06/04/2018

Feira: Força-tarefa do TRE-BA inicia correição cartorária

 

Uma força-tarefa realiza até o dia 13 de abril um trabalho de correição cartorária em Feira de Santana e mais 18 cidades do estado. O objetivo é resolver pendências requeridas pelos cartórios.

Nesta quarta-feira (4), o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, esteve no Fórum Filinto Bastos, em Feira de Santana.

Segundo o TRE-BA, ao se reunir com juízes, o corregedor ouviu as principais demandas e dificuldades estruturais enfrentadas pelos cartórios. Os trabalhos seguirão de forma ininterrupta até o dia 13 de abril, incluindo sábado e domingo.

“O objetivo principal dessa ação é aproximar a Corregedoria dos juízes e servidores de cartórios. Faremos o possível para solucionar todas as pendências aqui explanadas pelos magistrados para garantir a celeridade e eficiência da Justiça Eleitoral da Bahia”, disse o desembargador.

Além de Feira, o trabalho de correição ocorre em Irará (ZE 74ª), Araci (123ª ZE), Coração de Maria (130ª ZE), Santo Estevão (143ª ZE), Santa Bárbara (160ª ZE), Conceição de Jacuípe (192ª ZE),Riachão de Jacuípe (114ª ZE), Santa Luz (145ª ZE), Capim Grosso (191ªZE), Mata de São João (185ª ZE), Rio Real (49ª ZE), Entre Rios (144ª ZE), Inhambupe (44ª ZE), Simões Filho (33ª ZE), São Francisco  do Conde (162ª ZE), Camaçari (171ª ZE), Santo Amaro (178ª ZE) e Dias D’Ávila (186ª ZE).

ZÉ RONALDO COMEÇA A SONDAR ALIADOS SOBRE POSSÍVEL CANDIDATURA

O prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (DEM) deverá renunciar o mandato no próximo sábado para ser candidato na eleição deste ano. A princípio, ele seria candidato ao senado na chapa na oposição. Mas com a dúvida do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), em ser candidato ao governo ou não, existe a possibilidade da oposição lançar o nome de Zé Ronaldo como candidato ao governo do estado.

Em virtude disso Zé Ronaldo já estaria sondando com aliados sobre o nome dele ser o plano b, caso ACM Neto decida continuar na prefeitura de Salvador. O certo é que o clima é de grande insatisfação na oposição ao governo do estado, a indecisão de ACM Neto tem deixado os aliados preocupados. O prazo limite é dia 7, até lá muitos políticos terão que tomar lexotan.

Concurso para professor da Uefs tem 1,9 mil inscritos

O concurso para professor auxiliar e assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai contar com quase dois mil inscritos. A Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) da instituição contabilizou, no total, 1.947 candidatos que vão disputar 63 vagas distribuídas por quatro editais.

Além da Bahia, se inscreveram profissionais de diversos estados do Brasil e também estrangeiros. Em número de candidatos, esse é o maior concurso para professor já realizado pela Uefs. O período de inscrição se estendeu de 19 de fevereiro a 20 de março e, no momento, os departamentos estão realizando a homologação das candidaturas, que deve ter o resultado publicado, em breve, no Diário Oficial e no site do certame.

Os departamentos com o maior número de inscritos são o de Ciências Biológicas (DCBIO), com 483 inscrições, e o de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), com 412 inscritos. A menor concorrência foi registrada nos departamentos de Física (DFIS), com 55 inscritos, e de Tecnologia (DTEC), com 65 candidatos.

As disciplinas que contam com maior concorrência são Anatomia Humana/Fisiologia Humana (DBIO) com 134 concorrentes; e Bases Teóricas e Metodológicas para o Cuidar em Enfermagem, do Departamento de Saúde (DSAU), com 93 candidatos por vaga.

As menores concorrências foram registradas em Medicina da Família e Comunidade (DSAU), com cinco candidatos por vaga e Cirurgia Geral (DSAU) e Topografia, Cartografia e Geoprocessamento (DTEC), com oito candidatos por vaga.

