10/05/2018

Ilhéus: Rui Costa volta a repetir promessa eleitoreira

 

Depois de prometer o início das obras de duplicação da rodovia BR-415, trecho Ilhéus – Itabuna, em várias datas, sem cumprir, o governo estadual e seus aliados voltam ao sul da Bahia com mais promessas.

Dessa vez, o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, anuncia a obra de recuperação da rodovia BA-262, que liga Itajuípe a Coaraci, uma antiga reivindicação de produtores da região. E uma antiga promessa que sempre volta em anos de eleição.

Quem ouviu a promessa foi o prefeito em exercício de Itajuípe, Leandro Junquilho, e Gean Silva, presidente da Câmara Municipal. Há pelo menos 5 anos que prefeitos, vereadores e líderes comunitários de Itajuípe e Coaraci tentam sensibilizar o Governo do Estado.

De uma hora para outra, "fez-se o milagre" por meio de mais uma promessa em ano eleitoral.

Ilhéus terá casas populares rurais

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o secretário de Agricultura e Pesca, Walmir Freitas, e representantes da Caixa Econômica Federal participam, nesta quinta-feira (10), às 9 horas, da assinatura de contrato de casas populares na zona rural.

O ato será celebrado na sede da secretaria de Agricultura e Pesca (Seap), na Avenida Almirante Aurélio Linhares, no térreo do Terminal Pesqueiro, no Centro. Nessa primeira fase, cerca de 79 famílias serão contempladas com unidades habitacionais.

O empreendimento será construído por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), com recursos da Caixa, resultado de parceria entre governos Federal, Estadual e Municipal.

Segundo o titular da Seap, Valmir Freitas, serão beneficiadas família de Sambaituba, Vila Campinhos, Urucutuca, Ribeira das Pedras, Retiro, Vila de São José, Assentamento Frei Vantuy, Assentamento Bom Gosto e Itariri.

Programação do fim de semana na Tenda do Teatro de Ilhéus

No mês de maio a Tenda TPI está com uma programação especial. Toda formada por espetáculos dos grupos residentes do espaço.

Nesta sexta-feira (11), às 19 horas, tem Ensaio Sobre Uma Tal Democracia. O cantor e compositor Cabeça Isidoro fala, segundo ele, “do uso, desuso e o abuso da Democracia na atual conjuntura política do Brasil”.

Um espetáculo musical produzido pel’O Criadouro Produção Cultural com percussão de JahGGa (O’Quadro).

Após o espetáculo haverá um bate-papo com o Prof. Ramayana Vargens. O tema: Democracia e representação popular. Sábado (12), às 18 horas, é a vez da criançada se divertir com o Clube dos Palhaços.

Os atores Ed Paixão, Gilberto Moraes e Márcia Mascarenhas se juntam para criar, a cada encontro, números clássicos da palhaçaria universal, além de reprises montadas especialmente para o espetáculo. Diversão garantida para toda a família! Durante todo o mês de maio todos os espetáculos estarão com ingresso a preço promocional de meia entrada para todo o público (no valor de R$ 10,00).

Projeto Jovem Social apoia inclusão social através do trabalho em Ilhéus

Quarenta adolescentes em situação de vulnerabilidade social do município de Ilhéus concluem nessa semana um dos mais significativos momentos de suas vidas.

Na quinta-feira (10/05), às 16h, eles recebem certificados de conclusão do curso da primeira turma do Projeto Jovem Social. Trata-se de iniciativa conjunta de diversos órgãos para oferecer capacitação profissional e apoio financeiro, psicológico e social para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e suas famílias.

Durante cinco meses, eles participaram de aulas diárias, com quatro horas de duração, de fotografia, informática, ética, artesanato, corte de cabelo e escova, produção de cosméticos. Durante todo o período do curso, os alunos receberam bolsa de R$400, condicionada à frequência às aulas. O dinheiro usado para o pagamento foi obtido em ações movidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Além disso, os alunos tiveram acompanhamento semanal por psicólogo, além de transporte e lanche.

“Sem o oferecimento de bolsa, a manutenção própria e o apoio familiar pareciam sonhos impossíveis e sem cursos visando autonomia dos jovens, com mera formação para inserção no mercado de trabalho como empregados da iniciativa privada, o abandono ao desemprego parecia evidente”, afirmou o procurador do MPT Ilan Fonseca, um dos autores da iniciativa, que conta ainda com a parceria do Ministério Público do Estado da Bahia, da Prefeitura de Ilhéus, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), além de entidades como a Associação Padre Paulo Tonucci e o Abrigo Feminino.

Expedição leva chefs de cozinha para conhecer cultura do cacau

Começa, nesta quarta-feira (9), e segue até sexta-feira (12), mais uma Expedição Gastronômica: Da Roça para a Mesa, desta vez nos Territórios de Identidade Sul e Baixo Sul da Bahia. O objetivo é aproximar chefs de cozinha aos produtos da agricultura familiar baiana e à cultura alimentar de diferentes localidades, inspirando novas receitas e promovendo os produtos em seus restaurantes. A expedição é realizada pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural, com a parceria da Aliança dos Cozinheiros Slow Food, uma rede que reúne cozinheiros de todo o mundo e que preza pela comida boa, limpa e justa.

