08/04/2018

Barca “Velho Chico” é resgatada do Lago de Sobradinho

 

Quase três meses depois, a embarcação “Velho Chico” foi retirada do fundo do lago de Sobradinho, na cidade do mesmo nome. Ela é uma das duas embarcações do Projeto Vapor do Vinho que naufragaram próximo a barragem, no dia 23 de janeiro deste ano.

Segundo análise pericial da Capitania dos Portos, a causa do naufrágio foi um erro mecânico. A embarcação com nome “Rio dos Currais” vai ser retirada também no decorrer da próxima semana.

À época a Empresa Vapor do Vinho por meio de nota explicou que as duas embarcações faziam o roteiro enoturístico, e que estavam atracadas no canal de eclusagem, no lago de Sobradinho.

Rogério Rocha proprietário das duas embarcações só tem motivos a comemorar. Primeiro com o sucesso da festa no Vapor do São Francisco e agora com a retirada das embarcações cujo naufrágio lhes trouxe enorme prejuízo exatamente quando estava concluindo a construção da nova embarcação.

AÇÃO QUER TRANSFORMAR PILÃO ARCADO VELHO EM SÍTIO HISTÓRICO

Em uma visita esta semana a Pilão Velho, antiga Pilão Arcado, o deputado estadual Zó (PCdoB), ao lado de membros do corpo técnico e professores da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), vereadores, representantes da sociedade civil e líderes comunitários constataram a riqueza material e histórica do lugar.

A intenção é transformar a antiga cidade de Pilão Velho em um sítio histórico. O local ficou ilhado em 1978, quando se deu início ao processo de construção da barragem de Sobradinho. Apesar de já ter passado muitos anos, ainda é possível encontrar ruínas da cidade.

De acordo com Zó o projeto busca a valorização da cultura, pois resgata a história do lugar. "A criação do Sítio Arqueológico de Pilão Velho possui um valor cultural e histórico. Tem um potencial turístico muito grande e isso gera emprego e renda para a comunidade. Também é um meio de chamar atenção à valorização e preservação do São Francisco", avaliou.

Para o professor da Univasf e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, Sérgio Motta, o primeiro passo é tentar o tombamento e depois fomentar outras ações. "Temos que escutar a comunidade e saber o que a população espera do lugar. Também precisamos ficar atentos a problemas ambientais e econômicos", ressaltou. Motta disse ter ficando surpreso com a riqueza histórica da região.

Com o apoio do governo municipal, uma comissão de trabalho será montada nos próximos dias e depois disso começam as inserções em campo à procura de documentos, fotos e relatos dos moradores.

"Sonho com esse projeto a muito tempo pois, através dele, podemos resgatar a identidade de muitas pessoas que por aqui passaram. Coloco o mandato à disposição, tanto da equipe de profissionais da Univasf, quanto dos moradores e tenho certeza que será uma ação que teremos orgulho", afirmou o deputado.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS ANIMAM FESTA DA VIDA NESTE DOMINGO (8) EM JUAZEIRO

A Praça da Catedral de Juazeiro será, mais uma vez, palco da cultura popular durante a 2ª edição da Festa da Vida. O evento, que acontece no segundo domingo do tempo pascal, próximo dia 8, conta com uma programação diversa, que inclui celebrações, exposição de trabalhos e apresentações culturais, como música e manifestações populares. A Festa da Vida é promovida pela Diocese de Juazeiro e tem como objetivo integrar e divulgar o trabalho das Pastorais Sociais.

Às 8h, a Festa terá início com uma celebração ao Velho Chico, no bairro Angari, presidida pelo bispo Dom Beto Breis. De lá, os/as participantes seguirão em caminhada até a Catedral Nossa Senhora das Grotas, onde participarão da missa das 9h. Depois, a Festa da Vida continua até às 15h, na Praça da Catedral, com exposição dos trabalhos das Pastorais em tendas temáticas, venda de artesanato e produtos da agricultura familiar, e apresentações culturais. 

Os artistas Sérgio do Forró e Roberto Malvezzi (Gogó) já confirmaram presença. Também irão se apresentar na Festa da Vida o grupo de Congos de Sento Sé; a Trupe Novo Ato; grupo de teatro de Pilão Arcado e os arte-educadores Raimundo Fábio e Antônio Ivo.

"A Festa da Vida demonstra a preocupação da nossa igreja com os mais pobres e necessitados e reforça a nossa luta por uma sociedade mais justa e igualitária para todas e todos", destaca a coordenadora da Pastoral da Mulher Fernanda Lins. Para o integrante da coordenação da Pastoral Carcerária Valdemar da Costa, esse momento de partilha de experiências é uma excelente oportunidade para que "a sociedade e o povo cristão, o povo de Deus conheça esse trabalho, que é muito grandioso".

Águas do São Francisco avançam em direção ao Ceará

"Estamos liberando as águas rumo às cidades de Salgueiro (PE), Terra Nova (PE) e Cabrobó (PE), cumprindo com nossa obrigação e fazendo com que os sonhos das pessoas se transformem em realidade para trazer desenvolvimento à região. O Governo Federal, seguramente, concluirá esta obra em 2018". A declaração foi feita quinta-feira (5) pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, após abertura das comportas do reservatório Serra do Livramento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Cabrobó (PE).

