19/04/2018

Feira: Hotéis com 100% de ocupação no circuito da Micareta

 

Com a expectativa dos organizadores de atrair público superior a 200 mil pessoas no sábado (21), a 80ª edição da Micareta de Feira de Santana (116 quilômetros de Salvador) começa nesta quinta-feira (19) e prossegue até domingo (22), com atrações musicais diversificadas e apoio do Governo da Bahia. Na rede hoteleira, a perspectiva de grande público é motivo de comemoração, já que os hotéis situados nas proximidades do circuito registram reservas de 100%.

Localizado no centro, próximo à Estação Rodoviária, o Hotel Acalanto já garantiu 100% de ocupação dos 38 quartos disponíveis, informa Ana Priscila, do setor de reservas. O Classe Apart Hotel também tem alta procura, com perspectiva de lotar todos os seus 61 apartamentos.

O mesmo acontece com o Prime, que possui 42 leitos e hospedará, inclusive, atrações musicais da folia. “Acredito que até o início da micareta estaremos com todas as acomodações ocupadas”, disse Cida Lopes, responsável pelas reservas. Os gerentes do Ibis e do Feira Palace apostam na demanda dos que deixam a reserva para última hora.

A Micareta de Feira de Santana é o Carnaval fora de época mais tradicional da Bahia. O cantor Léo Santana se apresenta na noite de abertura da festa com trio sem cordas, patrocinado pela Bahiatursa, vinculada à Secretaria do Turismo da Bahia (Setur).

O projeto Ouro Negro, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), garantiu a participação de 14 entidades carnavalescas no evento. Outros investimentos do Governo do Estado na micareta contribuem para fortalecer o turismo na região, gerando ótima ocupação hoteleira e movimentação em bares, restaurantes e no comércio.

Segurança e saúde

A segurança será fornecida por cerca de 5,3 mil policiais militares e civis. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), serão quase 10 mil plantões extras pagos este ano pelo Governo do Estado. O caminhão do Centro Integrado de Comando e Controle Regional fará o monitoramento do circuito com câmeras.

Para prestar assistência médica aos foliões, o Hospital Geral Clériston Andrade terá um reforço de 20% nos plantões, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

MP recomenda instalação de portais de segurança no circuito da Micareta de Feira de Santana

O Ministério Público estadual recomendou ao Município de Feira de Santana, à Polícia Militar e à Polícia Civil da Bahia que instale portais de segurança em todos os acessos da Avenida Presidente Dutra e nos limites da área reservada para o desfile dos trios elétricos e camarotes durante a Micareta de Feira de Santana.

Os portais de segurança devem ser estruturados de forma que não permitam o acesso de pessoas fora dos locais indicados, com detector de metais, presença de policiais femininas para revista pessoal de mulheres, acessibilidade para portadores de deficiência e comunicação com a central para imediata repressão de delitos e auxílio à população.

O MP recomendou ainda que o Município apresente um plano de iluminação pública complementar, até hoje, dia 17, destinado aos dias da micareta, que inclua iluminação ostensiva no trajeto dos trios elétricos e locais nos camarotes, bem como nas ruas adjacentes à Avenida Presidente Dutra e principais acessos aos festejos.

A recomendação foi assinada pelos promotores de Justiça Thiago de Almeida Quadros, Dila Maria Freire Neves, Samira Jorge, Mônia Lopes de Souza Ghignone, Fernanda Presgrave Brudensky, Semiana Silva de Oliveira Cardoso, Nayara Valtercia Gonçalves Barreto, Alex Santana Neves e André Luis Lavigne Mota.

“É um problema grave o aumento do cometimento de crimes, contravenções e atos infracionais durante os festejos da micareta. Isso revela a necessidade de concentração de esforços a fim de incrementar as medidas de segurança pública”, destacaram os promotores de Justiça.