O calendário prevê que, depois de realizada e publicada a homologação dos candidatos inscritos, começa o período de provas, que vai se estender de 24 deste mês a 26 de maio. A definição das bancas examinadoras e as datas das provas estão sendo definidas pelos departamentos e deverão ser disponibilizadas no site do concurso, que vai contar com três etapas para a seleção de professores - prova escrita, prova didática e prova de títulos.

Para o reitor da Instituição, Evandro do Nascimento, o número elevado de inscritos reflete o fato da universidade ser vista como destaque em várias áreas de conhecimento. “Isso significa que vamos atrair profissionais com alto grau de qualificação técnica, o que é muito bom para a Uefs”. Sobre a concorrência elevada, o reitor observa que, na última década, houve a formação de um número expressivo de profissionais na pós-graduação no País, sendo natural que essas pessoas busquem oportunidades de trabalho no meio acadêmico.

“Inscrições para o concurso permanecem abertas”, assegura o presidente

O presidente do Legislativo feirense, José Carneiro Rocha (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (04) que a procuradoria da Casa da Cidadania já está tomando as providências cabíveis para realização do concurso público, suspenso mediante liminar expedida pelo juiz Roque Rui Barbosa, da 2ª Vara da Fazenda Pública.

“O juiz determinou a suspensão do concurso, atendendo pedido da empresa MSM Consultoria, vencedora da licitação promovida na gestão do ex-presidente desta Casa, Reinaldo Miranda. Ao constatarmos que a referida empresa não tinha credibilidade para fazer o concurso da Câmara, pedimos o cancelamento da licitação. Realizamos outra licitação, que teve como vencedor o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Iremos apresentar ao juiz as razões que nos motivaram a pedir o cancelamento da primeira licitação”, esclareceu.

De acordo com o edil, as inscrições para o certame, que prevê o preenchimento de 37 vagas no órgão, permanecem abertas. “As inscrições para o concurso permanecem abertas. Sem dúvidas, o concurso da Câmara Municipal de Feira de Santana será realizado dentro da legalidade”, assegurou.

Câmara promove licitação para manutenção de veículos

A Câmara  Municipal de Feia de Santana realiza, no próximo dia 17 de abril, às 09 horas, nova licitação para contratação da empresa especializada para prestação de serviços contínuos de manutenção preventiva e corretiva nos veículos da frota da Casa, com o fornecimento de peças e acessórios. A sessão realizada no dia 21 de março para contratação do referido serviço foi declarada fracassada.

O certame será realizado na Sala de Reunião, no pavimento térreo do Prédio Anexo da Câmara Municipal, na Rua Intendente Rui, nº 155,  Centro. O edital pode ser adquirido através no portal http://transparencia.feiradesantana.ba.leg.br, link Licitação, ou na sede da Casa da Cidadania.

Conscientização do autismo foi discutida em sessão especial

Com o objetivo de discutir a conscientização do autismo, a Câmara Municipal de Feira de Santana promoveu, nesta quinta-feira (05), sessão especial atendendo Requerimento nº 75/2018, de autoria do Vereador Cadmiel Mascarenhas Pereira (PSV). O evento reuniu autoridades, familiares, educadores, profissionais de saúde, imprensa e representantes da sociedade civil.

A sessão foi presidida pela vereadora Gerusa Sampaio (DEM), que compôs a mesa de honra ao lado da secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas; Carlos Leão, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, representando o secretário municipal Ildes Ferreira; Leilane Lacerda Anunciação, apoiadora institucional da Gestão de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde; e Cintia Souza, presidente e idealizadora do Projeto Família Azul.

Ao saudar os presentes, o vereador Roberto Tourinho (PV) parabenizou o colega proponente da sessão, pontuou os avanços conquistados e destacou a necessidade de ampliação do debate e de implementação de política públicas de apoio e assistência aos autistas e seus familiares.

“A Câmara demonstra sensibilidade com um problema que vem crescendo e nós precisamos trabalhar no sentido de promover a inserção destas pessoas portadoras de deficiência no convívio social. O Município tem trabalhado para que essa inclusão aconteça. Conheço de perto essa luta, tenho acompanhado os avanços, hoje já é mais fácil identificar o transtorno do espectro autista e é nossa obrigação lutar por políticas públicas de ações afirmativas”, afirmou.

