27/04/2018

Uauá: Festival do Umbu começa nessa sexta com entrega de mudas

 

Começa nesta sexta-feira (27), a 10º edição do Festival do Umbu, com o tema Alimentação e Sustentabilidade, no município de Uauá, Território Sertão do São Francisco, promovido pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá, Curaçá (Coopercuc), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Na abertura do festival, o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, e o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, vão entregar 100 mil mudas de palmas forrageira beneficiando 100 famílias do município. A ação integra o projeto de Segurança Alimentar do Rebanho, desenvolvido pela SDR, por meio das superintendências de Agricultura Familiar (SUAF) e de Assistência Técnica Extensão Rural (Bahiater). As mudas serão entregues aos agricultores familiares cadastrados pela Coopercuc, no Sistema de Solicitação de Mudas e Sementes (SSMS).

O Festival

Este ano, os potenciais produtivos da biodiversidade da Caatinga no âmbito do extrativismo sustentável e agricultura familiar, serão destaque durante os painéis, oficinas e toda programação do evento.

Realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá, Curaçá (Coopercuc), a 10º edição do Festival do Umbu conta com o apoio da SDR/CAR, via Projeto Pró-Semiárido. A grade da programação conta com oficinas, exposição e comercialização de produtos, rodas de negócios e atrações artísticas.

Representantes da SDR que atuam na Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), na Bahiater e na SUAF, participarão de mesas temáticas, que dialogam sobre os seguintes temas: Lei estadual de Fundo e Fecho de Pasto, Caprinocultura de Leite, Produção na Caatinga, Palma Forrageira, Manejo Sustentável da Caatinga e outros assuntos que versam sobre o desenvolvimento rural na Bahia, em especial, no semiárido.

O evento contará com a participação de caravanas dos municípios de Curaçá, Canudos, Remanso, Pilão Arcado, Casa Nova, Campo Formoso, Juazeiro e de outras regiões da Bahia. Segundo a presidente da Coopercuc, a organização do festival estima receber mais de 40 mil pessoas durante os dois dias de atividade.

Aleluia explora baronesas de Paulo Afonso para defender privatização da Chesf

O relator da Comissão Especial de Desestatização da Eletrobras, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), publicou em sua conta no Instagram um vídeo feito na cidade de Paulo Afonso-BA, mostrando a proliferação de baronesas no Canal da Usina PA4. As imagens serviram para o deputado criticar as empresas elétricas, nesse caso a Chesf, que segundo ele, pouco fez para revitalizar o Rio São Francisco.

Esse abandono do rio, como o deputado declara no vídeo, também é ‘prato cheio’ para endossar os seus argumentos pela defesa da privatização da Eletrobras, e consequentemente da Chesf, uma de suas subsidiárias na região Nordeste.

No texto do vídeo, Aleluia escreveu: “A revitalização do Velho Chico virou jogo de empurra entre governos Federal e Estadual. Ninguém resolve e o rio segue morrendo. Nossa proposta é ousada: um fundo com recursos da energia gerada no rio. Desatrelado do Orçamento e longe da influência política de Brasília.”

Semana passada, o site ‘Valor Econômico’ publicou uma matéria em que Aleluia afirma ser propício o momento para aprovar privatização da Eletrobras. Segundo o site, o relator disse que sente muita vontade de aprovação da privatização da Eletrobras por parte do governo, em contra partida, Aleluia admitiu, que há uma hipótese “muita grande” de o projeto não ser aprovado pelo Congresso este ano. “Vou trabalhar para aprovar, mas tenho que admitir que há uma hipótese muito grande de não ser aprovado”.

Na visão do deputado, os opositores do projeto hoje são a esquerda, sindicalistas e interesses regionais, como os do Nordeste e de Minas Gerais, onde estão localizadas as subsidiárias Chesf e Furnas, respectivamente.

Mas a maior oposição, na verdade, é daqueles que vão “perder a boquinha”, diz Aleluia. “Os políticos começaram a gostar de energia”, ironizou. Segundo o deputado, essa oposição se manifesta sob a forma da distância, com os deputados da base governista não comparecendo às sessões da comissão, diz o texto do Valor.

CANTOR ALAN CLEBER MANIFESTA REPÚDIO CONTRA ADMINISTRAÇÃO DE UAUÁ

O cantor Alan Cleber, de Juazeiro, manifestou indignação esta semana, nas suas redes sociais, protestando contra o que qualificou como “Malandragem e falta de respeito”, por parte da Prefeitura de Uauá, Bahia. De acordo com  o artista, a Prefeitura, conhecida com a Terra do Bode, não teria honrado o compromisso com o pagamento do cachê da sua banda em show realizado no carnaval deste ano.

  • Na nota postada nas suas redes sociais o cantor escreveu:

“Nota de repúdio e NOJO: Prefeitura de UAUA - BA com vagabundagem!

Prefeito, respeite os artistas que se dispuseram a tocar, cantar na respectiva cidade, no carnaval 2018 e que até nesse momento não nos deram satisfação de pagamento de cachê!

