12/05/2018

Conquista: Mutirão de Cirurgias atende pacientes da região

 

O Mutirão de Cirurgias chega a Vitória da Conquista nesta segunda-feira (14) e atende até quinta-feira (17) no Centro de Convenções – Glauber Rocha, avenida Brumado, 205, Ibiraquera, das 7h às 17 horas.

Nesta nova etapa, o programa, que é uma iniciativa do governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), vai oferecer, além das cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia e colecistectomia, cirurgias de tireoidectomia (para retirada da tireoide) e pediátricas.

Para crianças de 4 anos até 13 anos e 11 serão ofertados procedimentos como amigdalectomia com adenóide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia).

Os pacientes passarão por consulta com cirurgião e realizarão exames pré-operatórios. Quem for fazer cirurgia de vesícula precisa estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, é necessário levar o exame preventivo atual e o Beta HCG. E todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam, além dos documentos pessoais como cartão do SUS, carteira de identidade e comprovante de residência. Quem for realizar tireoidectomia serão triados na etapa vigente e encaminhados para agendamento de consulta especializada e, em seguida, será marcada a cirurgia.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento. Caso algum paciente possua exames indicando a necessidade de uma das cirurgias oferecidas pelo programa, mas não esteja com o nome na lista, pode se dirigir ao local do atendimento munido com os exames e os documentos acima relacionados.

Muquém do São Francisco e Barra do Choça recebem o Saúde sem Fronteiras nesta segunda

Nesta segunda-feira (14), os municípios de Muquém do São Francisco, na região de Ibotirama, e Barra do Choça, na região de Vitória da Conquista, receberão o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. O programa itinerante da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) atenderá a mulheres de 50 a 69 anos para a realização de mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama.

Em Muquém do São Francisco, a unidade móvel estará estacionada, de 14 a 17/5, na Unidade de Saúde Jackson Brandão Teles, no Bairro Vermelho. A meta é atender a 471 mulheres. Em Barra do Choça, o Ginásio de Esportes Cláudio Rocha será o local de estacionamento da unidade móvel do Saúde sem Fronteiras, no período de 14 a 26/5 e atenderá a 1.727 mulheres de 50 a 69 anos.

Para ser atendida, é preciso levar Carteira de identidade, Cartão do SUS e um comprovante de endereço, que pode ser uma conta de luz ou de água. O atendimento é feito em unidades móveis, equipadas com mamógrafos de última geração e com profissionais que estão à disposição das pacientes. O horário para a realização do exame é das 7 às 18h.

O Saúde sem Fronteiras é um programa que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em Oncologia na região de residência das pacientes.

Obras do Centro Cultural de Vitória da Conquista serão concluídas até o fim do mês

Situado em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima terá as obras de reforma e revitalização concluídas até o fim de maio. Coordenado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o trabalho envolve a aquisição de novas poltronas para a sala principal, assim como equipamentos de iluminação cênica (que será instalada após a realização das obras e sinalização).

O objetivo é oferecer um espaço cultural confortável e seguro para a população do sudoeste baiano. O investimento é de cerca de R$ 1,5 milhão, que inclui ainda a requalificação do espaço para atender as normas de acessibilidade, segurança e combate a incêndio, além de melhorias no anfiteatro e nas salas de ensaio. Outras melhorias foram implementadas, como pintura, recuperação de piso, cobertura, forro, sinalização e paisagismo.

Arraiá de Caculé 2018 vai homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga

Na edição deste ano, a decoração do Arraiá de Caculé, que é realizado na Praça Deoclides Cardoso, irá homenagear o Rei do Baião, o forrozeiro Luiz Gonzaga. A responsável pela decoração é a Artista Plástica Neide Chaves. A festa não foge das tradições nordestinas e os elementos que a simbolizem estarão presentes. De acordo com o Informe Cidade, o tradicional painel que representa uma pequena vila do interior, com seus casebres e a Igreja de São João, ponto mais fotografado pelo público, dará lugar a uma edificação mais imponente, uma referência ao grande homenageado da festa. O lugar, certamente, será um dos grandes diferenciais em 2018. Além disso, como é ano de Copa do Mundo, as cores da Bandeira do Brasil também serão referência. O portal de entrada para o Arraiá de Caculé trará elementos nas cores verde, amarela, azul e branca. A Avenida Cônego Miguel Monteiro será novamente enfeitada por bandeirolas que formarão uma grande Bandeira do Brasil.

Conquista: MP Público cobra combate ao transporte clandestino feito por vans e automóveis

Reunião realizada na tarde desta 5ª feira (10), na sede do Ministério Público em Vitória da Conquista, com a participação da promotora Lucimeire Carvalho Farias, o prefeito Herzem Gusmão (MDB), Procurador do Município, Murilo Mármore, Dr. Ronaldo Soares, Dr. Jackson e Valéria Schettini da Semob, os assessores Matheus Novaes e Alcime Barros tratou do Procedimento Administrativo do Processo Licitatório de Concorrência Pública nº 001/2018 que regulamentará o transporte alternativos feito por vans na cidade.

Acordo

O Ministério Público manteve exigência do ESTUDO TÉCNICO a ser elaborado com o objetivo de averiguar o impacto da implantação do serviço de transporte seletivo de passageiros na cidade. As empresas Cidade Verde e Viação Vitória alegam prejuízos financeiro que podem representar  prejuízos ao erário municipal por conta de novos ajuizamentos. Já existem demandas das empresas, desde o governo anterior pedido indenizações milionárias.