Guarda Municipal será responsável pela Central de Achados e Perdidos na Micareta

A Central de Achados e Perdidos está entre os equipamentos da área de segurança pública mais importantes para o folião, durante a Micareta de Feira, que começa nesta quinta-feira e segue até domingo. Ao contrário de anos anteriores, quando o serviço era oferecido pela Polícia Militar, este ano estará a cargo da Secretaria Municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), através da Guarda Civil Municipal.

A novidade foi anunciada dentro do plano de trabalho da Guarda Civil Municipal para Micareta 2018, apresentado na noite desta terça-feira, 17, no Teatro Margarida Ribeiro. A Central de Achados e Perdidos será montada pela Seprev no início da avenida Adenil Falcão e vai funcionar 24 horas. Os guardas municipais foram orientados a levar documentos, chaves ou mochilas para o local, bem como orientar as pessoas que perderam documentos ou outro objeto para que se dirijam ao espaço.

150 prepostos da GM atuarão durante a festividade

Cento e cinquenta guardas municipais trabalharão, em regime de revezamento, a partir desta quinta-feira, quando a Micareta de Feira de Santana será oficialmente aberta, tanto no Circuito Maneca Ferreira como nas outras unidades públicas.

O plano foi apresentado pelo inspetor Francenildo Ferreira, coordenador de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico da GM. “Mudamos para melhorarmos ainda mais o serviço que prestamos”. Os GMs ficarão a postos nos camarotes oficiais, no Camarote da Diversidade, na unidade de saúde e nos portões de acesso ao circuito.

Seis elevados foram distribuídos ao longo do circuito e duas viaturas serão usadas na vigilância dos locais mais distantes do palco da festa. Usarão armamento comum e não letal. A Central de Videomonitoramento será interligado ao ônibus usado pela instituição e os cidadão poderão fazer denúncias pelo telefone 156.

Em média, 40 prepostos da GM trabalharão diariamente. Agirão tanto na observação ostensiva dos foliões no circuito, bem como na vigilância dos espaços públicos que foram montados ao longo da avenida Presidente Dutra e ainda naqueles localizados nos bairros, como unidades de saúde que funcionam ininterruptamente.

Atuação diferenciada dos anos anteriores

O secretário de Prevenção à Violência, Pablo Roberto, disse que a forma de atuação da GM durante a Micareta será diferente dos anos anteriores. “Os guardas vem sendo preparados ao longo do ano para que trabalhem dentro do que as leis determinam. E o que a gente observa é a profissionalização,  a prestação de um trabalho consciente à altura da instituição que representa”.

Guardas preparados para a missão

O comandante da corporação, Ailton Almeida, pediu a dedicação de todos e revelou a certeza de que mais uma vez os GMs prestarão um serviço à altura da instituição. “Todos nós, homens e mulheres, estamos conscientes da nossa importância para a segurança da festa. Estamos preparados para a nossa missão”. A eles compete a proteção dos bens, serviços e instalações.

Neste ano, os guardas municipais trabalharão com três uniformes: o rajado ostensivo, uma camisa polo preta e o fardamento normal. Os conjuntos foram apresentados na tarde de quinta-feira. A base da GM será montada no Colégio Estadual.

Defesa Civil terá efetivo cinco vezes maior este ano

A equipe da Defesa Civil que vai estar na avenida será formada por 27 pessoas, cinco vezes maior do que a trabalhou no ano passado, de acordo com o coordenador do órgão, Pedro Américo. A equipe ficará em pontos fixos e percorrerá o circuito, em atividades de fiscalização das barracas. “O nosso foco será a segurança dos foliões”. Estarão presentes em ações nas barracas e na fiscalização final dos trios elétricos.

Governo do Estado certifica trabalhadoras em Feira de Santana

Há 20 anos trabalhando como autônoma no ramo de alimentação, Janaína de Carvalho, 42 anos, do município de Feira de Santana (centro norte) aprimorou o processo de preparo de refeições no curso Técnicas de Congelamento do Programa Qualifica Bahia, ação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Atualmente, tendo como principais produtos doces e bolos, ela pretende enveredar no ramo de vendas de refeição. “Apesar de já ter experiência, aprendi muito no curso. O aproveitamento de alimentos, que antes desperdiçava ou congelava de forma errada, como legumes e talos, foi uma novidade pra mim”, explica Janaína, uma das 60 certificadas em Feira de Santana, nesta quarta-feira (18), nos cursos de Corte e Costura e Técnicas de Congelamento.

