07/04/2018

Turismo: entenda a importância da capacitação profissional

 

O turismo é a atividade do setor de serviços que mais cresce no Brasil e, em 2017, movimentou R$5,8 bilhões de dólares referentes à atividades diretas e indiretas. O potencial brasileiro para o crescimento da área deixa claro a importância da capacitação dos profissionais que atuam nesse segmento.

O futuro do turismo é promissor para o país. O seu impacto na economia do Brasil deverá alcançar R$739 bilhões, cerca de 9,1% do PIB em 2027, e empregar 8,91 milhões de pessoas no país. Segundo informações divulgadas pelo INEP, em 2016, era possível encontrar 186 cursos de graduação de Turismo que receberam no ano cerca de 14.800 matrículas.

Conforme o Ministério do Turismo (Mtur), no último ano, foi registrado o desembarque no país de 6,6 milhões de passageiros estrangeiros. “Apesar do Brasil receber todo ano 6 milhões de turistas, esse número está estagnado. E isso ocorre porque o Brasil ainda não tem a visão de que investir no turismo é rentável. Porém, a área vive sempre uma crescente, porque os brasileiros costumam viajar muito”, explica a turismóloga Marcela Saad Nascimento.

Ainda segundo turismóloga, em 2001, houve um bom crescimento de faculdades no Brasil que ofereciam a graduação em Turismo. “A graduação é mais voltada para administração de empresas que lidam com a área. É importante que o profissional vá em busca de outras capacitações, principalmente aqueles que estão em contato direto com o turista”.

Nos últimos anos, o Brasil vem sendo palco de grandes eventos esportivos, o que alavancou a exposição do país mundialmente e aqueceu ainda mais o mercado. Só que, em um universo cada vez mais competitivo, a profissão exige ampla capacitação e conhecimento. Por esse motivo é primordial que o profissional goste de exercer o trabalho, domine um segundo idioma e procure sempre proporcionar satisfação ao cliente.

Marcela Saad trabalha há 15 anos na área e já teve a oportunidade de passar por vários setores e garante que a capacitação é algo muito importante em todos os setores do turismo. “Para as pessoas que trabalham em contato direto com o turista, ter uma segundo idioma é fundamental. Além disso, quem procura por um guia turístico procura por um serviço de qualidade e deseja ser bem recepcionado. A capacitação permite esse preparo”, conclui a turismóloga.

Conhecer a sua cidade, a história, cultura e pontos turísticos também são qualidades indispensáveis. As pessoas que buscam o profissional de turismo trazem necessidades que devem ser amparadas e solucionadas, por esse motivo, características como empatia, comunicação, fidelidade e ética precisam fazer parte do perfil do profissional que atua nessa área.

Dados do Ministério do Trabalho indicam que no ano de 2016 existiam cerca de 2,7 milhões de pessoas empregadas formalmente na indústria do turismo. Esse número contempla profissionais que atuam em setores como hotelaria, transportes, alimentação, agenciamento, recreação e lazer e guias turísticos.

Pensando em preparar os profissionais dessa área, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Educação, instituiu o PRONATEC Turismo. Trata-se de um recorte dos cursos de qualificação do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Ministério da Educação que irá contribuir para a melhoria da qualidade na prestação de serviços ofertados aos turistas durante os eventos nas cidades consideradas destinos turísticos.

E se eu quiser seguir essa carreira?

Se o seu desejo é fazer uma graduação na área de Turismo, o Educa Mais Brasil oferece para você bolsas de estudo de até 70%. Além da graduação, você também pode fazer uma pós-graduação na área. Ficou interessado? O programa oferece também milhares de outras opções de cursos, como profissionalizantes e de idiomas.

E quais são as características que o profissional de turismo precisa ter?

1. Agir com discrição

2. Falar com clareza

3. Demonstrar inciativa

4. Ser educado e pontual

5. Cuidar da sua apresentação pessoal

6. Cumprir os regulamentos e normas da empresa onde trabalha

7. Ter boa memória visual

8. Ter disciplina para respeitar padrões e rotinas

9. Saber lidar com situações constrangedoras

10. Ter responsabilidade e honestidade

Azul Linhas Aéreas amplia número de voos na Bahia

A criação de novas rotas e o reforço do turismo na Bahia, com a criação de novas linhas aéreas, foram discutidos na quinta-feira (5), em uma reunião entre o governador Rui Costa e o presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, na Governadoria, em Salvador. Os voos para Vitória da Conquista e para Guanambi, no sudoeste baiano, devem ser inaugurados ainda no segundo semestre deste ano.

O crescimento do turismo na Bahia é o ponto de partida para a concretização dos objetivos. Segundo o secretário estadual do Turismo , José Alves, o Estado apresentou à Azul o crescimento do turismo. “A Bahia foi o estado nordestino que teve mais embarque e desembarque de estrangeiros. Recife, que ficou em segundo lugar, tem a metade do número de passageiros embarcados”. O secretário também disse que está atento aos operadores dos aeroportos no interior. “Devemos trocar alguns, que não estão atendendo aos anseios das companhias aéreas”.

José Alves disse ainda que a meta é ampliar a malha dentro do estado. “O nosso planejamento é fazer a interiorização, já que quem mais visita a Bahia são os próprios baianos. E a logística com os voos vai facilitar muito esse trânsito. Quem viaja por outros estados ou do exterior, também pode fazer conexões para conhecer o interior da Bahia. A reunião foi muito positiva, a Azul é uma parceira muito forte”.