Com isso, o Velho Chico vai percorrer os canais em direção aos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em Pernambuco, cerca de 9 mil pessoas da cidade de Terra Nova já receberão reforço hídrico no abastecimento de suas residências nos próximos dias. O benefício também contribuirá para o desenvolvimento da agricultura local.

A água do São Francisco atingirá mais da metade do primeiro trecho (1N) do Eixo Norte, chegando a 80 quilômetros. Este trajeto é iniciado na captação do manancial, em Cabrobó (PE), e segue até a terceira e última estação de bombeamento (EBI-3) da etapa, em Salgueiro (PE). Ao todo, a meta 1N tem 140 quilômetros de extensão e é responsável por dar funcionalidade ao Eixo Norte, já que a partir desse ponto a água continuará seu fluxo por gravidade até os demais estados beneficiados.

Acompanhado do secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério, Antônio de Pádua, o ministro Helder Barbalho também vistoriou o andamento das obras da Meta 1N, entre as cidades de Cabrobó e Salgueiro. A previsão é que a Meta 1N seja finalizada em meados deste ano em Jati, no Ceará.

Caminho das Águas

A partir do reservatório Serra do Livramento, em Cabrobó (PE), o São Francisco vai percorrer mais 26 quilômetros até a terceira estação de bombeamento (EBI-3), em Salgueiro (PE), para completar 80 quilômetros do trecho com água. Nesse percurso, passará por mais duas estruturas do Projeto (aqueduto Salgueiro e o reservatório Mangueira). No total, a água do Eixo Norte terá passado por duas estações, quatro reservatórios e cinco aquedutos. Terra Nova, em Pernambuco, será contemplada com o Velho Chico por meio do açude Nilo Coelho já existente na cidade.

Projeto São Francisco

Com 260 quilômetros de extensão, o Eixo Norte está 95% finalizado e é organizado em três Metas de execução (1N, 2N e 3N). Quando totalmente concluído, o trecho poderá atender mais de 7 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O outro eixo de transferência de água do Projeto - Leste - tem garantido o abastecimento regular de quase 1 milhão de habitantes em Pernambuco e  Paraíba, desde março de 2017.

Comissão provisória é formada para elaborar Estatuto da Associação de Imprensa do Vale do São Francisco

A segunda reunião para a criação da Associação de Imprensa do Vale do São Francisco avançou com alguns encaminhamentos, como a formação de uma comissão provisória formada por dez profissionais. O grupo irá iniciar a elaboração do estatuto da entidade e discutir os preparativos do processo eleitoral para a escolha da primeira diretoria da associação que será eleita pelos futuros integrantes da entidade.

Realizada no Rapport Hotel, em Juazeiro-BA, o encontro reuniu jornalistas, radialistas e profissionais da comunicação das duas maiores cidades do Vale do São Francisco. “Foi um encontro extremamente produtivo, sendo que um bom número esteve conosco pela primeira vez”, comentou o jornalista Felipe Pereira que ao lado do radialista, Nildo Gomes, conduziu o encontro.

“Sempre digo que juntos somos ainda mais fortes e diante deste segundo encontro, vejo que vamos avançar nesta consolidação da nossa futura associação”, frisou Nildo.

Com um total de dez integrantes, a Comissão Provisória será responsável pela elaboração do estatuto da Associação bem como a organização do processo eleitoral para a escolha da primeira diretoria da entidade. De forma voluntária, os integrantes da comissão são os seguintes: Nildo Gomes, Felipe Pereira, Elizângela Amorim, Cinara Marques, Kleyton Nunes, Jean Rêgo, Jean Brito, Itamar Nascimento, Gabriela Canário e Marcos Bastos

Conforme discutido com todos os presentes, o grupo deve trabalhar até o dia 20 dia abril na articulação das atribuições que foram definidas a fim de que se possa apresentar para todos, o estatuto e a dinâmica do processo eleitoral. O próximo encontro da Associação está previsto para ocorrer até o dia 30 de abril.

Para a construção da Associação, assim que o estatuto da entidade for aprovado por todos os integrantes, será iniciado um processo de cadastramento de todos os profissionais de imprensa da região. Os cadastrados já deverão ser considerados como membros da associação. Também será criado um fundo financeiro para custeio das despesas da Associação.

“Só frisando que a nossa associação, não terá fins lucrativos. É com um orgulho imenso e com o sentimento de que juntos somos mais fortes que esperamos que todos os colegas se envolvam cada vez mais neste proposta para que possamos nos fortalecer e avançar rumo a conquistas que podemos alcançar. A participação, o interesse e a colaboração de todos, mesmo que minimamente, vai fazer a diferença na busca pelos nossos objetivos”, finalizou o jornalista Felipe Pereira.

 

Fonte: BlogdoGeraldoJosé/Ascom MIN/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!