirantes, estudantes, entre outros segmentos. “A partir desses encontros, identificamos os interesses e discutimos os problemas, pois esse é um documento que vai subsidiar o gestor público”, afirmou.

O secretário de Planejamento de Feira de Santana, Carlos Brito, destacou que não houve qualquer tipo de interferência do Executivo Municipal. “Todo o trabalho foi feito pela equipe técnica com ampla participação popular. Foi um processo democrático como tem que ser”, observou. Segundo ele, os projetos representam “a consolidação de todas as legislações que tratam das questões urbanísticas e de meio ambiente no município”.

"Professor Pinguim" dá nome a uma escola no Conjunto Feira IX

Com capacidade para atender a uma demanda de  420 alunos do Ensino Fundamental, a Escola Carlos Alberto do Carmo (Professor Pinguim), foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 3, no Conjunto Feira IX.

O novo educandário segue aos modernos padrões arquitetônicos que passaram a caracterizar a rede publica de Educação do Município, atualmente contando com 217 unidades, concebidas em prédios amplos e revestidos com cores vivas e solares.

Voltado para os cursos do 1º ao 5º anos, o equipamento também oferece educação para jovens e adultos, no período noturno. Segundo a secretária de Educação Jayana Ribeiro, a escola levou dois anos para ser construída, conta com oito salas de aula, auditório, biblioteca, jardim, almoxarifado e área administrativa.

Falando em nome da família do patrono da Escola, Carlos Alberto do Carmo Júnior, filho do Professor Pinguim, agradeceu ao Governo Municipal o reconhecimento à memória do educador que se notabilizou no meio pedagógico da cidade, se transformando numa referência para as gerações de alunos que se nutriram dos seus conhecimentos.

 

Fonte: BN/Ascom UEFS/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!