03/05/2018

Tabagismo pode provocar doenças que vão além do pulmão

 

Não é surpresa para ninguém que o pulmão dos fumantes é mais prejudicado do que o dos que ficam longe do cigarro. Mas o que muitos não sabem é que não é só esse órgão que sofre com o mau hábito. Além de prejudicar o combate a outras doenças que o paciente já tenha, o tabagismo pode contribuir para o aparecimento de outras enfermidades extremamente prejudiciais.

Edgard Santos Maestro, pneumologista do Hospital Santa Marta, é taxativo: “O fumo é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o maior agente causador de doenças no mundo. Diversos tipos de câncer têm seu risco aumentado pelo cigarro, como os tumores de bexiga, boca, laringe, esôfago, estômago, rins, pâncreas, intestino e próstata”, exemplifica.

Além desses tipos de câncer, doenças frequentes na população surgem mais facilmente em fumantes. “No sistema cardiovascular, o cigarro atua promovendo a doença arterial coronariana; no cérebro, é fator de risco importante para o Acidente Vascular Cerebral (AVC); e no sistema vascular periférico, pode provocar a Insuficiência Vascular Periférica — só para citarmos algumas doenças de alta morbi-mortalidade”, completa o médico.

Diante de tudo isso, é consenso entre os especialistas que o melhor remédio para evitar todas essas complicações é ficar longe do cigarro, que pode ser ruim tanto para os que fumam quanto para quem não tem o vício, mas inala a fumaça. A coordenadora da Comissão Científica de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Maria da Penha Uchoa, diz que, para aqueles que já são viciados, as alternativas para parar de fumar são muitas e variam individualmente. “Mas, primeiro, é preciso que ela conheça sua dependência para que possa se proteger e criar estratégias de se livrar.”

  • Segundo a OMS

. Cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo são fumantes

. Aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial fumam. Entre as mulheres, a porcentagem cai para 12%

. Todo ano, mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro

. No Brasil, são 200 mil mortes anuais

  • Pelo corpo todo
  • O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças e é responsável por:

# 30% das mortes por câncer de boca

# 90% das mortes por câncer de pulmão

# 25% das mortes por doença do coração

# 85% das mortes por bronquite e enfisema

# 25% das mortes por derrame cerebral

  • Palavra do especialista

Dr. José Jardim é pneumologista e professor livre docente de Pneumologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP:

1. Em uma ordem de impacto, o cigarro acomete primeiramente o pulmão, mas quais outros órgãos mais sofrem os danos do tabagismo?

O tabagismo afeta o organismo de uma forma sistêmica, no entanto, alguns órgãos, além do pulmão, sofrem mais com os efeitos colaterais dele. O coração e todo o sistema circulatório, principalmente nas artérias,  são os que mais penam com as toxinas que o cigarro libera pois elas afetam a elasticidade das estruturas e contribuem para o aumento da pressão arterial, para a formação de coágulos sanguíneos e inclusive para o infarto do miocárdio e derrame cerebral. A pele, dentes, e todos os órgãos do sistema digestivo também são altamente afetados.

2. Quais tipos de atividades cotidianas o corpo humano pode ter dificuldade de realizar devido ao prejuízo do fluxo de oxigênio, causada pelo tabagismo?

A diminuição do fluxo de oxigênio afeta tarefas rotineiras, como subir uma escada ou tomar banho, por exemplo. Não precisa nem mencionar as imposições que traz para a prática de atividades físicas como correr em uma partida de futebol, que é praticamente impossível. A diminuição crônica de oxigênio leva à sobrecarga do sistema cardiovascular que pode culminar em insuficiência cardíaca. Hoje já se reconhece que as pessoas que fumam podem ter diminuição da circulação cerebral o que pode levar a menor capacidade de raciocínio.