Músicos também são pais de família, tem contas a pagar! Vagabundagem, malandragem, falta de respeito... Arque com o que nos deve! Caloteiro! Paciência tem limite! GOVERNO VERGONHOSO! Uauá merecia uma gestão com um Prefeito mais honesto e decente! Todos nós, artistas de JUAZEIRO, estamos indignados com tanta IRRESPONSABILIDADE E FALTA DE CARÁTER! GOVERNO DA MENTIRA E DA INDECÊNCIA! Pague o que nos DEVE! Alan Cleber”

Posteriormente, após uma manifestação do Secretário de cultura de Uauá o cantor voltou a falar sobre o tema, desta vez em vídeo:

Por meio de emendas, Cícero Dantas e Crisópolis ganharão novos sistemas de abastecimento de água

O governador Rui Costa (PT) esteve no município de Antas nesta quarta-feira (25) para autorizar obras e assinar convênios nas áreas de infraestrutura, abastecimento de água e agricultura familiar. Dentre os benefícios, as ordens de serviços para implantação dos sistemas de abastecimento de água para comunidades em Cícero Dantas e Crisópolis atendem a indicações do deputado estadual Joseildo Ramos (PT), que destinou emendas e articulou diversas audiências na Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e na Embasa para solicitar agilidade para o início da obra.

A implantação da rede em Crisópolis beneficiará mais de 2 mil pessoas das localidades de Buril II, Lagoa de Maria, Boqui, Olhos D’água, Sapé e Igrejinha, que passarão a ter acesso a água encanada em sua residência. Uma intervenção que contemplará 8.370 metros de tubos e 7 reservatórios, em um investimento que totaliza cerca de R$ 145 mil. Gilson Alves, presidente do PT no município, explicou que já existe um poço tubular na região, mas que é insuficiente para atender a população. “O poço atual tem capacidade de reservar 40 mil litros. Com o novo sistema, vamos passar a reservar um total de 100 mil litros, o ideal para acabar com o tormento com a falta de água, e Joseildo foi fundamental nessa conquista porque destinou emenda e esteve junto com a gente nessa luta”, afirmou.

As obras em Cícero Dantas vão atender cerca de 1.600 pessoas dos povoados de Sobrado, Boqueirão, Porteira, Jacaracanga e Rancho. Para o vereador Zé Domingos (PT), que tem acompanhado o deputado Joseildo na cobrança do pleito, o sistema de abastecimento mudará a vida das pessoas beneficiadas. “Muitas delas têm dificuldade em conseguir água porque não contam com poço tubular e por conta da péssima situação das estradas. Em algumas dessas comunidades, não chega nem caminhão-pipa, só tem água com o transporte feito por trator traçado. Ter água encanada é um sonho para essas pessoas”, comemora.

DIÁLOGOS DE INOVAÇÃO SERÁ REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL SERTÃO, NO CAMPUS FLORESTA

Na próxima quarta-feira (2), o campus Floresta do IF Sertão-PE recebe mais uma edição do "Diálogos de Inovação", evento promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), e Incubadora do Semiárido (ISA) com o intuito de levar às cidades nas quais existem campi do IF Sertão-PE assuntos voltados à inovação e empreendedorismo.  O evento reforçará o nosso trabalho na "Célula NIT Campus Floresta" que completa um ano de atividades no mês de maio.

O Diálogos de Inovação será gratuito e aberto ao público, e nessa edição contará com a palestra "Administração do Tempo", das 14h às 17h, a ser ministrada pelo professor Clécio Souza; e com o Curso "Propriedade Intelectual", das 18h30 às 22h30, a ser ministrada por Alessandra Sá. As inscrições serão realizadas no momento do evento, e serão emitidos certificados para os participantes que apresentarem o número do CPF. Todas as pessoas interessadas em empreendedorismo e inovação de Floresta e região estão convidadas.

Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propip), o NIT é responsável por gerir a política de inovação tecnológica no IF Sertão-PE. Criado em 2010, o NIT tem como missão garantir a proteção intelectual para as pesquisas desenvolvidas tanto na instituição como também em parcerias com empresas e inventores individuais, bem como estimular e intermediar a transferência de tecnologia.

Nesse sentido, o NIT pretender ser um núcleo de referência na região do Vale do Submédio São Francisco em gestão da inovação tecnológica, consolidando o papel do IF Sertão-PE como instituição de ensino, pesquisa e extensão.

A gestão da inovação nesse Instituto também se dá pelo fomento ao empreendedorismo de base social e tecnológica desenvolvido pela Incubadora do Semiárido – ISA. Assim, atende-se recém-empresários que buscam auxílio em ferramentas de gestão para o desenvolvimento de um negócio que proporcionará qualidade de vida e desenvolvimento regional.

Juntos, NIT e ISA são os pilares da gestão da política de inovação do IF Sertão-PE e buscam contribuir também com a comunidade externa para um crescimento regional sustentável.

Público-alvo: pesquisadores internos; pequena, média ou grande empresa; empreendedores e inventores independentes; órgãos de governo e agências de fomento; entidades promotoras de empreendedorismo e inovação; empreendimentos coletivos e outras instituições científicas e tecnológicas.

Fonte: Ascom SDR/PA4/BlogdoGeraldoJosé/Calila Noticias/AscomIfSertão/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!