12/04/2018

Feira: Bebê de 1 ano morre com H1N, informa SMS

 

Um bebê de um ano e três meses morreu nesta terça-feira (10), no município de Feira de Santana, em decorrência de gripe H1N1. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde.

No entanto, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou que a causa da morte ainda está em investigação.

Sem identidade divulgada, o bebê era da cidade de Saúde, onde contraiu a doença. Segundo o G1, ele estava internado no Hospital Estadual da Saúde (HEC), em Feira de Santana.

O município já confirmou dois outros casos de H1N1: uma criança de dois anos e outra de oito anos, natural do município de Governador Mangabeira. Há ainda quatro pessoas internadas com suspeita da doença que aguardam resultado de exames. Outros três casos já foram descartados.

Hospital Estadual da Criança faz campanha de alerta contra violência e exploração sexual infantil

Os dados de atendimento de casos de violência contra criança e adolescente no Hospital Estadual da Criança, divulgados no ano de 2017, chamaram a atenção da Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil. Por conta disso, a entidade vem buscando mobilizar setores da sociedade na busca de soluções para ajudar diminuir essa violência e conscientizar a população sobre a importância de denunciar as agressões e a exploração sexual infanto-juvenil.

No ano passado, os casos de violência contra a criança atendidos no HEC chegaram ao número de 547. Desses, 37 foram referentes à violência sexual; 90 foram provocados por violência física e 420 se deram por negligência. Os meninos entre 1 e 6 anos são os mais atingidos, com 317 casos.

Por ser uma entidade que, desde a sua origem, se preocupa com os cuidados com a criança e o adolescente, a Liga tem se engajado em questões que garantam que as leis de proteção a esses cidadãos sejam cumpridas. Em junho de 2017, mês de comemoração do aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente, a Liga Álvaro Bahia liderou uma campanha de conscientização sobre os direitos fundamentais desses pequenos.

Para 2018, a instituição lança uma campanha de combate à Violência e Exploração Sexual Infantil, que acontece às vésperas da Micareta de Feira de Santana. Pesquisas revelam que, durante este evento, as crianças e adolescentes encontram-se mais vulneráveis a situações de risco social. A ideia é conscientizar a população a denunciar os casos de violência infanto-juvenil e fazer valer o que o Estatuto da Criança e do Adolescente afirma em seu artigo 5º – “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.

A campanha vem com um mote que alude a uma brincadeira do universo infantil e estimula a sociedade a não se omitir ou acobertar os casos que presenciarem, denunciando-os através do Disque 100. A divulgação já conta com o apoio da Bullos Outdoor e da Folha do Estado.

Para Emanuel Melo, Presidente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, proteger as crianças é uma obrigação de toda sociedade extrapolando os limites dos governos e autoridades. É responsabilidade de cada indivíduo, de cada ser humano. A criança, além de sua condição indefesa, carrega em si a esperança de um amanhã melhor. Negligenciar essa realidade significa negar o futuro.

Abertas inscrições para processo seletivo para Policlínicas de Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado destinado aos profissionais interessados em atuar na Policlínica Regional de Saúde sediada em Feira de Santana. A iniciativa é do Consórcio Público Interfederativo de Saúde Portal do Sertão, e disponibiliza 70 vagas de empregos públicos. As inscrições estão abertas até o próximo dia 20 de abril de 2018. Edital e Ficha de inscrição encontram-se no endereço eletrônico www5.saude.ba.gov.br/obr, na aba consórcio de saúde.

Os currículos devem ser entregues no Núcleo Regional de Saúde (NRS) de Feira de Santana ou na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia, no andar térreo. O endereço no NRS está no edital.

Também estão abertas até o próximo dia 20 de abril de 2018, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado a profissionais que quiserem atuar na Policlínica Regional de Saúde com sede em Santo Antônio de Jesus. São ofertadas 70 vagas de empregos públicos, através de ação do Consórcio Público Interfederativo da Região de Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas. Para os interessados, o Edital e a Ficha de Inscrição podem ser acessadas no seguinte endereço eletrônico: www5.saude.ba.gov.br/obr, na aba consórcio de saúde. Os currículos devem ser entregues no Núcleo Regional de Saúde (NRS) de Sano Antônio de Jesus ou na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia, no andar térreo.

Programa Hora da Saúde já agendou mais 1.200 consultas em menos de 20 dias

O programa Hora da Saúde realizou, em 17 dias de funcionamento, o agendamento de 1.236 consultas com especialidades médicas. O programa da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana está contemplando pessoas que aguardam na fila de espera por consultas com especialidades das áreas de gastroenterologia, dermatologia, endocrinologia, angiologia e reumatologia.

Os atendimentos estão sendo realizados das 18h às 22h, no Ambulatório do Hospital D. Pedro de Alcântara. O programa que iniciou no último dia 20, tem feito os agendamentos através das Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família, para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município que estavam com seus nomes na lista das diversas unidades.

Cerca de 30% dos pacientes agendados não compareceram

A meta é realizar até três mil consultas médicas, mas mesmo com as consultas agendadas, algumas pessoas não têm comparecido para o atendimento. Cerca de 30% dos usuários que tiveram suas consultas marcadas para atendimento entre os dias 20/03 a 05/04 não compareçam ao Ambulatório.

A secretária de saúde, Denise Lima Mascarenhas, pede que os usuários avisem antecipadamente em caso de ausência. "Temos feito um trabalho muito importante para ajudar a população no atendimento a essas especialidades com demanda reprimida no município. O que eu peço é que as pessoas compareçam as consultas agendadas, ou avisem a unidade em caso de desistência, pois estão ocupando vagas que poderiam ser disponibilizadas a outras pessoas da fila”, ressalta.