O presidente da companhia aérea, John Rodgerson, confirma a força da parceria. “Nosso primeiro voo da Azul no Brasil foi para Salvador. Então, em 2018, estamos fazendo dez anos aqui. Estamos voando para dez cidades regionais, e viemos conversar porque queremos atender ainda mais cidades na Bahia. Em Vitória da Conquista, a ideia é colocar um jato, com muito mais passageiros, para movimentar muito mais gente”.

O marketing dos destinos baianos também ganha reforço da empresa. O diretor de Expansão e Relações Institucionais da empresa, Ronaldo Veras, informou que a Azul vai plotar um avião com os motivos da Bahia. “Em função da nossa ótima parceria, queremos fazer uma homenagem junto à Secretaria do Turismo [Setur], para retribuir esse carinho que os baianos têm por nós. Esse avião vai circular pelo Brasil inteiro”.

Bahiatursa abre concurso para decoração do São João da Bahia

O Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, abriu concurso para a escolha do melhor projeto de decoração junina do Centro Histórico de Salvador, bem como da praça João Martins, em Paripe, e da Praça da Revolução, em Periperi. As inscrições acontecem de 9 a 27 de abril, das 8h30 às 12 h, e das 13h30 às 18h, na Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), situada no Palácio Rio Branco, na Rua Chile,

A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (5) pelo diretor-superintendente Diogo Medrado. O São João da Bahia é uma realização do governo e acontece no Centro Histórico (Terreiro de Jesus, Largo do Cruzeiro do São Francisco, Largo do Pelourinho e praças Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água), além de Paripe e Periperi. Atrações nacionais e da Bahia atraem milhares de pessoas para fazer parte de uma autêntica festa de São João.

O São João da Bahia reúne nomes do autêntico forró pé-de-serra e de todos os ritmos que povoam a diversidade musical das festas juninas. Bebidas e comidas típicas compõem o cenário, ao lado da decoração, que já se tornou uma tradição pela beleza com que trata a cultura nordestina. O Governo do Estado apoia também os festejos em diversas cidades do interior da Bahia.

Bahiatursa divulga Bahia no Chile e na Argentina

Técnicos da Diretoria de Promoções da Bahiatursa participam da Caravana 2018 #PartiuBrasil, entre os dias 8 a 12 de abril para promover e gerar novos negócios com os profissionais de turismo, potencializando a venda institucional do destino Bahia com os principais agentes de viagens das cidades de Mendoza, na Argentina, e Santiago, no Chile. O road show é realizado pela operadora Infinitas.

“Tanto os argentinos, quanto os chilenos sempre buscam novidades no Brasil, principalmente no segmento sol e praia”, afirma o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado. Segundo o gestor, a atividade principal do evento é atender à necessidade dos agentes de receber informações a respeito dos produtos e destinos que vendem.

A Bahiatursa apresentará de forma institucional as principais atrações das 13 zonas turísticas baianas, fornecendo informações sobre segmentos, roteiros e produtos turísticos. A participação na caravana deverá criar um espaço para interação e geração de networking entre os técnicos e os agentes de viagens e jornalistas presentes no evento.

O profissional da Bahiatursa terá tempo livre para entrar em contato com todos os expositores e retornar aos que mais lhe interessam. A expectativa é de que 150 agentes de viagens estejam presentes nas duas cidades.

Bahiatursa faz receptivo para mais de 100 mil turistas na temporada de cruzeiros marítimos

A temporada de cruzeiros acaba na próxima semana com a chegada do MSC Poesia e o MSC Preziosa, nos dias 9 e 10, perfazendo um total de 49 navios que aportaram em Salvador desde o início, em 15 de novembro de 2017, segundo dados da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).

Atenta à necessidade de demonstrar a simpatia e a hospitalidade do baiano, a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) – por meio da Coordenação de Informações Turísticas e Atendimento da Diretoria de Operações Turísticas – realizou 40 receptivos no período, atingindo mais de 100 mil visitantes que chegaram ao Porto de Salvador.

As atividades acabam com a recepção a 2.560 passageiros do Poesia, na próxima segunda-feira, às 9 horas, com baianas distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim e a apresentação da Banda Swing do Pelô; e na terça, às 16 horas, além das baianas, com a presença de Ed Bala e a Fanfarra Mágica animando os 3.247 turistas do Preziosa. O Poesia tem capacidade para 3.223 passageiros e o Preziosa, 4.363.

“Estamos contentes e com o sentimento de dever cumprido, ao encerrar mais uma temporada de cruzeiros, demonstrando ao maior número de turistas possível a capacidade de bem receber do povo baiano”, afirma o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, que destacou a qualidade dos profissionais envolvidos, incluindo o Rixô Elétrico, que recebeu os turistas com músicas do carnaval em dois dias da folia baiana.

O diretor de Operações Turísticas Paulo Vital Simoni destacou a quantidade de receptivos em relação ao numero total de navios que chegaram ao Porto de Salvador, 49: “Foram 40 ações que atingiram 113.948 turistas. Em novembro fizemos três receptivos; em dezembro, oito; janeiro, 11; fevereiro, 9; março 7; e abril 2. Estamos prontos para mais uma temporada e certamente vamos surpreender os turistas com mais e melhores atrações”.

 

Fonte: A Tarde/Tribuna/Secom Bahia/Ascom Bahiatursa/Municipios Baianos

 

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!