De acordo com Cintia Souza, presidente e idealizadora do Projeto Família Azul, ressaltou que Feira de Santana foi a primeira cidade da Bahia a ter um Censo voltado para identificação dos habitantes autistas, tendo hoje mais de 730 autistas identificados. Para ela, o município vive uma nova realidade com a atuação conjunta do poder público, instituições de amparo e familiares de autistas.

“O autismo é desafiador. Estamos aqui porque acreditamos no trabalho que desenvolvemos. Feira de Santana hoje é referência no Estado da Bahia com relação ao autismo e suas ações que são desenvolvidas. O autismo é um transtorno neurocomportamental e nosso papel é fazer com que nossos filhos sejam inseridos na realidade, sem que precisem ser modificados”, destacou, Cintia Souza.

A apoiadora institucional da Gestão de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Leilane Lacerda Anunciação, discursou sobre a intensificação das ações desenvolvidas pelo Município a partir da chegada da Família Azul, no ano de 2017. Leilane afirmou a necessidade do diagnóstico precoce para melhor eficiência do  tratamento do autismo.  “Tivemos maior aproximação das secretarias a fim de melhorar a qualidade de vida dessas famílias, com um olhar mais cuidadoso para a questão do autismo. O nosso ponta pé inicial foi fazer o levantamento quantitativo de pessoas com transtorno do espectro do autismo para, a partir daí, desenvolver nossas ações. Temos muitos avanços, mas ainda precisamos avançar muito mais”, concluiu.

Representando o prefeito municipal José Ronaldo de Carvalho, a secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, parabenizou o Legislativo feirense pela defesa da causa, ao Governo Municipal pelas ações e à Família Azul pela atuação em prol dos autistas e seus familiares.

“Fazemos as ações clínicas, mas esse olhar diferenciado de que os seres humanos autistas precisam ser respeitados teve início com a Família Azul. Não fazemos saúde pública sozinhos. Lidamos que o maior bem, que é a vida. O prefeito José Ronaldo foi o primeiro gestor municipal da Bahia a vestir a camisa dessa causa e engajar o Município sem medir esforços na assistência aos autistas. Não desistam da luta, por mais difícil que pareça ser. Precisamos caminhar juntos e fazer a diferença”, disse.

SAMU passa a contar com mais três ambulâncias em Feira

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Feira de Santana recebeu, na manhã desta quinta-feira, 5, mais 3 ambulâncias, sendo duas delas Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), totalizando 9 ambulâncias e uma motolância em sua frota geral. Dos três veículos, dois foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura e um através de emenda parlamentar do deputado federal José Nunes.

As USAs – chamadas de UTIs móveis – são unidades que contam com equipamento mais avançado, adaptado para o atendimento a emergências, como monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas, além de todo material e equipamentos para imobilização, e uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista.

Já as USBs, mais simples, munidas de materiais para curativos, imobilização e acesso venosos, além do Desfribilador Automático Externo (DEA), equipamento crucial nos primeiros atendimentos prestados a vítimas de paradas cardiorrespiratórias. Elas têm uma equipe formada por condutor-socorrista e um técnico em enfermagem.

Abrangência no atendimento em Feira e região

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, destaca a questão da abrangência que estas novas ambulâncias trazem para Feira e região. “Amplia nossa atenção e atende também à regionalização do Samu, em que nós já estamos trabalhando com dois municípios, Irará e Conceição do Jacuípe”.

Melhor resposta às demandas de urgência do município

A coordenadora geral do Samu de Feira de Santana, Maiza Macedo, afirma que as ambulâncias devem aprimorar os indicadores de saúde no município. “Um aumento quantitativo, consequentemente, irá melhorar também a qualidade do serviço prestado. A população terá acesso ampliado e obterá melhores respostas às demandas da urgência do município”.

 

Fonte: BN/Ascom TRE-BA/Ascom UEFS/Bahia Econômica/Ascom CMFS/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!