25/04/2018

Feira: Próxima edição da Feira do Livro já tem data definida

 

No período de 25 a 30 de setembro ocorrerá a 11a edição da Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A data da programação foi definida durante uma reunião da comissão organizadora, que aconteceu na última semana e contou com a presença de representantes das entidades parceiras do evento.

De acordo com a coordenadora da Feira do Livro e analista técnica da pró-reitoria de Extensão (Proex) da Uefs, Eliana Mota, os trabalhos para a próxima edição do evento foram estabelecidos no começo do ano. “Essa foi a primeira reunião geral da comissão organizadora, mas desde o início de 2018 que estamos pensando na Feira. Nossa expectativa é de fazermos mais uma vez um evento acolhedor, de sucesso, com atividades culturais diversas e que atenda às expectativas do público”, disse.

Estimular a convivência criativa com os livros e com as artes em geral é o principal objetivo da Feira do Livro. A programação reúne um público de cerca de 70 mil pessoas e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, da Fundação Egberto Costa, do Governo do Estado da Bahia, da Arquidiocese de Feira de Santana e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Número de atendimentos no HGCA durante Micareta foi o menor dos últimos quatro anos

Durante a micareta deste ano, a direção do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) aumentou estrategicamente em 30% o efetivo de funcionários da emergência e centro cirúrgico para atender a demanda da festa. Segundo dados do Sistema de Acompanhamento Hospitalar (SAH) do HGCA, houve uma redução de 19% do total de atendimentos em relação ao período festivo do ano passado.

De acordo com José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral do HGCA, os números demonstram que a micareta foi mais tranquila se comparada a anos anteriores. “Estive todos os dias de plantão no hospital para acompanhar de perto as ocorrências e posso afirmar que a estatística de 2018 foi um diferencial no que diz respeito às ocorrências de violência durante a folia. Já não posso dizer o mesmo em relação aos acidentes de motos, o número continua elevado”, afirmou Pitangueira.

Este ano foram registradas 204 ocorrências. Destas podemos destacar o número de acidentes automobilísticos (87, sendo 65 acidentes com motos), seguido de atendimentos clínicos (69) e casos de violência (24), neste último incluídas ocorrências de agressão, assaltos, espancamentos e vítimas de ferimentos com arma branca e de fogo. Vale ressaltar que a redução de ocorrências durante a Micareta na unidade, em 2018, foi a menor dos últimos quatro anos. Foram 252 em 2017, 293 em 2016 e 316 em 2015.

Prefeitura prorroga até 24 de maio pagamento do IPTU em cota única com desconto

A Prefeitura de Feira de Santana prorrogou até o dia 24 de maio do pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em cota única e com desconto de 20% no valor devido, relativo ao exercício de 2018. O prazo inicial foi encerrado no dia 12 de abril.

O secretário da Fazenda, Expedito Eloy, disse que a prorrogação deve-se à reclamações de contribuintes que afirmaram não ter quitado o carnê no prazo previsto devido à greve dos Correios. “Afirmaram que não receberam os boletos, daí a decisão da prorrogação”.

Ele afirmou que o desconto oferecido aos contribuintes feirenses, para pagamento em cota única, é um dos maiores de todo o país. O valor a ser pago, a depender de quanto seja, pode ser dividido em parcelas mensais. Mas neste caso, o desconto é suspenso.

Os contribuintes poderão imprimir os boletos nas suas casas, pelo site www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br, ou se dirigir ao CEAF (Centro de Atendimento ao Feirense) à rua Barão de Cotegipe, 764, Centro.

Um dos mais importantes impostos municipais, o IPTU é aplicado na saúde e educação – respectivamente 15% e 25%, na pavimentação de ruas, iluminação pública, segurança, entre outros setores.

Show de Jazz anima MAC no dia 28

No primeiro final de semana depois da micareta, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira - MAC realiza a segunda edição do Jazz no MAC. O evento que valoriza este gênero musical que está em plena ascensão na cidade, começa às 16h30, deste sábado, 28.

Com um repertório formado por composições autorais, standarts do Jazz mundial e clássicos da música instrumental brasileira, o compositor e pianista Tito Pereira vai comandar mais uma edição do projeto com seu Quarteto, ao lado do músico Rony Santini, que fará participação na apresentação.

O Jazz no MAC tem o apoio da Fundação Egberto Costa e Prefeitura de Feira de Santana. A proposta também prevê abordagens diversas sobre o Jazz, sua história e nomes importantes do ritmo.