Exames estão sendo autorizados no próprio local

Alguns dos exames solicitados durante as consultas estão sendo autorizados no próprio local do mutirão. Uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde está presente no local para fazer todas as orientações, tanto do encaminhamento para exames, como da marcação de consulta de retorno.

Município estará representado no XX Encontro Regional Nordeste do Congemas, em Maceió

O Governo Municipal de Feira de Santana vai participar do XX Encontro Regional Nordeste do Congemas (Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social), a ser realizado nos dias 12 e 13 deste mês, em Maceió, capital de Alagoas. Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira, e alguns técnicos desta secretaria estarão discutindo “Os desafios para a universalização do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) na atual conjuntura”.

O secretário da Sedeso, Ildes Ferreira, ressalta a importância do município participar do evento visando promover avanços significativos nos serviços de assistência social em Feira de Santana e garantir direitos de inclusão social de famílias carentes, reduzindo o impacto das desigualdades sociais.

Anualmente são realizados cinco encontros regionais e um nacional, onde são abordadas várias temáticas inerentes ao SUAS, através de oficinas de capacitações para os gestores e trabalhadores do sistema.

O evento será aberto na quinta-feira, 12, às 9h30min., com apresentação cultural com ballet de Jeane Rocha Academia de Dança e fala das autoridades e execução dos Hinos Nacional e de Alagoas.

Logo em seguida, apresentação do primeiro painel, abordando sobre “Análise da conjuntura: o cenário atual e os impactos na efetivação do plano decenal”. E após o intervalo para almoço a apresentação cultural do pastoril do SCFV, do município de Novo Lino (Alagoas), seguindo com apresentação do segundo painel, abordando sobre “A assistência social como direito constitucional e de seguridade social” e do terceiro painel abordando sobre “O pacto federativo, competências dos entes federados no SUAS em tempos de crise”.

Já no final da tarde, apresentação cultural com o Grupo Teatral CRAS em Cena: Nordeste multicultural, do município de Messias (Alagoas).

A programação segue na sexta-feira, 13, a partir das 8hs. Terá início com apresentação do IV painel abordando sobre “Fenômenos que expressam as desproteções sociais (ênfase nas diversidades/especificidades regionais). E por volta das 10hs promoção do workshop “A integralidade da proteção social (PDSB: Heloisa Egas)”, “Gestão democrática e comunicação no SUAS (DGSUAS: Becchara Miranda”, “A integração dos serviços, programas e benefícios (DPSB: Renata Ferreira)”; “Aprimoramento da gestão: gestão do trabalho, vigilância e gestão orçamentária e financeira (DGSUAS: Mônica Alves e Paulo Eugênio, DEFNAS: Ana Carolina Amorim).

Após intervalo para almoço, realização das oficinas temáticas sobre “Integração da proteção social básica com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Sisan (DPSB: Renata Ferreira, Sesan: Patrícia Gentil)”, “Parâmetro de escuta de crianças e adolescentes em situação de violência: o papel da assistência social no Contexto da Lei número 13.431/2017 (DPSE: Ana Luísa Moreira)”; “Execução financeira e orçamentária (DEFNAS: Dulcelene Martins)”; “Vigilância sócioassistencial (DGSUAS: Paulo Eugênio)”; “Novas iniciativas do Cadastro Único: Rede Cadastro Único, Relcad e Consulta Cidadão (Senarc: Bruna Barreto)”; “Desafios de gestão do programa Bolsa Família (Senarc: Gláucio Coimbra)” e mesa de encerramento.

Calendário esportivo 2018 vai envolver dez mil atletas e vinte modalidades

As atividades esportivas oficiais de Feira de Santana serão realizadas entre os meses de maio a dezembro, envolvendo cerca de dez mil atletas, entre jovens e adultos, que irão competir em uma das vinte modalidades esportivas. O calendário foi divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), na noite desta terça-feira, 10. A solenidade realizada no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria de Saúde.

Uma das novidades na programação serão os Jogos Abertos de Feira de Santana com as seguintes modalidades: futsal, handeybol, vôlei, basquete e com destaque para baleado e futevôlei. Está prevista a participação de 900 atletas.

Os demais eventos com os respectivos números de participantes previstos são: Olimpíada Estudantil (4.500); Supercopa de Futebol de Base (700 crianças), nas categorias Sub 13, Sub 15 e Sub 17; Copa Interbairros de Futebol (54 times e dois mil jogadores); Copa Interdistrital de Futebol (oito distritos e 300 jogadores); Corrida de Verão (800 corredores) e os Jogos Paralímpicos (420 paratletas).

Número de participantes e de eventos aumentou nos últimos anos

Há cinco anos a quantidade de atletas somava 1.500 participantes. Esse número saltou para dez mil pessoas, com destaque para o recorde de participantes na Copa Distrital, em 2017, que também se manteve neste ano, quando está sendo esperada a participação dos oito distritos e 300 jogadores.

Baleado e futevôlei são as novidades no calendário

Dentre os eventos que serão realizados este ano, existem duas novas modalidades, o baleado e o futevôlei, que passam a compor o calendário esportivo.

Ainda durante a solenidade, foram prestadas algumas homenagens com a entrega de medalhas. Receberam o professor de Karatê Oldack Araújo, pelo trabalho desenvolvido com crianças autistas, e as treze mães da Família Azul; o presidente da Comissão de Arbitragem, Edmilson Michelin; os sargentos do Colégio da Polícia Militar Diva Portela, Mário Menezes e Leonardo Falconery; além das jogadoras do Flamengo.

 

Fonte: BN/Ascom HEC/Ascom Sesab/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!