13/05/2018

Ilhéus: Espetáculo teatral gaúcho será apresentado em praça pública

 

O espetáculo teatral gaúcho “Automákina, universo deslizante” terá uma apresentação única e gratuita, no dia 15 de junho, terça-feira, a partir das 19 horas, na Praça Dom Eduardo, no centro histórico de Ilhéus. Patrocinada pelo do Ministério da Cultura e Petrobrás, com apoio secretaria municipal da Cultura, a peça tem direção de Jackson Zambelli, com uma hora de duração, cujas  montagem e desmontagem são desenvolvidas aos olhos da própria comunidade. A atuação é do ator Luciano Wieser.

Os produtores do espetáculo informam que o “Automákina, universo deslizante” apresenta um cenário móvel, resultado de pesquisa inovadora do grupo que propõe levar para a rua um aparato cênico impar em qualidade visual e sonora, uma máquina gigante medindo sete metros de comprimento por oito metros de altura, o que aumenta a sua dramaticidade. “São poucos grupos que pesquisam esta especificidade do teatro com maquinarias, o que resulta em processo rico de arte visual e de intervenção urbana, livre para todo o público”, afirmam.

Destaca ainda a produção que o “Automákina, universo deslizante” traz uma linguagem que mescla o virtuosismo das técnicas circenses e a poética do teatro de rua, o simbolismo do teatro de bonecos com seus personagens autômatos fazendo uma metáfora à existência humana. “Trata de uma questão pertinente a todos os homens de todos os tempos: a arte da sobrevivência.”.

Já o secretário da Cultura de Ilhéus, Pawlo Cidade, diz que “é um espetáculo de teatro de rua que vai emocionar aqueles que irão assistir e é destinado a todas as idades. Com certeza, o “Automákina, universo deslizante” vai surpreender o público desde seu início ao fim”. Ele destaca ainda que a estética do espetáculo é associada à dramaturgia, e a montagem vai trazer várias surpresas e impactar as pessoas que irão assistir.

Outros dois eventos

Dois dias antes da apresentação teatral “Automákina, universo deslizante”, na Praça Dom Eduardo, ocorrem dois eventos distintos: dia 13, a realização da oficina “O ator inventivo”, e dia 14, intercâmbio com o Teatro Popular de Ilhéus e artistas locais.

Maio Amarelo em Ilhéus já promoveu duas mil abordagens

Com apenas uma semana de intervenção, já é possível contabilizar resultados da quinta edição da Campanha Maio Amarelo 2018, que tem como mote “Nós somos o trânsito”. Nesse período, nos turnos da manhã e da tarde, a Superintendência Municipal de Trânsito de Ilhéus (Sutran) realizou abordagem direta a 1.550 condutores de veículos e mais 450 pedestres. A proposta visa mobilizar a sociedade civil organizada, empresas, entidades de classe, associações, federações e órgãos de governos, para ampliar a conscientização sobre a conduta no trânsito.

A campanha parte de iniciativa coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil e coloca em pauta o tema da segurança viária, pela redução do número de acidentes nas vias. As ações do Maio Amarelo contam com o apoio do Detran, das Cias PM 68ª e 70ª, sindicatos, comerciantes, autoescolas e estudantes. No encerramento, haverá um Seminário Municipal, no dia 31, que vai debater trânsito e melhoria da mobilidade urbana em Ilhéus, realidade que terá transformações com a chegada da nova ponte entre o centro da cidade e o bairro Pontal.

Mais ações

De acordo com a coordenação de Educação para Trânsito da Sutran, Albervan Barreto, as ações do Maio Amarelo ocorrem durante todo o mês e até lá serão desenvolvidas palestras, blitzen educativas nas principais vias da cidade, panfletagens, apresentação de legislações específicas que estimulam os condutores de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas, bicicletas, pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro e convidados a exercerem a função de Agentes Multiplicadores desta ideia.

Segundo dados estatísticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), os homens representaram 79,3 por cento das vítimas que perderam a vida. Já em relação às pessoas com deficiência, a campanha serve para educar e conscientizar condutores e usuários das vias públicas, assegurando o direito às vagas especiais conquistadas em lei. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, EUA e Rússia. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 37.306 óbitos e 204 mil pessoas ficaram feridas.

Ilhéus forma a primeira turma do Projeto Jovem Social

Emoção, alegria, otimismo e esperança. Foi com esses sentimentos que 42 jovens receberam, na tarde de quinta-feira, dia 10, os certificados de conclusão do “Projeto Jovem Social: despertando potenciais para o mercado de trabalho”. A cerimônia aconteceu no auditório da Justiça Federal e reuniu autoridades, familiares, amigos e apoiadores. Durante o ato solene, foi anunciada a iniciação da segunda turma do projeto, com data prevista para o dia 26 de junho, após as festividades juninas. Iniciação a fotografia, Informática Básica, Cabeleireiro, Corte e Escova e Produção Artesanal de Sabão e Sabonete, estão entre os cursos profissionalizantes ofertados.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal Soub, que representou o prefeito Mário Alexandre; dos secretários municipais de Desenvolvimento Social, Soane Galvão; Relações Institucionais, Sérgio Souza; da promotora da Infância e Juventude, Maria Amélia Sampaio Góes; da juíza do Trabalho, Nélia Oliveira Hudson; do procurador do Trabalho, Ilan Fonseca de Souza e da diretora da Associação padre Paulo Tonucci, Maria Augusta Melo. 

