17/04/2018

Remanso: MP intima investigados na Operação 'Carro Fantasma'

 

Envolvidos na Operação “Carro Fantasma”, ex-prefeito e seis vereadores, entre eles o presidente atual da Câmara de Vereadores, são alvo de novo inquérito do Ministério Público Estadual (MP-BA) sobre formação de quadrilha. São investigados também o chefe de contabilidade da atual gestão, um ex-secretário de administração, um ex-vereador e um ex-pregoeiro.

No final de novembro do ano passado, os acusados chegaram a ser presos. Todos são suspeitos de participar de um esquema que fraudou em torno de R$ 13 milhões entre 2013 e 2016, na gestão do ex-prefeito Celso Silva e Souza.

Os contratos eram feitos através da empresa JMC Construtora, Comércio e Serviços Ltda, que sublocava veículos em nome de laranjas e que serviam a vereadores e outros políticos.

Conforme o MP, o dinheiro da prefeitura foi usado para gastos particulares, dívidas de campanha e compra de apoio político. Além de Celso Silva e Souza, são investigados os vereadores: Cândido Francelino de Almeida [atual presidente da Câmara], José Ailton Rodrigues da Silva, Renata Lemos Rosal do Valle, Mailton de Franca Brito, Sávio Ferreira de Castro e Cristiano José de Moura Marques.

Estão implicados também o ex-secretário de administração Arismar Silva e Souza, o ex-vereador Jorge Brito Alves, o atual chefe da contabilidade da prefeitura Felipe Santos Costa e por fim, o ex-pregoeiro Ulisses de Araújo Costa Assis. Todos eles têm prazo de dez dias para se manifestarem.

Trabalhadores da Chesf paralisam atividades contra privatização da Eletrobrás

Trabalhadores da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) paralisaram as atividades nesta segunda-feira (16), na Bahia. A paralisação faz parte do Dia Nacional de Luta Contra a Privatização da Eletrobrás.

De acordo com a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), a venda da Eletrobrás vai resultar em um aumento inicial na tarifa de energia de 16,7%, no mínimo. Alguns especialistas apontam reajustes superiores a 70%.

Ainda segundo a CNU, outro impacto é o corte na tarifa social que garante descontos na conta de energia para pessoas de baixa renda.

Jeremoabo: Começa a campanha eleitoral para prefeito e vice

Seguindo o cronograma de ações voltadas para as eleições suplementares que serão realizadas em Jeremoabo no próximo dia 03 de junho para os cargos de prefeito e vice-prefeito, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informa que, desde ontem, domingo (15/4), passou a ser permitida a propaganda eleitoral, inclusive por meio da internet (Lei nº 9.504/97, artigos 36, caput e 57-A).

Os candidatos também poderão fazer uso de alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, sempre respeitando o horário das 8h às 22h.

Além das propagandas na internet, amplificadores de som, nas sedes e em veículos, a partir da mesma data os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 (oito) às 24 (vinte e quatro) horas (Lei nº 9.504/97, art.39, § 4º).

No dia 2 de junho (um dia antes das eleições) deverá ser encerrada a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, além disso, os candidatos têm até às 22 horas para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.

Entenda o caso

As eleições municipais em Jeremoabo ficaram indefinidas. Isso porque a candidata à prefeita mais votada, Anabel de Tista (PSD), teve seu registro indeferido e os votos não foram validados. Ela disputou o pleito de 2016 com recursos na Justiça Eleitoral.

Após julgamento de recurso interposto pela candidata, a Corte eleitoral do TRE-BA decidiu, à unanimidade, manter o indeferimento do registro de candidatura e excluir multa aplicada a candidata. Conforme a Resolução Administrativa – Nº 5/2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do TRE-BA.

Classic Rock e Retrô são as atrações locais do ‘Moto Paulo Afonso 2018’

O ‘Moto Paulo Afonso’, evento de motociclistas, realizado anualmente na cidade é considerado um dos maiores do Brasil e do calendário de eventos do município.

Para os shows que acontecerão nos dias 20 e 21, bandas pauloafonsinas Classic Rock e Retrô se juntarão a bandas renomadas do rock nacional; Ira, Barão Vermelho, Flashback e Beatles In Senna.

A 4ª edição do maior encontro de motociclistas do Nordeste vai acontecer na área externa do Centro de Cultura Lindinalva Cabral, em Paulo Afonso. Como nos anos anteriores, o evento tem a expectativa de receber motoclubes de várias regiões do Brasil. A realização é da Associação dos Motociclistas de Paulo Afonso, (AMOPAF) com o apoio da Prefeitura, sob a organização das secretarias de Cultura e Esporte e de Turismo.

“Policlínica vai trazer para perto da gente os serviços que nós utilizamos apenas na capital“, afirma vereador

A construção de uma policlínica regional em Paulo Afonso, será autorizada na próxima sexta-feira (20). Em visita ao município, o governador Rui Costa assina a ordem de serviço para o início imediato das obras da unidade de saúde, que irá oferecer atendimento em diversas especialidades para moradores de Paulo Afonso e outras cidades da região.

O líder da base do governo na Câmara, Vereador Alexandro Fabiano destacou que a policlínica representa “a humanização da saúde, trazendo para perto da gente os serviços que nós utilizamos apenas na capital“.