A coordenadora de Qualificação Profissional da Setre, Kadine Santos, classificou os cursos, com turmas majoritariamente formada por mulheres, “como ferramenta de empoderamento e independência, já que são áreas que, efetivamente,podem gerar trabalho e renda, melhorando a vida das pessoas”.

A certificação é parte da etapa 2018 do Programa Qualifica Bahia, que tem como objetivo a formação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras do estado da Bahia. Os cursos foram executados pelo Instituto Baiano de Educação e Cultura (Ibec) e pelo Instituto de Projetos Gerenciamento (INPG).

Na ocasião, foram entregues pela secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), às empreendedoras do município, em cerimônia com a presença do titular da pasta, Cézar Lisboa, equipamentos como fogões industriais, máquinas de costura, kits de cabeleireiro, entre outros.

Exposição na Uefs comemora Dia Nacional do Livro Infantil

Está em cartaz no hall da Biblioteca Central Julieta Carteado da Universidade Estadual de Feira de Santana (BCJC/Uefs), até 4 de maio, a exposição fotográfica “10 anos da Biblioteca Setorial Monteiro Lobato na Feira do Livro”. O evento é alusivo ao Dia Nacional do Livro Infantil comemorado no dia 18 de abril. A visitação é aberta as comunidades interna e externa.

Incorporada, administrativamente, à UEFS, em 1998, através de convênio com o Lions Clube de Feira de Santana, a Biblioteca Setorial Monteiro Lobato está situada no centro da cidade e atende a uma clientela oriunda do ensino básico, dos programas extensionistas da universidade vinculados ao núcleo temático de leitura e da comunidade em geral.

Feira tem um caso confirmado para H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana informa que foram notificados nove casos suspeitos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo um confirmado para H1N1. Destas notificações um caso foi descartado, outros dois foram confirmados como SRAG por outros vírus e cinco continuam em investigação. Os dados são do Boletim Epidemiológico desta terça-feira, 17.

Houve a divulgação de outros dois casos confirmados para H1N1, estes tratados na cidade de Salvador. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda recebimento da ficha de notificação, para poder averiguar se são residentes de Feira de Santana.

Informação errada de endereço prejudica trabalho da equipe

A coordenadora interina da VIEP, Neuza Santos , pede que a população colabore fornecendo dados corretos ao serem atendidos nas unidades de saúde, seja em Hospitais ou Policlínicas. “Acontecem situações em que o paciente é de outro município e fornece o endereço de um familiar, um amigo ou de qualquer outra pessoa, não sendo a residência real do paciente. Porém quando o endereço é fornecido errado, o trabalho da equipe na investigação e acompanhamento do caso acaba sendo prejudicado”, relata.

Assim que notificada qualquer suspeita, as equipes de epidemiologia iniciam a coleta de amostras do paciente para serem submetidas a exames de diagnóstico. E para fornecer uma melhor assistência, a VIEP também comparece ao endereço informado na ficha da unidade, fazendo assim todo o bloqueio da doença na área.

Para a prevenção da síndrome gripal é importante manter alguns cuidados básicos de higiene, como lavar sempre as mãos, não compartilhar copos ou talheres, evitar ambientes aglomerados se estiver gripado e usar lenços descartáveis ao tossir e espirrar.

A H1N1 tem sintomas parecidos com a gripe comum, porém de maneira mais intensa, como febre com mais de 39º, dor de cabeça, calafrios frequentes, cansaço extremo, fortes dores musculares e ardência nos olhos. Para um diagnóstico correto é importante procurar atendimento médico em uma unidade de saúde.

 

Fonte: Ascom Setur/Cecom MP/Secom PMFS/Ascom Setre/Ascom UEFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!