Vacina contra a gripe começou nesta segunda nos postos de saúde

Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou na tarde desta segunda-feira, 23, e segue até 01 de Junho, sendo o dia D 12/05. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu até o momento 20%  das doses do imunizante, que corresponde ao quantitativo de 29 mil doses para os grupos prioritários. Por este motivo, a vacina irá ocorrer por categoria.

Para dinamizar o fluxo e atender a demanda, os profissionais de saúde serão os primeiros a serem imunizados, a medida visa evitar a proliferação da doença protegendo aqueles que estão na linha de frente, lidando diretamente com os pacientes.

“Pedimos que a população compareça dentro da data estabelecida no cronograma por categoria. É claro que estaremos preparados, para caso ocorra alguma intercorrência e alguém compareça fora da data, não deixaremos de imunizar”, informa a referência técnica em imunização, Carlos Henrique Valverde.

Tem direito a vacina crianças de seis a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós parto), idosos com 60 anos ou mais, funcionários da área da saúde, indígenas, população e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, em exceção ao portador da hipertensão sem comorbidade, e professores da rede pública e privada.

  • Segue cronograma de imunização:

Profissionais de Saúde: 23 de Abril a 02 de Maio   

Gestantes, puérperas e idosos: 14 de Maio a 18 de Maio   

Privados de liberdade e medidas socioeducativas: 25 de Maio a 01 de Junho   

Crianças: 03 de Maio a 12 de Maio   

Comorbidades e professores: 19 de Maio a 25 de Maio   

Feira representada em encontro nacional de trânsito

O superintendente municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, representa o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/BA) durante o VII FOCOTRAN (Encontro Nacional dos Conselhos de Trânsito), de 24 a 26, em Campina Grande, na Paraíba.

Na oportunidade, o VII FOCOTRAN, que reúne todos os Conselhos Estaduais de Trânsito do país, abordará o fortalecimento do próprio fórum como instrumento para o debate de ações em busca da melhoria, sobretudo, do esforço legal e do processo administrativo de trânsito.

“Estarei, honrosamente, representando o Estado da Bahia e o presidente do Cetran/BA, Warney Andrade Souza. Trataremos no evento temas como a integração ao SNT [Sistema Nacional de Trânsito], convênios alternativos e aprovação de minuta para a resolução que substituirá a 560/15, que dispõe sobre a integração dos órgãos e entidades executivos de trânsito e rodoviários municipais ao Sistema Nacional de Trânsito”, explica Carvalho.

O fórum, segundo o superintendente, também cederá espaço para debates a respeito de notificação eletrônica, Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, entre outras demandas em tramitação no Congresso Nacional. Carvalho assume.

Cetran é responsável pela coordenação do Sistema Estadual de Trânsito

O Cetran/BA, órgão estadual que estará representado pelo superintendente municipal, é responsável pela coordenação do Sistema Estadual de Trânsito e integrante do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), sem contar a competência para julgar, em segunda instância, recursos interpostos contra penalidades aplicadas por Órgãos e Entidades Executivas de Trânsito e Rodoviários do Estado e dos Municípios, julgados pelas Juntas Administrativa de Recursos de Infrações (JARI).

“O Cetran é um órgão colegiado, normativo e consultivo”, ressalta Carvalho. O órgãos outras instituições ligadas diretamente às questões do trânsito como o DETRAN/BA, SEINFRA e Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), Polícia Militar (PM/BA), Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (TRANSALVADOR), Federação das Empresas de Transportes dos Estados da Bahia e Sergipe (FETRABASE) e a Associação Bahiana de Clínicas de Trânsito – ABCTRAN, entre outros.

Segundo o gestor de trânsito, além das atribuições de acompanhar e coordenar as atividades de administração, educação, engenharia, fiscalização e policiamento ostensivo de trânsito, o papel dos Cetrans amplia-se na articulação dos demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito do Estado, reportando-se ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Maio Amarelo terá como tema: "Nós somos o trânsito"

O evento se encerrará com a abertura oficial da Campanha Maio Amarelo 2018. Em sua 5ª edição, o Maio Amarelo fomenta, este ano, o mote “Nós somos o trânsito” como proposta à sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.

“O Maio Amarelo consagra importantes ações na desafiadora tarefa de educar para o trânsito”, explica Maurício Carvalho.

Assim como em 2017, o tema de 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações, bem com reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

 

Fonte: Ascom UEFS/Ascom HGCA/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!