08/04/2018

Feira: “O centro da oposição na Bahia é aqui”, diz Colbert

 

Prefeito de Feira de Santana com a decisão da renúncia de Zé Ronaldo (DEM), Colbert Martins (MDB) disse que está pronto para trabalhar pela cidade. Em conversa com o BNews na manhã deste sábado (7), o político indicou o protagonismo da cidade no cenário político ao afirmar que o centro da oposição baiana ao governo Rui Costa é lá.

“O centro da oposição é Feira. O candidato a governador nosso e será governador é Zé Ronaldo. Eu acho que o grupo da unido. A liderança agora é Ronaldo, pois é um nome conhecido. Tem um passado e um presente exemplar e acho que a Bahia vai apossar no velhinho”, contou.

Áudio atribuído ao presidente da Câmara de Feira xingando ACM Neto é falso

assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Feira de Santana negou que o áudio que tem circulado o whatsapp com ofensas contra o prefeito ACM Neto (DEM) pela desistência da concorrência ao governo do Estado seja do presidente do Legislativo local, vereador Zé Carneiro.

Confira a nota emitida:

Circula um falso áudio nas redes sociais tentando criar uma celeuma entre o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana e o prefeito do município de Salvador, ACM Neto, em virtude de o vereador ter se pronunciado sobre a desistência, de última hora, do referido prefeito a candidato a governador do estado da Bahia.

Vale salientar que o presidente do Legislativo feirense, realmente, se posicionou de forma firme, mas, em momento algum, foi desrespeitoso nem ofensivo. A crítica é uma forma de se exercer a democracia, enquanto a agressão física ou verbal acirra os ânimos e não contribui em nada para resolução dos problemas de interesse da coletividade.

JAM no Cuca recebe grupo de dança Trupe Mandhala

O grupo de dança feirense Trupe Mandhala é o convidado do projeto Jam no Cuca deste domingo, 8 de abril, às 17 horas, no Teatro de Arena do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA).

As dançarinas levarão a linguagem dos mais variados estilos de dança tribal – como a flamenca e street dance – ao som do melhor da música instrumental. A Trupe Mandhala efetua suas pesquisas em dança com foco no Tribal Brasil e no estudo das diferentes corporeidades que compõem a sua identidade e estilo contemporâneo.

Além da experiência musical e da dança, o público pode se entreter ainda na pequena e charmosa feira de artesanato e guloseimas chamada Varal da Jam.

A Jam no Cuca já acontece há quatro anos e é uma iniciativa dos músicos experientes que formam a banda base: os instrumentistas do grupo Quaternária – Gilmar Araujo (guitarra), Rogério Ferrer (acordeon, sax e piano), Anderson Silva (contrabaixo) e Adson Junior (bateria) –, e o pianista Tito Pereira.

Centros de Especialidades Odontológicas já realizaram este ano mais de 6 mil atendimentos

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) de Feira de Santana realizaram entre os meses de janeiro a março deste ano 6.549 atendimentos odontológicos de especialidades. Os números correspondem a uma média de 100 atendimentos/dia, com cirurgia oral, exodontia, endodontia (canal), periodontia, estomatologia (diagnóstico de câncer de boca e biópsias em geral), colocação de prótese e atendimento a pacientes especiais – com paralisia cerebral e sindrômicos.

A maior demanda foi registrada no CEO Célia Pamponet, localizado no bairro George Américo. Só nesta unidade foram 3.747 atendimentos. Já no CEO Maria de Lourdes Suzarte, situado na Praça Tiradentes, mais conhecida como Praça do Gastão, os números são de 2.802 atendimentos. As duas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Atendimento garantido a pessoas de baixa renda

Segundo o coordenador da Divisão Odontológica, Dr. Arilson Pereira (foto), os números demonstram a importância dos serviços oferecidos pela Rede Municipal, através dos CEOS. “São consultas com especialistas e atendimentos mais complexos, que a comunidade a qual nós assistimos, na maioria das vezes, não teria condição de fazer numa entidade privada devido os altos custos”, ressalta.

Para ser atendido, o usuário deve passar por uma consulta odontológica nas Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde ou Policlínicas, para avaliação da necessidade ou não de um encaminhamento para procedimentos especiais, feito através da ficha de referenciamento.

Ao comparecer ao CEO, o paciente deve estar munido, além da ficha, com o documento de identidade com foto e cartão SUS.

Iniciadas as obras de terraplanagem do terceiro terminal de integração do BRT

Previsto para ser entregue dentro dos próximos cinco meses, o terceiro terminal de Integração do Sistema BRT, teve suas obras de terraplanagem iniciadas na manhã desta sexta-feira, 6, num terreno à margem da Avenida Ayrton Senna.