O MP exige também FISCALIZAÇÃO que evite a clandestinidade praticada por veículos de qualquer natureza. A Prefeitura ponderou a necessidade da participação da Polícia Militar para que a operação possa atender ao MP (…) que pede  uma INCONTESTE e EFETIVA fiscalização do transporte clandestino no Município de Vitória da Conquista, com a aplicação das medidas previstas no Art. 15, da Lei 968/99, para coibir a referida prática ilegal e de conhecimento público e notório, que, indubitavelmente, coloca em risco a saúde e a vida dos cidadãos conquistenses que necessitam de transporte público.

Blitz

Uma reunião será marcada nos próximos dias no Ministério Público com a Prefeitura e Polícia Militar para definir a data de início da operação para o combate ao transporte clandestino nos moldes que exige o MP.

Penalidades

Reza no Art. 15, da Lei Municipal 968/99 – A execução, por particulares de qaulquer tipo de serviço de transporte público local, sem título de transferência ou autorização fundamentada na presente Lei e demais normas complementares, será considerada ilegal e caracterizada com CLANDESTINA, sujeitando os infratores:

Imediata apreensão dos veículos

Multa de R$ 120 (cento e vinte reais)

Pagamento dos custos da remoção (quincho) e de estadia conforme fixado pelo prefeito municipal

Art. 1º – Em caso de reincidência, a multa prevista no inciso II, e os preços previstos no inciso III, do presente artigo, serão devidos em dobro.

Arraiá da Conquista: setor privado pode patrocinar festa

Falta pouco mais de um mês para ressoar pelos quatro cantos do município o chiado da sanfona, o tilintar dos triângulos, as batidas da zabumba e o povo conquistense e seus visitantes cantarem e dançaram o forró, celebrando os festejos juninos.

No Arraiá da Conquista, realizado pela Prefeitura Municipal, o povo arrasta o pé, dança quadrilha, mas também pode visitar a Vila Junina. Lá tem bandeirolas enfeitando o espaço, comida típica danada de boa, fogueira cenográfica e as casinhas de taipa. Tudo isso para conservar a tradição desta que é a principal festa do interior da Bahia.

Para esse ano, o São João promete ainda mais, pois combina forró com futebol. O Arraiá da Conquista começa em 12 de junho, dia do casamenteiro Santo Antônio, e o maior evento futebolístico – a Copa do Mundo – começa dia 14.

A novidade é que as empresas também podem fazer parte desta festa junto com a Prefeitura. Na manhã desta quinta-feira (10), o Governo Municipal apresentou a empresários, agências de publicidade e imprensa local o Plano de Mídia de Patrocínio, estabelecido pelo Chamamento Público divulgado no Diário Oficial do Município desta terça (9).

“É muito importantes estarmos sempre atraindo parceiros da iniciativa privada para fazer parte de projetos com o Governo Municipal. Nada melhor que o São João para lançarmos esse edital de chamamento público e dar essa oportunidade de parceria entre Prefeitura e empresários. O momento é propício e tenho certeza de que todos juntos faremos uma bela festa”, comentou o chefe de Gabinete, Marcos Ferreira.

“Um passo lá, um outro cá” – Para otimizar os investimentos públicos na realização do São João Arraiá da Conquista, a Prefeitura busca a captação de investimentos privados através da oferta de cotas de patrocínio. Em contrapartida, as empresas participantes terão suas marcas em outdoors, totens, panfletos e banners do evento, além de inserções em jornais impressos, rádio e comercial de TV. Veja os três planos comercializados:

Sanfona – investimento de R$ 70 mil e 100% das contrapartidas propostas;

Triângulo- investimento de R$ 40 mil e 70% das contrapartidas propostas;

Zabumba – investimento de R$ 25 mil e E 50% das contrapartidas propostas.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 deste mês. A sessão pública para abertura dos envelopes ocorre no dia 25, às 9h, na sala de Licitações, da Gerência de Compras – Praça Joaquim Correia, nº 55, Centro.

Para efetivar a inscrição, os interessados deverão encaminhar o formulário contido no Anexo II e documentos previstos no Edital para o Comitê de Avaliação de Chamada de Patrocínio, por meio dos Correios, como correspondência registrada com Aviso de Recebimento em envelope devidamente identificado e lacrado; ou pelo Protocolo Geral do Município, localizado na Secretaria de Finanças (Praça Joaquim Correia, 55, Centro), das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda à sexta-feira, também acondicionados em envelope lacrado e identificado.

Os patrocinadores selecionados deverão assinar o termo de patrocínio e efetuar o pagamento em parcela única ou em até três parcelas iguais e mensais.

O Forró dando de goleada – A festa começa dia 12 de junho oficialmente no palco da Praça Nove de Novembro e no comércio do bairro Brasil. Entre os dias 20 e 22 de junho, os shows acontecem no Centro Glauber Rocha e a Vila Junina também estará a todo vapor. Nos dias 23 e 24, é o povo do interior do município que toca lenha na fogueira, solta seus fogos e forrozeia nos 11 distritos.

“Estamos muito felizes em manter a tradição dos festejos juninos e, principalmente, por valorizar os artistas da região. Será uma festa linda com uma decoração alegre e diferente. O povo aprovou o formato, então vamos manter”, explicou a secretária de Cultura, Tina Rocha.

 

Fonte: Ascom Sesab/A Tarde/SecultBa/Achei Sudoeste/BlogdaResenhageral/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!