12/04/2018

Porto Seguro: MPF pede suspensão do trânsito no entorno de igreja

 

O Ministério Público Federal (MPF) em Eunápolis (BA) recomendou à prefeitura de Porto Seguro (BA) que promova, em 90 dias, o fechamento das ruas de entorno imediato da Igreja Nossa Senhora D´Ajuda e da praça Brigadeiro Eduardo Gomes, situadas no distrito de Arraial da Ajuda. A intenção é garantir a proteção do patrimônio histórico-cultural e paisagístico local. A recomendação, de autoria do procurador da República Fernando Zelada, foi recebida pela prefeitura nessa segunda-feira (9).

O documento emitido pelo MPF recomenda, ainda, que a prefeitura realize pelo menos uma audiência pública, e faça contato com associações civis de Arraial da Ajuda, em função da existência de residências e estabelecimentos comerciais na área. A intenção é de que o município estabeleça, a partir dessas medidas, as regras do fechamento, com horários permitidos para abastecimento do comércio e trânsito de moradores e hóspedes da região afetada.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o tráfego e o estacionamento de veículos motorizados no local compromete a integridade estrutural da igreja, imóvel tombado como patrimônio cultural nacional, bem como a praça. Para o MPF, é necessário compatibilizar os interesses de preservação do patrimônio tombado com o da população afetada, e com a manutenção da exploração do polo turístico instalado há décadas na localidade.

A gestão municipal tem dez dias úteis para se manifestar se acatará ou não a recomendação.

Buerarema: Casa de Cultura Jonas e Pilar inicia atividades do projeto de ações continuadas

A Casa de Cultura Jonas e Pilar, em Buerarema, teve uma semana repleta de eventos com o início das atividades que fazem parte da programação apoiada pelo Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais 2017/2020, do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. O projeto é realizado pelo Instituto Macuco Jequitibá.

Na última quinta-feira, dia 05 abril, ocorreu a primeira aula da Oficina de Teatro Infanto-Juvenil, destinada a jovens com idade mínima de 12 anos. Já na sexta à tarde, a Casa abriu as portas para receber os alunos da Escola Branca de Neve, que participaram da Contação de Histórias. E à noite, foi a vez do Cineclube exibir o filme “Memórias do Rio Cachoeira”, de Victor Aziz. O filme registra a cultura da cidade de Itabuna (sul da Bahia), especialmente a sua relação com o Rio Cachoeira.

As atividades não pararam por aí. No sábado e no domingo aconteceu a oficina de capoeira, que tem como objetivo vivenciar o jogo de capoeira e seus estilos, e discutir/refletir sobre os rituais/regras da roda de capoeira. Além da aula tradicional, ocorreu também a oficina desdobramento “A mulher na Capoeira”, que promoveu a discussão do processo histórico das mulheres por espaço na Capoeira, que como qualquer outro esporte de luta sempre esteve associado ao universo masculino.

Secretários de Saúde do Extremo Sul se unem para diminuir a sobrecarga de Teixeira

O Núcleo Regional de Saúde em Teixeira de Freitas foi sede de uma importante reunião na manhã de terça-feira (10/04).

Lá, diretores dos hospitais e maternidades da região Extremo Sul discutiram questões como reorganização dos serviços de saúde hospitalar e a territorialização dos leitos. O objetivo é unir fazer o levantamento dos leitos disponíveis e serviços ofertados em cada unidade, depois, em nova reunião, mas, apenas entre treze secretários de saúde, na quinta (12), elaborar-se-á um relatório que será utilizado para colocar em prática o Plano de Urgência e a Rede Cegonha no Extremo Sul.

Segundo Luciano Mota, secretário de Saúde do Prado, o trabalho está sendo feito em parceria com os treze secretários por meio da Superintendência de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (SUREGS) e a Diretoria de Atenção Especializada (DAE/Sesab). Por fazer parte da comissão, ele foi o encarregado pelo direcionamento dos trabalhos na reunião desta terça.