O custeio depois da policlínica pronta será rateado entre Estado e municípios”, explicou Leco.

“Esse equipamento vai trazer uma nova realidade para a saúde pública de Paulo Afonso e dos municípios inseridos no convênio. A policlínica é o lugar que o paciente vai depois de ir ao posto de saúde. Normalmente, no posto, o médico recomenda a consulta com especialista ou a realização de exames, como ultrassonografia, colonoscopia, tomografia computadorizada, ressonância magnética. Mas, na grande maioria das cidades, as pessoas não têm onde fazer esses exames. sentenciou Leco.

Lançada em Petrolina a 4ª edição do Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão

Ecoleituras, conferências, feira de livros, exposições, minicursos, cinema, teatro, recitais poéticos, contações de histórias e concertos musicais são as principais atrações da 4ª edição do Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão), que será realizado pela Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina – PE, de 7 a 11 de maio.

A programação completa foi apresentada na noite desta quinta-feira (12), durante o lançamento do evento no campus da UPE Petrolina. Um público de estudantes, educadores, gestores, escritores e produtores culturais conheceu em primeira mão o tema desse ano, ‘As Margens da/na Literatura, Linguagem e Leitura’ e os homenageados, o poeta Patativa do Assaré, a professora Yeda Barros (fundadora do curso de Letras da UPE Campus Petrolina) e a poeta Zita Alves.

De acordo com o coordenador, Genivaldo Nascimento, as atividades serão gratuitas e vão acontecer na UPE e em escolas da cidade, vinícolas, ilhas, praças e sítios arqueológicos.

“Vamos trazer personalidades como o linguista e escritor, Marcos Bagno (UnB);o crítico literário Flavio Kothe (UnB); e o jornalista Eric Nepomuceno. Além deles, estarão presentes os convidados internacionais Elicura Chiuhailaf (um dos mais importantes escritores do Chile); Pablo Montoya (Colômbia, vencedor do Prêmio Casa de las Americas); Alejandro Reyes (México); Abdulbaset Jarour (Síria) e Keto Kebongo (República do Congo)”, destacou.

E afinados com a proposta de discutir a produção e circulação do livro no município e região, alguns parceiros da iniciativa também estiveram no lançamento. A secretária interina de Educação, Larissa Soeiro e a gestora da Gerência Regional de Educação (GRE), Anete Ferraz, renovaram a parceria com o evento e reafirmaram o apoio necessário para esta edição.

O diretor vice-presidente da Agrovale, Denisson Flores também destacou as linhas temáticas do Clisertão justificando o apoio ao congresso. “Um acontecimento de importância sóciocultural com uma programação que enfatiza a troca de saberes acerca da leitura e da literatura”, concluiu.

A edição 2018 do Clisertão vai oferecer 26 minicursos e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 através do email: //www.waldineypassos.com.br/lancada-em-petrolina-a-4a-edicao-do-congresso-internacional-do-livro-leitura-e-literatura-no-sertao/cursoclisertao4@yahoo.com">cursoclisertao4@yahoo.com. Até o momento já foram inscritos 140 trabalhos (posters), que serão apresentados durante o evento. Mais informações: www.upe.br/petrolina.

Bodocó tenta se reerguer após ser destruída pela chuva

A cidade de Bodocó, no Sertão de Pernambuco, tenta se reerguer após ter diversas casas inundadas pela água de rios e açudes, que transbordaram com a forte chuva da última sexta-feira (13). Segundo a prefeitura, o número desabrigados e desalojados é de 872 pessoas. A principal via de acesso à cidade, a PE-545, que cedeu com a correnteza ainda segue bloqueada, dificultando a chegada de assistência e impedindo a passagem rápida de doentes até o Hospital Regional Fernando Bezerra em Ouricuri.

O Comando do Segundo Batalhão de Engenharia de Construção do Exército (Piauí) realizou no domingo (15) uma avaliação das condições estruturais da Ponte Rio Pequi, na PE-545, que liga Bodocó a Ouricuri, onde parte da estrutura cedeu. No local deve ser feita a instalação de uma ponte móvel, de estrutura metálica, para que o tráfego seja liberado. Mas, ainda é preciso uma avaliação final para que o Comando Nacional do Exército autorize o serviço.

O acesso principal ao Hospital Regional Fernando Bezerra, a 18 km de Bodocó, está afetado. Os pacientes de urgência estão tendo que pegar uma via alternativa de mais 200 quilômetros para chegar até hospital.

Os desabrigados estão em dois locais: Centro de Educação Infantil Dorina Ferraz Gominho Bispo também no Colégio Municipal Antônia Locio da cruz. Já os desalojados estão nas casas de parentes. As equipes da prefeitura estão fazendo visitas domiciliares nas casas atingidas para fazer o cadastro social.

De acordo com a Assessoria da Prefeitura de Bodocó, todas as escolas municipais estão com aulas suspensas. Além disso, a escola estadual João Carlos Locio de Almeida, também está sem funcionar. As demais escolas estaduais estão funcionando

 

 

Fonte: BN/BNews/PA4/PANoticias/A Noticia do Vale/G1/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!