O projeto social foi ministrado pela equipe técnica da Associação Padre Paulo Tonucci, e contou com a parceria da secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Ministério Público do Estado e Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). Os jovens participantes fazem parte da Rede de Acolhimento e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Medidas Socioeducativas (Creas/ Medidas)

Premiação

Durante o ato, foram premiados os ganhadores do concurso de fotografias da SDS. Conforme previu o edital, as melhores imagens foram julgadas por uma comissão formada por integrante da secretaria de Comunicação e pelo vice-prefeito e fotógrafo, Jozé Nazal. Dezoito adolescentes da rede participaram do concurso. Entre os ganhadores, o aluno Jeferson Pereira dos Santos, teve sua fotografia classificada em quarto lugar, e por isso, recebeu menção honrosa entregue pela coordenadora da Alta Complexidade da SDS, Daniela Pessoa Hoisel.

O terceiro lugar ficou com Ângelo Samuel Santos da Silva, que recebeu um vale-compras no valor de R$ 400. A segunda melhor fotografia foi para a jovem Tailane da Hora. Ela recebeu o prêmio das mãos da Dra. Maria Amélia Sampaio Góes, um vale-compras no valor de R$ 600. E a melhor fotografia, segundo classificação dos julgadores, foi a do formando David Riley Santos Fernandes. Pelo primeiro lugar, o jovem fotógrafo recebeu um moderno smartphone, entregue pelo Dr. Ilan Fonseca.

Parcerias

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, ressalta a importância das parcerias institucionais para o sucesso do projeto.  “Sem as parcerias não se constrói cidadania. Com a união entre setores e autarquias, conseguimos efetivar a primeira turma. Estamos convictos de que estamos no caminho certo, preparando estes adolescentes no intuito de inseri-los no mercado de trabalho. Temos a certeza que através desta iniciativa, vários talentos serão vistos futuramente trabalhando”.

O projeto de educação profissional é dedicado aos jovens em estado de vulnerabilidade social e visa ampliar as oportunidades mediante capacitação técnica, potência das habilidades e estímulo ao empreendedorismo e a geração de renda. No final, os convidados puderam apreciar a exposição fotográfica dos premiados, enquanto era servido o coffee-break.

Nibs apresenta possibilidades para empreender e inovar

A Nave de Inovação Bahia Sustentável (Nibs) foi aberta nesta quinta-feira, 10, no Centro de Convenções de Ilhéus, com a presença de autoridades municipais, estaduais e a sociedade civil organizada. O público era formado por estudantes, empreendedores e profissionais liberais, todos em busca de ampliar seus conhecimentos com ideias inovadoras.

A professora e microempreendedora individual, Luciene Oliveira, foi ao evento queria aprender mais sobre a área de empreendedorismo para transmiti os conhecimentos aos seus alunos no curso técnico de turismo. Já a estudante de Medicina Veterinária, Manoela Nascente, participou do primeiro dia da Nibs com a expectativa de conhecer novas ideias e formatar um projeto empreendedor.

Iniciativas como essas correspondem ao ideal traçado pelo organizador do evento, Marco Lessa. “Queremos fazer com que os jovens possam se conectar com outras formas de empreender”, destacou. O encontro reúne especialistas em inovação e tecnologia que para discutir, até sábado, 12, temas diversos e atuas, exemplo da transversalidade do cacau e do turismo.

Com a mesma expectativa, a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, declarou que aposta na democratização do conhecimento em inovação e tecnologia para micro e pequenos empresas, potenciais empresários e startups, além de agregar o público jovem. “Está à disposição dos pequenos negócios o que há de melhor em tecnologia e inovação”, destacou a gestora.

Ainda na abertura, o evento foi também palco para discutir os impactos causados pelas mudanças tecnológicas. O consultor e presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH, Cezar Almeida, falou que essas transformações vão impactar a vida das pessoas e o mundo dos negócios.

Nesse contexto, ele destacou as características do líder do futuro, que além de ser uma pessoa inovadora e especialista em tecnologia, ele deverá ser humanitário e preocupado com as relações sociais. “As pessoas são as mais afetadas com as mudanças. Precisamos mudar o jeito como lidamos com as pessoas, quebrar paradigmas criados pela sociedade”.

O primeiro dia do evento contou com a presença do diretor da Secretaria de Turismo do Estado, Jorge Ávila, o chefe de gabinete da Secretaria de Tecnologia, Igor Galvão, a diretora-presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça, o secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Paulo Sérgio, o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Rafael Espírito Santo e Alessandro Guedes representante do Sistema Fieb.

Na grade da programação, que encerra no sábado, 12, estão previstos a realização do Fórum de Turismo da Costa do Cacau e a Feira Nave, com a exposição dos produtos do segmento de turismo, inovação, tecnologia e economia criativa. Além disso, acontece o Chocotec, com os temas tecnologia e inovação para produtores de cacau e chocolate com apresentação de softwares de gestão para propriedades rurais.

A programação de sábado conta ainda com Clínicas Tecnológicas com as temáticas design de embalagens, conservação de energia e design digital. Serão realizados também a oficina de Design Thinking e o Tecnotalk, com palestras e painéis sobre as grandes novidades da área de tecnologia, inovação e empreendedorismo.

A programação completa está disponível no site nibisbahia.com

 

Fonte: Jornal Bahia Online/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!