Conforme Luciano, os secretários estão “trabalhando para ajustar a central de leitos. Iremos otimizar os leitos dos outros hospitais, diminuindo a sobrecarga de Teixeira”. O objetivo é integrar todo o sistema de saúde de média e alta complexidade dos treze municípios, para beneficiar Teixeira e região.

De acordo ao secretário de Saúde do Prado, com a reunião foi possível afirmar que a região, hoje, conta com aproximadamente 780 leitos de hospital. Também foi feito um diagnóstico de todo serviço oferecido por cada unidade hospitalar do Extremo Sul.

Todas essas informações comporão o relatório que os secretários enviarão à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) “para dar prosseguimento no plano de urgência da região de Teixeira e o plano da rede cegonha, que envolve atendimento à gestante de alto risco”, finaliza Luciano Mota.

Site aponta que pressões do governo sobre empresas motivaram permanência de Carletto no PP

Pressões feitas por integrantes da alta cúpula do governo do estado foram cruciais para que o deputado federal Ronaldo Carletto decidisse permanecer no PP. O parlamentar cogitava migrar para o PR durante a janela partidária para disputar uma vaga na chapa majoritária do governo ou da oposição, mas desistiu alguns dias antes do término do prazo para a troca de agremiação.

Integrantes do governo revelaram ao site que foram feitas pressões sobre as empresas de transporte de Carletto, inclusive com a ameaça de “flexibilização” das fiscalizações sobre os veículos clandestinos, o que traria prejuízos para as corporações do deputado.

Outros temas de interesse da atividade empresarial do pepista também estiveram na mesa de negociações. Carletto, então, optou pelas empresas e desistiu da mudança, ainda de acordo com governistas ouvidos pela coluna.

3ª Meia Maratona do Descobrimento inova com ações culturais, sociais e sustentáveis

A 3ª Meia Maratona do Descobrimento Porto Seguro deve atrair mais de mil competidores ao município no dia 15 de abril, que disputaram em várias categorias, em três percursos: 5 km, 10 km e 21 km na Orla Norte.

O evento também compõe o calendário de atividades da programação da Semana do Descobrimento, que oportuniza aos participantes conhecer as primeiras páginas da história do Brasil, além de passear, comer bem ou simplesmente relaxar nos quatro destinos mais encantadores do estado: Arraial d’Ajuda, Caraíva, Trancoso e Porto Seguro, que é um paraíso ecológico e oferece um mix de diversão, história, cultura, gastronomia e belíssimas praias.

Além da exuberante beleza da Mata Atlântica na Orla Norte, local do percurso da prova, o competidor vai correr junto aos indígenas e comemorar os festejos na Terra Mãe do Brasil.

Cultura e motivação

Além da corrida, várias ações no âmbito social serão realizadas durante três dias, como palestras motivacionais; corridinha do descobrimento para incentivar as crianças às práticas esportivas (inscrição gratuita); apresentação de capoeira e maculelê com professores do Grupo Sul da Bahia e de teatro por meio de apresentação de peças com o tema do Descobrimento Brasil.

Haverá congresso técnico com palestra de atletas cadeirantes e atletas profissionais, bem como de nutricionista, educador físico, cardiologista e também apresentação cultural com dança e mostra do artesanato indígena pataxó; doações de alimentos arrecadados para entidades filantrópicas. O tema sustentabilidade está inserido com ação de reciclagem de todo material do evento, como banners, copos descartáveis, garrafas pet e outros, que serão recolhidos e doados para às entidades recicladoras.

Para maior conforto, está sendo preparado o Espaço Kids. Trata-se de uma arena com diversos brinquedos infláveis para a criançada no dia do evento, com atividades acompanhadas por monitores. Outra iniciativa é o descontos de 50% da taxa de inscrição para atletas idosos e inscrições gratuitas para os atletas indígenas e ACDs..