3. Entre os métodos disponíveis para acabar com o vício do fumo, quais são mais indicados pela medicina?

O ponto mais importante é o fumante estar realmente consciente da sua vontade ou necessidade de deixar de fumar. O método mais utilizado no mundo - e defendido por importantes associações de saúde - chama-se Terapia Cognitivo-Comportamental. Por Terapia Cognitivo entende-se dar conhecimento ao fumante sobre os malefícios do cigarro, indicar os benefícios, ensinar os meios para conseguir diminuir a vontade de fumar. Por Terapia Comportamental entende-se os meios de mudar o comportamento que faz o paciente fumar. Associado, pode-se ou se deve prescrever medicamentos que diminuem a vontade de fumar e os sintomas da abstinência (nervosismo, insônia, batedeira cardíaca). Nesse grupo está incluído o que se chama de Terapia de Reposição de Nicotina (TRN), como adesivo cutâneo de nicotina com liberação lenta e gomas de mascar de nicotina para liberação rápida. Além disso existem dois medicamentos para uso de via oral que podem ser associados a TRN, bupropiona e vareniclina, que são, inicialmente prescritos por 3 meses. De uma modo geral, após uma certa preparação, marca-se um dia e o fumante deixa de fumar agudamente

  • Curiosidades
  • A fumaça do cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas

A nicotina é considerada uma droga psicoativa que causa dependência e aumenta a liberação de catecolaminas, que contraem os vasos sanguíneos, aceleram a frequência cardíaca, e causam hipertensão arterial

As doenças e agravos não transmissíveis (DANT) já são as principais responsáveis pelo adoecimento e óbito da população no mundo

  • O tabagismo ainda pode causar:

Impotência sexual no homem;

Complicações na gravidez;

Aneurismas arteriais;

Úlcera do aparelho digestivo;

Infecções respiratórias.

OMS: nove em cada 10 pessoas respiram ar contaminado

Mais de 90% da população mundial respira ar contaminado, advertiu nesta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera a poluição responsável por sete milhões de mortes ao ano.

“Nos últimos seis anos, os níveis de contaminação do ar permaneceram elevados e mais ou menos estáveis, com concentrações em ritmo de baixa em alguma regiões da Europa e das Américas”, afirma a OMS em um comunicado.

“Nove em cada 10 pessoas respiram ar que contém níveis elevados de contaminação”, afirma a agência da ONU, um número que não mudou desde a publicação do relatório anterior da OMS sobre o tema, há dois anos.

 “A contaminação do ar ameaça a todos, mas as pessoas mais pobres e marginalizadas são as que carregam o maior peso”, declarou o diretor geral da OMS, o médico Tedros Adhanom Ghebreyesus, citado no comunicado.

“Não podemos aceitar que mais de três bilhões de pessoas – sobretudo mulheres e crianças – continuem respirando todos os dias fumaças mortais emitidas por fornos e combustíveis poluentes dentro de suas casas”, completou.

As conclusões da OMS se baseiam na qualidade do ar registrada em mais de 4.300 cidades de 108 países (1.000 cidades a mais que o relatório anterior).

De acordo com os dados, sete milhões de pessoas morrem a cada ano em consequência da exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, o que provoca crise como acidentes vasculares cerebrais, problemas cardíacos e câncer de pulmão.

A atividade humana não constitui a única fonte de poluição do ar. As tempestades de areia, em particular nas regiões próximas a desertos, também influenciam a qualidade do ar, de acordo com a OMS.

O relatório destaca que mais de 90% das mortes vinculadas à poluição acontecem em países com renda baixa ou média, principalmente na Ásia e na África.

As estatísticas mostram ainda que os locais em que os níveis de poluição do ar são mais elevados se encontram no Oriente Médio, na região norte da África e no sudeste da Ásia, com médias anuais de contaminação que geralmente superam em mais de cinco vezes os limites fixados pela OMS.

Depois, as mais afetadas são as cidades com renda baixa ou média da África e do Pacífico ocidental.

 

Fonte: Correio Braziliense/AFP/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!