A obra é orçada em R$ 4.498.392,84 e está sendo executada pela Via Engrenharia. Estudos levantados pelas secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano concluíram que o setor Leste da cidade seria o mais adequado à implantação do equipamento.

Conforme os dados técnicos apresentados pelos engenheiros envolvidos no projeto, esta região registra um fluxo intenso de transporte, a exemplo dos terminais da Pampalona e da Nóide Cerqueira, que também integram o Sistema BRT, previsto para ser inaugurado ainda este ano.

Feira sediará Centro Juvenil de Ciência e Cultura

A Secretaria da Educação do Estado autorizou a criação, organização e funcionamento de mais três Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) na rede estadual. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial do Estado, na última sexta-feira (6), os Centros serão implantados nos municípios de Feira de Santana, Jequié e Irecê.

Os Centros Juvenis têm o objetivo de ampliar a jornada escolar e a diversificar o currículo dos estudantes com oficinas, cursos e atividades voltadas à arte, cultura, inovação e ciência. Cinco unidades do CJCC funcionam nos municípios de Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras e Itabuna.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destacou a importância do CJCC no âmbito do programa Educar para Transformar. “Este projeto dos Centros Juvenis vai ao encontro daquilo que estamos debatendo nas escolas com educadores sobre a mudança no eixo pedagógico na Educação com um novo perfil de oferta. Criar novas unidades pelo Estado é proporcionar aos estudantes o acesso a um currículo diversificado, com atividades voltadas para a Ciência, Tecnologia, Inovação, mas também para a música, dança, teatro, gastronomia, entre outras, sendo parte integrada da formação e não apenas ações esporádicas. O objetivo também é de criar unidades em diferentes localidades para atender todos os territórios baianos”, ressaltou.

O coordenador do CJCC, Iuri Rubim, explicou como vai acontecer o processo para das unidades. “A partir das portarias de criação, nos próximos dias estaremos publicando o edital para seleção dos gestores, que corresponde a um diretor e três vices, que vão passar por uma avaliação técnica do currículo, além de entrevistas. Paralelamente, estaremos realizando a estruturação das unidades em cada município e, logo após, estaremos fazendo a seleção de professores”, disse.

Iuri ainda contou que a iniciativa para a criação de mais unidades mostra a ascensão do projeto que vem beneficiando a aprendizagem dos alunos. “O CJCC caminha junto com os pilares que norteiam a Educação do Estado. São professores desenvolvendo um currículo diferenciado, os estudantes motivados, pois não há obrigação de estarem lá, mais sim, o interesse voluntário de participarem das diversas atividades desenvolvidas na unidade, além de estarmos conectados com a Educação no século XXI”, concluiu.

TRE suspende agendamento para biometria

Na manhã desta sexta-feira (6) a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) suspendeu o agendamento para cadastramento biométrico. Em entrevista ao De Olho na Cidade, Danilo Pereira, chefe da zona 156, disse não ter sido informado sobre o motivo da suspensão.

Segundo ele, até a última segunda-feira (2), os agendamentos ocorram de forma normal, mas, apesar de vagas disponíveis, eleitores informaram um problema no sistema.

"Hoje nós tivemos um problema. Pesquisamos junto ao Tribunal e acabamos de receber a informação de que a presidência suspendeu o agendamento. Ainda não sabemos quais são os próximos passos, apenas que há essa ordem", explicou.

Danilo Pereira ainda informou que as senhas continuam sendo distribuídas normalmente todos os dias pela manhã. "Ainda não sabemos como vai ficar o atendimento por senha. Se vai ser o dia todo ou se continua apenas pela manhã, pois, até então, à tarde é destinada apenas para os eleitores agendados", disse.

Aproximadamente 50 mil eleitores não realizaram ainda o cadastramento biométrico na cidade, mas o chefe da zona 156 acredita que até o prazo final muita gente não irá comparecer. "Acredito que muita gente não vai vir mesmo. Pessoas que se mudaram, as pessoas que faleceram, ou até mesmo aquelas que não tem interesse em votar. Até o dia 9 de maio essas pessoas têm para regularizar, quem não vier não vota nesta eleição, mas pode vir em outra oportunidade e regularizar a situação sem pagar multa nenhuma", completou.

"Vamos nos reunir para deliberar sobre o assunto. Quem está agendado até o final desta semana pode vir que será atendido normalmente, mas quem ainda não agendou por enquanto terá que aguardar ou vem buscar a senha pela manhã", finalizou.

 

Fonte: BNews/Bahia Já/Ascom Educação/De OlhonaCidade/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!