Regulamento e programação pelo site: www.meiamaratonadeportoseguro.com.br;

Facebook:/Meiamaratonadeportoseguro/Instagram:meiamaratonadeportoseguro2018

De volta aos cargos, prefeitos promovem nova dança das cadeiras

A dança das cadeiras em Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis está em ritmo de axé. A pressa em retomar o poder e devolver os cargos de primeiro e segundo escalão às pessoas de sua confiança estão levando os prefeitos Cláudia Oliveira, Agnelo Júnior e Robério Oliveira, todos do PSD, a assinar nomeações na mesma velocidade frenética das exonerações.

Nesta terça, 10/04/18, reassumiu o cargo, a prefeita Cláudia Oliveira. Imediatamente após a solenidade, no gabinete da prefeitura, no gabinete, assinou a nomeação de Maurício Pedrosa, que retorna à pasta de secretário de Relações Institucionais - ele havia sido exonerado após o afastamento de Cláudia, em novembro de 2017. A prefeita nomeou também outro secretário, o sargento Fábio Costa, para a Secretaria de Trânsito e Serviços Públicos, em substituição a Eriovaldo Renovato, que, cogita-se nos corredores da política, pediu exoneração para lançar candidatura a deputado estadual.

Miguel Balejo (Secretaria de Relações Institucionais) e Rowenna Britto também pediram exoneração. E no dia 06/04/18, depois da notícia do retorno da prefeita à administração, o vice-prefeito Beto Nascimento pediu licença do cargo por 30  dias, alegando a necessidade de dedicação a interesses inadiáveis. Beto estaria se afastando com vistas à eventual candidatura para deputado estadual mas também se discute a possibilidade de rompimento com a gestão, devido a divergências políticas. Ao reassumir a cadeira, Cláudia Oliveira lamentou a ausência de Beto e afirmou sentir sua falta, já que a amizade de ambos teria vindo de antes da parceria nas eleições.

Até o fim da semana, deverão ser exonerados muitos servidores e nomeados outros tantos, que saíram quando do afastamento da prefeita.

Santa Cruz Cabrália

Em Santa Cruz Cabrália, o prefeito Agnelo Júnior já assinou diversos decretos de nomeação e exoneração, no dia 09/04/18. Ele demitiu todos os servidores ocupantes em cargo de comissão, nomeados a partir de 08/11/2017. Dentre as exonerações estão as de Paulo Frank Correia, do cargo de secretário de Turismo, de Ernanda Saffran, da pasta de Assistência Social, Reginaldo Apolinário, do cargo de secretário de Administração e Planejamento, substituído por Fernando Ricaldi Júnior, e Wania Zuim, exonerada da diretoria da Vigilância Sanitária.

Eunápolis

Em Eunápolis, no dia 10/04/18, dois dias após reassumir a prefeitura, Robério Oliveira já chamou de volta muitos dos exonerados após seu afastamento pela justiça. O prefeito em exercício havia demitido cerca de 150 servidores.

Alguns dos que assumem as pastas são: Pedro Bonomo (Infraestrutura), Luís Otávio Borges (Administração) e Maureen Lacerda (Educação). Larissa Oliveira, filha de Robério, não é mais secretária de Assistência Social. Assume a pasta, Margot Kunzendorf, que era secretária de Administração. Outro parente que não ocupa mais cargo de secretário é o irmão de Robério, Lourenço Oliveira (de Meio Ambiente). No lugar dele fica Max Xavier, advogado. E o enfermeiro Rodrigo Kuada é o novo secretário de Saúde.

Recentemente, Robério havia recebido recomendação do Ministério Público Federal para retirar a filha e o irmão das secretarias, sob acusação de nepotismo. Cogita-se que a saída de Larissa Oliveira deve-se à suposta candidatura dela ao cargo de deputada estadual. O afastamento pode ter sido resultado da exigência do TRE com relação ao prazo de desincompatibilização de cargos. A desincompatibilização é o afastamento obrigatório de cargo público do postulante a candidato até um determinado prazo antes da eleição.

 

Fonte: Ascom MPFBA/SecultBa/O Sollo/aGazetaBahia/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!