O cardápio da expedição está recheado de descobertas e encontros com produtores da agricultura familiar, degustações de mel de cacau, chocolate cru e muitas trocas sobre as técnicas e produção artesanal do chocolate. A programação conta com visita ao grupo “orgânicos do cacau”, grupo de produtoras, herdeiras das antigas fazendas tradicionais e que hoje estão mudando a história do cacau cabruca; visita às comunidades produtoras e à Cooperativa Bahia Cacau, a primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do estado da Bahia; caminhada pela Mata Cabruca, pelo cultivo do cacau Parazinho, em Casca de Ovo; e visita à comunidade Jacarandá, onde o grupo da expedição participa da quebra de cacau e degustação do mel de cacau.

Seis municípios do Sul da Bahia têm mais de 600 vagas de capacitação

Mais de 600 vagas de capacitações distribuídas em oficinas, palestras e orientações técnicas estarão disponíveis ao Microempreendedor Individual nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Barro Preto, Uruçuca, Coaraci e Itaju do Colônia, durante a Semana do MEI, que acontece de 14 a 18 de maio. Na programação, o público terá acesso a conteúdos relacionados às mídias sociais, a gestão empresarial e soluções específicas para os negócios. As inscrições podem ser feitas no sitewww.semanadomei.com.br.

O foco das capacitações deste ano, segundo o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, está no objetivo de orientar o microempreendedor individual para atuar de modo mais eficiente na área de finanças da empresa, e “ao mesmo tempo, apresentar ao MEI, estratégias de como utilizar as mídias sociais a favor dos negócios”.

As capacitações acontecem no Sebrae em Ilhéus (Edifício Premier Business Center, na Avenida Osvaldo Cruz, 74, Cidade Nova), de segunda a sexta, sempre a partir das 13h. Já em Itabuna, a programação será realizada no ponto de atendimento (Rua Paulino Vieira, 175, Edifício Lizete Mendonça, Centro), a partir das 14h.

Na programação, estão previstas as oficinas SEI Formar preço, SEI Controlar meu dinheiro, SEI Vender, SEI Empreender, SEI Crescer, SEI Clicar e Planejar. Ainda serão realizados um workshop de inovação; a oficina Pratique Atendimento; além de Clínicas Tecnológicas sobre meios eletrônicos de pagamento; boas práticas de gestão de estoques; mídias digitais; e Programa Alimentos Seguros.

Ao longo da semana, os empreendedores ainda poderão obter orientações sobre benefícios, obrigações, baixa e alteração e Declaração Anual de Faturamento. Para isso, a Unidade Regional do Sebrae Ilhéus conta com a parceria do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS e Banco do Povo.

Outras informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento, no 0800 570 0800, ou ainda pelos telefones: (73) 3634-4068 / (73) 99974-2263 (Ilhéus) e (73) 3613-9734 / (73) 99974-2262 (Itabuna).

Ilhéus: Prefeito luta por recursos para requalificação asfáltica

Garantir recursos para a realização de obra de requalificação asfáltica na cidade de Ilhéus. Este é o objetivo de reuniões realizadas pelo prefeito Mário Alexandre, ontem e hoje, 9 e 10, durante viagem a Salvador,  com o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Demir Barbosa, o diretor-presidente da Conder, José Lúcio Lima, e a  deputada estadual Ângela Sousa.

Na oportunidade, o prefeito entregou aos gestores da secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), uma planta da zona urbana da cidade e projetos para intervenção em ruas e avenidas de diversos bairros. Mário Alexandre considerou muito positivo o andamento do projeto e ressaltou o interesse manifestado pelo governador Rui Costa e o empenho da deputada Ângela Sousa diante das reivindicações do município.

Ontem, após a reunião, o prefeito retornou a Ilhéus para outros compromissos, a exemplo da assinatura de contratos com a Caixa Econômica para construção de casas populares na zona rural, que ocorreu na manhã desta quarta-feira. Em seguida, o gestor voltou a Salvador para nova reunião com técnicos da Conder, coordenados pelo Diretor de Equipamentos e Qualificação Urbanística, Airton Jose Villaça Maia, ocorrida hoje, com a finalidade de definir detalhes sobre o projeto que visa a requalificação asfáltica da cidade.

CAUC - O prefeito de Ilhéus lembrou que o andamento do convênio com o Estado só foi possível “porque, com muito trabalho de toda a equipe, conseguimos regularizar a situação do município junto ao Cauc (Cadastro Único da União) e a obtenção do nada consta junto ao Governo do Estado”. O resultado desse empenho permite que a Prefeitura volte a assinar contratos e convênios com as demais esferas de governo e receber recursos, inclusive os transferidos por meio de emendas parlamentares.

 

 

Fonte: A Região/RBN/MPT-BA/Jornal Bahia Online/BN/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!